[Revista PnP] Boletim nº 161 - Supere a dificuldade de falar em público

Revista PnP

Mais útil que as outras revistas, mais atual que os livros
Boletim informativo nº 161 - 17/09/2010

Visite nosso site: www.revistapnp.com.br
Ainda não conhece a Revista PnP? Venha conhecê-la e temos certeza de que gostará!

Prezado

Cada vez mais as pessoas são forçadas a trabalhar em equipe, o que pressupõe expor idéias em público. Digamos que você fez um estudo sobre determinado problema e agora precisa apresentar suas conclusões para os colegas e, o pior, para seus superiores. Na hora da apresentação dá aquele “branco”, começa a suar frio e a boca trava.
O medo de falar em público é bastante comum, e a fórmula para livrar-se disto é relativamente simples: basta seguir algumas regrinhas e praticar.
Certo, mas quais são estas regrinhas a serem seguidas? É isto o que analisaremos:

Supere a dificuldade de falar em público

Para muita gente é extremamente difícil encarar uma platéia. Têm verdadeiro pavor, e isto acaba acarretando inúmeros problemas de comunicação. Algumas pessoas falam baixo ou alto demais, ficam artificiais, agressivas, desarticuladas. Aceleram a fala ou diminuem o ritmo até permanecer numa irritante e sonolenta monotonia. Sentem-se desconfortáveis e incompetentes para falar diante de um grupo de ouvintes, sejam estes conhecidos ou não: a questão toda é ter todos aqueles olhares inquisidores sobre si, atentos aos menores gestos, prontos para criticar e deixá-lo numa situação ainda mais constrangedora.

Promoção: pague em até 3X sem juros A tensão do momento pode agravar o maior defeito de quem fala em público, que é não saber ordenar o pensamento. Na sua imensa maioria, as pessoas não sabem iniciar, desenvolver e concluir uma apresentação. Em determinadas situações entram diretamente no assunto central sem preparar convenientemente a platéia, isto é, antes de conquistar a atenção, a torcida e a colaboração das pessoas. Em outros momentos esforçam-se para conquistar os ouvintes quando estes já estão devidamente preparados para ouvir, correndo o risco de desinteressá-los. Muitos passam de uma etapa para outra sem nenhum critério. No momento de encerrar voltam para o início, em seguida repetem os argumentos que já haviam sido criteriosamente expostos, que começam a enfraquecer pelo excesso de repetição.

Esse é um problema muito grave, pois sem saber como elaborar o raciocínio dificultarão não apenas o entendimento dos ouvintes, como também sua própria exposição. Para não cair nesta armadilhas podemos seguir um pequeno roteiro, acompanhe:

Dicas para uma palestra bem sucedida

A seqüência é bem simples, podendo ser assimilada e aplicada apenas com um mínimo de estudo e observação. Podemos resumir tudo a três etapas principais:
1 – Conte sobre o que vai falar, e
2 – Fale.
3 – Para finalizar, conte sobre o que falou

É exatamente assim que um a boa fala deve ser esquematizada. Com essas três partes simplificadas você irá organizar e expor com tranqüilidade sua mensagem. Obviamente que este é um plano simplificado, porém é bem fácil de ser entendido. Na sua próxima apresentação procure pôr esses conceitos em prática e descubra como fica muito mais fácil abordar qualquer tipo de assunto.

Embora seja muito simples assimilar a seqüência simplificada, podemos detalhar mais e diminuir as possíveis dificuldades que você possa encontrar para aplicá-la. Façamos isto então, procure esquematizar sua apresentação da seguinte maneira:

Pacotes promocionais da Revista PnP 1 – Faça uma introdução correta - Para conquistar a simpatia dos ouvintes inicie fazendo alguns elogios sinceros a eles. Apresente-se demonstrando de forma gentil como está envolvido com aquele ambiente e com o tema que pretende desenvolver. Para conquistar a atenção logo nos primeiros momentos use uma frase de impacto, conte uma piada ou uma pequena história, levante uma reflexão ou mostre os benefícios que o público terá com o tema. Evite iniciar dando sua opinião sobre assuntos que possam contrariar os ouvintes. Comece concordando com os pontos comuns e depois de quebrar as resistências manifeste sua forma de pensar que pode, eventualmente, ser exatamente o oposto do que a platéia possa pensar.

