ATENÇÃO — A partir da edição 36 mudou o acabamento gráfico da Revista PnP. — A novidade tem a intenção de facilitar a leitura e estudo do conteúdo, com material mais adequado para leitura, análise, anotações e grifos. A partir da edição 36, portanto, a Revista PnP é encadernada com espiral plástica ao invés dos grampos usados desde o lançamento, com capa em cartão e acabamento fosco. O papel do miolo passou a ser sulfite 90 g/m². |
Esta edição resultou da nossa vivência diária com a informática, as empresas e as pessoas. Além daqueles problemas mais comuns nos computadores e periféricos, conforme explicamos nos artigos fomos levados a lidar com situações novas para nós. Um bom exemplo é o artigo de capa, chamado “Analisando os diagnósticos errados feitos pelos técnicos”. Por causa de um raio, fomos forçados a recorrer aos serviços de outras oficinas, para reparar equipamentos que queimaram por causa de um raio. Relatamos como fomos atendidos em diversos lugares e a que conclusões acabamos chegando.
 | Editorial da PnP nº 40 (clique para ampliar) |
Também fruto da vivência diária, o artigo “Como fazer nossas próprias fontes para impressoras e monitores” mostra como ficou difícil repor uma simples fonte de alimentação. Um leitor acabou desenvolvendo uma solução alternativa, que se mostrou bem interessante e que nós testamos e aprovamos.
Solução parecida foi relatada no artigo seguinte, chamado “Recuperando as baterias dos no-breaks, alarmes e CFTV”. Mostramos como podemos economizar um bom dinheiro aumentando a vida útil das baterias dos no-breaks, alarmes, CFTV e, claro, também dos veículos.
Além dos assuntos do dia-a-dia, nesta edição estamos tratando de temas de relevância para o futuro. Com o lançamento do ServiCalc, o software administrativo da Thecnica Sistemas, que passamos a disponibilizar para os leitores, iniciamos uma série de artigos mostrando aspectos dos negócios de prestação de serviços que foram incorporados ao ServiCalc. Nesta edição, mostramos os “Tipos de serviço prestados por uma oficina especializada e quanto cobrar”. Além de analisar como deve ser o atendimento em cada um dos 8 casos, mostramos o processo de cálculo teórico e, depois, usando o ServiCalc.
Com as mudanças previstas no nosso sistema de distribuição das coletâneas de softwares e sistemas operacionais, priorizando os downloads, estamos nos adiantando e abordando aspectos da “Imagem, clonagem e gravação de pendrives e DVDs”. Mostramos os softwares e os procedimentos para fazer clonagens perfeitas e confiáveis destas unidades de armazenamento.
Os dois artigos seguintes são mais filosóficos e reflexivos. Continuando a série “Casos da vida real”, trazemos o relato chamado “O técnico e seus bons clientes: uma parceria de sucesso e duradoura”. Contamos alguns casos onde nossos clientes se tornaram também sócios e, o mais importante, amigos de toda hora. Infelizmente, nem todas as histórias que são bonitas terminam bem.
Na mesma linha, relato na seção “Opinião” um atendimento técnico que fiz para um (ex)amigo e deixo uma pergunta no ar: “Porque aquilo que fazemos é tão desvalorizado?”. Cada um que tire suas conclusões...
Completando o conteúdo desta edição, nossa tradicional seção “Correio técnico” traz as perguntas mais comuns ou interessantes mandadas pelos leitores e respondidas pela nossa equipe.
Enfim, esta edição reflete nosso cotidiano e nossos pensamentos. Com esses nossos relatos e análises esperamos contribuir para melhorar a vida dos leitores e, porque não, da nossa sociedade como um todo. Estamos num tempo em que cada um deveria fazer sua parte pensando no bem maior, ao invés de preocupar-se com ideologias e interesses pessoais. Conteúdo desta edição
Clique nos links para ver a primeira página de cada artigo:
Exercício profissional
Analisando os diagnósticos errados feitos pelos técnicos
Nossa equipe precisou levar alguns aparelhos para consertar em diversas oficinas autorizadas e especializadas. Veja como fomos atendidos, o que aconteceu e a que conclusões acabamos chegando.
