Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições atuais  
Edições anteriores   DVDs e pendrives  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  

Você está aqui: Home » Equipe

Tutorial: como gravar pendrive com as imagens em formato BIN da Thecnica Sistemas/Revista PnP

As mídias da Revista PnP para os técnicos de informática podem ser fornecidas em quatro formatos.

1 • Pendrive — Enviado pelo correio para todo o território brasileiro.

2 • DVD — Enviado pelo correio para todo o território brasileiro.

3 • Download no formato ISO — Podem ser gravadas tanto em pendrive quanto em DVD. São vendidas para o mundo inteiro e podem ser adquiridas por qualquer que consiga efetuar pagamentos através do portal PagSeguro, com boleto, transferência bancária ou cartão de crédito.

4 • Download no formato BIN — Podem ser gravadas somente em pendrive. Também são vendidas para o mundo inteiro.

Neste tutorial vamos tratar apenas do caso 4, ou seja, das imagens fornecidas por download no formato BIN.

Se você adquiriu uma imagem de nossas mídias no formato BIN, o tutorial abaixo vai guiá-lo para baixar a imagem e gravar em uma mídia física, ou seja, num pendrive.

NOTA: Caso tenha recebido uma mídia no formato ISO (usado tanto para DVDs quanto para pendrives) então utilize este outro tutorial para passar de ISO para DVd ou pendrive.

O que é preciso

Antes de mais nada, prepare o campo de trabalho. Você vai precisar de:

• Conta no Google Drive — A imagem que fornecemos fica armazenada numa conta no Google Drive. A autorização para download é dada em função do email do comprador. Este email deve estar cadastrado no Google (pode ser feito no navegador Chrome) e deve ser informado quando da compra da imagem.

• Um PC com Windows — Precisa ter espaço livre no HD para manipular os arquivos. Recomendamos o dobro do tamanho da mídia. Exemplo: para pendrives de 16GB é preciso ter 32GB. O tamanho do pendrive é escolhido pelo tamanho da imagem BIN, mas geralmente é de 16 GB, salvo indicação em contrário.

• Utilitário WinRAR (ou 7-ZIP) — Usado para descompactar o arquivo, que é fornecido no formato RAR. Se você ainda não tem o WinRAR, pode baixar gratuitamente. Caso prefira o 7-ZIP pode baixar gratuitamente.

• Utilitário ImageUSB da Passmark — Será usado para transferir a imagem para o pendrive. Se ainda não tem este programa no PC pode baixar direto do site do fabricante. Este utilitário não precisa instalar, é só colocar numa pasta qualquer e rodar dali.

• Pendrive — Precisa ser de boa qualidade e com capacidade suficiente. Normalmente utilizamos pendrives de 16 GB nominais, mas estas unidades na verdade têm menos que isto. Algumas marcas de baixa qualidade não oferecem capacidade suficiente. Recomendamos as unidades da marca Sandisk que é que utilizamos nos testes e desenvolvimento. Se, durante a gravação, receber mensagem de que a capacidade do pendrive é insuficiente, experimente mudar de marca ou utilizar um pendrive de 32 GB.

Como gravar a imagem no pendrive

A primeira providência é entrar em nosso site e fazer a aquisição da imagem que deseja. Depois disto, proceder conforme segue:

1 — OBTER O LINK DE DOWNLOAD
Depois que for confirmado o pagamento de sua aquisição, enviaremos um email contendo o link para download da imagem. Durante o horário comercial o tempo previsto para enviar o link é de 1 a 2 horas, mas à noite, nos finais de semana e feriados podem ocorrer uma demora maior porque trabalhamos em regime de plantão e a liberação é feita manualmente no Google Drive, onde armazenamos os arquivos.

2 — BAIXAR O ARQUIVO
Uma vez de posso do link, copiar e colar no browser Chrome. O download pode demorar horas ou até dias. Vai depender da velocidade da conexão porque são muitos GB a serem baixados.

IMPORTANTE:
• É preciso ter um link de internet de boa qualidade para baixar os muitos GB de uma imagem. Se estiver utilizando conexão de celular (4G, 4,5G, etc.) este download pode esgotar seus créditos antes dele ser concluído e ele vai parar.
• Para conseguir autorização no Google Drive para baixar o arquivo o comprador precisa ter seu email cadastrado no Google Chrome. A liberação do download é feito apenas e tão somente para este email.

