[Revista PnP] Boletim nº 75 - Pesquisa de salários: será que é justo o que estou ganhando?
Revista PnP
Mais útil que uma revista, mais atual que os livros!
Visite nosso site: www.revistapnp.com.br

Boletim informativo nº 75 - 26/9/08
Prezado

Um dos diferenciais da Revista PnP é mantê-lo informado sobre as tendências e requisitos do mercado de trabalho.
Por isto, gostaríamos de compartilhar algumas informações que nos chegaram:

Pesquisa de salários: será que é justo o que estou ganhando?

Esta é uma pergunta que todo profissional vive se fazendo, independentemente do fato de estar ou não empregado, de trabalhar por conta ou se trabalha para alguma empresa ou órgão público. Cada um tem seus próprios motivos, acompanhe:

  • Quem está empregado precisa ficar dentro da média. Se estiver abaixo, a empresa o está subestimando. Se estiver acima, precisa fazer jus ao salário, sob pena de ser despedido.
  • Quem está desempregado, precisa saber o quanto pedir de salário em sua especialidade quando for entrevistado para alguma vaga.
  • Quem trabalha por conta precisa saber o quanto o mercado paga para quem exerce a mesma profissão, para poder compor seu mapa de custos e saber o quanto cobrar de seus clientes.
  • Quem está desempregado precisa estar sempre antenado para não perder suas oportunidades profissionais.

Aí é que está a dificuldade: como saber a média salarial? Existem várias organizações, tanto brasileiras quanto internacionais, que fazem este tipo de pesquisa. As pesquisas brasileiras são ótimas, mas num mundo globalizado como o de hoje, ainda mais na área de informática, sempre é bom saber o quando pagam para cada profissão em outros países também. O trabalho em outros países torna-se cada vez mais um fato concreto e perfeitamente realizável, é só uma questão de se preparar e ir atrás das oportunidades, porque elas existem.

Estávamos pensando nisto ao desenvolver alguns artigos para a Revista PnP quando, por coincidência, fomos chamados a responder uma pesquisa da associação ActiveTechPros (www.activetechpros.com) justamente sobre este assunto. Esta organização é mantida por diversas empresas e associações internacionais, e faz pesquisas de salário em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Fizemos um apanhado das profissões na área de informática no Brasil, o resultado está listado abaixo:

Cargo Renda anual Média mensal
Administrador de banco de dados 76.000 5.846
Especialista de suporte informática 24.400 1.877
Desenvolvedor de aplicativos 55.400 4.262
Desenvolvedor de sistemas cliente/servidor 55.400 4.262
Desenvolvedor de sistemas em banco de dados 55.400 4.262
Desenvolvedor de sistemas 55.400 4.262
Designer gráfico 14.500 1.115
Engenheiro de projeto de hardware 39.500 3.038
Help Desk 24.400 1.877
Analista de sistemas (TI) 54.800 4.215
Consultor de TI 54.800 4.215
Gerente de sistemas de TI 90.900 6.992
Arquiteto ou estrategista de TI 80.400 6.185
Supervisor de marketing ou vendas de TI 89.700 6.900
Gerente de departamento de TI 99.900 7.685
Design de sistemas multimídia 14.500 1.115
Gerente de multimídia 14.500 1.115

Deve-se notar que nos Estados Unidos, onde fica a sede da ActiveTechPros, existe o costume de expressar os salários em valores anuais, e não o valor mensal como acontece no Brasil. Assim, calculamos a média mensal com base em 13 salários ao ano, porque no Brasil existe o 13º salário.

As atividades mais bem remuneradas são as de gerência e administração, e as piores remuneradas são as de técnico de nível médio, como a de designer gráfico e de sistemas multimídia. As de nível superior sem cargo de gerência ficam na média da escala.

Notamos que os salários mostrados na pesquisa internacional estão abaixo dos relatados em pesquisas feitas por empresas brasileiras. Não conseguimos encontrar uma explicação plausível, porém sempre desconfiamos dos valores das pesquisas brasileiras, publicados em uma famosa publicação daqui, pois não conhecíamos ninguém que estivesse ganhando aqueles valores. Nestes termos, a pesquisa da ActiveTechPros nos pareceu estar mais dentro do que avaliamos ao conversar com os colegas da área.

Deve-se notar que estes são os salários para quem está empregado, não refletindo necessariamente a realidade de um país como o Brasil, com tantos desempregados, empregos informais e de profissionais em cargos muito abaixo de sua verdadeira qualificação, engenheiros trabalhando como mecânicos de manutenção, por exemplo.

Qualquer um pode participar desta pesquisa, fornecer seus próprios dados e consultar as remunerações das diversas profissões em diversos países. É só fazer um pequeno cadastro, veja no site da organização em www.activetechpros.com.

Infelizmente, o site está todo em inglês. Aliás, na área de informática, quem não sabe inglês está fora do mercado... Ops, este é um assunto a ser tratado na próxima edição da PnP... até lá!!!

Capa revista PnP
Revista PnP nº 9

Nas bancas Apresentamos um roteiro que estamos desenvolvendo há muitos anos, apresentado aqui em sua seqüência lógica:
1Procedimentos gerais de manutenção
2Como atender um chamado e começar o conserto
3Primeiras verificações
4Manutenção geral
5Problemas típicos de manutenção
Além das importantes matérias acima, temos mais artigos interessantes:
Entendendo o Windows Server 2003
O básico das motherboards
Cabos de par trançado para redes locais
O que tem na maleta do técnico?
Há também as tradicionais seções “Correio técnico” e “Opinião”
As dúvidas mais freqüentes dos leitores
Estaremos virando um bando de zumbis da informática?
Ver mais detalhes
Adquirir exemplar nº 9
Fazer assinatura
Ver todas as edições
• Estude
• Comente
• Participe
• Pesquise

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, quem não se atualiza fica para trás!
Conte com as publicações da Thecnica Sistemas para ficar sintonizado com sua profissão.
Acompanhe nosso site e assine a Revista PnP!

Artigos sobre este tema já publicados na Revista PnP:

Natdisc
Recuperação de dados
ACR
Centro de treinamento
Amigo do HD
Recuperação de dados
Locasite
Hospedagem
Brasport
Livros técnicos
Informações sobre a revista PnP
Onde encontrar - A Revista PnP é distribuída nas bancas e grandes livrarias, em todas as capitais e nas principais cidades do interior. Se você não encontrar em sua região poderá encomendar para o jornaleiro ou então pedir seu exemplar pela Internet, no site da Thecnica Sistemas.
Assinaturas - Podem ser feitas a partir de qualquer edição. O novo assinante recebe imediatamente as edições já publicadas, cobertas pela assinatura, e as seguintes assim que forem impressas. O processo de assinatura é simples e pode ser feito aqui.
Edições avulsas - Todas as edições podem ser vistas e encomendadas no site da Thecnica Sistemas. Pagamento com boleto bancário e entrega pelo Correio.
Pacotes promocionais - Temos diversos pacotes promocionais de 6 edições, para completar sua coleção de forma econômica, veja mais detalhes
Conteúdo das edições já lançadas - No site da revista encontra-se o conteúdo detalhado de tudo o que já foi publicado, inclusive com um PDF em alta resolução da primeira página de cada artigo.
Publicidade - Temos diversos planos, para atender sua empresa qualquer que seja o tamanho dela. Fazemos tanto mídia impressa quanto através da Internet, saiba mais.