2 – Prepare o assunto de forma conveniente - Comece etapa contando qual o assunto que pretende desenvolver, o problema que deseja solucionar e as partes do assunto que tem intenção de cumprir. Conhecendo o roteiro, os ouvintes acompanharão com maior facilidade sua exposição.

3 – Cumpra tudo o que foi planejado - Desenvolva o assunto proposto, solucione o problema e cumpra as etapas prometidas. É aqui, neste momento que você irá também apresentar seus argumentos. E se encontrar resistência dos ouvintes deverá refutar essas objeções.

4 – Finalmente, a conclusão - Capriche no encerramento e reserve o momento de maior emoção para o final. Em uma frase ou duas comente qual foi assunto abordado e termine fazendo com que os ouvintes reflitam ou ajam de acordo com sua mensagem.

Ao seguir estas etapas, dando maior organização a sua mensagem, o resultado poderá ser bem melhor do que você espera. E isto lhe dará mais confiança para a próxima apresentação. Afinal, é inevitável ter que falar em público, mesmo que trabalhemos sozinhos pode ser necessário falar em público para resolver nossos problemas ou para pedir ajuda. (continua...)

Veja este artigo na íntegra, com muito mais dicas, no site da Revista PnP: Supere a dificuldade de falar em público

Talvez você se interesse também pelos seguintes artigos sobre Carreira e exercício profissional publicados na Revista PnP:

DVD de Service Packs e Utilitários versão 2.87
Nosso tradicional DVD, utilíssimo para quem faz muitas manutenções e instalações, foi atualizado e agora inclui, além de tudo o que já tinha:
  • Adobe Digital Editions - O leitor de eBooks padrão e oficial
  • VLC Portable - Eficiente reprodutor de áudio e vídeo, rodando direto do DVD
  • CDBurner XP Portable - Prático gravador de CDs e DVDs que roda direto do DVD
  • Antivirus gratuitos - Versões novas e atualizadas
  • Pacote completo do Microsoft Live Essentials, que dispensa downloads adicionais,
  • Seagate DiskWizard, versão gratuita do famoso Acronis TrueImage para clonagem de HDs
  • Combofix - para restaurar o Windows ao seu default,
  • Além de todos os demais aplicativos, que foram atualizados para as versões mais recentes.
Ver mais detalhes e encomendar
Capa revista PnP 17 Windows Server 2008 R2
Revista PnP nº 17

O destaque desta edição vai para a compra, instalação e uso dos computadores, além do Windows 7, Bulk Ink, Nobreaks e outros assuntos interessantes:
Guia completo para a instalação de computadores
Windows 7 na prática: instalação, ativação, problemas e soluções
Dicas práticas para o dia-a-dia do reparo de notebooks
Não tem mais Outlook Express no Windows 7. E daí?
Bulk Ink: imprima com até 93% de economia!
Manutenção de notebooks: problemas de solda e sua correção
Entendendo tudo de som - Parte 2 – O som digital
Quanto cobrar num contrato mensal de manutenção?
Revista PnP nº 17 em um só clique:
Adquirir exemplar avulso
Pacote promocional edições 12 a 17 (de R$ 96,40 por R$ 87,00)
Outros pacotes promocionais
Fazer assinatura
Mais detalhes sobre esta edição
Ver todas as edições da Revista PnP
• Estude
• Comente
• Participe
• Pesquise

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, quem não se atualiza fica para trás!
Conte com as publicações da Thecnica Sistemas para ficar sintonizado com sua profissão.
Acompanhe nosso site e assine a Revista PnP!