[Revista PnP] Boletim nº 73 - Cuidados que o consumidor deve ter ao comprar um micro
Revista PnP
Mais útil que uma revista, mais atual que os livros!
Visite nosso site: www.revistapnp.com.br

Boletim informativo nº 73 - 12/9/08
Prezado

O PROCON de Belo Horizonte divulgou uma cartilha para o consumidor saber o que observar na compra de um computador. Mas não é só o consumidor quem precisa ficar atento, os profissionais do ramo também precisar saber se colocar para orientar bem os compradores e conquistar sua confiança, para poder oferecer mais produtos ou serviços e, consequentemente, aumentar seus rendimentos.

Veja as recomendações do PROCON e nossos comentários:

Cuidados que o consumidor deve ter ao adquirir um computador

Na hora de comprar ou vender computadores, tanto o consumidor quanto o vendedor devem saber bem o que estão fazendo, para não realizar negócios que sejam desfavoráveis tanto a um quanto a outro. O ideal seria que todo mundo consultasse um técnico de confiança para saber a melhor opção para seu caso. Já os profissionais do ramo deveriam aprender a orientar seus clientes, para que todos saíssem ganhando.

Hoje existem micros à venda em uma infinidade de locais, de grandes lojas de varejo até aquelas pequenas oficinas que montam seus próprios computadores.

A questão é que existem computadores e computadores. Uns bons, outros nem tanto e alguns... bem ruinzinhos. Porque isto acontece?

Existem vários fatores envolvidos, indo desde o custo dos componentes, a margem de lucro pretendida pelo vendedor, a reputação a ser mantida por quem vende e também a mais pura incompetência ou má-fé por parte de alguns profissionais, infelizmente.

Segundo o PROCON-BH, a maior parte das reclamações ocorrem por um ou mais dos seguintes fatores:

  1. Descumprimento do prazo de entrega
  2. Equipamento entregue sem as características técnicas vendidas
  3. Equipamento com software já instalado sem entrega de certificados, CDs e manuais
  4. Equipamento vendido sem instalação
  5. Ausência de instruções em português
  6. Equipamento entregue sem lacre
  7. Equipamento inadequado ao uso a que se destina
  8. Inexistência de peças de reposição
  9. Falta de assistência técnica

Nossos comentários sobre esta relação:

Os dois primeiros itens dispensam comentários. Um vendedor que não entrega o que vendeu, dentro das condições combinadas, merece sair do mercado por incompetência.

Em relação ao item 3, isto é uma característica dos micros montados em pequenas oficinas. Estas colocam um Windows pirata qualquer, por isto não podem oferecer os certificados, CDs e manuais. Embora esta prática seja extremamente comum, o mínimo que o vendedor deveria fazer é informar ao cliente, na hora da compra, que o micro vai ser fornecido sem sistema operacional, ficando a pirataria por conta de quem está comprando.

A questão 4, sobre vender o equipamento sem instalação é controvertida. Isto deveria ter sido combinado na hora da compra, afinal, a maior parte dos computadores não são mesmo vendidos com instalação física no local onde vai ser usado. Aliás, este pode ser um bom argumento de venda para as pequenas oficinas, que não podem oferecer as vantagens das grandes lojas, como financiamento e garantias diversas.

O item 5, ausência de instruções em português também é controverso. Na verdade, a língua franca usada na informática é o inglês e o vendedor não precisa necessariamente oferecer tudo em português, mas deveria, ao menos, avisar que os programas e manuais estão em inglês, principalmente se forem equipamentos importados, algo muito comum entre os notebooks.

Quanto a entrega equipamento sem lacre, isto pode ser bom ou ruim. É muito desagradável comprar um equipamento e, ao precisa instalar uma placa de expansão, verificar que o mesmo está selado para evitar o acesso ao seu interior. Claro que o vendedor precisa preservar o produto fornecido para poder dar garantia, mas poderia lacrar ou identificar cada item separadamente, e não o equipamento como um todo.

