[Revista PnP] Boletim nº 158 - Livro digital chega ao Brasil e é oportunidade para técnicos de informática

Revista PnP

Mais útil que as outras revistas, mais atual que os livros
Boletim informativo nº 158 - 29/08/2010

Visite nosso site: www.revistapnp.com.br
Ainda não conhece a Revista PnP? Venha conhecê-la e temos certeza de que gostará!

Prezado

A Revista PnP sempre foi um canal de comunicação voltado aos interesses dos técnicos e usuários avançados de informática. Justamente por isso não poderia ficar de fora da nova tendência, que são os livros digitais — os famosos “eBooks”.

Além de oferecermos nossas próprias publicações em formato digital, o que acontecerá em breve, achamos interessante divulgar algumas informações importantes para todos os que lidam na área da informática. Com base nelas é que podemos afirmar:

Livro digital chega ao Brasil e é oportunidade para técnicos de informática

Livros, revistas e informativos em formato digital existem desde os primeiros tempos dos PCs e ganharam mais espaço com o surgimento da internet. O formato PDF deu ainda mais ânimo a este mercado, mas foi só mesmo quando surgiu o eInk, o papel eletrônico, usado nos dispositivos de leitura portáteis, que o livro eletrônico (ou "eBook") marcou definitivamente sua presença na vida de milhares de leitores ao redor do mundo. O eInk é interessante porque reproduz a mesma sensação visual de uma folha de papel usada nos livros, permitindo que leiamos durante horas a fio sem o cansaço visual causado pelas telas brilhantes usadas nos computadores, netbooks e smartphones.

Apesar do mercado de livros digitais no Brasil ainda ser pequeno, várias editoras já estão apostando nele. Aliás, uma das tendências é fazer não só a transposição dos textos do papel para o meio eletrônico mas também lançar obras que agreguem novos elementos como áudio, vídeo e sistemas interativos.

Promoção: pague em até 3X sem juros A Thecnica Sistemas está antenada com esta tendência e lançará em breve a PnP Digital®, publicação seriada que trará o mesmo conteúdo consagrado das edições impressas da Revista PnP só que no formato eBook, para ser lido em qualquer computador e também em diversos modelos de leitor digital, permitindo sua aquisição e uso em qualquer parte do mundo. Para facilitar esta disseminação, estamos providenciando a tradução da PnP para o espanhol e, futuramente, para o inglês. Com estas três línguas, técnicos e usuários avançados de todos os países poderão ter acesso aos nossos testes, análises e reflexões.

Um detalhe importante da PnP Digital é que não é preciso ter um leitor de eBooks independente (e caro!). Qualquer computador pessoal pode ler a PnP Digital usando programas como o Adobe Digital Editions (incluído no DVD de Service Packs versão 2.87) e outros que servem justamente para a leitura de eBooks. Falemos um pouco sobre estes formatos e leitores:

Entenda o formato EPUB usado nos EBooks

Em seus primórdios os ebooks eram comercializados no formato PDF, principalmente para obras de domínio público e que são distribuídas gratuitamente. Ainda hoje todos os leitores de ebook têm a capacidade de mostrar obras no formato PDF, mas o que se popularizou mesmo nos eReaders foi outro formato de arquivo da própria Adobe, que é o EPUB. Esta sigla é uma abreviação de "Electronic Publication", ou seja, Publicação Eletrônica.

Pacotes promocionais da Revista PnP Internamente, o formato EPUB usa a linguagem XHTML de apresentação de páginas. O XHTML é uma junção do XML e HTML, similar ao usado nos arquivos do MS-Office e do OpenOffice, populares suítes para escritório. A característica principal do formato EPUB é que o texto pode correr livremente, adaptando-se ao tamanho da tela do dispositivo utilizado para sua leitura, seja este um pequeno eReader com 300 pixels de largura ou uma enorme tela de computador com 32 polegadas. Todos os leitores de eBook oferecem a opção de aumentar e diminuir o tamanho das letras, o que deve facilitar para quem tem dificuldade de enxergar letras pequenas.

Outro recurso técnico do formato EPUB é a possibilidade de proteger o conteúdo contra cópia e impressão através da tecnologia DRM (Digital Rights Management, ou Gerenciamento de Direitos Digitais). As obras que contam com a proteção digital DRM, como é o caso da PnP Digital, podem ser lidas em até 6 dispositivos da mesma pessoa que adquiriu a obra. O comprador pode inclusive "emprestar" a obra para um amigo, por alguns dias, quando a licença vai temporariamente para aquela pessoa, permitindo que visualize o conteúdo. Passado o prazo do empréstimo a obra volta a poder ser aberta apenas nos aparelhos do comprador. Este recurso de empréstimo possibilitará o aparecimento de bibliotecas digitais públicas, onde as pessoas poderão "retirar" uma obra para leitura, da mesma forma como ocorre nas bibliotecas físicas.

Com o tempo, estima-se que as edições digitais serão oferecidas por um preço menor que as obras impressas. Mas, num primeiro momento, as edições digitais terão o mesmo preço da edição impressa, devido ao menor público e ao grande investimento que precisa ser feito para adaptar todos os sistemas de produção e conversão para a nova mídia, sem falar das taxas cobradas pelas empresas de distribuição e de software, como a Adobe, que ficam com uma boa parte do valor pago por uma obra digital.

