Office 2019: novidades e quais tendências ele indica
Logo Revista PnP Montagem • Instalação • Manutenção
PCs • Redes • Internet

Mais útil que as outras revistas, mais atual que os livros
Boletim informativo nº 265 - 30/10/2018 Visite nosso site: www.revistapnp.com.br
Ainda não conhece a Revista PnP? Venha conhecê-la e temos certeza de que gostará!


Veja e ouça este boletim no vídeo feito por Iberê M. Campos (9'00"), editor da Revista PnP
Veja também o artigo completo de onde este boletim foi extraído, com mais vídeos e uma análise aprofundada sobre esta nova versão de MS-Office!


Prezado colega técnico,

Queria falar um pouco sobre o:

Office 2019: o que trouxe de novidades e quais tendências ele indica

O Microsoft Office 2019 (codinome “Cornflakes”) é a versão que veio para substituir o Office 2016. Os recursos que anteriormente estavam restritos aos assinantes do Office 365 foram incorporadas nesta versão, porém com um inconveniente: o Office 2019 só roda no Windows 10 ou versões mais novas de Windows, quando elas forem lançadas.

O Office 2019 nada mais é que um Office 2016, do qual se retirou a capacidade de rodar na maioria dos Windows existentes, porém ao qual foram acrescentadas medidas de segurança e uma compilação das atualizações feitas no Office 365, no plano por assinatura, que recebe novidades constantemente.

O Office 2019 é a versão para rodar localmente, no computador, do Microsoft Office, ao contrário do Office 365 que roda online. Outra diferença entre as duas versões é que o Office 365 é pago, através de assinatura (mensal ou anual), enquanto que o Office 2019 é obtido comprando-se uma licença, no processo tradicional, licença esta que, nos dizeres da Microsoft, é “perpétua”. Mas a coisa não é bem assim, conforme explicamos no no artigo sobre o Office 2019 que está em nosso site.

O Office 2019 não vai receber 10 anos de suporte, como as versões anteriores. Em mais uma mudança no sistema de licenças da Microsoft, a versão 2019 receberá 5 anos de suporte geral, mas só terá dois anos de suporte estendido. A Microsoft diz que a compra do produto dá direito a uma “licença vitalícia”, mas na prática a grandiosidade desta afirmação é relativa, porque o suporte ao produto vai se acabar nos 7 anos que foram informados.

As mudanças no instalador do Office 2019

A Microsoft não vai mais oferecer o instalador padrão “MSI” para o Office. A idéia da empresa é usar apenas instaladores do tipo “C2R”, isto é, “Click to Run” (clique para rodar). Quando se instala um aplicativo no sistema MSI temos que esperar até que o produto todo esteja instalado antes de poder usar qualquer um dos aplicativos do pacote. A versão C2R dos instaladores permite inicializar módulos do produto antes que o conjunto todo esteja instalado.

Segundo informa a própria Microsoft, em tradução livre, eles dizem assim: “com o Office 2019, estamos movendo as versões do Office para o sistema C2R para reduzir custos e aumentar a segurança. Entre as vantagens do C2R estão a inclusão das atualizações de segurança lançadas mensalmente, a instalação de aplicativos sempre atualizados, o menor consumo dos recursos de rede, devido à tecnologia de otimização de downloads do Windows 10, e também por facilitar a atualização para o Office 365 ProPlus”.

Em outras palavras, o sistema é bom para a Microsoft, mas será que é bom para nós, usuários e técnicos? Só o tempo vai poder dizer. Mas, em minha opinião, a Microsoft está lenta, porém continuamente, movendo seu modelo de negócios para o sistema de assinatura, ao mesmo tempo em que vai dificultando e tornando desinteressante a venda de licenças ditas “perpétuas” de seus aplicativos.

Quando se usa o sistema C2R, o Office 2019 vai ser instalado automaticamente, usando locais e configurações padronizadas. Uma vez iniciado o processo, ele irá até o final. O instalador não vai perguntar coisa alguma. Outra coisa: o instalador do Office 2019 não permite fazer o upgrade da versão 2016 para a 2019. A versão 2019 será instalado separadamente de versões do Office 2016 ou do Office 365 que porventura já estiverem na máquina. No entanto, depois que instalação do Office 2019 estiver completada, ele não vai rodar junto com o Office 2016 ou o Office 365. Será preciso optar por um deles. Assim, se você deseja instalar e trabalhar com o Office 2019, recomenda-se desinstalar qualquer versão anterior do Office, incluindo o Office 365.

Quem não tem conexão de internet de boa qualidade e/ou precisa atualizar muitas máquinas, aconselha-se usar uma mídia de instalação, em DVD ou pendrive, para não ter que baixar os vários Gigabytes de dados necessários para fazer essa atualização.

As mídias de instalação e atualização do MS-Office da Thecnica Sistemas e da Revista PnP

Como sempre fazemos, preparamos nosso DVD para ajudar aos colegas que querem usar o Office atualizado, devidamente testado e pronto para uso.

Tivemos que fazer muitos testes e tentativas até chegar num DVD funcional e que abrangesse todas as possibilidades de instalação dos novos Offices, para atender a todas as situações encontradas nas bancadas das oficinas.

Acabamos nos fixando num dos instaladores oferecidos pela Microsoft, para o pacote Professional Plus, que é o mais completo e que permite a maior gama de possibilidades de ativação, desde o fornecimento de um serial comprado da empresa quanto os métodos alternativos de ativação.

Por isso este DVD vem diferente do anterior. A novidade é que, agora, nosso DVD traz os instaladores off-line do Office Professional Plus, na versão 2016, para Windows anteriores ao 10, e o novo Office 2019, para micros com Windows 10.

O DVD traz também um software que acessa os instaladores online, podendo instalar as versões 2013, 2016 e 2019, além de vários outros aplicativos da Microsoft como o Visio, Project e demais.

Outra novidade interessante é que o DVD traz também cinco vídeos, mostrando como funciona o DVD e como funcionam cada um dos instaladores (off-line, on-line) além do teste que fizemos para uma ativação “genérica” dos produtos.

Quem for instalar vários micros provavelmente vai preferir a versão off-line, para não ter que baixar os vários Gigabytes de dados, deixando para baixar só as atualizações.

Quem prefir, contudo, pode usar os instaladores online para baixar as versões atualizadas, da maioria dos aplicativos de produtividade da Microsoft.

Você pode encontrar mais detalhes sobre essa nova mídia da Thecnica Sistemas nos links que estão aqui embaixo, neste mesmo boletim.

Qualquer dúvida, estamos a disposição em nosso suporte técnico.

Mídias de instalação e atualização do Office 2019, 2016 e outros (EM 3X SEM JUROS no cartão!!!):

Disponível em DVD.