[Revista PnP] Boletim nº 163 - AVG Antivírus 2011 eleva o nível das proteções gratuitas

Revista PnP

Mais útil que as outras revistas, mais atual que os livros
Boletim informativo nº 163 - 24/10/2010

Visite nosso site: www.revistapnp.com.br
Ainda não conhece a Revista PnP? Venha conhecê-la e temos certeza de que gostará!

Prezado

Depois de 20 anos de estrada o AVG Antivirus virou um sucesso internacional, milhões de pessoas em todo o mundo confiam sua segurança a este produto gratuito. O lançamento da versão 2011 veio com novidades que devem aumentar esta participação, pois a suíte agora inclui recursos antes só encontrados nas versões pagas. Entenda o porque e veja como o novo AVG está se saindo nos testes de renomados institutos especializados em segurança.

AVG Antivírus 2011 eleva o nível das proteções gratuitas

A interface do AVG Anti-Virus Free (vide imagem ao lado) 2011 marca uma mudança significativa, deixando o produto longe daquelas telas coloridas espalhafatosas de algumas das versões anteriores. Agora, botões grandes são usados para iniciar um escaneamento, verificar atualizações ou checar as configurações do programa. A tela principal mostra a situação das 10 frentes de proteção, em botões de fácil visualização. Fora o visual renovado e melhorado, o importante mesmo da nova versão AVG 2011 é o funcionamento.O técnico precisa partir da análise da situação como um todo até estar em condições de ir direta e precisamente no ponto que precisa ser mexido para sanar o problema. Mas qual é a seqüência que consideramos correta, e quais são os principais pontos a serem observados? É isto o que analisamos neste artigo, extraído da Revista PnP nº 9, que traz uma série de artigos sobre manutenção de computadores que consideramos indispensável a todos os que lidam nesta área. Vamos lá:

Promoção: pague em até 3X sem juros

Bons resultados nas avaliações independentes

O que se espera de um antivírus é, bem, que ele detecte os vírus e evite que entrem no sistema. E neste ponto, segundo diversos testes feitos por laboratórios internacionais, o AVG 2011 saiu-se muito bem, aliás, melhor do que os melhores antivírus pagos. Por exemplo, o AVG 2011 recebeu a classicação “Platinum” dada pelo renomado laboratório americano West Coast Labs, uma honra só concedida até então a nomes famosos como o Kaspersky Antivirus. Em outro laboratório, o ICSA Labs, o AVG 2011 foi certificado que atende aos requisitos de uma boa segurança, e recebeu o troféu “VB100%” por ter se saído melhor que os outros nos 10 testes do renomado instituto Virus Bulletin.

O AV-Comparatives é outro instituto de renome que testa regularmente produtos de segurança, e concedeu o grau “Advanced” (avançado) para o AVG 2011, a segunda melhor classificação do ranking do mês de agosto de 2010, devido ao fato do AVG ter bloqueado 99% das ameaças, assim com o fizeram concorrentes de peso como Avira, Panda e Trend Micro.

Outro teste foi feito pela organização AV-Test.org. No ano passado foi feito um teste extenso que durou 1 mês, onde os melhores anti-vírus foram considerados como sendo o Norton, Kaspersky e o PC Tools, no tocante à detecção de vírus e ao bloqueio para que eles não entrassem no sistema. Neste mesmo teste, o AVG ficou logo abaixo dos três melhores, um feito considerável para qualquer tipo de antivírus, quanto mais para um produto gratuito.

Pacotes promocionais da Revista PnP Um relatório recente do instituto AV-Test analisou a capacidade de reparo de sistemas infectados, ao lado da usabilidade e da proteção geral. Neste teste, o AVG ficou com 4 entre 6 possíveis pontos para a reparação, 5 pela facilidade de uso e 5.5 para o conjunto. Os concorrentes F-Secure, Kaspersky, Norton e Panda ficaram com notas melhores mas, novamente, nenhum outro antivírus gratuito chegou tão perto dos líderes.

Técnicas de bloqueio de vírus

Como a maioria dos antivírus modernos, o AVG inclui várias tecnologias para evitar que o malware ataque um sistema limpo. No caso do AVG, ele tem a “proteção residente” que é um escaner de acesso a arquivos, enquanto que o recurso “Proteção de identidade” é voltado especificamente a ameaças que estejam em busca de roubar seus dados pessoais. O “verificaro de email checa as mensagens que entram, procurando ameaças, e opcionalmente monitora também os emails que saem da máquina protegida.

O recurso “LinkScanner” é um acessório anexado automaticamente aos browsers Internet Explorer e Firefox, que serve para avaliar cada site visitado e bloqueia aqueles que sabe ser perigoso, segundo as pesquisas feitas pela AVG.

O AVG também inclui um detector de “keylogger” e de “rootkit”, cuja performance ficou um pouco abaixo da média pelos testes internacionais, sendo que o Panda foi o melhor entre todos os produtos. Comodo Antivirus foi o melhor neste tipo de detecção, reconhecendo 100% dos keyloggers e rootkis. Pelo lado positivo, neste tipo de detecção o AVG não emitiu falsos avisos, o que vinha acontecendo com o Comodo, segundo estes mesmos testes.

Conheça a PnP Digital A Revista PnP está disponível no formato digital, para ser lida em seu PC ou eBook Reader.

