[Revista PnP] Boletim nº 195 - Tensões mínimas e máximas para ligar um computador, e outros assuntos
Logo Revista PnP Montagem • Instalação • Manutenção
PCs • Redes • Internet

Mais útil que as outras revistas, mais atual que os livros
Boletim informativo nº 195 - 15/12/2011 Visite nosso site: www.thecnica.com
Ainda não conhece a Revista PnP? Venha conhecê-la e temos certeza de que gostará!

Prezado

Nesta edição do nosso boletim informativo continuamos mostrando algumas das questões e problemas que os leitores nos relataram. As questões mais comuns ou mais interessantes vão para a tradicional seção “Correio Técnico” da Revista PnP, mas enquanto isto não acontece você tem em nosso site a chance de sanar sua dúvida ou resolver aquela situação para a qual não está achando a saída. Se a resposta não for encontrada lá, sempre resta a opção de contatar nossos suporte técnico pelo email leitor@revistapnp.com.br onde fazemos o possível para responder a todas as perguntas que nos chegam.

Veja o que escolhemos das últimas perguntas e respostas, esperamos que sejam úteis para você também (clique nos titulos para ler o tópico na íntegra):

1ª dica:

Quais são as tensões mínimas e máximas para ligar um computador?

Gostaria de saber se é possível ligar um computador com 90 volts de tensão na tomada, sendo que a fonte é de 110 volts. Quantos Volts uma fonte de 110 volts agüenta no máximo, e quantos Volts são o mínimo para uma de 220 Volts para manter o computador funcionando? O que já sei é que ligando uma fonte 110 V em 220 V temos uma explosão... Também existem as fontes bi-volt automático 110-220 volts, como é isso? Se medirmos com o multímetro as tomadas de 110 Volts temos tensão 127 volts e fica oscilando um pouco, então por quê falamos que a tomada é 110 V se na realidade medimos outro valor?
2ª dica:

Será que o Windows 7 é realmente melhor do que o XP para um micro com Atom?

Gostaria de saber se o Windows 7 realmente é o melhor para um processador Atom 1.60 (2GB de RAM DDR3) do que um Windows XP. Faço essa pergunta porque estou com um PC com este processador e ele está muito lento. Já fiz a manutenção básica que resolve na maioria das vezes como scandisk, desfragmentação, limpeza de arquivos temporários e do registro e escaneamento antivirus, mas a máquina continua lenta. Acho que agora é o caso de partir para a formatação e pensei em colocar o XP que é mais leve, mas não estou certo quanto a compatibilidade do XP com esse processador, será que o Windows 7 não seria mesmo o melhor ?
3ª dica:

Windows não carrega e fica só no papel de parede

Um cliente deixou uma máquina aqui na assistência onde aparecia só o papel de parede do Windows e mais nada. Fiz um escaneamento de vírus usando as ferramentas do Hirens Boot CD mas não foi detectado nenhum vírus. Passei o checkdisk, que encontrou alguns erros e corrigiu, mas o Windows iniciou continuava com o mesmo erro. Dando um CTRL+ALT+DEL mão aparecia nada, nenhum dos comandos por teclado dava certo, mas conseguia entrar em modo de segurança. Tentei fazer uma restauração do sistema, mas não tinha nenhum ponto. Passei o COMBOFIX mas ele não encontrou nenhuma ameaça, foi tudo em vão, pois o problema persistiu. Como não queria mais quebrar a cabeça decidi formatar, mas entrou outro micro com o mesmo problema, só que nesse o cliente é um escritório de contabilidade e existem vários programas dos quais eu desconheço o funcionamento, mas ele que que esteja todos instalados. Existe mais alguma opção para que eu possa testar ou restaurar sem seja preciso a formatação? A versão do sistema operacional é Windows XP SP3.
Pacotes promocionais da Revista PnP 4ª dica:

Trocou fonte e agora ventoinha gira por alguns segundos e pára, mas depois o micro funciona normal

Estou entrando em contato para relatar à respeito de um micro que entrou para fazer manutenção. Inicialmente o proprietário reclamou que o seu computador não ligava, levei o computador para casa e fiz o procedimento da Revista PnP nº 5 para ver se a placa-mãe apresentava problemas. Coloquei uma fonte de teste e o micro ligou, demonstrando que a fonte original estava queimada. Comprei e instalei uma fonte nova, mas quando eu liguei o estabilizador o cooler girava por alguns segundos e parava, no entanto assim que o micro foi acionado pelo botão power da CPU o micro ligou normalmente, carregou o sistema operacional e o micro ficou pronto para uso. Rodei o programa AIDA na opção Ferramentas -> Teste de estabilidade do sistema e nada de anormal, o micro está funcionando perfeitamente. Este é um computador veterano, segundo o programa identificou ele tem Placa Mãe Intel Modelo Intel La Crosse D865GLC Processador Pentium 4 memória DIMM DDR 1 512 Mb (PC3200). Pergunto: esta questão da ventoinha seria um problema de hardware ou é característica desse computador?
5ª dica:

