[Revista PnP] Boletim nº 178 - Restringindo o acesso a internet para certas estações e outros assuntos
Logo Revista PnP Montagem • Instalação • Manutenção
PCs • Redes • Internet

Mais útil que as outras revistas, mais atual que os livros
Boletim informativo nº 178 - 09/02/2011 Visite nosso site: www.thecnica.com
Ainda não conhece a Revista PnP? Venha conhecê-la e temos certeza de que gostará!

Prezado

Nossos leitores continuam nos enviando as questões e problemas que enfrentam ao lidar com seus computadores, o que vai enriquecendo cada vez mais nosso acervo. As questões mais comuns ou mais interessantes vão para a tradicional seção “Correio Técnico” da Revista PnP, mas enquanto isto não acontece você tem em nosso site a chance de sanar sua dúvida ou resolver aquela situação para a qual não está achando a saída. Se a resposta não for encontrada lá, sempre resta a opção de contatar nossos suporte técnico pelo email leitor@revistapnp.com.br onde fazemos o possível para atender a todas as perguntas que nos chegam.

Veja o que escolhemos da última leva de perguntas e respostas enviadas pelos leitores e respondidas pela nossa equipe, esperamos que sejam úteis para você também (clique nos títulos para ler o texto na íntegra em nosso site):

1ª dica:

Restringindo o acesso a internet para certas estações da rede

Trabalho em uma escola cuidando da parte de informática, onde todas as máquinas da rede estão compartilhando arquivos e impressoras, mas somente algumas delas podem ter acesso à internet. Para conseguir isso deixo sem IP as máquinas que precisam acessar a internet, e coloco IP estático (manual) nos micros sem internet. Mas agora a coisa mudou e preciso que as máquinas com IP enxerguem somente uma impressora que está justamente em uma máquina sem IP. Como posso resolver isso, pois não posso liberar a internet para todos e não tenho como colocar a impressora em outra máquina.
2ª dica:

Como fazer uma instalação genérica de Windows e demais aplicativos para agilizar as manutenções

Sou técnico e programador, e tenho um certo problema quando formato a máquina dos clientes pois tenho que instalar o sistema operacional Windows, Microsoft Office, antivírus, browser, leitor de PDF, Adobe Flash Player e outros programas. Sei que existe um processo chamado de “instalação silenciosa do Windows”, onde podemos colocar todos os programas necessários dentro de uma midia só, e isso me facilitaria muito. Gostaria de saber como fazer isso no Windows XP e principalmente no Windows 7.
3ª dica:

Liberado o Service Pack 1 para Windows 7 e Windows Server 2008 versão final

A Microsoft liberou a versão final da primeira grande correção para a linha Windows 7 e Windows Server 2008 R2. Esta não é uma atualização “revolucionária” como foram o SP2 para o XP e o SP1 para o Vista, trata-se mais de um release apenas “evolucionário”, assim como foi o SP3 para o Windows XP. Mesmo não trazendo nada de muito diferente ou inovador, a nova versão deve ser instalada o quanto antes em nome da segurança do computador, mas é preciso ter paciência. São quase 2 GB a serem baixados pela internet, o download requer um Windows original e o processo todo demora 2 horas ou mais, entre outros detalhes mostrados aqui.
Pacotes promocionais da Revista PnP 4ª dica:

Imagem aparece borrada em monitor ou TV LCD usada como monitor de micro

Troquei meu monitor normal (CRT) por uma TV LCD de 32", só que a imagem está ruim porque aparecem sombras e manchas na imagem. Já tentamos todos os recurso de ajuste mas não obtivemos êxito. Tive a informação de que a definição da TV é menor do que o monitor normal, será este o motivo desta sombras? Estou tentando trocar a TV por outra marca ainda não consegui, será que vocês teriam alguma outra alternativa referente a este caso?
5ª dica:

Problemas num programa administrativo rodando em rede: erro no servidor

Sou técnico em informática e numa empresa que atendo tem 2 PCs interligados com cabo crossover rodando um programa administrativo comercial porque, segundo o fornecedor, não tem como instalar em 2 micros distintos. Acontece que se parar o micro onde está o programa (que funciona como servidor) o micro outro vai parar também. Meu cliente não tem preocupação em fazer backup, e nem o fornecedor do programa está preocupado em encontrar uma solução para o caso. Pensei em deixar um pen-drive espetado no servidor porque se este parar eles podem continuar usando o programa no outro PC através do pendrive e, depois de corrigido o problema do servidor, atualizaria o programa através do pendrive. Sei que isso tudo é muito primitivo mas estou no meio de pessoas que não gostam de se atualizar, acostumam fazer a mesma coisa e vão assim até morrer... Estive pensando numa hospedagem grátis em um servidor externo (nuvem) que poderia ser acessado dos 2 PCs e ter o arquivo sempre atualizado e sem perigo de perda.
6ª dica:

Programa administrativo em DOS não aceita impressora matricial Epson na porta USB com adaptador

Determinada empresa usa um programa terceirizado para controle administrativo, ligado numa impressora matricial Epson LX 300. Troquei o micro e agora não tem mais porta LPT (paralela), quando o pessoal da empresa veio para instalar o pacote financeiro começaram a colocar empecilho dizendo que a impressora não funciona com porta USB e que o programa não roda em Windows 7. Depois de muito aborrecimento retirei o micro e reinstalei o Windows XP (contra a minha vontade) mas, para minha surpresa, quando da instalação do pacote financeiro a impressora ficou lenta e desconfigurada saindo o papel (rolo) maior que o normal. Quando o cliente reclamou eles afirmaram categoricamente que utilizam um programa de impressão em DOS e que com a impressora adaptada com USB fica lenta, desconfigurada e troca o tipo da fonte. Programas para DOS não estariam ultrapassados? Epson LX 300 com adaptador USB fica lenta, troca fonte e desconfigura papel?
7ª dica:

Como saber se uma placa-mãe (motherboard) está mesmo queimada?

O meu micro não estava ligando, mas podia perceber claramente que as ventoinhas estavam funcionando e a fonte também. Tentei tudo o que eu sabia, mas não consegui resolver o problema e acabei levei o aparelho para uma assistência técnica, onde me disseram que a placa-mãe tinha queimado. Só ressaltando: ao ligar o PC ele não dava vídeo, mas os componentes citados acima funcionavam. Assim sendo, minha pergunta é se tem como identificar se um PC está com a placa-mãe queimada? Vocês teriam uma resposta categórica para esta pergunta?
Assine a Revista PnP! 8ª dica:

Devemos nos preocupar com vírus nos smartphones e tablets?

Smartphones e computadores no formato “tablet” passaram a fazer parte do dia-a-dia de muita gente para suas tarefas cotidianas como surfar na internet, ler e mandar emails, acessar sua conta no banco, digitar textos e assistir vídeos. Poucos se dão conta de que estes dispositivos são computadores e, como tal, estão também sujeitos aos vírus, trojans e worms que pululam na internet. Considerando que estes dispositivos, em geral, não usam Windows mas sistemas operacionais com base Linux ou em programas proprietários, será que os usuários de dispositivos móveis deveriam preocupar-se com a segurança de seus dados ao manuseá-los nestes telefones sofisticados? Será que os malfeitores de plantão não utilizam destas conexões móveis para roubar números de cartão de crédito e senhas?
Capa revista PnP 19 O que fazer quando o micro não liga
Revista PnP nº 19
O que fazer quando o micro não liga

• Fica nas bancas até 14/03/2011
• Pode ser encomendada em nosso site
• Exemplares de assinantes enviados em 06/1/2011


Esta edição traz um artigo especial sobre como sair de uma situação pela qual você já passou ou vai passar: O que fazer quando o micro não liga. Destaque também para os artigos sobre virtualização com o Vmware Server e para a introdução ao CFTV. Em suma, a nova edição da PnP traz os seguintes artigos:
O que fazer quando o micro não liga?
Virtualização profissional com o Vmware Server, gratuito, prático e eficiente. Mas... até quando?
Casos reais de manutenção
A difícil relação entre o técnico e seus colaboradores
Conectando estações Linux no Active Directory do Windows Server
Introdução ao projeto de CFTV (Circuito Fechado de TV)
Diplomas e certificações tornaram-se desnecessários.Será mesmo?
Correio Técnico - as dúvidas mais interessantes enviadas pelos leitores
Revista PnP nº 19 em um só clique:
Adquirir exemplar avulso
Pacote promocional edições 14 a 19 (de R$ 101,40 por R$ 91,00)
Outros pacotes promocionais
Fazer assinatura
Mais detalhes sobre esta edição
Ver todas as edições da Revista PnP
Versão 2.91 do DVD de Service Packs e Utilitários
Nosso tradicional DVD, utilíssimo para quem faz muitas instalações, foi atualizado e ganhou várias novidades, com destaque para:
  • Service Pack 1 para Windows 7 - O recém lançado pacote de atualizações
  • Avast Antivirus 6 - A nova versão, também lançada na semana passada
  • Windows Live (MSN) - Versões 2011 e 2009 em versão FULL (não precisa de downloads adicionais)
  • Internet Explorer 9 - Versão RC, praticamente é a versão final
  • Kaspersky Virus Removal Tool - Excelente para remover vírus a partir do próprio micro, agora em versão atualizada
  • Antivirus gratuitos - Versões novas e atualizadas
  • Combofix, para restaurar o Windows ao seu default depois de uma infecção
  • Além de todos os demais aplicativos, que foram atualizados para as versões mais recentes.
Ver mais detalhes e encomendar