Ebook é opção de carreira para os técnicos de informática

Pelo ponto de vista dos leitores da Revista PnP, a popularização dos livros digitais trará várias conseqüências.

A primeira, obviamente, é o aparecimento da nossa nova mídia, a PnP Digital®. A nova mídia possibilitará uma melhor distribuição da PnP ao redor do mundo, principalmente quando surgirem as versões em outras línguas. A versão impressa continuará a existir, para quem preferir e, em nossa opinião, continuará sendo a melhor opção durante um bom tempo ainda, ao menos enquanto não forem lançados os leitores com telas coloridas e feitos em materiais flexíveis e da espessura de um cartão de crédito, algo que se espera para daqui a alguns anos (vide foto à esquerda).

Mas não é sobre as vantagens do novo formato que gostaríamos de nos ater. Falamos de algo que afetará diretamente as carreiras e as alternativas de trabalho dos leitores. Dividamos estas alternativas em tópicos para analisar melhor:

• Venda dos eReaders - Os dispositivos de leitura ainda custam caro e são oferecidos por poucas (e grandes) empresas. Entretanto, a tendência é que se popularizem tanto quanto os tocadores de MP4, principalmente depois que começarem a serem feitos em grande escala em países como a China e Coréia, abrindo um bom campo de trabalho para as lojas de informática e de aparelhos eletrônicos.

• Manutenção dos eReaders - Os eReaders são mini-computadores, dedicados a uma única função em sua grande maioria. Mas existem exceções, como o iPad da Apple e o Slate da HP, aparelhos que ficam numa faixa intermediária entre um smartphone e um notebook, pois além de reproduzir os eBooks permitem surfar na internet e fazer muitas outras tarefas típicas dos computadores tradicionais. Assim, os eReaders precisarão de manutenção e os profissionais mais qualificados para isto são aqueles que já estão lidando com manutenção de monitores e de notebooks, uma vez que as tecnologias empregadas são bem parecidas com as dos eReaders.

• Conversão de arquivos - Tudo o que existe até hoje em formato impresso precisará ser convertido para o novo formato digital. Esta conversão não é tão simples como abrir um arquivo no inDesign da Adobe e dar um "Salvar como" no formato EPUB. A conversão é algo bem mais complexo e requer conhecimento do processamento de textos e de imagens, além de uma boa noção da programação em XML, HTML. O mercado está procurando profissionais com estas qualificações, trata-se portanto de uma área promissora para quem já é programador web, designer ou produtor gráfico.

• Sistemas de armazenamento e consulta - Só na Amazon, que foi a pioneira no setor, existem cerca de 2 milhões de obras já convertidas para o formato digital (a PnP Digital estará lá também). Muitos outros milhões de obras vão aparecer e essa enorme quantidade de títulos vai precisar de pessoas que saibam criar e manter sistemas de gerenciamento para que possamos localizar as obras e seus conteúdos, sem falar dos espaços de armazenamento e de segurança necessários a manter tal acervo em condições de uso.

Veja este artigo na íntegra no site da Thecnica Sistemas, com muito mais informações e fotos, na página Livros e revistas em formato digital (eBook)

Talvez você se interesse também pelos seguintes artigos sobre Carreira e exercício profissional publicados na Revista PnP:

LANÇAMENTO!
Versão 2.87 do DVD de Service Packs e Utilitários

Nosso tradicional DVD, utilíssimo para quem faz muitas instalações de Windows, foi atualizado e agora inclui, além de tudo o que já tinha:
  • Adobe Digital Editions - O leitor de eBooks padrão e oficial
  • VLC Portable - Eficiente reprodutor de áudio e vídeo, rodando direto do DVD
  • CDBurner XP Portable - Prático gravador de CDs e DVDs que roda direto do DVD
  • Antivirus gratuitos - Versões novas e atualizadas
  • Pacote completo do Microsoft Live Essentials, que dispensa downloads adicionais,
  • Seagate DiskWizard, versão gratuita do famoso Acronis TrueImage para clonagem de HDs
  • Combofix - para restaurar o Windows ao seu default,
  • Além de todos os demais aplicativos, que foram atualizados para as versões mais recentes.
Ver mais detalhes e encomendar
Capa revista PnP 17 Windows Server 2008 R2
Revista PnP nº 17

O destaque desta edição vai para a compra, instalação e uso dos computadores, além do Windows 7, Bulk Ink, Nobreaks e outros assuntos interessantes:
Guia completo para a instalação de computadores
Windows 7 na prática: instalação, ativação, problemas e soluções
Dicas práticas para o dia-a-dia do reparo de notebooks
Não tem mais Outlook Express no Windows 7. E daí?
Bulk Ink: imprima com até 93% de economia!
Manutenção de notebooks: problemas de solda e sua correção
Entendendo tudo de som - Parte 2 – O som digital
Quanto cobrar num contrato mensal de manutenção?
Revista PnP nº 17 em um só clique:
Adquirir exemplar avulso
Pacote promocional edições 11 a 16 (de R$ 96,20 por R$ 87,00)
Outros pacotes promocionais
Fazer assinatura
Mais detalhes sobre esta edição
Ver todas as edições da Revista PnP
• Estude
• Comente
• Participe
• Pesquise

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, quem não se atualiza fica para trás!
Conte com as publicações da Thecnica Sistemas para ficar sintonizado com sua profissão.
Acompanhe nosso site e assine a Revista PnP!