Trocou a bateria do CMOS mas a hora e data continuam atrasando

Um conhecido levou o micro para que eu instalasse um gravador de DVD. Quando eu estava analisando a máquina apareceu aquela mensagem “CMOS Checksum Error - defaults loaded”. Fiz a medição da bateria e ela estava com 1,5V. Desliguei o computador, coloquei o jumper do CLEAR CMOS em posição de RESET, coloquei a bateria nova e voltei o CLEAR CMOS para a posição normal. Liguei o micro e reconfigurei o Setup, tudo certo. No dia seguinte liguei o computador e veio a surpresa: o relógio estava marcando meia-noite! Desliguei o micro fiz a medição da bateria nova e deu 2,7V. O estranho é que a configuração da CMOS é mantida, o único problema é que atrasa a hora e a da do PC. Será que é problema na placa-mãe? E se for porque o micro funciona legal, carrega o sistema, entro nos aplicativos, enfim, o que deve estar errado?
Edições digitais da Revista PnP
Todas as edições impressas estão disponíveis também no formato EPUB, para você ler em seu PC, iPad, tablet ou smartphone.

Existem também duas edições especiais disponíveis apenas no formato eletrônico:

A dura vida de um técnico de informática

Fundamentos da manutenção de impressoras
6ª dica:

Desmontou cooler do processador e agora micro não liga mais

Sou um iniciante na área de informática e tenho uma CPU onde faço meus testes. Um dia destes tirei cooler e processador, limpei tudo muito bem, coloquei a pasta térmica e recoloquei no lugar, tudo como manda o figurino. Liguei a CPU e tudo funcionou menos o monitor. Já testei outros periféricos só falta uma placa de vídeo. Tudo indica que a placa de vídeo on-board levou farelo, o que vocês acham? Examinando o que escrevi, por favor me mandem uma resposta para que eu possa solucionar este problema. Grato.
7ª dica:

PC funciona por um tempo e depois que pára não liga mais durante algum tempo

Estou com um PC que trabalha alguns dias, às vezes algumas horas, outras vezes por semanas e depois apresenta problema. Trava do nada, ao reiniciar pede ctrl+alt+dell, as vezes diz erro de leitura de disco, e daí em diante fica dias sem funcionar, até que volta a funcionar e de repente dá o defeito de novo. Já testei tudo, como memórias, HD, cabos, fonte, troquei sistema operacional pelo Windows 7, limpei contatos, enfim todos os procedimentos conhecidos e indicados, não tenho idéia do que mais fazer. Poderiam me ajudar?
8ª dica:

Upgrade de processador requer também a troca da placa-mãe?

Estou meio insatisfeito com a performance do meu computador e me disseram que eu poderia colocar mais memória e trocar o processador para resolver o problema. Mas eu fiquei em dúvida pelo seguinte: se eu quiser trocar um processador, é necessário trocar a placa mãe ou é só comprar um processador compatível com a minha placa mãe? Outra coisa: em outro micro, o processador queimou e ele é de um único núcleo. Será que eu posso trocar esse processador que queimou por outro de dois núcleos ou devo colocar outro exatamente igual?

Versão 2.95 do DVD de Service Packs e Utilitários

DVD de Service Packs da Thecnica Sistemas Nosso tradicional DVD, utilíssimo para quem faz muitas instalações, foi atualizado com 20 atualizações em relação à versão anterior. Destaque para os novos AVG 2012 FULL, SP3 para Office 2007, Firefox 7 e Thunderbird 7, isso sem falar das atualizações de segurança de Avast, Kaspersky Virus Removal Tool e Microsoft Security Essentials estão agora em novas versões.
  • AVG 2012 - Pacote full completo para 32 e 64 bits (não precisa de downloads adicionais)
  • Service Pack 3 para Office 2007 - Pacote completo para 32 e 64 bits (não precisa de downloads adicionais)
  • Service Pack 1 para Windows 7 - Pacote completo para 32 e 64 bits (não precisa de downloads adicionais)
  • Windows Live (MSN) - Versões 2011 e 2009 em versão FULL (não precisa de downloads adicionais)
  • Internet Explorer 9 - Versão final 32 e 64 bits, sem downloads adicionais
  • Além de todos os demais aplicativos, que foram atualizados para as versões mais recentes sempre que necessário
Ver mais detalhes e encomendar

Revista PnP nº 22
Compartilhamento de internet 3G
Nas bancas de todo o Brasil!!!

Compartilhamento de internet 3G
Malware, a maior ameaça à nossa segurança digital
Manutenção de notebooks: identificando resistores e capacitores
Instalação de programas no Linux
Monte seu próprio “Hackintosh”. Seria isso fácil ou possível?
Como é difícil receber... dos maus clientes.
Apple X Google X Microsoft
Correio Técnico
Revista PnP nº 22 em um só clique:
Adquirir exemplar avulso
Pacote promocional edições 17 a 22 (de R$ 108,40 por R$ 98,00)
Outros pacotes promocionais
Fazer assinatura
Mais detalhes sobre esta edição
Ver todas as edições da Revista PnP
• Estude
• Comente
• Participe
• Pesquise

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, quem não se atualiza fica para trás!
Conte com as publicações da Thecnica Sistemas para ficar sintonizado com sua profissão.
Acompanhe nosso site e assine a Revista PnP!