Vamos ao item 7, equipamento inadequado ao uso a que se destina. Aqui, mais uma vez, acreditamos que boa parte dos casos se deve a vendedores mal informados ou mal intencionados, que visam apenas fechar a venda, não ligando a mínima para o fato do cliente ficar satisfeito ao utilizar o equipamento. Mas também existem os compradores muito afoitos ou mal informados, que compram um computador sem se informar ou procurar quem possa orientar sobre as inúmeras opções oferecidas no mercado.

E o item 8? A inexistência de peças de reposição é comum atualmente, pois os componentes dos computadores estão evoluindo numa velocidade estonteante, e realmente pode acontecer de, quando o comprador precisar, não haver mais peças de reposição. Este fato é mais grave nos notebooks e nos micros de grife, cujos fabricantes não conseguem ou não pretendem manter peças para aparelhos fabricados há apenas poucos anos.

O último item é o que mais gostaríamos de chamar a atenção, ou seja, a falta de assistência técnica. Este é um dos itens onde as pequenas empresas podem se diferenciar dos grandes magazines na hora de vender um equipamento. A assistência técnica deve ser permanente, e não apenas enquanto durar a garantia. Um micro dura, tranqüilamente, três ou quatro anos no serviço ativo, e muito mais se passar por um upgrade. As pequenas oficinas podem e devem assistir seu cliente antes da compra, analisando as necessidades do cliente e as tendências do mercado para determinar a melhor configuração de equipamento, antes da compra, e cuidar para que ele seja bem instalado e usado depois disto, até o final da vida útil do computador.

Veja este artigo na íntegra no site da Thecnica Sistemas:
Cuidados que o consumidor deve ter ao adquirir um computador

Capa revista PnP
Revista PnP nº 9

Nas bancas Apresentamos um roteiro que estamos desenvolvendo há muitos anos, apresentado aqui em sua seqüência lógica:
1Procedimentos gerais de manutenção
2Como atender um chamado e começar o conserto
3Primeiras verificações
4Manutenção geral
5Problemas típicos de manutenção
Além das importantes matérias acima, temos mais artigos interessantes:
Entendendo o Windows Server 2003
O básico das motherboards
Cabos de par trançado para redes locais
O que tem na maleta do técnico?
Há também as tradicionais seções “Correio técnico” e “Opinião”
As dúvidas mais freqüentes dos leitores
Estaremos virando um bando de zumbis da informática?
Ver mais detalhes
Adquirir exemplar nº 8
Fazer assinatura
Ver todas as edições
• Estude
• Comente
• Participe
• Pesquise

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, quem não se atualiza fica para trás!
Conte com as publicações da Thecnica Sistemas para ficar sintonizado com sua profissão.
Acompanhe nosso site e assine a Revista PnP!
Natdisc
Recuperação de dados
ACR
Centro de treinamento
Amigo do HD
Recuperação de dados
Locasite
Hospedagem
Brasport
Livros técnicos
Informações sobre a revista PnP
Onde encontrar - A Revista PnP é distribuída nas bancas e grandes livrarias, em todas as capitais e nas principais cidades do interior. Se você não encontrar em sua região poderá encomendar para o jornaleiro ou então pedir seu exemplar pela Internet, no site da Thecnica Sistemas.
Assinaturas - Podem ser feitas a partir de qualquer edição. O novo assinante recebe imediatamente as edições já publicadas, cobertas pela assinatura, e as seguintes assim que forem impressas. O processo de assinatura é simples e pode ser feito aqui.
Edições avulsas - Todas as edições podem ser vistas e encomendadas no site da Thecnica Sistemas. Pagamento com boleto bancário e entrega pelo Correio.
Pacotes promocionais - Temos diversos pacotes promocionais de 6 edições, para completar sua coleção de forma econômica, veja mais detalhes
Conteúdo das edições já lançadas - No site da revista encontra-se o conteúdo detalhado de tudo o que já foi publicado, inclusive com um PDF em alta resolução da primeira página de cada artigo.
Publicidade - Temos diversos planos, para atender sua empresa qualquer que seja o tamanho dela. Fazemos tanto mídia impressa quanto através da Internet, saiba mais.