[Revista PnP] Boletim nº 234 - Novidades da Revista PnP e da Thecnica Sistemas
Logo Revista PnP Montagem • Instalação • Manutenção
PCs • Redes • Internet

Mais útil que as outras revistas, mais atual que os livros
Boletim informativo nº 234 - 05/05/2015 Visite nosso site: www.thecnica.com
Ainda não conhece a Revista PnP? Venha conhecê-la e temos certeza de que gostará!

Prezado

O Windows 10 é mais um passo importante da Microsoft. Ele deverá mexer com a vida de todos nós, sejamos usuários do Windows ou não, porque traz novas formas de ver as coisas. É um projeto ambicioso que fará com que a concorrência se mexa. Acompanhe as principais idéias e conceitos por trás do novo Windows, conheça as novidades e comece a preparar-se para a chegada iminente deste sistema que, nos planos da Microsoft, vai substituir todos os Windows anteriores, no plano de upgrade gratuito da empresa.

Windows 10: as idéias por trás do projeto e o que vem por aí

A Microsoft vem fornecendo versões de teste (“Build”) para que possamos acompanhar o desenvolvimento do novo Windows. Estas versões são chamadas de “Technical Preview” (prévia técnica) e já percorreram um longo caminho, mas ainda faltam algumas coisas a serem ajustadas antes que a próxima geração de sistema operacional entre em nossos PCs, tablets e telefones. Sabe-se que a Microsoft pretende lançar o Windows 10 no verão americano de 2015 (que corresponde ao inverno no Brasil).

O Windows 10 está prometendo ser a melhor versão de todos os tempos. Sem dúvida, é um projeto que está sendo conduzido de maneira bem diferente do Windows 8, até porque a maioria da equipe que produziu o Windows 8 foi substituída, inclusive o próprio presidente da empresa: Satya Nadella entrou no lugar de Steve Ballmer o qual, por sua vez, havia substituído Bill Gates. E o novo presidente não está para brincadeiras. Mudou a empresa de cima a baixo e parece estar colhendo os frutos do seu trabalho, e o Windows 10 talvez seja o mais vistoso deles.

O Windows 10 vem com muitas promessas, algumas das quais já se tornaram realidade. A partir da versão Build 10074 já existe uma prévia do Projeto Spartan, que gerou o substituto do Internet Explorer. O nome do novo browser será “Edge”, que era o nome do mecanismo de renderização do Projeto Spartan e que acabou sendo adotado como o nome do próprio browser. O Edge pretender substituir o Internet Explorer, mas não é um browser qualquer. O assistente virtual Cortana (concorrente do “Siri” da Apple) foi incorporado ao Windows 10 e, em especial, ao Edge, e ainda tem mais por vir.

O Windows Hello, por exemplo, trará autenticação biométrica ao sistema operacional, permitindo escanear o rosto, dedos ou íris do usuário, ao invés dele digitar uma senha. Já viu isto em algum lugar? Sim, nos smartphones, e é esta a meta da Microsoft, ou seja, incorporar ao Windows toda a tecnologia que está sendo criada para os smartphones, tornando compatível o ambiente desktop com o dos smartphones.

A Microsoft está dando indícios de que vai fornecer upgrades gratuitos para o Windows 10 durante um ano para quem estiver rodando Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8. A idéia é substituir todos estes sistemas pelo novo Windows 10, com o intuito de ter o Windows 10 rodando em 1 bilhão de dispositivos até 2018, uma meta ambiciosa mas perfeitamente factível, se considerarmos não só os upgrades gratuitos no Windows mas também os smartphones da Nokia (agora com a marca Microsoft Lumia) que finalmente estão conquistando seu espaço no mercado.

Blocos dinâmicos e o menu Iniciar

Com o Windows 8 a Microsoft tentou integrar os dois sistemas operacionais, de PCs com mouse e teclado aos dispositivos portáteis com telas sensíveis ao toque. A “vítima” desta integração foi o menu Iniciar do Windows 8.x, que foi retirado em favor da tela com a interface Modern e seus blocos dinâmicos. A retirada do menu Iniciar do Windows 8 causou estranheza e repulsa, mas foi só o primeiro sintoma de que a idéia principal do Windows 8 era que ele fosse usado em dispositivos móveis e com tela pequena e sensível ao toque.

