[Revista PnP] Boletim nº 228 - Mudança no registro permite ao Windows XP e Server 2003 continuar atualizando pelo Windows Update
Logo Revista PnP Montagem • Instalação • Manutenção
PCs • Redes • Internet

Mais útil que as outras revistas, mais atual que os livros
Boletim informativo nº 223 - 29/04/2014 Visite nosso site: www.thecnica.com
Ainda não conhece a Revista PnP? Venha conhecê-la e temos certeza de que gostará!

Prezado

Temos uma boa notícia para os usuários do Windows XP e do Server 2003: uma pequena alteração no Registro permite continuar recebendo atualizações críticas por mais 5 anos. A mudança faz o sistema comportar-se como se fosse do tipo “POSReady”, usado em sistemas embutidos (“embedded”). Nem todas as atualizações necessárias ficarão disponíveis, mas aumenta muito a segurança e permite estender a vida útil do produto até 2019, desde que se tome alguns cuidados. Veja como:

Mudança no registro permite ao Windows XP e Server 2003 continuar atualizando pelo Windows Update

O Windows XP é de longe o mais bem sucedido e popular sistema operacional de todos os tempos. Até por causa deste sucesso, o Windows XP teve inúmeras versões, além das tradicionais Home Edition e Professional, sem falar do Windows Server 2003, construído em cima da plataforma do XP. É justamente devido a uma destas versões que este pequeno truque permite ampliar o prazo para que os usuários fiéis do Windows XP continuem a receber atualizações para o sistema através do Windows Update, mesmo que o suporte ao Windows XP tenha terminado em 8 de abril de 2014.

Com efeito, devido ao final do suporte a Microsoft vem incentivando todos os usuários de Windows XP a abandonar este sistema e migrar para o Windows 7 ou o Windows 8. O problema é a grande maioria dos computadores que rodam o Windows XP não têm potência suficiente para rodar o Windows 7 ou 8, então estas máquinas estariam fadadas a virarem sucata, o que é uma pena pois muitas vezes são computadores bons e que estão servindo perfeitamente aos seus usuários. Mas o final do suporte do XP significa uma enorme brecha de segurança, pois é inviável ficar entrando na internet com um sistema antigo como o XP sem fechar as brechas de segurança que são descobertas a cada dia.

Felizmente para os adeptos do Windows XP esta limitação imposta pela Microsoft pode ser bem atenuada. Estudiosos do sistema descobriram um pequeno truque que faz com que determinada instalação de XP se comporte como se fosse uma versão do tipo “embeded” (embutido), ou seja, uma versão do XP para ser usada em caixas eletrônicos, caixas de supermercados, robótica e similares.

Fazendo a alteração

A modificação é bastante simples. Basta utilizar o bloco de notas do Windows para criar um arquivo com a extensão .REG e com o conteúdo abaixo:

Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMWPAPosReady]
"Installed"=dword:00000001

Para facilitar, o arquivo pronto pode ser baixado de nosso site, usando este link. Uma vez de posse deste arquivo, é só ir na máquina com XP ou Server 2003 que deseja atualizar e clicar duas vezes em cima do arquivo, para adicionar seu conteúdo ao registro do Windows instalado naquela máquina. Feito isto, reinicialize o computador e entre no Windows Update. Verá que existem várias atualizações e aperfeiçoamentos a serem baixados. Fizemos o teste em computadores com o Windows XP Professional e com o Windows Server 2003, funcionou perfeitamente e nos permitiu aumentar a vida útil destas máquinas que já estavam condenadas à sucata...

Segundo o famoso site ZDNET, o comentário de um representante da Microsoft à esta “gambiarra” foi o seguinte:

Ficamos sabendo de um truque que supostamente permite fazer atualizações de segurança no Windows XP. As atualizações de segurança que podem ser instaladas desta forma são para as versões de Windows Embedded e para o Windows Server 2003, e não protegem totalmente os usuários de Windows XP. Mesmo com este truque, os usuários de Windows XP continuam correndo um sério risco, pois estas atualizações não estão sendo testadas com o Windows XP. A melhor maneira dos usuários de Windows XP protegerem seus sistemas é atualizar para um sistema operacional mais moderno, como Windows 7 ou Windows 8.1.