• Relato da maratona pela qual passamos para consertar 7 aparelhos diferentes em oficinas especializadas
• Análise dos fatos: seria inocência, incompetência ou malandragem?
• Como acabamos nos virando
• Compensa fazer seguro?
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Prática de bancada
Como fazer nossas próprias fontes para impressoras e monitores
Se as suas fontes para impressora e monitor estão queimando muito, experimente fazer suas próprias fontes com este tutorial que foi testado e aprovado.
• Porque as fontes das impressoras e monitores queimam tanto?
• Projeto de uma fonte alternativa mais resistente
• Fontes Chaveadas versus Fontes Lineares
• Como foi a construção do nosso protótipo de fonte caseira
• Considerações finais. Quando é que vale a pena?
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Periféricos
Recuperando as baterias dos no-breaks, alarmes e CFTV
Quando estraga uma destas baterias, qual é o melhor caminho? Trocar ou tentar arrumar? Quando é possível recuperar? Será que fica bom? O que posso esperar e quais cuidados devo tomar?
• Como funciona uma bateria chumbo-ácido
• Qual é a diferença entre W (Watt) e VA (Volt-Ampère)?
• O que acontece nos no-breaks quando as baterias começam a falhar
• Tipos de bateria: automotiva, estacionária, selada, VRLA, gel e AGM
• Como foi nossa pesquisa para tentar recuperar algumas baterias
• O que é necessário para lidar com as baterias
• Passo-a-passo da recuperação de baterias
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Empresas e negócios
Tipos de serviço prestados por uma oficina especializada e quanto cobrar
O prestador de serviços trabalha sob encomenda, cada trabalho que entra é diferente do outro. Para calcular um preço justo é preciso conhecer o método de cálculo de preços nos 8 tipos de procedimento que fazem parte da rotina de um profissional especializado.
• A fórmula básica para cálculo de preço e suas variações
• Os 8 tipos de fornecimentos básicos
• Usando o ServiCalc para fazer e refinar um orçamento
• Emitindo os documentos de controle de uma oficina
usando o ServiCalc
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Casos da vida real
O técnico e seus bons clientes: uma parceria de sucesso e duradoura
A relação entre um técnico e seus clientes pode ir além do fornecimento de serviços técnicos. Podem até mesmo tornarem-se grandes amigos ou parceiros nos negócios. Relembramos alguns casos em que isto aconteceu.
• Ajudei a construir um milionário
• Perpetuando a cultura dos imigrantes
• Descobrindo um irmão postiço enquanto divulgava as empresas
• Melhorando o universo dos livros jurídicos
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Opinião
Porque será que aquilo que fazemos é tão desvalorizado?
Existe uma diferença muito grande entre o que a gente deveria cobrar pelo que fazemos e o quanto as pessoas acham que deveriam pagar por um serviço. Acompanhe o relato de um fato real e tire suas próprias conclusões.
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Serviço
Correio Técnico
Seleção das dúvidas enviadas pelos leitores, devidamente respondidas por nossos especialistas. Nesta edição:
• Como fazer a atualização gratuita de Windows 8 para 10?
• Como obter (de graça) um Windows 10 legalizado e ativado
• DVD do Windows 10 pode atualizar instalação existente?
• Tem como atualizar os pendrives da Thecnica Sistemas?
• Botão do mouse aciona controle multimídia no Chrome
• Qual é a diferença entre modem, roteador, access point e repetidor?
• Como destravar as configurações do modem da VIVO / CLARO?
• Internet precária. Os programas que vêm nas coletâneas da Thecnica Sistemas podem ajudar?
• Insatisfação com atendimento de um provedor de banda larga
• Instalação do Windows 10 em modo UEFI e partição GPT
• Porque a Revista PnP ainda não mostrou o Hyper-V da Microsoft?
• Atualizou drivers e agora o PC desliga sozinho
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