Lançamento da Revista PnP nº 37
Montagem • Instalação • Manutenção
PCs • Redes • Internet

Mais útil que as outras revistas, mais atual que os livros
Boletim informativo nº 260 - 01/03/2018 Visite nosso site: www.revistapnp.com.br
Ainda não conhece a Revista PnP? Venha conhecê-la e temos certeza de que gostará!

Prezado leitor,

Temos a satisfação de anunciar a nova edição:

capa Revista PnP 37

Mais sobre a Revista PnP nº 37...

Revista PnP nº 37 - Oficinas de informática administração interna e controles, SSD versus HDD, manutenção avançada de Bulk Ink

A edição 37 da Revista PnP já está disponível.
Traz, como de costume, uma seleção de temas que consideramos importantes.
Em especial, esta edição traz o procedimento administrativo para oficinas de prestação de serviço que é explicado em nossos cursos.
Se você fez o nosso curso de Administração de Oficinas, este material será de grande valia para relembrar o que foi dito.
Se ainda não fez este curso, o conteúdo da edição 37 servirá de introdução ao assunto para quando decidir-se a vir estudar conosco.
O resumo da nova edição está em nosso site e a capa pode ser vista aqui ao lado.

Abaixo está um resumo da Revista PnP nº 37.
Para ver mais detalhes e para adquirir seu exemplar entre na página desta edição em www.revistapnp.com.br/pnp37 ou veja o quadro no final desta mensagem para pacotes e promoções.
IMPORTANTE: A Revista PnP agora usa o QRCode. Todos os links citados no texto são acompanhados pelo respectivo QRCode. Isto facilita bastante para entrar nos sites citados ou para baixar os vários documentos que são fornecidos nesta edição.



Negócios

Administração da rotina interna de uma oficina

Oficinas de prestação de serviço são empresas como as outras. Além de fazer um serviço tecnicamente correto, requerem uma administração eficiente e capaz, para garantir seu desenvolvimento e uma remuneração decente a seus donos e a todos os que participam dela. No entanto, gerenciar uma empresa de prestação de serviços é diferente de dirigir uma indústria ou uma loja, porque a oficina trabalha sob encomenda. Entenda essas diferenças, saiba como determinar o preço justo e veja técnicas simples, porém que funcionam a contento no dia-a-dia de um prestador de serviços.
• Diferenças da empresa de prestação de serviços em relação a outros ramos
• Cálculo de preço do prestador de serviços
• O fluxo interno de produção. Análise de 3 casos:

  • 1ª seqüência de fornecimento – Cliente vai na oficina e leva equipamento
  • 2ª seqüência de fornecimento – Técnico vai no cliente e faz o serviço lá
  • 3ª seqüência de fornecimento – Técnico vai no cliente e retira o equipamento

• Análise e modelos dos documentos emitidos em cada etapa:

  • Solicitação de atendimento
  • Orçamento interno
  • Proposta comercial
  • Ordem de Serviço
  • Recibo de entrega e garantia
  • Nota fiscal
  • Ordem de Serviço multi-função
• Considerações importantes sobre o BDI


Exercício profissional

Porque as oficinas não conseguem crescer?

Assim como acontece com as pessoas, o normal de toda empresa deveria ser crescer, desenvolver, contratar mais funcionários, aumentar seu campo de ação e dar tranqüilidade financeira para seus proprietários. No entanto, analisando-se o percurso de várias oficinas conhecidas, notou-se que existiram certos fatores que impediram esta trajetória de sucesso. São oficinas que acabam não crescendo, ficam pequenas e desaparecem quando seus donos se aposentam ou mudam de ramo. Porque isto acontece? Quais são os fatores que dificultam o crescimento dos prestadores de serviço? Acompanhe nossa análise, baseada em diversas oficinas conhecidas e acompanhadas pelo autor. Entre outros fatores, analisamos:
• Concorrência dos ex-colegas
• Repetir modelos
• Prejudicar-se com a legislação trabalhista
• Não delegar tarefas
• Instabilidade da economia
• Não ter capital de giro
• Misturar despesas pessoais com a da empresa
• Descontrole do fluxo de caixa
• Abandonar o dia-a-dia do negócio
• Não montar uma fonte de renda independente dos clientes/da oficina
• Falta de planejamento
• Mudanças de tecnologia
• Mudanças no mercado e na preferência dos clientes
• Falta de divulgação da marca / falta de empenho comercial
• Atender mal aos clientes
• A exceção à regra – as empresas nanicas


