O que a nova “Build 22000.100” do Windows 11 está nos indicando?
Logo Revista PnP Montagem • Instalação • Manutenção
PCs • Redes • Internet

Mais útil que as outras revistas, mais atual que os livros
Boletim informativo nº 291 - 05/08/2021 Visite nosso site: www.revistapnp.com.br
Ainda não conhece a Revista PnP? Venha conhecê-la e temos certeza de que gostará!


Prezado colega técnico,

A Microsoft lançou uma nova prévia do Windows 11.
A nova “Build 22000.100” nos leva a perguntar

O que a nova “Build 22000.100” do Windows 11 está nos indicando?


A prévia anterior do Windows 11 já dava uma idéia do que será o novo Windows. Pena que estava em inglês, o que muda bem a percepção para nós, brasileiros. Felizmente, a nova Build 22000.100 vem em português e com as versões Pro, Home e Single Language, todas em 64 bits (na ISO que foi compilada por nós).

O que percebemos ao lidar com a nova build é que o Windows 11 vai marcar uma guinada na forma como usamos nossos PCs.
Isto acontecerá porque precisaremos descartar boa parte dos computadores que estão em uso atualmente.

Porque estamos dizendo isto? Vamos entender a situação.

A Microsoft já antecipou que apenas os computadores mais recentes é que conseguirão rodar o novo Windows 11. Não por causa de velocidade do processador ou da quantidade de memória, porque o Windows 11 tem os mesmos requisitos básicos de hardware que o Windows 10.

São outros os problemas que estamos antevendo. A limitação de hardware começa pela exigência do módulo de segurança por hardware padrão TPM 2.0. Só os computadores mais recentes é que possuem este módulo embutido no hardware. Ainda não se sabe se será possível utilizar algum tipo de “loader” que “engane” o instalador e permita a instalação, assim como já foi feito para burlar a ativação do Windows 7, 8 e 10. Provavelmente isto acontecerá, mas existem outras limitações.

Na realidade, são tantas as limitações que a Microsoft chegou até a lançar uma ferramenta que fazia a checagem, dizendo se determinado PC era ou não compatível com o novo Windows. Mas a ferramenta dava resultados incertos e a empresa achou por bem retirar a oferta do software, para trabalhar no seu aperfeiçoamento.
Aliás, a nova versão da coletãnea de Programas e Utilitários da Thecnica Sistemas trará não só a ferramenta da Microsoft como uma outra, mais eficiente e completa, para checar a compatibilidade com o Windows 11.

Além dessa questão do hardware, foi anunciado que o Windows 10 terá suporte apenas até 2023. Depois disto todos os PCs precisarão ser atualizados para o Windows 11.
O problema disto é que o Windows 11 terá uma série de restrições, por isso é que grande parte parte dos computadores atuais precisará ser sucateada ou reformada.

Como dissemos em nosso boletim anterior, sempre que sai uma nova versão de Windows, também neste caso estamos prevendo uma boa fase de oportunidades para os técnicos de manutenção e instalação de computadores e redes. Por isso é que sugerimos que os colegas comecem o quanto antes a lidar com o Windows 11, para que quando ele seja realmente lançado estejamos prontos para a nova empreitada.

Diferenças da build 2200.100 em relação à anterior

A diferença mais visível é que agora a prévia está em Português (PT-BR). No instalador que geramos a partir do site da Microsoft adicionamos as versões Home, Pro e Single Languague, todas em 64 bits, para ter uma melhor idéia do sistema.

De cara, notamos que esta nova build não mais instala em qualquer computador. Alguns computadores nos quais testamos a build anterior não mais aceitavam a build 2200.100. Perlo visto, a Microsoft está aos poucos incorporando as restrições que foram anunciadas.

A interface em português nos pareceu bonita e funcional. Segue um arranjo mais lógico na distribuição dos ícones, parece ser fácil adaptar-se ao Windows 11.

Segundo as más línguas, o Windows 11 é sucessor direto do Windows 10, só que com uma interface mais simpática a qual, dizem, foi copiada diretamente do MacOS.