Frente a esta predileção descarada pelos dispositivos com tela “touch”, os usuários dos PCs tradicionais se sentiram excluídos. Passaram a ignorar o Windows 8 ou então a utilizar programas que repunham o menu Iniciar, como o famoso Classic Shell, deixando o Windows 8 com a mesma aparência e funcionalidade do Windows 7 ou do Windows XP.

Os aplicativos (“apps”) para a interface Modern rodam com exclusividade e em tela inteira, em contrapartida ao costume dos usuários dos PCs de trabalhar com vários programas abertos ao mesmo tempo. Outro problema dos “blocos dinâmicos” (“live tiles’) do Windows 8 é que, apesar de fornecerem notificações e informações interessantes, foram desenhados para dispositivos touchscreen e telas pequenas, enquanto que a maioria dos trabalhos feitos nos PCs requerem teclado, mouse e telas grandes, carregados com dezenas de programas de diversos tipos.

A equipe do Windows 10 parece ter entendido esta situação, que afastou os usuários tradicionais do Windows da versão 8. No Windows 10 está de volta o Menu Iniciar, mas ele vem evoluído. Parece uma junção do menu Iniciar do Windows 7 com a interface Modern do Windows 8, num resultado interessante que deve agradar a todos.

Ao inicializar um PC com o Windows 10 vemos o ambiente desktop tão familiar. A barra de tarefas e seus ícones ficam em baixo, e a lixeira fica no canto superior esquerdo. Parece muito com o Windows 8, afinal de contas... No entanto, basta apertar o botão Iniciar e você será saudado pelo novo menu, com suas modificações que sem dúvida melhoram o visual e a usabilidade.

Os aplicativos mais usados ficam arrumados numa coluna. Pressione o botão “todos os aplicativos” , e encontrará todas aquelas pastas que temos usado desde o Windows 95. Ao lado disto tudo ficam os blocos dinâmicos animados do Windows 8. Eles podem ser arranjados em grupos, que podem ganhar um nome (exatamente como acontecia no Windows 8). Se apertar o botão “Maximizar” ganhamos uma versão em tela cheia do menu iniciar.

Novos recursos: apps em janelas, desktops virtuais, browse Edge e Cortana

Ao invés de rodar em tela cheia, quando se clica ou toca num bloco dinâmico os aplicativos “Modern” abrem numa janela no modo tradicional do Windows. Só será em tela cheia se o usuário quiser. Esta é uma novidade bem-vinda, permitindo experimentar a nova estética que a Microsoft introduziu com os blocos dinâmicos mas sem sacrificar a aparência clássica do Windows. Pode-se colocar vários aplicativos Modern ao redor, deixá-los com a metade do tamanho ou, ainda, minimizar para ver outro aplicativo ou maximizar para pegar a tela toda.

O Windows 10 permite trabalhar de maneira mais ágil, graças à possibilidade de criar vários desktops virtuais. Ao clicar no botão “Tarefas” aparece uma listagem de todos os aplicativos abertos. Uma caixa preta que fica na parte de baixo da tela permite criar um desktop virtual, um espaço de trabalho independente, como os que sempre existiram no Linux e há um bom tempo também nos Apple MacIntosh.

Pode-se, digamos, abrir um desktop para todos os aplicativos que você usa para trabalhar, outro desktop para jogos e um terceiro desktop só para as redes sociais. Apesar de ser um recurso que já existe há tempos nos outros sistemas, é bom ver a Microsoft entrando nesta onda também pois facilita o uso do computador.

A combinação de teclas Ctrl+Windows alterna entre os desktops que foram abertos, mostrando uma pequena animação. É possível também dar um clique com o botão direito num aplicativo quando está no modo de visualização de tarefas e escolher um desktop específico onde deseja trabalhar.

O Internet Explorer tem tido o browser preferido de muita gente, mas no Windows 10 ele estará sendo substituído pelo Edge. Este traz um mecanismo de renderização totalmente novo, que promete melhor a performance ao mesmo tempo em que traz novas funcionalidades. O sistema Cortana de reconhecimento de voz é um deles e vai funcionar ativamente nas buscas, da seguinte forma: digamos que você está no site de um restaurante, será possível encontrá-lo no mapa junto com dicas de outros restaurantes, tudo isto pela voz. Isto é interessante, mas talvez o melhor seja a possibilidade de fazer anotações diretamente nas páginas Web, recortar seções que sejam de interesse para dentro do One Note e compartilhar por email ou numa rede social.