Técnicas de bancada

Manutenção avançada de impressoras com bulk ink

Sistemas de bulk ink estão por toda parte. Já existem até impressoras que saem de fábrica com este recurso, mas ainda há grande procura pelas adaptações, para equipamentos antigos ou para serviços especiais. Como até mesmo os sistemas originais precisam de manutenção, o bulk ink virou um importante mercado para os prestadores de serviço na área de informática.
• Tendências no mercado de impressoras
• Bulk de fábrica versus bulk ink adaptado
• Vantagem do bulk ink adaptado: tintas especiais (pigmentada, sublimática e comestível)
• Porque o bulk ink dá defeito?
• Usando um arquivo de teste e avaliação
• Defeitos mais comuns nas impressoras com bulk ink:

  1. Falha depois que imprime um determinado número de cópias
  2. Impressão falha se a impressora fica parada de um dia para outro
  3. Impressão permanentemente com falhas
  4. Cores saem misturadas
  5. Mangueira fica batendo e/ou prende o carro de impressão e/ou está rachada
  6. Mensagem de erro no cabeçote ou nos cartuchos

• Possíveis causas e soluções destes defeitos
• Pressurização no circuito de tinta
• Desentupimento do cabeçote
• Porque fazer manutenção de rotina


Atendimento ao cliente

Operadoras de celular: porque elas cobram internet mesmo sem a gente usar?

O caso analisado neste artigo ajuda a explicar certas cobranças “misteriosas” feitas nas nossas faturas do telefone celular. Este caso ocorreu com a TIM, mas é similar com as outras operadoras e, como se verá, resulta de uma mistura de questões técnicas com pitadas de desprezo pelo consumidor e de despreparo dos canais de comunicação das empresas. O fato é que, mais uma vez, é o consumidor quem sai prejudicado e, o pior, muitas vezes nem fica sabendo que está sendo cobrado indevidamente. Este é o relato de uma história real vivida por um dos nossos redatores, esperamos que ajude a mais pessoas.
• Como foi o problema com a TIM
• A maratona pelos serviços de “atendimento” ao cliente
• Como o problema foi resolvido
• A explicação técnica
• Como fazer a configuração para livrar-se da cobrança extra


Tecnologia

SSD versus HDD: uma análise comparativa

Atualmente, ao encomendar um PC é possível escolher se queremos um HDD ou SDD para armazenar os dados. Em alguns casos podemos ter os dois. Mas qual devemos escolher? Qual é o melhor? Vamos analisar estes dispositivos e explicar as diferenças entre eles, analisando suas vantagens e desvantagens.
• Explicando o que é HDD e SSD
• Breve história dos HDDs e SSDs
• Vantagens e desvantagens de cada tipo
• Discos híbridos e sistemas com dois dispositivos
• Qual deles é melhor para você?


Performance

SSD junto com HDD: acelerando o PC!

Os discos SSD competem com os HDs em vários aspectos. Devido à sua velocidade, em especial, podem ser a solução para acelerar os notebooks, geralmente mais lentos que seus equivalentes desktop. Mas porque não ficar com o melhor dos dois mundos, colocando SD e HD no mesmo notebook?
• Como acelerar um PC usando SSD
• Como os SSD podem acelerar o sistema?
• Instalação de dois discos na prática
• Alterando a localização da área de troca (SWAP) do Windows 10
• Alterando a localização dos arquivos temporários
• Alterando a localização das áreas de dados


Opinião

Será que o diploma universitário ajuda a ganhar mais ou conseguir emprego melhor?

Analisamos a situação de quem faz faculdade, em comparação com os técnicos especializados. Quem será que leva a melhor? Quem tem mais chances e condições de ganhar mais? Será que o curso universitário realmente é um upgrade de carreira?


Serviço

Correio Técnico

Seleção das dúvidas enviadas pelos leitores, devidamente respondidas por nossos especialistas. Nesta edição:
• Até quando poderei usar o Windows 7?
• Até quando vai ter upgrade gratuito para o Windows 10?
• Melhor forma de instalar Windows 10
• Como desativar o assistente Cortana?
• O que é Windows 10 versão “S” ?
• Porque não consigo apagar a fila de impressão?
• Como evitar que os usuários fiquem instalando programas perniciosos
• Micro portátil é mais lento que desktop?
• Notebook funciona bem na oficina, mas não na casa do cliente
• Quando cobrar para “dar uma olhada” ?
• Qual é o problema do técnico usar peças fornecidas pelo cliente?


Revista PnP nº 37 em um só clique (EM 3X SEM JUROS no cartão!!!):

Pacotes promocionais da Revista PnP