[Revista PnP] Boletim nº 113 - Lançado SP2 para Windows Vista e Server 2008
Revista PnP
Mais útil que uma revista, mais atual que os livros!
Visite nosso site: www.revistapnp.com.br
Problemas de visualização desta mensagem? leia on-line

Boletim informativo nº 113 - 7/7/09
Prezado(a)

Depois dos percalços iniciais, o Vista acabou se consolidando com uma boa opção de sistema operacional para os micros mais novos. Mas é preciso mantê-lo atualizado para evitar problemas de performance, segurança e compatibilidade, por isso achamos interessante saber da notícia abaixo:

Lançado SP2 para Windows Vista e Server 2008

Meses após o lançamento do SP2 em inglês, finalmente é lançada a versão final em português do segundo pacote oficial de melhorias para o Windows Vista. Além de melhorar a estabilidade e segurança, o SP2 aumenta o desempenho dos aplicativos internos, melhora a conexão em redes sem fio e permite aos usuários gravar discos de Blu-ray sem utilizar qualquer outro programa, tudo isto além de incorporar todas as melhorias já distribuídas pelo Windows Update.

Às vésperas do lançamento do tão aclamado Windows 7 (fala-se “Seven”), que nada mais é do que um Vista “passado a limpo”, a Microsoft parece ter se preocupado com a qualidade final do Vista. Por isso, tomou vários cuidados antes de disponibilizar publicamente a versão final do Service Pack 2 para o Vista e Windows Server 2008.

Assim, até onde se sabe, a instalação do Vista SP2 deve ocorrer sem problemas pois a maioria das atualizações já vinha sendo fornecida através do Windows Update. Além disto, o pacote completo já foi testado por uma vasta equipe de usuários e todos os erros reportados devem ter sido consertados. O pacote disponibilizado serve para qualquer versão do Windows Vista ou Windows Server 2008 em português ou em qualquer outra língua instalada em sua máquina. O mesmo pacote de atualizações funciona nestes sistemas operacionais.

Uma coisa chata do SP2 para o Vista é que um sistema precisa primeiro ser atualizado para o SP1, só depois é que se pode instalar o SP2. Isto porque, ao contrário das versões anteriores de service packs para Windows, o SP2 para Vista é cumulativo, ou seja, apenas acrescenta recursos ao que já constava no SP1. Trocando em miúdos, isto significa algumas horas na frente do computador para fazer as atualizações, pois a mudança do Vista original para o SP1 demora uma hora ou mais, e a atualização do SP1 para SP2 demora mais ou menos a mesma coisa.

A Microsoft insinua que o Vista SP2 é mais rápido que as versões anteriores, mas nós mesmos não notamos qualquer diferença, o que foi comprovado por testes internacionais feitos com a versão em inglês, onde as diferenças foram mínimas e nem sempre para melhor.

Deixando de lado a questão da performance, a Microsoft informa ter feito diversas alterações principalmente na parte de rede e segurança.

Considerações

A lista de alterações presentes no Windows Vista Service Pack 2 não significa que todas elas serão observadas em seu computador. Isto porque o SP2 atualiza tanto o Windows Vista quanto o Server 2008, logo algumas melhorias serão exclusivas para determinados sistemas.

Por exemplo, os usuário do Windows Vista Home Basic não poderão conferir as atualizações do Windows Media Center, uma vez que esta versão do Windows nem ao menos possui o software de gerenciamento de mídia. Em contrapartida, as “Melhorias empresariais” enumeram as mudanças exclusivas para o Windows Server 2008.

L A N Ç A M E N T O !!
Versão 2.6 do DVD de Service Packs e Utilitários
A nova versão traz o SP1 e SP2 para o Windows Vista, assim como para as demais versões de Windows e de Office. Tem também diversos antivirus e utilitários para instalar no micro ou para rodar direto do DVD.
Ver mais detalhes e encomendar
Como sempre, fica a pergunta no ar: fazer ou não fazer a atualização para o Vista SP2? Se o micro está em uso normalmente, a atualização é bem-vinda. Além das pequenas correções no funcionamento, uma nova versão de Windows sempre é mais segura que a anterior e, no caso do Vista, sempre é mais madura.