Integração automática: Continuum, Centro de ações e Cortana

Aqui está uma das coisas do Windows 10 que tem o potencial de ser realmente algo revolucionário e que está no centro da estratégia da Microsoft. Estamos falando do Continuum, um recurso que cuida da interface, Ele permite ter recursos específicos de cada dispositivo, de PCs desktop com telas grandes até as pequenas telas dos smartphones, passando pelos tablets.

Pensemos num notebook conversível em tablete, como por exemplo o Microsoft Surface Pro 3. Basta retirar o teclado base para que um aviso apareça perguntando se deseja mudar para o “modo tablet”. Caso afirmativo, todos os aplicativos que estiverem rodando no desktop vão transformar-se em tela cheia, na versão Modern, mais adequada para telas pequenas sensíveis ao toque. Isto também inclui aplicativos tradicionais do Windows para desktop. Será possível usar todos os gestos que estamos acostumados nos smartphones e tablets, mas basta ligar o teclado de volta para retornar ao modo desktop, ou então pressionando o botão “modo tablete” no “centro de ações” do Windows 10

O Centro de Ações controla todas as notificações que foram recebidas, com o evento mais recente no topo. Existe também um novo aplicativo para as “Configurações”, que substitui o Painel de Controle e que junta todas as várias coisas que se pode ajustar dentro de um menu único e com ferramenta de busca.

O Windows 10 tem uma pequena barra de busca perto do botão Iniciar Ao tocar nesta barra de busca ou dar um tapinha no microfone basta dizer “Olá Cortana” (desde que tenha ligado este recurso) e você será saudado pelo Cortana, o assistente virtual do Windows 10. Ele é capaz de procurar arquivos no seu PC, agendar compromissos e fazer coisas mais mundanas como pegar informações de um vôo ou saber a previsão do tempo.

Enquanto estou escrevendo este artigo o Cortana ainda não está totalmente funcional, principalmente em português, mas este assistente virtual é parte importante dos planos da Microsoft para levar o Windows 10 para todos os dispositivos, em todos os lugares. Como o Cortana já estará presente nos smartphones e nos tablets, ficará fácil aprender a usá-lo e nos acostumarmos com ele para usá-lo também em nossos PCs e notebooks. É possível mudar as preferências do recurso para ajustá-lo às coisas que estamos mais acostumados a fazer, de maneira similar à do Google Now. Da mesma forma, é possível deixar certos recursos indisponíveis para preservar sua privacidade. À medida que o Cortana começa a conhecer o usuário, ele vai tentar ser mais útil para que seja mais usado, esta é a idéia.

Esta parte é importante. A habilidade do Cortana de entender a linguagem natural (aquela que falamos no dia-a-dia) vai estar continuamente melhorando à medida que milhões de pessoas (a Microsoft espera que sim) comecem a conversar com o Cortana em seus PCs, graças ao upgrade gratuito para Windows 10 que a empresa pretende oferecer. Esta de multidão de usuários vai melhorar a funcionalidade do assistente virtual,permitindo que “ele” vá “aprendendo” a fazer tarefas cada vez mais complicadas, como por exemplo perguntando coisas como “Quem é o nosso presidente” ou “Qual é o nome do esposo da nossa presidenta” sem enganar-se...

Aplicativos Universais, que rodam em todos os lugares

Os “apps” serão parte importante para atingir a meta de ter o Windows 10 trabalhando em todos os lugares, incluindo smartphones e dispositivos como os consoles de jogos. Para chegar lá, a Microsoft pretende ter aplicativos universais que existirão em PCs e também nos dispositivos móveis, e que terão a capacidade de se auto-ajustarem a diferentes tamanhos de tela e de dispositivos de comando.

Por exemplo, o “Fotos” será o novo aplicativo para lidar com fotografias. Ele pode escanear seus dispositivos e também a conta do OneDrive em busca de fotos para ordená-las dentro de uma coleção gigante. O Fotos funcionará em dispositivos móveis, também, mas parece que este recurso ainda vai demorar um pouco para aparecer. O aplicativo também vai melhorar todas as fotos que ele encontrar, retirando olhos vermelhos e ajustando os níveis de cores e de exposição. O processo é opcional, se você não gostar das mudanças, elas podem ser desfeitas sem afetar o arquivo original. O app Fotos pode ser usado para editar fotografias por nossa conta, também, mas ele não está fadado a substituir aplicativos poderosos como o Adobe Photoshop ou Lightroom, mas pretende ser uma ferramenta simples para manusear e tratar suas fotos caseiras.

