[Revista PnP] Boletim nº 149 - Instalar muitos programas deixa o computador lento?
Logo Revista PnP Revista PnP
Mais útil que uma revista, mais atual que os livros!
Visite nosso site: www.revistapnp.com.br
Logo Thecnica Sistemas

Ainda não conhece a Revista PnP? Venha conhecê-la e temos certeza de que gostará!

Boletim informativo nº 149 - 11/5/10
Prezado

Os computadores e programas de hoje têm tanto a ver com os modelos mais antigos quanto nós temos a ver com nossos avós, que viveram em outros tempos. Assim, não é de se estranhar que muitas coisas que já foram válidas hoje em dia são erradas ou discutíveis, enquanto outras continuam valendo.

Uma destas coisas é a afirmação de que um micro com muitos programas fica mais lento, e que para deixar mais rápido é preciso tirar “alguma coisa” dele. Isto pode até ser verdadeiro em alguns casos, mas no geral, é falso. Acompanhe as explicações:

Instalar muitos programas deixa o computador lento? E se eu desinstalar, fica mais rápido?

Instalar muitos programas pode ou não deixar a máquina mais lenta, mas é preciso entender que há mais de um fator que influencia a velocidade do computador. Assim, caso seu computador não esteja tão rápido quanto costumava ser torna-se necessário verificar as seguintes questões:

Condição da memória RAM – Veja se seu computador tem memória suficiente e se está utilizando de maneira eficaz a memória RAM e a memória virtual.

Desfragmentação do HD – É interessante desfragmentar o HD para otimizar o funcionamento dos programas e da memória virtual. Isto pode ser feito com o CHKDSk do Windows ou então usando programas como o PerfectDisk Professional e o JkDefrag.

Registro e programas inúteis – Faça uma limpeza no registro para remover instruções desnecessárias. Aproveite e apague também programas que só ocupam espaço de memória e de processamento, em especial aqueles que adicionam programas na inicialização, como o InCD do Nero, o WinZIP e o WinAmp. Estes dois últimos podem ser usados, mas sem o módulo que fica residente em memória. Programas como o CCleaner e o Glary Utilities são úteis para remover os programas inúteis.

Uso do processador – Sempre é interessante verificar o uso do processador. Você pode usar o Gerenciador de Tarefas do próprio Windows, ou então programas como o CPU & RAM Meter para medir a eficiência do uso do processador e da memória RAM em tempo real.

Programas intrusos e alterações no registro – Às vezes o que pode acontecer é que você tem programas intrusos, instalados durante suas navegações pela internet, como spywares ou adwares. A instalação de programas como o Spybot - Search and Destroy e o Spyware Terminator ajudam a remover esses programas, sendo que o Resident que vem com o Spybot é interessante porque avisa quando algum programa fizer alguma alteração no registro.

Desinstalar programas deixa o micro mais rápido?

Algumas pessoas podem pensar que ao desinstalar algum programa solucionará boa parte do problema com relação à velocidade e pensam que, se o micro está lento, retirar programas vai deixá-lo mais rápido.

Isto pode ser frustrante, pois a simples desinstalação geralmente não muda coisa alguma. Uma coisa é certa: após a desinstalação vai haver mais espaço no HD e, com isso, mais espaço pra memória virtual, o que só vai fazer diferença se o HD já estiver muito lotado, tipicamente, com menos do que duas vezes a quantidade de memória RAM. Por exemplo, o micro tem 1 GB de memória RAM, portanto precisa de pelo menos 2 GB de espaço livre no HD para funcionar confortavelmente, se tiver menos que isto vai ficar insuportavelmente lento.

Promoção: pague em até 3X sem juros Porém, mesmo que haja bastante espaço, pode acontecer dele estar fragmentado e espalhado irregularmente no computador, dificultando assim o trabalho da máquina. Por isso, ao desinstalar muitos programas ou ao apagar muitos arquivos é interessante desfragmentar o HD. Isso garante que a informação de um determinado programa estará próxima uma da outra e não estará espalhada pelo HD. Quanto menos desfragmentado for um HD, mais eficiente será o uso da memória do computador e com isso ele será mais rápido também.

Além disso, o simples fato de retirar um programa não garante que seu registro seja apagado também, para tanto é necessário passar programas de verificação e correção de registro, como o CCleaner ou o MV RegCleaner.

Instalar vários programas deixa a máquina lenta?

Este é o caso oposto do que vimos até agora, ou seja, muitas pessoas se preocupam ao instalar vários programas com medo que o computador fique lento. Mas isto não é obrigatoriamente verdadeiro, uma vez que a velocidade de um PC é definida a partir de várias coisas como a velocidade do processador, quantidade e tipo de memória RAM, sem falar na quantidade de processos ou tarefas que o computador precisa executar.

