[Revista PnP] Boletim nº 147 - Restaurando os PCs ao que eram antes: Deep Freeze, Windows SteadyState e Comodo Time Machine
Logo Revista PnP Revista PnP
Mais útil que uma revista, mais atual que os livros!
Visite nosso site: www.revistapnp.com.br
Logo Thecnica Sistemas

Ainda não conhece a Revista PnP? Venha conhecê-la e temos certeza de que gostará!

Boletim informativo nº 147 - 19/4/10
Prezado

Quem divide o mesmo computador com outros usuários e também aqueles que gostam de ficar instalando programinhas no computador têm o mesmo problema: as mudanças indevidas feitas no sistema, além da perda do sigilo de seus dados pessoais.
Felizmente existem programas que permitem desfazer alterações no sistema, solução que também ajuda a combater as pragas virtuais. Estes programas são muito úteis também para as lan houses, escolas e organizações onde os micros são compartilhados por diversas pessoas.

Restaurando os PCs ao que eram antes: Deep Freeze, Windows SteadyState e Comodo Time Machine

Todo mundo gostaria de ligar seu micro e tê-lo exatamente da maneira que acha que ele precisa ser, com os ícones no mesmo lugar e funcionando perfeitamente. Entretanto, nem sempre isto é possível quando se compartilha o mesmo computador com outras pessoas e também quando se instala um ou mais programas de procedência duvidosa ou com problemas. Pois é, não seria ótimo que seu computador estivesse sempre novo, como se você tivesse acabado de instalar somente os aplicativos e utilitários que você gosta e necessita?

Promoção: pague em até 3X sem juros Isso é possível com os programas de “congelamento do sistema”. Com eles, é possível tirar uma espécie de fotografia de uma instalação do Windows, permitindo retornar àquele mesmo estado a qualquer momento futuro. Estes programas fazem com que o sistema operacional volte ao seu estado inicial mesmo após instalações, arquivos apagados ou mesmo ataque de vírus. Basta reinicializar e pronto, é como se você voltasse no tempo e tivesse à sua disposição um sistema limpinho e pronto pra uso.

Este recurso é uma mão-na-roda para proprietários de lan houses e cibercafés, bibliotecas e computadores públicos em geral. Com eles, o micro pode passar o dia todo sendo usado e abusado por quantos usuários forem que, ao final do período, com um simples reinício da máquina, tudo voltará ao normal, como se nada tivesse acontecido. Para o usuário comum, a vantagem é livrar-se dos malwares que vão sendo capturados ao navegar pela internet ou ao experimentar programas.

Porém, se for necessária uma alteração definitiva, como um documento ou mesmo um novo software para uso específico, aí então será necessária uma maior atenção nos detalhes de configuração, pois algumas alterações realmente precisam ser feitas, como no caso de instalação de novos programas ou de atualizações do Windows. Nestes casos, basta desativar o recurso, fazer o que for preciso, testar e, se estiver tudo certo, bater nova “fotografia” do sistema para restaurá-lo quando necessário.

Separamos alguns programas que fazem este serviço: Windows SteadyState, Comodo Time Machine e Deep Freeze. Acompanhe:

Windows SteadyState

Esta é uma solução da própria Microsoft para que, na hora de reiniciar ou desligar a máquina o usuário administrativo tem a opção de escolher se deseja manter ou não as alterações feitas, conforme mostra a tela aqui à direita.

Outros recursos incluem o de restringir várias opções dos outros usuários, permitindo uma configuração personalizada para cada perfil que acessa o computador. Sua limitação é não ser suportado em versões mais atuais do Windows como o Vista e o 7 e, para usar com o XP e versões anteriores.

Comodo Time Machine

Ao contrário do Windows SteadyState, o Comodo suporta os sistemas mais novos. Precisa de pelo menos um Windows XP com SP2 e roda também no Vista, Windows 7 e nas versões 2003 e 2008 para servidor. O software também não requer muito do equipamento, pois um (hoje) modesto Pentium III com 128MB de RAM já pode rodá-lo, tranquilamente, desde que o Windows seja compatível com aquele micro, claro.

No entanto, para usar Como Time Machine é preciso ter apenas ele para fazer o serviço de congelamento do micro. Ele exige exclusividade e não é possível instalá-lo nos micros onde já esteja instalado o Deep Freeze (vide a seguir) ou o Windows SteadyState.