Realmente, o Windows XP pode não ser mais um sistema seguro, mesmo com este aumento da quantidade de atualizações para ele que passam a ficar disponíveis com este truque. No entanto, é muito melhor ter estas atualizações, mesmo sem estarem totalmente testadas com ele, do que rodar um XP desatualizado. Em relação ao Windows Server 2003, no entanto, as atualizações são testadas e permitem estender bastante a vida útil dos servidores que utilizam este sistema, que existem em grande número aqui no Brasil. São máquinas caras e que rodam sistemas críticos, que custam caro para as empresas trocar simplesmente porque a Microsoft não quer mais manter o Windows atualizado.

O que achamos disto tudo?

O que nos parece, em realidade, é que com o comentário acima a Microsoft está “lavando as mãos”, como se diz na gíria. Eles estão se isentando de responsabilidades por qualquer coisa que não funcione a contento, até porque venderam suas cópias de Windows XP já vários anos, e é perfeitamente compreensível que queiram enterrar o XP o quanto antes, em favor de produtos mais novos, estáveis, seguros e, claro, mais rentáveis.

Para os usuários de XP e do Server 2003, no entanto, a história provavelmente é bem diferente. O produto vendido no varejo e que acompanhava os computadores deve ser, por definição, muito parecido ou, ao nosso ver, literalmente o mesmo produto. Quem já teve oportunidade de lidar com o Windows XP embutido em certos produtos, notadamente em sistemas de pontos de venda, já pôde constatar que o produto é exatamente igual ao XP do varejo, só que vem com alguns drivers e recursos a mais, e não a menos. E isto é fácil de entender, se você se imaginar no lugar de um desenvolvedor de produtos da Microsoft, e tivesse que criar um XP para vir embutido, teria um trabalhão para criar um produto novo, ou usaria algum já existe e faria apenas as modificações necessárias? Pois é, a resta é óbvia. Tornar a versão embutida (“POS edition”) tão parecida quanto possível do que a versão para o varejo permite que os fabricantes de equipamentos e de software para eles adaptem-se às novas versões tão fácil e rapidamente quanto possível.

Desta forma, os desenvolvedores de software para os POS podem trabalhar e testar seus produtos num computador desktop comum. Os vendedores de sistema têm apenas o trabalho mínimo, pois bastas reembalar o produto. Por exemplo, o fabricante Dell fez isso com alguns de seus computadores, transformou-os em “Windows POSReady”. O modelo Optiplex XE (designed for POSReady 2009) foi divulgado como sendo uma plataforma POS (Point of Sale, ou Ponto de Venda) e é exatamente igual ao modelo correspondente vendido no varejo, mas com destaque para o fato de que ele era “OEM and POS-ready” em dois tamanhos disponíveis, com um projeto facilmente adaptável e com bastante tolerância ao calor, permitindo que sejam instalados nos pequenos espaços disponíveis em baixo dos balcões das lojas. Fora isto, este modelo era vendido com coisas que só mesmo o varejo usa, como porta serial RS-232, que foram abolidos há anos dos PCs, mas que ainda são usadas para ligar balanças, leitores de código de barras e impressoras nos estabelecimentos comerciais.

Voltando às atualizações para o XP e Server 2003, a Microsoft afirma que as atualizações que aparecem depois que se hackeia o Windows XP são “destinadas aos usuários de sistemas Windows Embutido e do Windows Server 2003, e não vão proteger totalmente os usuários de Windows X”.

Esta afirmação é estranha. Se fizermos um retrospecto, em março de 2009 a Microsoft lançou um novo produto — uma nova edição de Windows — baseada no Windows XP. O produto se chamada Windows Embedded POSReady 2009 e foi lançada 2 anos depois que saiu o Windows Vista, um pouco antes do lançamento do Service Pack 2 para Windows Vista e apenas 6 meses antes do lançamento do Windows 7.

A pergunta que surge, portanto, é porque em 2009 a Microsoft escolheu dar mais estes 10 anos de vida ao Windows XP? Dizemos isto porque se o Windows Embedded POSReady saiu em 2009, seu ciclo de suporte vai até 2019. É difícil entender o que justificaria isto, mas vendo a questão hoje em dia podemos dizer que o fato poderia ter sido percebido e evitado, ou então foi percebido mas acharam que não haveria problema.

A pergunta que não quer calar neste ponto é: uma vez que este procedimento de atualizar o Windows XP caiu no conhecimento público, o que a Microsoft deveria fazer? Em nossa opinião, a Microsoft deveria liberar novamente a atualização do Windows XP e do Server 2003 pelo Windows Update, até acabar realmente o ciclo do produto, em 2019. Isto poderia ser feito facilmente no software do Windows Update, e seria uma medida bem-vinda aos antigos e fiéis usuários do Windows XP e Server 2003. Se isto realmente virá para o bem deles é uma questão a ser discutida no futuro, isto é, se foi melhor eles ficarem com seus sistemas antigos ou migrarem para algo mais moderno.