3 — DESCOMPACTAR O ARQUIVO BAIXADO
Terminado o download, ir na pasta onde ele foi feito (no Chrome, digitar CTRL J e depois clicar em “Mostrar na pasta”).
O arquivo baixado pode ter a extensão .RAR ou .BIN. Se estiver no formato .RAR significa que ele foi compactado e precisará ser descompactado para obter o arquivo ISO que está dentro dele, conforme explicado a seguir.

  • Copie o arquivo para a área de transferência (botão direito do mouse, copiar).
  • Crie uma pasta no HD onde vai colocar o arquivo baixado, entre nela e cole nela o arquivo que está na área de transferência.
  • Se for um arquivo compactado (extensão BIN) então clique com o botão direito no arquivo baixado e mande descompactar na mesma pasta.
  • Depois de descompactado, a pasta conterá os dois arquivos, um no formato .RAR (que é o que foi baixado) e o arquivo .BIN.
  • Uma vez obtido o arquivo .BIN, o arquivo .RAR que foi baixado (se for o caso) pode ser apagado para liberar espaço em disco.

Uma vez de posse do arquivo BIN, seguir conforme explicado:

4 — CHAMAR O PASSMARK E FAZER A GRAVAÇÃO
Inserir o pendrive que será gravado. Feito isto, chamar o utilitário ImageUSB (imagem abaixo) e seguir os procedimentos abaixo:

  1. O pendrive deverá ter sido reconhecido e estará listado no box superior, onde está escrito “Step 1 - Select the USB drive(s)to be processed” (Etapa 1 - Selecione o dispositivo USB a ser utilizado).
    Nota: O ImageUSB pode gravar vários pendrives ao mesmo tempo, se quiser fazer mais de uma cópia é só selecionar mais de um pendrive.
  2. Em “Step 2 - Select the action to be performed on the select USB drive(s)” (Etapa 2 - Selecione a ação a ser feita no dispositivo USB selecionado) certifique-se de estar selecionada a opção “Write image to USB drive”.
  3. Em “Step 3 - Select the image (.bin, .img or .iso) file to write to the USB drive(s)” (Etapa 3 - Selecione a imagem (.bin, .img or .iso) a ser gravada no dispositivo USB) clique em “Browse” (navegar). Navegue até a pasta onde colocou o arquivo .BIN que será gravado no pendrive. Selecione este arquivo e clique em “Salvar”.
  4. Em “Step 4 - Click the 'Write' button to begin...” (Etapa 4 - clique no botão Gravar para iniciar) clique em “Write” (gravar).
  5. Será pedido para confirmar se deseja mesmo gravar a imagem no pendrive. Clique em “Yes” (sim).
  6. Será pedida uma nova confirmação (“Final warning” - Aviso final). Se estiver certo de que está fazendo pode clicar em “Yes” (sim) novamente. Esta confirmação é feita porque uma vez regravado o pendrive perderá todos os dados que estavam nele.
  7. Agora é só aguardar o término do processo. Se for tudo bem sucedido, ao final do processo aparecerá uma tela verde dizendo “Imaging completed” (Processo de imagem completado), o que significa que deu tudo certo. Caso ocorra algum erro, aparecerá uma mensagem com fundo vermelho acusando o erro. Se isto acontecer, geralmente é porque o pendrive não é de boa qualidade e/ou porque ele não tem capacidade suficiente. Lembre de que o tamanho dos pendrives (por exemplo, 16 GB) é um valor apenas teórico, na prática cada modelo e marca de pendrive tem uma capacidade que vai variar de 14 GB aos citados 16 GB.
  8. Se deu tudo certo, antes de retirar o pendrive do PC entre no Gerenciador de Arquivos, clique na letra do drive que acabou de gravar e dê o comando “Ejetar”. Se não fizer isto, ao inserir o pendrive novamente no computador receberá uma mensagem de que o pendrive foi retirado de algum PC sem os devidos procedimentos e que ele pode conter erros.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.