Por padrão, o Comodo não protege automaticamente o sistema em cada reboot. Ele cria os chamados “instantâneos” da situação atual da máquina sempre que ela inicia ou sempre que você manualmente mandar. Se precisar voltar a uma determinada configuração ou estado passado, basta entrar no console do programa e escolher à qual posição retornar. É bem parecido com a restauração do sistema do Windows, porém não são apenas os dados do registro que voltam ao estado antigo, mas tudo, de arquivos a pastas e personalizações.

Seus recursos não param por aí. Existem diversas configurações e opções no Comodo Time Machine que vão desde o montar a imagem em determinada pasta da rede à desfragmentação dos arquivos criados. Também é possível desabilitar a criação dos instantâneos (“snapshots”) a cada reboot e agendar recuperações.

Deep Freeze

Este não é gratuito como o Comodo e o Windows SteadyState, mas é bem popular e, em compensação, é bastante simples de usar. Até por isso tudo é um campeão de uso nas lanhouses. Após instalado, coloca um ícone próximo ao relógio do Windows e somente é possível acessar seu menu de configuração com uma determinada combinação de teclas: Shift+Ctrl+Alt+F6, por padrão. Obviamente essa combinação pode e deve ser alterar para evitar que usuário não autorizados mexam e desconfigurem a proteção.

O Deep Freeze é bastante flexível, tendo opção para ser instalado em outros sistemas operacionais como o Mac OS X, Linux e versões do Windows para servidores.

Em resumo, para quem o idioma inglês não é uma barreira, os programas aqui apresentados podem ser boas opções para evitar as frequentes reinstalações e reformatações do Windows, servindo também para recuperar uma máquina de um ataque por vírus ou pelas desconfigurações causadas por erros em instalações de softwares.

Para ler este artigo na íntegra, com os links e telas dos programas, leia online: Restaurando os PCs ao que eram antes: Deep Freeze, Windows SteadyState e Comodo Time Machine

O envio deste boletim é patrocinado por:
American Informática
Micros, notebooks e componentes para montagem, upgrade e manutenção de computadores
Datatri Training
Cursos de formação, capacitação e certificação. Certificada D-Link, MaxiTelecom e Fiversul
Thecnica Sistemas
Publicações técnicas, revistas, CDs e DVDs de utilitários e software livre
Logo American Informática Logo datatri-training Logo Thecnica Sistemas
Capa revista PnP 16 Upgrade de Computadores
Revista PnP nº 16

Nas bancas O destaque desta edição vai para a compra, instalação e uso dos computadores, além do Windows 7, Bulk Ink, Nobreaks e outros assuntos interessantes:
Guia completo para a instalação de computadores
Windows 7 na prática: instalação, ativação, problemas e soluções
Dicas práticas para o dia-a-dia do reparo de notebooks
Não tem mais Outlook Express no Windows 7. E daí?
Bulk Ink: imprima com até 93% de economia!
Manutenção de notebooks: problemas de solda e sua correção
Entendendo tudo de som - Parte 2 – O som digital
Quanto cobrar num contrato mensal de manutenção?
Revista PnP nº 16 em um só clique:
Adquirir exemplar avulso
Pacote promocional edições 11 a 16 (de R$ 96,20 por R$ 87,00)
Outros pacotes promocionais
Fazer assinatura
Mais detalhes sobre esta edição
Ver todas as edições da Revista PnP
• Estude
• Comente
• Participe
• Pesquise

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, quem não se atualiza fica para trás!
Conte com as publicações da Thecnica Sistemas para ficar sintonizado com sua profissão.
Acompanhe nosso site e assine a Revista PnP!
Pacotes promocionais da Revista PnP
Versão 2.84 do DVD de Service Packs e Utilitários
Nosso tradicional DVD, utilíssimo para quem faz muitas instalações, ganhou várias novidades com destaque para:
  • Antivirus gratuitos - Versões novas e atualizadas
  • Pacote completo do Microsoft Live Essentials, que dispensa downloads adicionais,
  • Seagate DiskWizard, versão gratuita do famoso Acronis TrueImage para clonagem de HDs
  • .NET Framework 2 e 3.5
  • Combofix, para restaurar o Windows ao seu default,
  • Além de todos os demais aplicativos, que foram atualizados para as versões mais recentes.
Ver mais detalhes e encomendar