[Revista PnP] Boletim nº 71 - O que tem no futuro dos técnicos de informática?
Revista PnP
Mais útil que uma revista, mais atual que os livros!
Visite nosso site: www.revistapnp.com.br

Boletim informativo nº 71 - 18/8/08
Prezado

Muitos leitores têm nos escrito pedindo orientações profissionais, tanto que estamos preparando um série de artigos a serem publicados na PnP nº 11, que sairá em dezembro próximo. Enquanto isto, acabamos de publicar a Revista PnP nº 9 e, ao mesmo tempo, fizemos algumas reflexões que gostaríamos de compartilhar agora:

O que tem no futuro dos técnicos de informática?

Antigamente, quem aprendia uma profissão costumava ficar nela até se aposentar. O tempo passou, as coisas foram mudando e o Brasil de hoje é muito diferente daquele onde nossos pais e avós começaram a trabalhar. As mudanças foram sendo implementadas em velocidade cada vez maior e a informática, que começou a se popularizar a partir dos anos 80, só serviu para aumentar ainda mais a velocidade das mudanças.

Com isto, criou-se uma nova atividade, a de técnico em informática. É uma profissão que já nasceu nos novos tempos e está intimamente ligada ao mundo moderno. Quem faz algum curso na área de informática precisa ter consciência de que, assim que colocou os pés para fora da escola, já estará defasado profissionalmente e precisa imediatamente começar a estudar outro assunto, para não ficar deslocado do mercado de trabalho.

O técnico de informática e qualquer outro profissional que lide com computadores precisa entender que não basta fazer uma escola profissisonalizante ou faculdade, ou então obter certificação em determinado produto e começar a viver disto. É preciso ver para que lado o mercado está indo e procurar, na medida do possível, adiantar-se nos estudos para estar pronto quando as coisas começarem a acontecer.

Quem trabalha, mais especificamente, na área de manutenção de computadores tem um desafio ainda maior. Precisa dominar não só as tecnologias que já passaram, mas também as que estão acontecendo neste exato momento e também preparar-se para aquelas que estão vindo por aí.

Isto porque o dia-a-dia de um técnico de manutenção é marcado pela variedade. Quem tem uma oficina nunca sabe o que vai encontrar pela frente, num mesmo dia pode entrar um antigo 486 e também uma moderníssima máquina com processador de quatro núcleos. Só que, independentemente da situação, a resposta tem que ser a mesma, ou seja: atendimento rápido, eficiente a um preço compatível com o equipamento e o trabalho a ser feito.

Nós, da Revista PnP, temos procurado, desde o início, mostrar o que vem acontecendo no mercado e, ao mesmo tempo, vamos mostrando o que está por vir e, de quebra, relembrar tecnologias que já tiveram seu apogeu, mas que ainda continuam rodando por aí em sistemas que continuam sendo úteis para seus donos.

A edição número 9 da Revista PnP tem como tema de capa justamente a “Manutenção de PCs”. Mostra detalhadamente as técnicas que temos desenvolvido ao longo das duas últimas décadas e que podem ser aplicadas a qualquer tipo de computador, independentemente de seu ano de fabricação. Mesmo máquinas novas podem apresentar defeito, porém o mais provável é que você se veja frente a frente com um micro com alguma coisa entre 2 a 4 anos de uso, mas isto realmente não importa: o principal é o técnico seguir uma metodologia de trabalho e não se perder durante os procedimentos.

Fazendo um paralelo, imagine um médico-cirurgião cardíaco que já vai logo abrindo o peito do paciente para ver se tem algo errado com o coração. Pois então, é a mesma coisa que você pegar um micro com algum defeito e ir logo formatando o HD e reinstalando o Windows. Antes deste método radical, existem diversos procedimentos que caracterizam o bom atendimento técnico. Esperamos que as dicas que alinhavamos na Revista PnP nº 9 sirvam para melhorar um pouco tanto a profissão dos técnicos de informática quanto o atendimento aos respectivos clientes que, no final das contas, precisam manter seus micros em funcionamento de maneira rápida e econômica.

Bem, mas, respondendo à nossa pergunta inicial... o que tem no futuro dos técnicos de informática é muito estudo, testes, dedicação exclusiva e muita paixão pelo que faz. Só assim os profissionais deste ramo conseguirão sobreviver aos enormes desafios que estão vindo por aí...

Veja este texto na íntegra e mais completo no site da Thecnica Sistemas

Artigos publicados na PnP sobre temas correlatos:
Qual será o futuro dos técnicos de Informática? -- Publicado na Revista PnP nº 1
Manutenção de notebooks: Como entrar neste mercado? -- Publicado na Revista PnP nº 6
Quanto cobrar um serviço? -- Publicado na Revista PnP nº 7
Manutençao de PCs -- Publicado na Revista PnP nº 9

Capa revista PnP
Revista PnP nº 9

Nas bancas Apresentamos um roteiro que estamos desenvolvendo há muitos anos, apresentado aqui em sua seqüência lógica:
1Procedimentos gerais de manutenção
2Como atender um chamado e começar o conserto
3Primeiras verificações
4Manutenção geral
5Problemas típicos de manutenção
Além das importantes matérias acima, temos mais artigos interessantes:
Entendendo o Windows Server 2003
O básico das motherboards
Cabos de par trançado para redes locais
O que tem na maleta do técnico?
Há também as tradicionais seções “Correio técnico” e “Opinião”
As dúvidas mais freqüentes dos leitores
Estaremos virando um bando de zumbis da informática?
Ver mais detalhes
Adquirir exemplar nº 8
Fazer assinatura
Ver todas as edições
• Estude
• Comente
• Participe
• Pesquise

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, quem não se atualiza fica para trás!
Conte com as publicações da Thecnica Sistemas para ficar sintonizado com sua profissão.
Acompanhe nosso site e assine a Revista PnP!
Natdisc
Recuperação de dados
ACR
Centro de treinamento
Amigo do HD
Recuperação de dados
Locasite
Hospedagem
Brasport
Livros técnicos
Informações sobre a revista PnP
Onde encontrar - A Revista PnP é distribuída nas bancas e grandes livrarias, em todas as capitais e nas principais cidades do interior. Se você não encontrar em sua região poderá encomendar para o jornaleiro ou então pedir seu exemplar pela Internet, no site da Thecnica Sistemas.
Assinaturas - Podem ser feitas a partir de qualquer edição. O novo assinante recebe imediatamente as edições já publicadas, cobertas pela assinatura, e as seguintes assim que forem impressas. O processo de assinatura é simples e pode ser feito aqui.
Edições avulsas - Todas as edições podem ser vistas e encomendadas no site da Thecnica Sistemas. Pagamento com boleto bancário e entrega pelo Correio.
Pacotes promocionais - Temos diversos pacotes promocionais de 6 edições, para completar sua coleção de forma econômica, veja mais detalhes
Conteúdo das edições já lançadas - No site da revista encontra-se o conteúdo detalhado de tudo o que já foi publicado, inclusive com um PDF em alta resolução da primeira página de cada artigo.
Publicidade - Temos diversos planos, para atender sua empresa qualquer que seja o tamanho dela. Fazemos tanto mídia impressa quanto através da Internet, saiba mais.