[Revista PnP] Boletim nº 76 - Será que os notebooks vão substituir os PCs de mesa?
Revista PnP
Mais útil que uma revista, mais atual que os livros!
Visite nosso site: www.revistapnp.com.br
Exemplares avulsos, assinaturas e coleções da Revista PnP estão disponíveis em nossa loja virtual

Boletim informativo nº 76 - 03/10/08
Prezado

Esta é uma pergunta que muita gente deve estar se fazendo ao adquirir um novo computador ou até mesmo para fazer manutenção num micro antigo. Será que vale a pena consertar? Ou é melhor comprar logo um micro novo, quem sabe até mesmo um notebook financiado em suaves prestações? Por isto é que nos perguntamos:

Será que os notebooks vão substituir os PCs de mesa?

Os notebooks estão entre os itens cujas vendas mais crescem. Na verdade, o fato é que as vendas dos micros de mesa – os famosos desktops – estão estagnadas há anos no mundo todo. No Brasil, devido aos incentivos do governo concedidos há uns 2 anos, as vendas dos PCs convencionais até aumentaram, mas não tanto quanto cresceram as vendas de micros portáteis.

As pessoas e empresas que estão gastando seu suado dinheirinho nos notebooks é porque estão fascinados pela mobilidade, silêncio e pequeno tamanho dos notebooks.

Mas seria só isto? Talvez numa primeira análise, mas existem outros dois fatores importantes:

Primeiro de tudo, o preço. Não faz muito tempo pagava-se muito mais caro pelos notebooks em comparação aos micros de mesa. Os portáteis eram vistos como uma ferramenta para executivos, e o preço era feito para o poder aquisitivo este tipo de público. Felizmente, nos últimos anos os preços baixaram muito, principalmente aqui no Brasil, com a desvalorização do Dólar. Com isto, o mercado dos notebooks se expandiu também para as residências, em especial entre as mulheres e adolescentes. As pessoas que sempre sonharam em ter um notebook agora podem ver seu sonho se tornar realidade.

Em segundo lugar, existe também o tal de “efeito Apple”. Não resta dúvida de que o iPod e o iPhone foram produtos que alavancaram o nome da Apple e dos aparelhos portáteis em geral.
Mesmo quem nunca teve um destes aparelhos na mão sonha com eles – afinal, “devem ser bons”. A Apple, sempre esperta em seu marketing, aproveitou sua boa fase para abocanhar uma boa parcela do mercado de notebooks como nunca teria conseguido sem seus mini-portáteis. Como efeito colateral, o mercado de notebooks como um todo também cresceu.
Steve Jobs apresenta o ultrafino Apple MacBook Air

Certo, mas será que o notebook vai substituir o PC de mesa?

O mais provável é que os notebooks e desktops coexistam em pacífica harmonia, da seguinte forma:

Os espectros mais baixo e mais alto do mercado, ou seja, o de aparelhos mais baratos e os topo-de-linha, deverão continuar com seus micros de mesa.

O primeiro porque o micro de mesa tende a ser mais barato que o mais barato dos notebooks. Ao mesmo tempo, o entusiasta por máquinas poderosas, em especial os adeptos dos games e dos aplicativos 3D, vão continuar com seus PCs desktop, simplesmente porque para estes usuários performance e um bom monitor é o que mais importa.

E o usuário médio? Estes é que estão tentados a usar um notebook ou desktop, sendo que a escolha vai depender da verba, das necessidades e do que estiver em oferta no momento da compra. É nesta faixa que os notebooks estão realmente vendendo, e onde deverão dominar uma boa fatia do mercado.

Apesar dos inegáveis apelos dos notebooks, muita gente vai continuar com seus desktops. Entre estes estamos nós da PnP, pois adoramos HDs imensos, placas de vídeo possantes, várias unidades de armazenamento removíveis, telas grandes, teclados e mouses confortáveis e, principalmente, a habilidade de tirar e trocar componentes à vontade. Claro, também temos nossos notebooks, iPods, celulares com internet e tudo o mais, mas nada disto passa nem perto de um bom micro de mesa. Não trocamos estas vantagens nem mesmo pelo melhor dos notebooks. Em nossa opinião, claro...

Já publicado na Revista PnP:

Capa revista PnP
Revista PnP nº 9

Nas bancas Apresentamos um roteiro que estamos desenvolvendo há muitos anos, apresentado aqui em sua seqüência lógica:
1Procedimentos gerais de manutenção
2Como atender um chamado e começar o conserto
3Primeiras verificações
4Manutenção geral
5Problemas típicos de manutenção
Além das importantes matérias acima, temos mais artigos interessantes:
Entendendo o Windows Server 2003
O básico das motherboards
Cabos de par trançado para redes locais
O que tem na maleta do técnico?
Há também as tradicionais seções “Correio técnico” e “Opinião”
As dúvidas mais freqüentes dos leitores
Estaremos virando um bando de zumbis da informática?
Ver mais detalhes
Adquirir exemplar nº 9
Fazer assinatura
Ver todas as edições
• Estude
• Comente
• Participe
• Pesquise

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, quem não se atualiza fica para trás!
Conte com as publicações da Thecnica Sistemas para ficar sintonizado com sua profissão.
Acompanhe nosso site e assine a Revista PnP!
Natdisc
Recuperação de dados
ACR
Centro de treinamento
Amigo do HD
Recuperação de dados
Locasite
Hospedagem
Brasport
Livros técnicos
Informações sobre a revista PnP
Onde encontrar - A Revista PnP é distribuída nas bancas e grandes livrarias, em todas as capitais e nas principais cidades do interior. Se você não encontrar em sua região poderá encomendar para o jornaleiro ou então pedir seu exemplar pela Internet, no site da Thecnica Sistemas.
Assinaturas - Podem ser feitas a partir de qualquer edição. O novo assinante recebe imediatamente as edições já publicadas, cobertas pela assinatura, e as seguintes assim que forem impressas. O processo de assinatura é simples e pode ser feito aqui.
Edições avulsas - Todas as edições podem ser vistas e encomendadas no site da Thecnica Sistemas. Pagamento com boleto bancário e entrega pelo Correio.
Pacotes promocionais - Temos diversos pacotes promocionais de 6 edições, para completar sua coleção de forma econômica, veja mais detalhes
Conteúdo das edições já lançadas - No site da revista encontra-se o conteúdo detalhado de tudo o que já foi publicado, inclusive com um PDF em alta resolução da primeira página de cada artigo.
Publicidade - Temos diversos planos, para atender sua empresa qualquer que seja o tamanho dela. Fazemos tanto mídia impressa quanto através da Internet, saiba mais.