[Revista PnP] Boletim nº 122 - Distribuição de internet e TV por assinatura pela rede de energia elétrica
Revista PnP
Mais útil que uma revista, mais atual que os livros!
Visite nosso site: www.revistapnp.com.br
Problemas de visualização desta mensagem? leia on-line
Ainda não conhece a Revista PnP? Venha conhecê-la e temos certeza de que gostará!
Boletim informativo nº 122 - 04/09/09
Prezado(a)

Comum no exterior, esta tecnologia agora chega ao Brasil com as últimas decisões governamentais:

Aprovada distribuição de internet e TV por assinatura pela rede de energia elétrica

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou em 25/8/09 as regras para o uso da tecnologia conhecida como “Power Line Communication” (PLC) no país. Este sistema utiliza a rede de energia elétrica como meio de transporte de sinais de internet, vídeo e voz.

A grande vantagem é que esta rede já está presente na maior parte das cidades e residências do Brasil. Qualquer ponto de energia poderá ser também uma tomada para ligar o eletrodoméstico e, simultaneamente, um ponto de rede de dados para a provedora de internet ou TV por assinatura.

Espera-se que os consumidores de telecomunicações sejam beneficiados, uma vez que o uso de redes existentes evita custos com implantação de novas infra-estruturas e necessita de poucos investimentos. Outro benefício esperado pelo governo é a utilização da rede elétrica para a inclusão digital, pois a penetração do serviço de energia elétrica é maior que o de telecomunicações.

L A N Ç A M E N T O !!
CD de Service packs e Utilitários versão 1.8
Nosso tradicional DVD de Service Packs e utilitários ganhou um “irmão menor”: é o CD de Service Packs e Utilitários, uma versão simplificada do DVD, feita especialmente para aqueles que lidam com micros mais antigos, que não têm leitor de DVDs e nem rodam as versões mais modernas do Windows, contentando-se com o 98 ou o XP.
O conteúdo do CD é menor mas a funcionalidade é a mesma do DVD, com um menu interativo trazendo diversos utilitários úteis. Assim como o DVD, o CD tem boot via DOS e o famoso programa LIMPAMBR que apaga instantaneamente um HD, uma mão-na-roda para quem está sempre reinstalando o Windows.

Para ver mais detalhes e encomendar:
• Versão 2.6 do DVD de Service Packs e Utilitários
• Versão 1.8 do CD de Service Packs e Utilitários
O serviço não estará disponível de imediato. O início das operações em cada região depende das distribuidoras. Segundo as regras do setor elétrico, as concessionárias só podem prestar serviços de distribuição de energia e não podem operar diretamente os serviços de internet. Se optarem por entrar no negócio, terão de criar uma subsidiária com esta finalidade.

Os preços e velocidade desse serviço ainda não estão definidos. Testes já realizados no país mostram que a conexão pode chegar a 21 megabits por segundo (Mbps) mas essa velocidade não será, provavelmente, repassada em sua totalidade para os consumidores.

Para adotar essa alternativa, os futuros usuários de BPL não precisarão fazer substituições no sistema elétrico, a não ser que ele já esteja bastante deteriorado. O único investimento extra necessário para esse ter acesso ao sistema é a compra ou aluguel do modem BPL. Este é um aparelho com visual parecido ao de uma fonte para carregar bateria de notebooks, e serve para levar a conexão da tomada até o computador ou roteador local.

Como funciona a internet pela rede elétrica

A tecnologia BPL (“Broadband Power Line”) também conhecida como PLC (Power Line Communications) ou DPL (“Digital Power Line”) não é nova, sua pesquisa remonta há mais de uma década. A novidade é sua utilização na transmissão em alta velocidade, o que abre caminho para que aplicações mais sofisticadas — como Internet em banda larga e video-conferência — estejam disponíveis em qualquer tomada elétrica nas residências e prédios comerciais

A topologia da rede BPL (ou PLC) é a mesma da rede de distribuição de energia elétrica. Divide-se essencialmente em duas áreas:
• Rede elétrica de distribuição pública, e
• Rede particular.

A rede pública contém toda a infra-estrutura entre o ponto de transformação da energia e a entrada dos edifícios. Já a rede particular representa todas as instalações elétricas no interior dos prédios e residências (vide Figura 2).

