[Revista PnP] Boletim nº 168 - Avast ganhou fôlego com a versão 5. Mas será o suficiente para concorrer com o AVG?
Logo Revista PnP Montagem • Instalação • Manutenção
PCs • Redes • Internet

Mais útil que as outras revistas, mais atual que os livros
Boletim informativo nº 168 - 03/12/2010 Visite nosso site: www.thecnica.com
Ainda não conhece a Revista PnP? Venha conhecê-la e temos certeza de que gostará!

Prezado

Avast e AVG estão entre os primeiros antivírus a conquistar boa parte dos usuários oferecendo versões gratuitas. Antes deles, os anti-vírus gratuitos eram muito simplórios quando comparados às versões pagas dos mesmos programas e de seus concorrentes. Entretanto, à medida em que a concorrência ia aumentando, mais e mais recursos das versões pagas foram sendo incorporados também nas versões gratuitas.

As mudanças no Avast Antivirus mostram claramente que o peso da concorrência se fez sentir, fazendo com que a interface da versão 4.x, que mais parecia um tocador de MP3, fosse totalmente reformulada e ficasse com uma aparência mais profissional e agressiva. Além disto, a versão ganhou recursos interessantes que poderão fazer com que o Avast 5.x concorra de igual para igual com o AVG 2011, que marcou uma nova tendência nas proteções gratuitas. Chegou então a hora de perguntarmos:

Avast ganhou fôlego com a versão 5. Mas será o suficiente para concorrer com o AVG 2011?

As maiores críticas à versão 4.x do Avast ficavam por conta da interface simplificada, que escondia a utilidade e potência do aplicativo. Alguém poderia até supor que a versão 5 se resumiria apenas à melhora na aparência, mas não é bem assim. Houve grandes mudanças no funcionamento interno e externo do aplicativo, que aumentam a facilidade de uso e sua eficiência, sem tornar o programa pesado para ser usado até mesmo em micros antigos. Promoção: pague em até 3X sem juros

O que a versão gratuita do Avast não tem em relação à paga é o Firewall, filtro anti-spam e proteção contra scripts maliciosos. Quem precisa destes recursos pode procurá-los em outros anti-vírus gratuitos como o Microsoft Security Essentials. Muitas pessoas acreditam que a Microsoft está oferecendo soluções de proteção mais eficientes, mas os testes internacionais são unânimes em apontar que o Avast e o AVG são mais eficientes na detecção do que o Microsoft Security Essentials.

A nova interface do Avast

O Avast perdeu a interface que o caracterizava, mas ganhou em praticidade e facilidade de uso porque todos seus recursos agora podem ser facilmente acessados: status da proteção, estatísticas, novidades, scans, proteção em tempo real e manutenção. Pode-se usar animações gráficas, mas para tanto é preciso ter um bom computador, para não diminuir a performance. O mecanismo de proteção foi bem melhorado e ganhou novas funções interessantes. Agora oferece uma espécie de “escudo de comportamento”, sistema que analisa o comportamento do computador para identificar e barrar os vírus antes que eles possam entrar em ação. O escaneamento foi modificado. Agora, a varredura pode ser feita de quatro maneiras: completa, rápida, em dispositivo removível ou numa pasta específica. Essts opções são acessadas por meio da opção “Escaneamentos" no menu à esquerda da tela principal.

Pacotes promocionais da Revista PnP O Avast 5 oferece quatro tipos de proteção, descritos a seguir:

Proteção em tempo real — A grande arma do Avast, serve para de identificar as ameaças antes que entrem em ação. Verifica os documentos antes de serem abertos, analisa os arquivos quando são salvos, e monitora mensagens de email e atividade na web. Pode-se escolher o que deve ser monitorado e a profundidade desse monitoramento, mas é preciso lembrar que quanto maior a seriedade do monitoramento, mais memória RAM é exigida.

Modo silencioso — Neste modo, o Avast trabalha sem incomodar o usuário com notificações, mensagens ou alertas. Não quer dizer que o programa vai parar de funcionar, mas apenas que ele não ficará exibindo os avisos.

Verificação contra vírus — Um recurso muito útil, que pode ser ativado na tela inicial do programa, sendo possível determinar por quanto ela ficará ativa: dez minutos, uma hora ou permanentemente.

Varredura na reinicialização — Realiza a verificação do HD antes mesmo de o sistema ser inicializado, procurando vírus e ameaças que possam estar presentes no HD antes mesmo que o Windows inicie. É uma boa maneira de impedir que as ameaças infectem arquivos do sistema, mas fará com que o Windows demore mais para carregar.

