[Revista PnP] Boletim nº 94 - Devemos limpar os micros antes ou depois da manutenção?
Revista PnP
Mais útil que uma revista, mais atual que os livros!
Visite nosso site: www.revistapnp.com.br
Problemas de visualização desta mensagem? leia on-line

Boletim informativo nº 96 - 11/02/09
Prezado(a)

Existem clientes que prezam muito mais a cordialidade do atendimento e o carinho com que seu equipamento foi tratado do que o serviço técnico propriamente dito. Parece que um micro limpo vai funcionar melhor do que aquele onde foi feito um serviço tecnicamente correto. É a mesma coisa que a rede de saneamento das nossas cidades: nenhum político gosta de investir em água e esgoto porque isto não aparece, fica lá embaixo da terra.

Na verdade, o bom técnico de informática precisa fazer as três coisas, ou seja, cuidar bem dos clientes, dos equipamentos e, de quebra, ainda dar aquele “capricho” na máquina, limpando o gabinete e retirando toda a poeira que estava por dentro. A grande polêmica é saber o momento exato desta limpeza, por isto é que nos perguntamos sempre:

Devemos limpar os micros antes ou depois da manutenção?

A limpeza pode parecer um luxo desnecessário, mas na verdade faz parte da manutenção. Muitos defeitos apresentados pelos computadores desaparecem depois de uma limpeza bem feita, como num passe de mágica. Então é melhor limpá-los logo que chegam, assim quem sabe já fazemos o conserto?

Também não é assim tão simples. Tirando as manutenções de rotina, todo equipamento que vai para a manutenção é porque está apresentando defeito. Assim, a primeira providência do técnico é justamente ver o defeito acontecendo na sua frente, com o micro já na bancada. Para tanto, deve entrevistar o usuário do computador e descobrir o máximo de informações que puder levantar sobre o problema, quando aparece, com que freqüência e desde quando. Só depois disto é que poderá fazer qualquer coisa no equipamento e, depois dos procedimentos de manutenção, entre eles a limpeza, deve tentar fazer aparecer o erro novamente. Se o problema desaparecer, é porque a manutenção foi bem executada. Se o defeito continuar, será preciso investigar mais a fundo a causa para pode saná-la.

Nunca faça como certos técnicos mais ansiosos, que já colocam o computador na bancada e começam a desmontar, limpar, formatar o HD e reinstalar o Windows. Calma! Pare para pensar, siga todos os procedimentos que detalhamos na Revista PnP números 9 e 10, não se perca pelo caminho.

A manutenção de computadores é um serviço complexo e especializado, que está em constante evolução. Não se precipite, faça a coisas etapa por etapa, prestando atenção ao resultado de cada ação. Quando algo sair errado, analise bem o que fez e os resultados, procure solução na internet, nos livros e nas revistas especializadas. Só assim você fará os serviços bem feitos, no menor tempo possível e conseguirá a fama de bom profissional que lhe permitirá aumentar seus ganhos.

Ah sim, respondendo a nossa pergunta inicial: o melhor momento de fazer a limpeza no micro é justamente na hora em que ela é necessária (risos). É o seguinte: depois que você constatou o defeito, faça uma boa limpeza para tentar resolver o problema. Se não resolver faça os demais procedimentos de manutenção e, depois de estar certo de ter sanado o problema, poderá então limpar o gabinete para dar aquela impressão de limpeza e serviço completo que muita gente gosta. Afinal, o cliente não vai inspecionar o micro por dentro, mas está acostumado a olhar para o gabinete durante várias horas por dia, e vai notar cada manchinha que tiver sido retirada.

• Veja este artigo na íntegra, com mais detalhes e comentários:
Devemos limpar os micros antes ou depois da manutenção?

• Artigos sobre manutenção já publicados na Revista PnP:
Todas as edições da PnP contêm um ou mais artigos sobre manutenção de micros e equipamentos.
Veja a relação de todos os assuntos, assim com os pacotes promocionais e assinaturas no link abaixo:
Revista PnP no site da Thecnica Sistemas

NAS BANCAS — NAS BANCAS — NAS BANCAS — NAS BANCAS — NAS BANCAS

Revista PnP nº 11
continua nas bancas!

A Revista PnP nº 11 continua nas bancas, enquanto não chega a nova edição.
Você pode também pedir pela internet ou fazer uma assinatura.

Conteúdo da Revista PnP nº 11 – Escolhendo e comprando os componentes dos micros

Nesta edição iniciou-se uma série de artigos sobre montagem de micros, que se encerra na edição 12. Sobre este assunto, a edição 11 contém:

  • Escolhendo e comprando os componentes dos micros
  • Comprar ou montar computadores?

Complementando a edição 11 estão também:

  • Windows XP e Vista 64 bits
  • Usando terminais sem HD com o Windows Server 2003
  • Montando seu próprio servidor de FTP
  • Histórias da vida real
  • Entrar para o serviço público ou trabalhar por conta?

Veja o conteúdo completo no site da Thecnica Sistemas:
Revista PnP nº 11 - Escolhendo e comprando os componentes dos micros

Revista PnP nº 2
de volta às bancas!

Continuando os relançamentos da PnP, agora chegou a vez da segunda edição da Revista PnP, que está de volta às principais bancas em todo o Brasil,

Se você perdeu esta edição e quer adquiri-la, ou se deseja apenas tê-la a mão para conhecer, esta é a oportunidade.

Conteúdo da Revista PnP nº 2 – LIvrando-se dos vírus:

  • O que são os vírus, trojans e spywares. Como funcionam, principais tipos, e como se prevenir.
  • Livrando-se dos virus dos PCs e da rede. Detalhamos um método que empregamos há anos para livrar os PCs e as redes locais dos vírus
  • Entendendo e consertando acessos de banda larga
  • Servidor para redes Windows usando o Ubuntu Linux
  • Virtual PC 2007
  • Lidando com reprodutores de MP3, WMA e ACC
  • Os erros mais comuns ao construir websites
  • Montando uma bancada de trabalho
  • O PC virou commodity. E agora? O que fazer?

Veja o conteúdo completo no site da Thecnica Sistemas:
Revista PnP nº 2 - Livrando-se dos vírus

Natdisc
Recuperação de dados
ACR
Centro de treinamento
Amigo do HD
Recuperação de dados
Locasite
Hospedagem
Brasport
Livros técnicos
Informações sobre a revista PnP
Onde encontrar - A Revista PnP é distribuída nas bancas e grandes livrarias, em todas as capitais e nas principais cidades do interior. Se você não encontrar em sua região poderá encomendar para o jornaleiro ou então pedir seu exemplar pela Internet, no site da Thecnica Sistemas.
Assinaturas - Podem ser feitas a partir de qualquer edição. O novo assinante recebe imediatamente as edições já publicadas, cobertas pela assinatura, e as seguintes assim que forem impressas. O processo de assinatura é simples e pode ser feito aqui.
Edições avulsas - Todas as edições podem ser vistas e encomendadas no site da Thecnica Sistemas. Pagamento com boleto bancário e entrega pelo Correio.
Conteúdo das edições já lançadas - No site da revista encontra-se o conteúdo detalhado de tudo o que já foi publicado, inclusive com um PDF em alta resolução da primeira página de cada artigo.
Publicidade - Temos diversos planos, para atender sua empresa qualquer que seja o tamanho dela. Fazemos tanto mídia impressa quanto através da Internet, saiba mais.