Mas, no fundo, o novo Windows 11 é bem mais do que um Windows 10 mais bonitinho. Marca mudanças importantes tanto na parte tecnológica quanto na política empresarial da Microsoft.

Como obter a nova build do Windows 11

Os participantes do programa Insider da Microsoft podem baixar as builds direto dos servidores do grupo, que é como fizemos. Contudo, é preciso uma série de procedimentos para montar exatamente a ISO desejada. Alternativamente, pode-se baixar de sites que oferecem a ISO já compilada, mas nunca se sabe ao certo o que foi ou não incluído e, principalmente, se não contêm spywares e similares.

Sugerimos conhecer o Windows 11 o quanto antes e, para facilitar, poderá encomendar em nosso site o link para baixar a versão que estamos utilizando, que já está devidamente testada e verificada.

Aliás, enquanto o Windows 11 não vira realidade, sugerimos a todos que atualizem seus PCs com Windows 10 o quanto antes para a nova versão 21H1 (ver abaixo)

Windows 10 versão 21H1

Esta é a versão mais atual do Windows 10. Recomendamos atualizar para ela o quanto antes, pois as versões anteriores do Windows 10 estão sofrendo atualizações grandes e demoradas pelo Windows Update.
A atualização pode ser feita pelo próprio Windows instalado, através do mesmo Windows Update, mas temos reparado que o melhor mesmo é formatar o PC e instalar a versão 21H1 do zero. No final acabamos perdendo menos tempo, a não ser que o PC tenha muitos outros softwares a serem instalados e/ou que precisem de registros especiais para liberar o funcionamento dos aplicativos.
Um detalhe importante é que a atualização de um Windows 10 existente utilizando pendrive ou DVD nem sempre funciona. Por vezes, a atualização apresenta erro e para ou então simplesmente trava. Em casos assim, a saída é atualizar pelo Windows Update ou então formatar e começar do zero com um pendrive ou DVD da versão 21H1.
Mais informações e links para compra da imagem ISO do Windows 20 21H1

Importante A intenção da Thecnica Sistemas em oferecer essas compilações é facilitar a vida de quem não tem banda larga de qualidade, capaz de baixar tantos GB e organizá-los em uma mídia de uso prático.
Além disto, queremos colocar à disposição programas testados, sem alterações e, principalmente, LIVRE DE VIRUS. Queremos algo que realmente funcione e seja de utilidade.
Devemos lembrar também que a compra das mídias de instalação não dá direito a ativar o Windows. As licenças de uso devem ser adquiridas junto com a Microsoft ou seus representantes legais.

Sistemas e Utilitários para Windows versão 4.26

Nossa tradicional compilação para os técnicos também vem com o Windows 10 21H1 (nas versões para download ou entregue pendrive).
Estamos preparando a versão 4.27 que virá também com a prévia do Windows 11 (na versão download e pendrive).
Contudo, ainda não temos previsão da data de lançamento.
Mais informações e links para compra

Revista PnP nº 40

A edição 40 da Revista PnP continua sendo a mais atual. O tema de capa é a respeito dos “Diagnósticos errados feitos pelos técnicos”, mas tem outros artigos igualmente interessantes e importantes.
Mais detalhes e link para compra

Revista PnP nº 41

A edição 41 da Revista PnP está sendo preparada. O tema de capa será “Home Office”, tendência que já vinha acontecendo mas que ganhou força durante a pandemia.
Temos recebido diversas perguntas dos leitores tentando solucionar os problemas que vêm encontrando no seu dia-a-dia, mas percebemos que ainda deve ter vários outros aspectos a serem abordados.
A mesma edição 41 também trará um artigo extenso relatando o que estamos pesquisando e testando a respeito do Windows 11.
Por isto, pedimos a ajuda dos leitores. Gostaríamos que nos relatassem os problemas que estão encontrando e, igualmente, as soluções que encontraram, tanto no Home Office quanto no Windows 11.
Vamos procurar juntar todo este material para produzir artigos que certamente irão ajudar muita gente.
Compartilhe seu conhecimento!
Entrar em contato para relatar sua experiência