[Revista PnP] Boletim nº 103 - Oracle compra Sun Microsystems e agora é dona do Java, Openoffice e MySQL
Revista PnP
Mais útil que uma revista, mais atual que os livros!
Visite nosso site: www.revistapnp.com.br
Problemas de visualização desta mensagem? leia on-line

Boletim informativo nº 103 - 23/04/09
Prezado(a)

O mundo do software livre pode ter sofrido um duro golpe, que vai acabar aumentando os gastos das empresas com software e afetar direamente a vida dos programadores e web designers. Fique por dentro desta grande movimentação no mundo empresarial:

Oracle compra Sun Microsystems e agora é dona do Java, Openoffice e MySQL

Num lance ousado, a poderosa Oracle ficou ainda mais forte. Pela “bagatela” de 7,4 bilhões de dólares, a Sun Microsystems e todo seu patrimônio agora pertencem à Oracle, que passou a controlar títulos de respeito como a linguagem Java, a suíte de escritórios OpenOffice (chamada de BrOffice no Brasil), o banco de dados MySQL e o sistema operacional Solaris. Além disto, a compra coloca a Oracle agora também no posto de fabricante de servidores.

Pelo visto, a Oracle, gigante dos bancos de dados, quer fazer no mundo dos servidores o mesmo papel que a Apple desempenha no mundo da computação pessoal, ou seja: fornecer sistemas prontos para o uso, contendo hardware e software para tornar as coisas mais fáceis para o consumidor, e mais fechadas pelo lado dos fabricantes. A diferença é que o presidente da Oracle, Charles Phillips, informou que a empresa pretende também oferecer tudo separadamente, “dos aplicativos até o disco rígido”.

Movimento open-source será o primeiro atingido

A Sun Microsystems sempre se notabilizou por apoiar os movimentos da computação em nuvem e do software gratuito. Apoiava e acabou adquirindo a empresa MySQL, que faz o mais popular gerenciador de banco de dados gratuito, além de incentivar e financiar o desenvolvimento da suíte de escritório OpenOffice, sem falar, claro, da “jóia da coroa” que era a linguagem de programação Java, muito utilizada no mundo corporativo.

Tudo isto, agora, pode estar terminando ou vai tomar um formato tão diferente do original que pouca gente vai reconhecer estes produtos. Só o tempo vai dizer o que esta aquisição vai trazer para os consumidores, mas alguma coisa pode ser deduzida desde já.

Todo monopólio leva a um aumento de preços, e certamente é isto o que Oracle vai tentar fazer. No momento em que domina o mais popular banco de dados pago (Oracle) e também o mais popular gerenciador de banco de dados gratuito, é inevitável que o “gratuito” deixe de sê-lo. O mesmo vale para os outros produtos.

Será interessante assistir nos próximos meses o desenrolar deste evento. A comunidade do software livre certamente não ficará parada, e deverá surgir algum desdobramento dos produtos que eram da Sun, provavelmente com novos nomes e que possibilitem a continuação do desenvolvimento dos produtos antigamente de código-fonte livre e que agora pertencem à Oracle.

A IBM, que vem se notabilizando pelo apoio ao software livre, é também a principal atingida pelo aumento do poderio da Oracle, e deverá também começar a se mexer, talvez venha a ser a principal apoiadora do desenvolvimento paralelo dos produtos que agora pertencem à Oracle. A compra da Sun sem dúvida representa um golpe pesado no software livre. Talvez tenha sido esta a principal motivação da compra, isto é, retirar o MySQL de cena

A Oracle sempre foi uma legítima representante do software proprietário, assim como a Microsoft e Apple, e se notabilizou por saber como extrair o máximo de dinheiro de seus clientes. Com este retrospecto, certamente o MySQL e o OpenOffice (BrOffice no Brasil) desaparecerão ou darão lugar a produtos pagos.

A comunidade do software livre será forçada a lançar derivações gratuitas destes produtos, o que poderá ser difícil sem o apoio técnico e financeiro que a Sun oferecia a eles.

Leia este artigo na íntegra, com mais informações, no site da Thecnica Sistemas:
Oracle compra Sun Microsystems e agora é dona do Java, Openoffice e MySQL

Talvez você se interesse também pelos seguintes artigos sobre INTERNET E BANCO DE DADOS publicados na Revista PnP:

NAS BANCAS — NAS BANCAS — NAS BANCAS — NAS BANCAS — NAS BANCAS

Revista PnP nº 12
continua nas bancas!

A Revista PnP nº 12 continua nas melhores bancas de todo o Brasil. Você pode também pedir pela internet ou fazer uma assinatura.

Conteúdo da Revista PnP nº 12 – Montagem de computadores

Traz uma seqüência especial de artigos sobre Montagem de PCs, complementando os artigos da edição anterior, mostrando agora, passo-a-passo, como lidar com as peças, fazer a montagem e a instalação dos programas. Traz também artigo detalhado sobre os drivers de dispositivo.

  • Cuidados ao manusear as peças dos computadores
  • Montagem passo-a-passo
  • Configuração do BIOS
  • Fazendo os primeiros testes
  • Particionamento do HD e instalação do Windows

Complementando a edição 12 estão também outros artigos importantes:

  • Tudo sobre os drivers de dispositivo
  • Conhecendo melhor o Linux
  • Cálculo de custo do quilômetro rodado
  • Alguns conselhos úteis (para profissionais de qualquer área)

Veja o conteúdo completo no site da Thecnica Sistemas:
Revista PnP nº 12 - Montagem de computadores

ACR
Centro de treinamento
Locasite
Hospedagem
Brasport
Livros técnicos
Informações sobre a revista PnP
Onde encontrar - A Revista PnP é distribuída nas bancas e grandes livrarias, em todas as capitais e nas principais cidades do interior. Se você não encontrar em sua região poderá encomendar para o jornaleiro ou então pedir seu exemplar pela Internet, no site da Thecnica Sistemas.
Assinaturas - Podem ser feitas a partir de qualquer edição. O novo assinante recebe imediatamente as edições já publicadas, cobertas pela assinatura, e as seguintes assim que forem impressas. O processo de assinatura é simples e pode ser feito aqui.
Edições avulsas - Todas as edições podem ser vistas e encomendadas no site da Thecnica Sistemas. Pagamento com boleto bancário e entrega pelo Correio.
Conteúdo das edições já lançadas - No site da revista encontra-se o conteúdo detalhado de tudo o que já foi publicado, inclusive com um PDF em alta resolução da primeira página de cada artigo.
Publicidade - Temos diversos planos, para atender sua empresa qualquer que seja o tamanho dela. Fazemos tanto mídia impressa quanto através da Internet, saiba mais.