A grande questão aqui é saber como a instalação de vários programas pode influenciar a velocidade do computador. O primeiro ponto a ser visto é que a instalação de vários programas diretamente vai ocupar espaço no HD e pode escrever informações no registro de inicialização. Se esse programa tiver instruções a serem executadas automaticamente ou durante a inicialização do Windows elas podem interferir na velocidade de processamento, pois por mais que uma instrução no registro seja mínima, é um processo a mais a ser trabalhado.

Porém isso não é regra, afinal nem todos os programas instalados escrevem instruções no registro de inicialização. Então, instalar muitos programas em si pode não interferir. Vai depender somente se os programas instalados alteram ou não esse registro. Alguns programas, inclusive, nem precisam de instalação e podem ser rodados automaticamente do arquivo executável, como o Media Player Classic ou o Pazera Video Converter Suite.

Uma coisa que pode acontecer é uma determinada instrução continuar no registro mesmo após o programa ser excluído do sistema. Isso vai fazer com que o computador perca tempo, seguindo instruções que podem não levar a lugar algum, atrasando os outros processos vitais do computador. Mas isso é facilmente resolvido com o CCleaner, que remove e limpa o registro dessas instruções inúteis, deixando somente os processos essenciais e, consequentemente, o computador mais leve.

Outra coisa que pode acontecer é que uma quantidade excessiva de programas instalados ocupe uma boa parte do espaço disponível no HD. Isso quer dizer que haverá uma quantidade menor de memória física disponível para ser usada como memória virtual. Também pode acontecer que muitos programas sejam executados ao mesmo tempo, e por mais que sejam fechados, eles ainda vão ocupar boa parte da memória RAM e memória virtual, deixando menos espaço disponível para os outros processos. Isso pode ser resolvido com programas como CleanMem ou o Mr Memory, que monitoram e organizam o uso da memória RAM e da memória virtual de seu computador.

Em suma, é o seguinte: se o computador tiver velocidade de processamento, memória RAM e espaço em disco suficientes, podem ser instalados e executados vários programas ao mesmo tempo sem perda sensível de performance. Mas se o micro já estiver limitado em seu hardware, então a diferença de velocidade passa a ser notada e o micro fica muito, muito lento.

Veja este artigo na íntegra, com os links para os programas citados, no site da Revista PnP: Instalar muitos programas deixa o computador lento? E se eu desinstalar, fica mais rápido?

O envio deste boletim é patrocinado por:
American Informática
Micros, notebooks e componentes para montagem, upgrade e manutenção de computadores
Datatri Training
Cursos de formação, capacitação e certificação. Certificada D-Link, MaxiTelecom e Fiversul
Thecnica Sistemas
Publicações técnicas, revistas, CDs e DVDs de utilitários e software livre
Logo American Informática Logo datatri-training Logo Thecnica Sistemas
Capa revista PnP 16 Upgrade de Computadores
Revista PnP nº 16

Nas bancas O destaque desta edição vai para a compra, instalação e uso dos computadores, além do Windows 7, Bulk Ink, Nobreaks e outros assuntos interessantes:
Guia completo para a instalação de computadores
Windows 7 na prática: instalação, ativação, problemas e soluções
Dicas práticas para o dia-a-dia do reparo de notebooks
Não tem mais Outlook Express no Windows 7. E daí?
Bulk Ink: imprima com até 93% de economia!
Manutenção de notebooks: problemas de solda e sua correção
Entendendo tudo de som - Parte 2 – O som digital
Quanto cobrar num contrato mensal de manutenção?
Revista PnP nº 16 em um só clique:
Adquirir exemplar avulso
Pacote promocional edições 11 a 16 (de R$ 96,20 por R$ 87,00)
Outros pacotes promocionais
Fazer assinatura
Mais detalhes sobre esta edição
Ver todas as edições da Revista PnP
• Estude
• Comente
• Participe
• Pesquise

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, quem não se atualiza fica para trás!
Conte com as publicações da Thecnica Sistemas para ficar sintonizado com sua profissão.
Acompanhe nosso site e assine a Revista PnP!
Pacotes promocionais da Revista PnP
Versão 2.84 do DVD de Service Packs e Utilitários
Nosso tradicional DVD, utilíssimo para quem faz muitas instalações, ganhou várias novidades com destaque para:
  • Antivirus gratuitos - Versões novas e atualizadas
  • Pacote completo do Microsoft Live Essentials, que dispensa downloads adicionais,
  • Seagate DiskWizard, versão gratuita do famoso Acronis TrueImage para clonagem de HDs
  • .NET Framework 2 e 3.5
  • Combofix, para restaurar o Windows ao seu default,
  • Além de todos os demais aplicativos, que foram atualizados para as versões mais recentes.
Ver mais detalhes e encomendar