Na verdade, o que se suspeita nos meios técnicos é que o Vista foi lançado precipitadamente, por pressões mercadológicas, e que o Windows 7 é que seria o objetivo quando se iniciou o projeto que resultou no Vista, mas como não ficou pronto a tempo foi lançado assim mesmo.

O Windows 7 deve ser lançado em Outubro de 2009 próximo e é bem parecido com o Vista, só que mais rápido e com menos problemas de compatibilidade de hardware e software. Se você pretende comprar um micro daqui a alguns meses, provavelmente já vai poder utilizar o novo Windows 7 ao invés do Vista, mas para quem tem um micro novo agora mesmo a melhor pedida é utilizar o Vista devidamente atualizado para o SP2. O Windows XP definitivamente está saindo de linha e sendo substituído por um sistema melhor, uma vez que o Vista SP2 atingiu um estado de maturidade que permite utilizá-lo sem sustos e com performance aceitável nos micros recentes.

Assim, o SP2 é bem-vindo e deve ser instalado, mas prepare-se porque os downloads são grandes, entre 500 a 800 MB de arquivos a serem baixados só para o SP2, e mais outro tanto para o SP1 se você ainda não atualizou para ele. A nova versão 2.6 do DVD de Service Packs da Thecnica Sistemas virá com as duas atualizações para o Vista, o SP1 e o SP2, para facilitar sua implementação pelos técnicos.

Leia este artigo na íntegra, com mais detalhes e com os links para download do SP2 no site da Thecnica Sistemas:
Lançado o SP2 para Windows Vista e Server 2008

Talvez você se interesse também pelos seguintes artigos publicados sobre o Windows Vista na Revista PnP:

NAS BANCAS — NAS BANCAS — NAS BANCAS — NAS BANCAS — NAS BANCAS

Revista PnP nº 13
Manutenção de notebooks

A mais recente edição da PnP está nas melhores bancas de todo o Brasil
O tema de capa é a Manutenção de notebooks, tendo também outros assuntos igualmente atuais e importantes:
Windows versus Linux – Como anda esta briga?
Entendendo os roteadores – Como funcionam, como interligar
Redes wireless – Problemas e dúvidas mais comuns
Matemática financeira na prática – Como lidar com os juros em seu benefício
O lado ruim da internet – E como está influenciando as pessoas

Mais detalhes desta edição

Comprar exemplar avulso

Para adquirir também as edições anteriores, conheça nossos pacotes promocionais

Revista PnP nº 4
Reparaçao de placa-mãe

Continuando nossos relançamentos, agora é a vez da edição 4 retornar às bancas. O tema de capa é a Reparação de placa-mãe, além de outros assuntos interessantes:
• Instalação profissional do Windows XP e Vista
• Reparação de placa-mãe
Outros temas detalhados nesta edição:
• Controle de temperatura nos PCs
• Administração de redes com scripts
• Entendendo os endereços IP
• Curso técnico, superior ou certificação?
• Como fazer e-mail marketing, com eficiência e sem SPAM

Mais detalhes desta edição

Comprar exemplar avulso

Para adquirir também as edições anteriores, conheça nossos pacotes promocionais

Informações sobre a revista PnP
Onde encontrar - A Revista PnP é distribuída nas bancas e grandes livrarias, em todas as capitais e nas principais cidades do interior. Se você não encontrar em sua região poderá encomendar para o jornaleiro ou então pedir seu exemplar pela Internet, no site da Thecnica Sistemas.
Assinaturas - Podem ser feitas a partir de qualquer edição. O novo assinante recebe imediatamente as edições já publicadas, cobertas pela assinatura, e as seguintes assim que forem impressas. O processo de assinatura é simples e pode ser feito aqui.
Edições avulsas - Todas as edições podem ser vistas e encomendadas no site da Thecnica Sistemas. Pagamento com boleto bancário e entrega pelo Correio.
Conteúdo das edições já lançadas - No site da revista encontra-se o conteúdo detalhado de tudo o que já foi publicado, inclusive com um PDF em alta resolução da primeira página de cada artigo.
Publicidade - Temos diversos planos, para atender sua empresa qualquer que seja o tamanho dela. Fazemos tanto mídia impressa quanto através da Internet, saiba mais.