Foi adicionado também um aplicativo denominado Xbox. Ele permite ver o que seus amigos estão fazendo e trocar mensagens com eles, ver os resultados conseguidos e assistir a clipes dos jogos que as pessoas gravaram. A Microsoft pretende trazer a experiência total que se tem com o Xbox para dentro dos PCs rodando Windows 10, permitindo inclusive baixar games do console Xbox One diretamente para dentro do PC.

Ainda não se sabe muito do Windows 10 nos smartphones, mas sabe-se que haverá aplicativos universais como Mail, Calendar e o novo app Fotos rodando tanto nos fones quanto nos PCs. Haverá configurações a serem feitas em cada determinado dispositivo, um PC desktop sem uma câmera não via precisar de um app de câmera, por exemplo. Mas a experiência universal e unificada deve tornar as coisas mais fáceis para os desenvolvedores de software que tentam fazer seus programas rodar em tantas plataformas quanto conseguirem, isto abre um mundo de oportunidades.

À prova do futuro

O Windows 10 não vai consertar tudo o que é considerado antigo nos PCs, mas as mudanças feitas em cima das críticas ao Windows 8 fizeram uma boa diferença no sistema operacional. E isto é crucial para o futuro do Windows, pois significa que a Microsoft está ciente do quadro maior: os PCs ficaram antigos, e a computação móvel é a onda do momento.

Desktops e laptops ainda são responsáveis pelo trabalho pesado em termos de computação, mas os tablerts e smartphones há anos roubaram a cena. Os sistemas operacionais do futuro precisarão trabalhar duro para diminuir o espaço entre estes dois polos. Já foram vistos passos nesta direção dados pela Apple, com a habilidade do OS X Yosemite's para lidar com arquivos, e-mails e chamadas vindas dos telefones e tablets. Alguns apps Android apps estão sendo incorporados ao browser Chrome do Google, o que pode ser um indicativo interessante para saber a direção para onde o Google está caminhando.

A visão da Microsoft do sistema operacional ideal para o amanhã é grandiosa. O objetivo é oferecer uma experiência unificada entre dispositivos de todos os formatos e tamanhos, e para tanto um aplicativo que se auto-modela faz todo o sentido. Ícones para serem tocados e teclas de retorno quando se está num fone ou tablete, e aplicativos em janelas quando estivermos equipados com mouse, teclado e monitores grandes. E também tem o Windows 10 no Xbox One. Podemos não querer rodar o Excel nos nossos consoles de jogos, mas o fato do console de jogos da Microsoft e poder compartilhar aplicativos com os acaba pondo um bocado de potência nas mãos dos desenvolvedores.

O Windows 8 foi feito com o sonho de nos levar até este futuro ideal, mas os usuários reclamaram pela ineficiência do enfoque tudo-em-um que, na verdade, era mais voltado aos dispositivos móveis. Com o Windows 10, a Microsoft parece estar fazendo as coisas de uma maneira melhor.

Windows 10 Pro Technical Preview build 10074 32 bit - Para quem quer facilidade, a Thecnica Sistemas oferece a mais recente versão do Windows 10 devidamente gravada em DVD, pronta para usar. Novo! A versão que vem neste DVD é do tipo “technical preview” (prévia técnica), sendo destinada aos testes a serem feitos por empresas, técnicos, desenvolvedores e usuários entusiastas. O Windows 10 Technical Preview poderá ser consideravelmente modificado antes de ser lançado comercialmente, mas esta já é uma versão estável e pode ser usada gratuitamente até o lançamento da versão final, prevista para ser lançada em meados de 2015. À medida que forem saindo novos builds (versões de teste) este DVD irá sendo atualizado.
Ver mais detalhes e encomendar
DVD de Service Packs da Thecnica Sistemas Versão 3.12 do DVD de Service Packs e Utilitários - Atualização do nosso tradicional DVD, com importantes melhoramentos. Novo! Destaque para a inclusão do Update 1 para Windows 8.1, que nos livra de um download de 1,3 GB, uma mão-na-roda para quem faz muitas instalações ou não tem uma boa conexão de internet. Traz também as versões 2015 dos antivírus AVG e AVAST, Java 8, Skype 7 Offline, Aida 64 5 Extreme Edition, isso sem falar do Service Pack 1 para o Office 2013 (um download de 1,5 GB), Ccleaner 5, Service Pack 2 para Office 2010, programas para passar o instalador do Windows para o pendrive, o SYSPREP para passar o Windows de um micro para outro sem ter que reinstalar, além das versões atualizadas para instalação off-line dos principais antivírus gratuitos, como AVG 2015 FULL e AVAST 10.