A venda está sendo feita pela nossa parceira Gato Sabido, que é a líder de eBooks no Brasil.

As seguintes edições já podem ser adquiridas:
Revista PnP Digital nº 17
Revista PnP Digital nº 16
Revista PnP Digital nº 15
Revista PnP Digital nº 14

As demais edições da PnP estão sendo digitalizadas e em breve estarão também disponíveis, sendo que a próxima edição terá lançamento simultâneo nos formatos impresso e digital.

A versão digital permite que os leitores em qualquer lugar do mundo possam ter imediatamente acesso ao conteúdo de nossas publicações.

Informe-se sobre os eBooks e a PnP Digital

Qual é o melhor antivírus gratuito? Uma resposta difícil

A pergunta que sempre cabe nestas horas é: “afinal, qual é o melhor antivírus gratuito”? A resposta é difícil, vejamos o porque:

O Comodo (que ainda não tem versão em português) faz um grande trabalho mantendo os micros limpos, mas não vai limpar um sistema infectado e pode interferir errôneamente com programas válidos.

O Malwarebytes, ainda pouco conhecido no Brasil, foi considerado o melhor na limpeza de sistemas infectados mas não evita que os vírus entrem. Neste ponto, ele é pior que o Spybot Search & Detroy, que além de eliminar as pragas ainda evita que elas se instalem.

O AVAST é bom para fazer limpeza, mas na prática mostrou-se ligeiramente inferior ao AVG na hora de evitar que os vírus entrem.

O Panda Antivirus é melhor do que o Comodo em gerais de bloqueio de malware, mas o AVG, o AVAST e o Malwarebytes são melhores na hora da limpeza. Além disto, o Panda Antivírus é pago, para quem não quer gastar eles oferecem o Panda Cloud Antivírus, que é um novo conceito de proteção mas que ainda não temos informações confiáveis sobre sua eficiência.

O AVG Antivírus recebeu ótimas marcas dos laboratórios de testes independentes internacionais, melhor do que várias outras opções gratuitas. Ele inclui um bom número de recursos avançados, e a interface melhorou bastante em relação às versões anteriores. É uma para difícil escolher entre AVG, Avast e Panda. Entretanto, como todos são gratuitos, não vai custar mais do que algumas horas de uso com cada um deles para que você possa decidir por si mesmo.

Veja este artigo na íntegra no site da Revista PnP, com links para os produtos citados: AVG Antivírus 2011 eleva o nível das proteções gratuitas

Saiba mais sobre SEGURANÇA na Revista PnP:
Revista PnP nº 7 - Lidando com roteadores wireless
Revista PnP nº 6 - 13 coisas tolas que as pessoas fazem com seus PCs
Revista PnP nº 2 - Livrando-se dos vírus dos PCs e das redes
Revista PnP nº 1 - Recuperando as senhas do Windows
DVD de Service Packs e Utilitários versão 2.89 NOVO!
Nosso tradicional DVD, utilíssimo para quem faz muitas manutenções e instalações, foi atualizado e agora inclui, além de tudo o que já tinha:
  • MS Live Essentials (MSN) 2011 versões NET e Full (Beta)
  • AVG Antivirus 2011 - novíssima versão!
  • Internet Explorer 9 - pacotes completos, beta, para Vista e 7
  • Ferramenta de remoção de software mal intencionado da Microsoft, para 32 e 64 bits
  • Adobe Digital Editions - O leitor de eBooks padrão e oficial
  • VLC Portable - Eficiente reprodutor de áudio e vídeo, rodando direto do DVD
  • CDBurner XP Portable - Prático gravador de CDs e DVDs que roda direto do DVD
  • Antivirus gratuitos - Versões novas e atualizadas
  • Pacote completo do Microsoft Live Essentials 2001, que dispensa downloads adicionais (para Windows XP)
  • Seagate DiskWizard, versão gratuita do famoso Acronis TrueImage para clonagem de HDs
  • Combofix - para restaurar o Windows ao seu default,
  • Além de todos os demais aplicativos, que foram atualizados para as versões mais recentes.
Ver mais detalhes e encomendar
Capa revista PnP 17 Windows Server 2008 R2
Revista PnP nº 17

O destaque desta edição vai para a compra, instalação e uso dos computadores, além do Windows 7, Bulk Ink, Nobreaks e outros assuntos interessantes:
Guia completo para a instalação de computadores
Windows 7 na prática: instalação, ativação, problemas e soluções
Dicas práticas para o dia-a-dia do reparo de notebooks
Não tem mais Outlook Express no Windows 7. E daí?
Bulk Ink: imprima com até 93% de economia!
Manutenção de notebooks: problemas de solda e sua correção
Entendendo tudo de som - Parte 2 – O som digital
Quanto cobrar num contrato mensal de manutenção?
Revista PnP nº 17 em um só clique:
Adquirir exemplar avulso
Pacote promocional edições 12 a 17 (de R$ 96,40 por R$ 87,00)
Outros pacotes promocionais
Fazer assinatura
Mais detalhes sobre esta edição
Ver todas as edições da Revista PnP
• Estude
• Comente
• Participe
• Pesquise

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, quem não se atualiza fica para trás!
Conte com as publicações da Thecnica Sistemas para ficar sintonizado com sua profissão.
Acompanhe nosso site e assine a Revista PnP!