Um equipamento denominado “Modem BPL” é conectado entre a tomada elétrica e um outro equipamento, por exemplo um computador. Normalmente o Modem BPL é externo, de dimensões reduzidas, protegido eletricamente — com isolamento adequado para evitar choques nos usuários — e seu consumo de energia é muito baixo, na ordem de 9W, o que representa um consumo aproximado de 28,8 kWh/mês.

Na rede elétrica externa ao prédio, próximo do transformador de energia da concessionária local, é instalado um outro equipamento chamado “Master BPL”, também chamado “Head End Router” (“Roteador Principal Final”) ou “Roteador Injetor de Sinais”, que tem a função de se comunicar com todos os Modems BPL que enviam seus sinais através da rede elétrica. No equipamento Master BPL também é conectado o circuito para interligação aos serviços de comunicação (provedor de Internet, por exemplo).

A partir do Master BPL (instalado junto ao transformador) o sinal BPL é injetado nos fios elétricos. Assim, todos os consumidores que estiverem ligados no circuito elétrico deste transformador recebem o sinal BPL em todas as tomadas da residência ou escritório. Os sinais BPL são modulados entre 1,6MHz e 40MHz dependendo do equipamento e fabricante, mas todos os sistemas ocupam o espectro de freqüências de HF (ondas curtas).

Vale ressaltar que os sistemas BPL foram projetados originalmente para trafegar informações de diferentes origens nos circuitos de distribuição de energia de baixa e média tensão, atingindo distâncias de até 800m em média a partir do transformador, no sentido dos prédios e residências.

Leia este artigo na íntegra no site da Thecnica Sistemas: Aprovada distribuição de internet e TV por assinatura pela rede de energia elétrica

Talvez você se interesse também pelos seguintes artigos publicados sobre redes locais e internet na Revista PnP:

NAS BANCAS — NAS BANCAS — NAS BANCAS — NAS BANCAS — NAS BANCAS

Revista PnP nº 8
Windows Vista SP1 versus XP SP3, e Tabelas de Preço

Continuando nossos relançamentos, agora é a vez da edição 8 retornar às bancas.
Esta pode ser uma oportunidade de conhecer pessoalmente esta edição, caso ainda não conheça.


Os destaques desta edição são os sistemas operacionais para micros desktop, veja os assuntos abordados:
  • Lidando com o Windows Vista
  • Como ficou o Windows XP com o SP3
  • Ubuntu -- Linux segue firme e forte
Além das três matérias especiais acima, quatro artigos passo-a-passo:
  • Colocando legenda nos filmes da internet e gravando em DVD
  • Device drivers: entendendo, instalando e copiando de micro para micro ou CD
  • Medindo o consumo de energia elétrica dos PCs
  • Montagem de tabelas de preço para oficinas de informática
Mais detalhes desta edição

Comprar exemplar avulso

Para adquirir também as edições anteriores, conheça nossos pacotes promocionais
EM BREVE • EM BREVE • EM BREVE • EM BREVE • EM BREVE • EM BREVE
A mais nova edição da Revista PnP está sendo impressa. Em breve estará disponível nas bancas, já sendo possível encomendá-la e assiná-la pela internet:

Revista PnP nº 14
Clonagem de HDs e Instalação Automática do Windows

Destaque para três importantes tutoriais passo-a-passo contendo:
  • Clonagem de HDs - Tudo o que você precisa saber para clonar discos com perfeição
  • Virtualização na prática com Ubuntu e Windows 7 rodando no VirtualBox - O básico da virtualização, passo-a-passo
  • Como personalizar o CD/DVD do instalador do Windows - Chega de perder tempo! Faça tudo de uma só vez
Esta edição contêm outros assuntos igualmente interessantes:
  • Sistemas de banco de dados para microcomputadores - Dicas práticas para lidar com programas administrativos
  • A difícil relação entre técnico e cliente - Relato de vários casos reais. Você vai se “enxergar” neles!
  • Profissão: o que é que realmente faz a diferença ? - Reflexão sobre o que é que traz o sucesso para alguns e não para outros
  • Correio Técnico - Tradicional seção, com as dúvidas mais interessantes dos leitores
Mais detalhes

Comprar exemplar avulso

Fazer uma assinatura

Para adquirir também as edições anteriores, conheça nossos pacotes promocionais