Fora isto, todo o restante foi revisado e verificado – foram feitas 27 atualizações para você perder o mínimo de tempo em suas instalações e manutenções e economizar tempo de internet. Estas melhorias deixam nosso DVD ainda mais completo para quem lida na bancada e, principalmente, para quem não tem uma boa conexão de internet.
Ver mais detalhes e encomendar

Adobe CS6 Master Collection CS6 - O mais famoso pacote de aplicativos agora está disponível também na Thecnica! Novo! Quem perdeu sua mídia de instalação ou deseja apenas conhecer os produtos da Adobe pode encomendar conosco os instaladores, ao invés de puxar pela internet os 13 GB de arquivos aqui contidos em 2 DVDs de 8,5 GB.
Baixado direto do site da Adobe e testados por nossa equipe, este pacote traz programas importantes como Photoshop, InDesign, Illustrator, Première, Acrobat Pro e tantos outros, indispensáveis aos profissionais da informática.
Importante: Fornecemos apenas os arquivos de instalação e não a licença do produto. Mas você pode usar a licença que já tem ou a mesma licença que estiver instalada nos micros dos seus clientes onde esteja fazendo manutenção. Existem métodos alternativos de ativação, mas não recomendamos seu uso pois podem comprometer a segurança do sistema.
Ver mais detalhes e encomendar
Adobe CS2 gratuito - O mais usado pacote de aplicativos da Adobe, roda no Windows 2000, XP, 7 e 8!
Novo! Vem com Photoshop, IndeSign, Illustrator, Acrobat 7 Pro e outros programas, e o melhor de tudo é que a ativação deste produto agora é automática e gratuita. Quem perdeu sua mídia de instalação ou deseja apenas conhecer os produtos da Adobe agora pode encomendar conosco os instaladores, ao invés de baixar pela internet os quase 2 GB de arquivos deste DVD.
Baixado direto do site da Adobe e testado por nós mesmos, este pacote traz programas importantes como Photoshop, InDesign, Illustrator e Acrobat Pro, indispensáveis aos profissionais da informática.
Apesar de ser antigo e em inglês, este pacote continua funcionando e tem a vantagem de poder ser usado gratuitamente, o que é ótimo para quem precisa destes programas e não quer se arriscar na pirataria.
Importante: Fornecemos apenas os arquivos de instalação e não fornecemos a licença do produto, que deve ser adquirida da Adobe e seus representes. Mas, segundo a Adobe, você pode usar a licença que já tem ou a mesma licença que estiver instalada nos micros dos seus clientes onde esteja fazendo manutenção ou, ainda, poderá ativar com o número de série fornecido pela Adobe e que acompanha o DVD, só para experimentar os programas.
Ver mais detalhes e encomendar
DVD de instalação do Windows 8.1 tudo-em-em (AIO) + Update 1 - Percebemos que muita gente está com dificuldade para instalar o Windows 8.1 e depois fazer a atualização para o Update 1, que é obrigatória para continuar entrando no Windows Update. Novo! O problema é que existem dezenas de instaladores, cada um em um formato de arquivo, para uma versão do Windows 8.1 e para uma marca de equipamentos, e o pior é que nos micros novos o fabricante não fornece a mídia de instalação.
Para complicar, depois da instalação ainda é preciso aplicar o Update 1, que significa pelo menos 1 GB de download pela internet.
A versão 2.0 do nosso instalador do Windows 8.1 ajuda a resolver este problema, pois além de trazer nosso acervo de instaladores do Windows 8.1, os mesmos que usamos em nossos testes, ainda vem com os arquivos do Update 1 prontos para serem aplicados.
Os instaladores são cópia fiel dos originais da Microsoft feitos para o varejo. O que fizemos foi experimentar todos eles e depois juntar os melhores num DVD do tipo AIO (tudo-em-um), isto é, contendo todas as versões de 32 e de 64 bits. Só não traz as versões OEM, ou seja, feitas especificamente para determinado fabricante de computador (“VL”), pois seria impossível reunir todas em um único DVD.
De quebra, no mesmo DVD ainda estão os programas necessários para passar o instalador do DVD para um pendrive, de modo a fazer a instalação em micros que não têm leitores de DVD.
É importante dizer que não fornecemos os números de série e nem a licença de uso ou os ativadores, ou seja, você precisa ter o seu próprio número de série para conseguir ativar estas cópias. Fornecemos apenas e tão somente os melhores instaladores que conseguimos encontrar até o momento, a ativação é por conta de cada um.
Para comprar e ver mais detalhes:
DVD versão 2 de instalação AIO (Todas as versões) do Windows 8.1 + Update 1
Revista PnP nº 32 - A mais recente edição da Revista PnP!
Destaque para a virtualização com o VirtualBox, para o fim do Windows XP e para a manutenção de impressoras com bulk ink. Esta edição reflete o nosso dia-a-dia lidando com informática e outros assuntos técnicos. Tudo o que trazemos aqui saiu dos nossos testes, pesquisas e tribulações nesta área pois, afinal de contas, parece que tudo o que fazemos hoje em dia em nossos lares e empresas passa por algum aparelho ou tecnologia... Temos também a sessão “Correio Técnico”, a favorita dos leitores, tudo isso preparado com aquele cuidado e carinho típico da Revista PnP.
Ver mais detalhes e encomendar seu exemplar
Pacote promocional edição 27 até 32 - De 119,40 por R$ 109 + frete