Lançamento - mídias de instalação do Windows XP versões Professional e Home

Continuando com nosso programa de disponibilizar nossa biblioteca de softwares, chegou a vez de lançarmos nossa versão do Windows XP. O pacote vem com dois CDs, um para a versão Professional e outro para a Home Edition, ambos já com SP3. São as versões originais da Microsoft, sem qualquer intervenção, sem vírus, adware ou qualquer outra coisa que não viesse nos discos originais.

A instalação é automatizada, vem com um número de série genérico para completar a instalação, mas depois você precisará informar seu próprio número de série, visto que a aquisição deste produto não equivale à compra de uma licença de uso do produto.

Depois da instalação, aplique a correção acima explicada e faça todas as atualizações disponíveis, e ficará com suporte ao produto até o ano de 2019. É uma grande oportunidade para reaproveitar aqueles equipamentos antigos, principalmente com a versão Home Edition, que é bastante leve e consome pouca memória RAM.
Ver mais detalhes e encomendar

Lançamento - mídias de instalação do Windows Server 2003, 2008, 2008 R2 e 2012

Ainda dentro do nosso programa de disponibilização da nossa biblioteca de softwares, aproveitamos também para oferecer os instaladores das versões Server do Windows. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, desde o levíssimo e confiável Server 2003 até o novíssimo Server 2012, passando pelo popularíssimo Server 2008 R2.
O Windows Server 2003 beneficiou-se do recurso mostrado acima, extendendo o suporte até 2019. Com isto, este sistema poderoso, leve e confiável pode ser usado durante alguns anos a mais.
Mais informações sobre o Windows Server 2003 (mostrado em detalhes na Revista PnP nº 9 e na Revista PnP nº 11)
Mais informações sobre o Windows Server 2008 (mostrado em detalhes na Revista PnP nº 17)
Mais informações sobre o Windows Server 2008 R2 (mostrado em detalhes na Revista PnP nº 17)
Mais informações sobre o Windows Server 2012 (a ser mostrado nas futuras edições da Revista PnP)