A instalação do programa é muito simples. Pode-se baixar o programa direto do site do fabricante ou de um site de download. Ele também faz parte do DVD de Service Packs e Utilitários da Thecnica Sistemas. Depois de instalar, é preciso realizar um rápido cadastro para continuar usando todas as vantagens do aplicativo gratuitamente. Para registrar, basta clicar no menu “Manutenção" e escolher a opção “Registro". Neste momento, pode-se optar entre registrar a versão gratuita ou comprar a versão Pro do aplicativo. Para obter a versão grátis escolha "Registrar" no botão cinza, preencha o pequeno formulário exibido e depois clique em “Registrar para uma licença grátis”.

Respondendo a nossa pergunta inicial, diríamos que “sim”, o Avast 5 tem tudo para proteger decentemente um computador com Windows. Será melhor que o AVG 2011? Talvez, mas segundo os testes feitos por entidades especializadas internacionais o AVG continua sendo mais eficiente, mas a diferença é pequena tanto entre o AVG e o Avast quanto em relação aos antivírus mais poderosos e pagos. De maneira geral, segundo nossa própria experiência com os dois antivírus, diríamos que o AVG é melhor para evitar infecções enquanto que o Avast é melhor para limpar computadores já infectados, mas esta é uma impressão pessoal e que nunca foi testada com critérios científicos. O jeito é você mesmo experimentar e fazer sua opção. Para quem tem dificuldade em fazer estes downloads ou faz muitas instalações em seguida, talvez seja bom saber que o DVD de Service Packs e Utilitários da Thecnica Sistemas (vide box ao lado) traz tanto o Avast quanto o AVG, assim como outros antivírus gratuitos.

Veja este artigo na íntegra no site, com mais informações: Avast ganha fôlego com versão 5. Mas será o suficiente para concorrer com o AVG 2011?

Veja também o artigo que publicamos sobre o AVG 2011: AVG Antivírus 2011 eleva o nível das proteções gratuitas

Saiba mais sobre SEGURANÇA na Revista PnP:
Revista PnP nº 7 - Lidando com roteadores wireless
Revista PnP nº 6 - 13 coisas tolas que as pessoas fazem com seus PCs
Revista PnP nº 2 - Livrando-se dos vírus dos PCs e das redes
Revista PnP nº 1 - Recuperando as senhas do Windows
Capa revista PnP 18 Migração de Windows para Linux
Revista PnP nº 18
nas bancas de todo o Brasil


O destaque desta edição vai para a Migração de Windows para Linux, além da briga Windows XP versus 7 nas manutenções e instalações e um artigo extenso sobre os Processadores Intel além de outros assuntos interessantes:
Migração de Windows para Linux
Informatização de escritórios com o Ubuntu Linux
Dicas práticas para o dia-a-dia do reparo de notebooks
O básico do importante protocolo HTML
Windows XP ou 7 - Qual é o melhor nas manutenções e instalações?
Processadores e chipsets Intel para 2010/2011
Cabeamento integrado alternativo: rede com telefone
Consumismo desenfreado? Tome cuidado e então... tire proveito!
Revista PnP nº 18 em um só clique:
Adquirir exemplar avulso
Pacote promocional edições 13 a 18 (de R$ 96,40 por R$ 87,00)
Outros pacotes promocionais
Fazer assinatura
Mais detalhes sobre esta edição
Ver todas as edições da Revista PnP
DVD de Service Packs e Utilitários versão 2.89
Nosso tradicional DVD, utilíssimo para quem faz muitas manutenções e instalações, foi atualizado e agora inclui, além de tudo o que já tinha:
  • MS Live Essentials (MSN) 2011 versões NET e Full (Beta)
  • AVG Antivirus 2011 - novíssima versão!
  • Internet Explorer 9 - pacotes completos, beta, para Vista e 7
  • Ferramenta de remoção de software mal intencionado da Microsoft, para 32 e 64 bits
  • Adobe Digital Editions - O leitor de eBooks padrão e oficial
  • VLC Portable - Eficiente reprodutor de áudio e vídeo, rodando direto do DVD
  • CDBurner XP Portable - Prático gravador de CDs e DVDs que roda direto do DVD
  • Antivirus gratuitos - Versões novas e atualizadas
  • Pacote completo do Microsoft Live Essentials 2010, que dispensa downloads adicionais (para Windows XP)
  • Seagate DiskWizard, versão gratuita do famoso Acronis TrueImage para clonagem de HDs
  • Combofix - para restaurar o Windows ao seu default,
  • Além de todos os demais aplicativos, que foram atualizados para as versões mais recentes.
Ver mais detalhes e encomendar
• Estude
• Comente
• Participe
• Pesquise

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, quem não se atualiza fica para trás!
Conte com as publicações da Thecnica Sistemas para ficar sintonizado com sua profissão.
Acompanhe nosso site e assine a Revista PnP!