Pacotes promocionais da PnP

A Revista PnP é tão útil para seus leitores que eles gostam de ter todas as edições. Isso porque, diferentemente dos outros periódicos, a PnP faz uma abordagem profunda e duradoura dos assuntos, sendo que os mais complicados cobrem 2 ou mais edições. Pacote promocional da PnP

Os pacotes promocionais existem justamente para facilitar que as coleções sejam completadas, de maneira prática e econômica. Ao adquirir uma coleção você ganha um bom desconto e garante a entrega de suas revistas prediletas.

As edições que estavam esgotadas foram reeditadas em processo digital, permitindo que os leitores completem suas coleções.

DICA: Se você já possui uma ou mais edições da PnP também pode utilizar os pacotes: basta pedir para substituir a edição que já possui por outra de valor igual ou inferior. Por exemplo: você já tem a edição 10, nesse caso pode adquirir o pacote das edições 7 a 12 pedindo para trocar a edição 10 pela 13. Para tanto, basta nos avisar por email ou telefone, ou, ainda, escrever no campo “Instruções para o correio”, ao fazer seu pedido, qual é a troca desejada.
Os pacotes promocionais que sugerimos estão listados abaixo:
  • Edições 1 a 6 - de R$ 98,40 por R$ 79
  • Edições 7 a 12 - de R$ 91,40 por R$ 79
  • Edições 13 a 18 - de R$ 103,40 por R$ 89
  • Edições 19 a 24 - de R$ 110,40 por R$ 99
  • Edições 25 a 30 - de R$ 117,40 por R$ 99
(preços promocionais válidos até 31/05/2015)
Você pode pagar em até 3X sem juros usando seu cartão de crédito, ou á vista com boleto bancário.

• Para encomendar e ver mais opções de pacotes promocionais, assinaturas e edições avulsas podem ser vistas em www.thecnica.com/pnp

• Para mais informações sobre compras em nosso site, formas de pagamento e outros assuntos consulte nosso FAQ em www.thecnica.com/faq

Revista PnP nº 33

Muitos leitores estão nos perguntando a respeito da edição 33. Finalmente podemos dizer que a nova edição está para chegar, depois de toda a mexida na economia que marcou o final de 2014 e início de 2015. Os principais assuntos abordados serão estes:
  • Windows 10, características e significado
  • Edição profissional de arquivos MP3
  • Entendendo e usando os geradores de energia elétrica
  • Técnicas de revisão de PCs e como cobrar um serviço destes
  • Desenvolvimento de sites com o Webmatrix
  • Casos da vida real: tem cada situação engraçada (só que a gente não pode rir...)
  • Correio técnico: as dúvidas mais interessantes enviadas pelos leitores
Assim que tivermos novidades publicaremos em nosso site, aguarde!