[Revista PnP] Boletim nº 68 - O que causou o apagão da internet em São Paulo?
Revista PnP
Mais útil que uma revista, mais atual que os livros!
Visite nosso site: www.revistapnp.com.br

Boletim informativo nº 68 - 6/7/08
Prezado

Não podemos calar ante o apagão que atingiu o estado de São Paulo no último dia 2 de julho de 2008, quando milhares de usuários da empresa Telefonica ficaram por mais de 24 horas sem conseguir usar o serviço.
Veja nossos pensamentos, e tire suas próprias conclusões.

O que provocou o apagão da internet em 2 de julho de 2008?

O dia 3 de julho de 2008 ficará na história da internet brasileira, pois desde a noite do dia 2 o estado de São Paulo esteve com boa parte de sua internet desativada. Mais especificamente, ficaram sem internet os clientes da Telefonica, empresa que administra o sistema chamado “Speedy” que fornece internet pelo sistema ADSL. A pane deixou inclusive a polícia, os bombeiros e administração do trânsito sem comunicação por mais de um dia. O que aconteceu? A Telefonica afirma que foi um “defeito nunca visto” e que está tentando descobrir a causa, mas será que foi isto mesmo?

Ninguém conseguiu explicar o que, afinal, causou a pane. A Telefonica dificilmente vai contar, o mais provável é que dêem uma explicação meio vaga e o caso caia no esquecimento.

Aparentemente, o problema começou no servidor DNS principal. Como se sabe, DNS é abreviação de Domain Name System, o sistema que traduz os endereços dos sites. Ao que tudo indica, os servidores de DNS da Telefônica pifaram sem aviso prévio. Dizemos isto porque os usuários do Speedy que reconfiguraram seus computadores para utilizar DNS alternativos conseguiram acessar a internet mesmo durante o apagão.

Todo computador ligado à internet é identificado por um número: o endereço IP. Cada país tem um lote de endereços IP, repartidos entre os seus internautas, cada pessoa ganha um. Quando a pane da Telefônica começou a se normalizar e os usuários do Speedy foram se reconectando à internet alguns perceberam uma coisa estranha: seus computadores tinham ganho endereços que não pertenciam ao lote brasileiro - eram dos Estados Unidos!

Isso sugere que a Telefônica possa ter sofrido uma segunda pane: desta vez, no sistema que distribui os endereços IP (o Dynamic Host Configuration Protocol, ou DHCP). E, para contornar o problema, usou um DHCP localizado em outro país.

A coisa toda é muito estranha. Os sistemas DNS e DHCP são relativamente simples e dependem de poucas máquinas. Em caso de problemas não é difícil consertá-las ou colocar outras no lugar. Então houve hackers na jogada? É possível, mas, para causar tanto estrago, é preciso sofisticação: descobrir falhas de segurança nos equipamentos de rede da Telefônica e desenvolver um método para explorá-las. Mas... espere aí... grande parte da internet usa equipamentos Cisco. Se você tivesse um método infalível para arrebentá-los por que começar por São Paulo? E por que parar na Telefonica? Por que não atacar NET, Brasil Telecom e outros que usam equipamentos similares? Bom, isto não foi feito, provavelmente, porque não é este o caso.

A Telefonica fala em defeito “complexo e raro”, sem dizer o que é. Sabe o que parece? Alguém esqueceu de instalar alguma atualização de segurança ou tropeçou no fio da tomada e o sistema foi vítima de um mero “pé-de-chinelo”. Ou então os técnicos estavam mal-preparados para lidar com falhas previsíveis. Seria injusta essa acusação?

Seja qual for a causa, o fato é que Telefonica tomou um golpe em sua credibilidade, e quem não soube se virar com a falta de DNS passou apertado sem internet.

Veja este texto na íntegra no site da Thecnica Sistemas

Artigos publicados na PnP que dizem respeito a este tema, e que podem ajudar em situações assim:
Entendendo e Consertando acessos em banda larga -- Publicado na Revista PnP nº 2
Entendendo os endereços IP -- Publicado na Revista PnP nº 4

Capa revista PnP
Revista PnP nº 8

Nas bancas O destaque da edição vai para a comparação dos principais sistemas operacionais do momento.
A análise abrange:
Lidando com o Windows Vista SP1
Como ficou o Windows XP com o SP3
Ubuntu 8.04 -- Linux segue firme e forte
Além das três matérias especiais acima, quatro artigos passo-a-passo:
Colocando legenda nos filmes da internet e gravando em DVD
Device drivers: entendendo, instalando e copiando de micro para micro ou CD
Medindo o consumo de energia elétrica dos PCs
Montagem de tabelas de preço para oficinas de informática
Opinião - O mercado de peças de reposição de informática
Ver mais detalhes
Adquirir exemplar nº 8
Fazer assinatura
Ver todas as edições
• Estude
• Comente
• Participe
• Pesquise

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, quem não se atualiza fica para trás!
Conte com as publicações da Thecnica Sistemas para ficar sintonizado com sua profissão.
Acompanhe nosso site e assine a Revista PnP!
Informações sobre a revista PnP
Onde encontrar - A Revista PnP é distribuída nas bancas e grandes livrarias, em todas as capitais e nas principais cidades do interior. Se você não encontrar em sua região poderá encomendar para o jornaleiro ou então pedir seu exemplar pela Internet, no site da Thecnica Sistemas.
Assinaturas - Podem ser feitas a partir de qualquer edição. O novo assinante recebe imediatamente as edições já publicadas, cobertas pela assinatura, e as seguintes assim que forem impressas. O processo de assinatura é simples e pode ser feito aqui.
Edições avulsas - Todas as edições podem ser vistas e encomendadas no site da Thecnica Sistemas. Pagamento com boleto bancário e entrega pelo Correio.
Pacotes promocionais - Temos diversos pacotes promocionais de 6 edições, para completar sua coleção de forma econômica, veja mais detalhes
Conteúdo das edições já lançadas - No site da revista encontra-se o conteúdo detalhado de tudo o que já foi publicado, inclusive com um PDF em alta resolução da primeira página de cada artigo.
Publicidade - Temos diversos planos, para atender sua empresa qualquer que seja o tamanho dela. Fazemos tanto mídia impressa quanto através da Internet, saiba mais.