Mais novidades da Thecnica Sistemas

Revista PnP nº 31 - A edição atual da Revista PnP já está nas bancas!
Só com material inédito, o tema de capa é o Windows 8.1, que consideramos ser o sucessor não só do Windows XP como também do popular Windows 7. Veja nossa extensa e detalhada análise, dicas de instalação, como fica a pirataria, como é o funcionamento, como foram nossos testes, e chegue às suas próprias conclusões. A PnP nº 31 traz também outros artigos igualmente interessantes sobre as imagens ISO, técnicas de limpeza com o Spybot, informática na 3ª idade, consumo de memória RAM e a volta dos “Casos da vida real”, mostrando situações acontecidas com nossa equipe. Temos também a sessão “Correio Técnico”, a favorita dos leitores, tudo isso preparado com aquele cuidado e carinho típico da Revista PnP.
Ver mais detalhes e encomendar seu exemplar
Pacote promocional edição 26 até 31 - De 119,40 por R$ 108 com frete por nossa conta!
Reimpressão das edições esgotadas da PnP - As edições 4, 5, 6 e 14 da Revista PnP estavam esgotadas, mas foram reeditadas no processo digital e voltaram ao nosso estoque. Para facilitar a leitura e marcar esta série especial elas são encadernadas com espiral plástica, mais um capricho da Thecnica Sistemas.
As reedições podem ser adquiridas individualmente ou dentro de um pacote promocional.
Aliás, todos os pacotes promocionais da Revista PnP estão disponíveis novamente, você já pode completar sua coleção!
Pacote promocional edições 1 a 6 - de R$ 98,40 por R$ 79 (20% desconto!)
Pacote promocional edições 7 a 12 - de R$ 91,40 por R$ 79 (14% desconto!)
Pacote promocional edições 13 a 18 - de R$ 103,40 por R$ 89 (14% desconto!)
Revista PnP nº 4 (reedição) (Reparação de placa-mãe e instalação profissional do Windows)
Revista PnP nº 5 (reedição)
Revista PnP nº 6 (reedição)
Revista PnP nº 14 (reedição)
DVD de Service Packs da Thecnica Sistemas Versão 3.08 do DVD de Service Packs e Utilitários - Atualização do nosso tradicional DVD. Ele já é compatível com o Windows 8.1 Update 1 e traz duas novas seções: programas para passar o instalador do Windows para pendrive, e o SYSPPREP, para generalizar uma instalação de Windows e permitir que se mude o hardware sem ter que reinstalar o Windows do zero. Fora isto, vem com o Internet Explorer 11 FULL, SP2 para Office 2010, novas versões dos antivírus AVG, Avast e Microsoft, Adobe Flash Plugin e Adobe Shockwave Plugin. Estas melhorias deixam nosso DVD ainda mais completo para quem lida na bancada e, principalmente, para quem não tem uma boa conexão de internet.
Ver mais detalhes e encomendar
DVDs de instalação do Windows 7 SP1 e 8.1 - Percebemos que muita gente está com dificuldade para instalar ou reinstalar seus Windows. Existem dezenas de instaladores, cada um em um formato de arquivo, para uma versão de Windows e para uma marca de equipamentos, e o pior é que nos micros novos o fabricante não fornece a mídia de instalação. Cientes desta situação, resolvemos disponibilizar nosso acervo de instaladores do Windows, os mesmos que usamos em nossos testes.
Para começar, disponibilizamos os instaladores do Windows 7 SP1 e do novo Windows 8.1.
Cada um deles vem em um DVD contendo todas as edições disponíveis para aquela versão, em 32 e 64 bits. Os instaladores são cópia fiel dos originais da Microsoft feitos para o varejo, o que significa que eles podem ser instalados na grande maioria dos equipamentos, mesmo aqueles que vieram de fábrica com o Windows instalado. O que fizemos foi experimentar cada uma delas, ver onde podem ser instaladas e juntar as melhores num DVD do tipo AIO (tudo-em-um), isto é, contendo todas as versões de 32 e de 64 bits.
De quebra, no mesmo DVD ainda estão os programas necessários para passar o instalador do DVD para um pendrive, de modo a fazer a instalação em micros que não têm leitores de DVD.
É importante dizer que não fornecemos os números de série e nem os ativadores, ou seja, você precisa ter o seu próprio número de série (ou seu ativador) para conseguir ativar estas cópias. Fornecemos apenas e tão somente os melhores instaladores que conseguimos encontrar até o momento.
Para comprar e ver mais detalhes:
DVD de instalação AIO (Todas as versões) do Windows 7 SP1
DVD de instalação AIO (Todas as versões) do Windows 8.1

Pacotes promocionais da PnP

A Revista PnP é tão útil para seus leitores que eles gostam de ter todas as edições. Isso porque, diferentemente dos outros periódicos, a PnP faz uma abordagem profunda e duradoura dos assuntos, sendo que os mais complicados cobrem 2 ou mais edições. Pacote promocional da PnP

Os pacotes promocionais existem justamente para facilitar que as coleções sejam completadas, de maneira prática e econômica. Ao adquirir uma coleção você ganha desconto e não paga o correio — ele fica por nossa conta!

As edições que estavam esgotadas foram reeditadas em processo digital, permitindo que os leitores completem suas coleções.

DICA: Se você já possui uma ou mais edições da PnP também pode utilizar os pacotes: basta pedir para substituir a edição que já possui por outra de valor igual ou inferior. Por exemplo: você já tem a edição 10, nesse caso pode adquirir o pacote das edições 7 a 12 pedindo para trocar a edição 10 pela 13. Para tanto, basta nos avisar por email ou telefone, ou, ainda, escrever no campo “Instruções para o correio”, ao fazer seu pedido, qual é a troca desejada.
Os pacotes promocionais que sugerimos estão listados abaixo:
  • Edições 1 a 6 - de R$ 98,40 por R$ 79
  • Edições 7 a 12 - de R$ 91,40 por R$ 79
  • Edições 13 a 18 - de R$ 103,40 por R$ 89
  • Edições 19 a 24 - de R$ 110,40 por R$ 99
  • Edições 25 a 30 - de R$ 117,40 por R$ 99
(preços promocionais válidos até 31/05/2014)
Você pode pagar em até 3X sem juros usando seu cartão de crédito, ou á vista com boleto bancário.

• Para encomendar e ver mais opções de pacotes promocionais, assinaturas e edições avulsas podem ser vistas em www.thecnica.com/pnp

• Para mais informações sobre compras em nosso site, formas de pagamento e outros assuntos consulte nosso FAQ em www.thecnica.com/faq