[Revista PnP] Boletim nº 72 - Emprego e carreira: curso técnico é o caminho mais curto
Revista PnP
Mais útil que uma revista, mais atual que os livros!
Visite nosso site: www.revistapnp.com.br

Boletim informativo nº 72 - 5/9/08
Prezado

Continuando esta série de artigos com informações sobre o mercado profissional, gostaríamos de trazer algumas reflexões e constatações que temos feito nos últimos tempos:

Emprego e carreira: curso técnico é o caminho mais curto

Muita gente pensa que o melhor caminho para o sucesso profissional é fazer curso superior. Mas nem sempre a faculdade é necessária. Existem outras alternativas, talvez até melhores, para quem ainda é jovem e está começando a planejar sua carreira. Também existem opções para quem já está mais velho e deseja (ou precisa) montar seu próprio negócio.

O mercado de trabalho no Brasil vive um momento interessante. Há um batalhão de candidatos com formação superior que não conseguem emprego. Por sua vez, as empresas oferecem muitas vagas, mas faltam candidatos qualificados, dentro das expectativas técnicas. Isto significa que os candidatos que estão por aí, com diploma na mão, não obtiveram as qualificações necessárias para transformar a faculdade em emprego. A realidade é que estão sobrando candidatos com curso superior e faltando candidatos de nível técnico, provindos de escolas profissionalizantes de segundo grau. Atualmente, informática é o setor que mais está oferecendo vagas. Estima-se que nos próximos cinco anos haverá uma falta de cem mil técnicos em informática.

Enquanto o mercado de profissionais técnicos está aquecido, no outro extremo do mercado de trabalho de trabalho haverá um excesso de dezenas de milhares de bacharéis de direito, jornalistas e psicólogos.

Curso técnico ou faculdade?

A grande diferença é a experiência adquirida. Quem tem curso técnico acaba saindo na frente de muita gente que faz faculdade mas não experiência de trabalho, quer dizer, de vivência e de soluções práticas, que é justamente o objetivo dos cursos técnicos.

O caminho mais indicado é dar um passo de cada vez. Fazer um curso técnico, conseguir um bom emprego e depois investir em cursos de especialização, incluindo o curso superior mais adequado, ou até mesmo de certificação ou de aperfeiçoamento na área escolhida e onde já esteja trabalhando.

A Revista PnP e as oportunidades de trabalho

A Revista PnP se diferencia dos demais órgãos da imprensa especializada justamente por seu conteúdo didático, mostrando a teoria mas sempre apontando para utilidades práticas no dia-a-dia das empresas e dos profissionais da área.

Quando discutimos algum assunto, sempre procuramos pensar no que aquelilo pode ajudar o leitor, seja para conseguir um emprego melhor, seja para melhorar no emprego onde já está ou, para quem trabalha por conta própria, como tirar proveito daquele conhecimento para oferecer melhores serviços para seus clientes, ou então para aumentar a clientela por estar capacitado a prestar mais tipos de serviço, com mais qualidade.

A edição 9, que está nas bancas (vide resumo ao lado) traz como tema principal a manutenção de computadores. É o que mais se faz nas oficinas de informática em todo o Brasil. Mesmo quem trabalha como empregado precisa, na maior parte das vezes, lidar com a manutenção dos PCs da empresa, porque hoje tudo acontece muito rápido e não dá para esperar chamar alguém para resolver os problemas.

Para aqueles que trabalham por conta ou pretendem trabalhar, a manutenção de PCs é uma atividade que sempre terá clientes. Hoje, todo mundo está totalmente dependente de seus micros, e literalmente entra em pane quando eles ficam com defeito.

Veja este artigo completo no site da PnP: Emprego e carreira: curso técnico é o caminho mais curto

Capa revista PnP
Revista PnP nº 9

Nas bancas Apresentamos um roteiro que estamos desenvolvendo há muitos anos, apresentado aqui em sua seqüência lógica:
1Procedimentos gerais de manutenção
2Como atender um chamado e começar o conserto
3Primeiras verificações
4Manutenção geral
5Problemas típicos de manutenção
Além das importantes matérias acima, temos mais artigos interessantes:
Entendendo o Windows Server 2003
O básico das motherboards
Cabos de par trançado para redes locais
O que tem na maleta do técnico?
Há também as tradicionais seções “Correio técnico” e “Opinião”
As dúvidas mais freqüentes dos leitores
Estaremos virando um bando de zumbis da informática?
Ver mais detalhes
Adquirir exemplar nº 8
Fazer assinatura
Ver todas as edições
• Estude
• Comente
• Participe
• Pesquise

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, quem não se atualiza fica para trás!
Conte com as publicações da Thecnica Sistemas para ficar sintonizado com sua profissão.
Acompanhe nosso site e assine a Revista PnP!
Natdisc
Recuperação de dados
ACR
Centro de treinamento
Amigo do HD
Recuperação de dados
Locasite
Hospedagem
Brasport
Livros técnicos
Informações sobre a revista PnP
Onde encontrar - A Revista PnP é distribuída nas bancas e grandes livrarias, em todas as capitais e nas principais cidades do interior. Se você não encontrar em sua região poderá encomendar para o jornaleiro ou então pedir seu exemplar pela Internet, no site da Thecnica Sistemas.
Assinaturas - Podem ser feitas a partir de qualquer edição. O novo assinante recebe imediatamente as edições já publicadas, cobertas pela assinatura, e as seguintes assim que forem impressas. O processo de assinatura é simples e pode ser feito aqui.
Edições avulsas - Todas as edições podem ser vistas e encomendadas no site da Thecnica Sistemas. Pagamento com boleto bancário e entrega pelo Correio.
Pacotes promocionais - Temos diversos pacotes promocionais de 6 edições, para completar sua coleção de forma econômica, veja mais detalhes
Conteúdo das edições já lançadas - No site da revista encontra-se o conteúdo detalhado de tudo o que já foi publicado, inclusive com um PDF em alta resolução da primeira página de cada artigo.
Publicidade - Temos diversos planos, para atender sua empresa qualquer que seja o tamanho dela. Fazemos tanto mídia impressa quanto através da Internet, saiba mais.