Lançamento - Ubuntu 18.04 LTS em Pendrive
Logo Revista PnP Montagem • Instalação • Manutenção
PCs • Redes • Internet

Mais útil que as outras revistas, mais atual que os livros
Boletim informativo nº 263 - 03/10/2018 Visite nosso site: www.revistapnp.com.br
Ainda não conhece a Revista PnP? Venha conhecê-la e temos certeza de que gostará!


Ouça este boletim no vídeo feito por Iberê M. Campos (12'04"), editor da Revista PnP, com uma verdadeira aula sobre o Linux!


Prezado colega técnico,

Queria falar um pouco sobre o:

Ubuntu Linux versão 18.04 LTS

O Linux é sucessor do Unix, que está por aí movendo computadores há pelo menos 50 anos e que já tem uma longa história.
Atualmente, o Linux é um produto maduro e que, de uma forma ou de outra, já encontrou seu lugar na vida de todos nós, mesmo sem a gente perceber.
Só para ter uma idéia, em 2018 os servidores Windows estão por trás de 1/3 dos sites existentes, enquanto que os 2/3 restantes são operados por diversas versões de Unix e de Linux.
Nas oficinas de informática, o Linux propicia utilitários para todos os fins, desde quebrar senhas do Windows até particionar e clonar discos, passando pela remoção de vírus.
Entre os usuários, o Linux está cada vez mais presente, pois se adapta perfeitamente aos computadores antigos, que foram sumariamente descartados pela Microsoft com a extinção do suporte ao Windows XP e, agora, mais recentemente, também ao Windows 7.
Por isso é que devemos sempre estar atentos quando sai uma nova versão do Ubuntu Linux. Esta é a distribuição mais cultuada e usada entre aqueles que desejam, simplesmente, usar o Linux e não necessariamente ser um especialista em Linux.

Lembramos que esta é uma versão do tipo LTS, ou seja, “Long Term Support” ou “Suporte de Longo Prazo”. Esta nomenclatura decorre do fato do Ubuntu Linux ser atualizado regularmente a cada 6 meses, quando ele é equipado com as versões mais recentes dos softwares disponíveis naquele momento, mas somente as versões LTS, que saem a cada 24 meses, é que recebem suporte e atualização gratuita por 5 anos. As demais versões (que não são LTS) são indicadas para os entusiastas e testadores, que desejam ter sempre o mais atual em suas máquinas e não necessariamente o mais seguro e estável, para quem as versões LTS são as mais recomendadas. Por isso, sempre que sai uma versão LTS é tempo de nos mexermos e atualizar os computadores para manter os sistemas em ordem, visto que o Ubuntu já conseguiu seu lugar ao sol e hoje é parte importante da infraestrutura de TI de várias empresas e, principalmente, de ONGs e outras organizações de objetivo social.

Mudanças na versão 18.04 LTS

Esta versão não é revolucionária, mas sim evolucionária. Isto é perfeitamente aceitável, visto que o Ubuntu, em si, já é um produto maduro e que, portanto, só pode ir recebendo melhoramentos ao invés de mudanças bruscas de direção. A alteração mais perceptível é o papel de parede padrão, mas é claro que existem outros fatores dignos de nota, e que estão listados a seguir:

Existem várias outras mudanças, que podem ser vistas no artigo que disponibilizamos em nosso site.

Os diversos “sabores” do Ubuntu Linux e suas finalidades

Como todo sistema operacional, o Ubuntu tem um núcleo básico e os programas complementares, que são escolhidos em função de determinada finalidade, e que vão formando, assim, as diversas versões. É a mesma coisa que acontece com o Windows, que além da versão numérica (Windows 7, 8, 10, etc.) ainda tem as várias edições (Professional, Starter, Server, etc.). Além das diversas versões montadas pela própria Canonical, produtora do Ubuntu, ainda existem várias outras edições feitas por outras empresas. No caso do Ubuntu os principais “sabores” são estes:

Existem outras variações, que podem ser vistas na página de derivações do Ubuntu Linux.

Veja também nosso artigo que contém mais detalhes do Ubuntu 18.04 LTS.

Mídias do Ubuntu Linux na Thecnica Sistemas e Revista PnP

Como sempre fazemos, preparamos nossos DVDs e pendrives para ajudar aos colegas que querem usar o Ubuntu Linux, devidamente testados e prontos para uso.
A novidade é que, agora, oferecemos também a opção em pendrive, além do DVD tradicional.
O DVD tem a versão Ubuntu 18.0.4.1 LTS, enquanto que o pendrive tem esta versão e mais 3 variações: Xubuntu, Lubuntu e Kubuntu.
O pendrive traz o Ubuntu em versão “Live”, isto é, que funciona direto a partir do pendrive ou do DVD, totalmente funcional. Caso queira, poderá então instalar no HD, funcionando junto com o Windows (em modo dual boot) ou então como o sistema operacional único daquela máquina.

Você pode encontrar mais detalhes sobre essas novas mídias da Thecnica Sistemas nos links que estão aqui embaixo neste mesmo boletim.

Ubuntu 18.04 na Thecnica Sistemas (EM 3X SEM JUROS no cartão!!!):

Disponível em pendrive (com 4 versões) ou em DVD (1 versão).
O pendrive traz o Ubuntu em versão “Live”, além das variações Xubuntu, Lubuntu e Kubuntu.
Alguma delas vai rodar bem no micro que você tiver.