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Capa da Revista PnP nº 37
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Preço:
Desconto de 10,8%:
de R$ 36,90 por
R$ 32,90

(Dica?)
Dados da Publicação
Autor: Iberê M. Campos
e equipe
Editora: Thecnica Sistemas
Distribuição: Site da publicação, pacotes promocionais e em versões eletrônicas
Formato: 200 x 265, 64 pags - Capa dura e espiral
Publicada: 24/01/2018

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ATENÇÃOMudou o acabamento gráfico da Revista PnP. — A novidade tem a intenção de facilitar a leitura e estudo do conteúdo, com material mais adequado para leitura, análise, anotações e grifos. A partir desta edição (36), portanto, a Revista PnP é encadernada com espiral plástica ao invés dos grampos usados desde o lançamento, com capa em cartão e acabamento fosco. O papel do miolo passou a ser sulfite 90 g/m².

Nesta edição mergulhamos a fundo na prática profissional e na administração do negócio do técnico de informática, eletrônica e outras áreas da prestação de serviços. São análises e assuntos difíceis de se encontrar por aí, mas que são fundamentais para ter um negócio lucrativo.

No artigo “Administração da rotina interna de uma oficina” analisamos como deve ser o fluxo de serviço dentro de uma empresa de prestação de serviços, desde o primeiro contato com o cliente até a entrega e cobrança. Veremos que a emissão de documentos (ordem de serviço, recibo de entrega, etc.) não é burocracia, mas sim uma maneira de controlar o negócio e torná-lo sempre produtivo e lucrativo. Detalhe importante: fornecemos modelos de vários documentos usados pelas oficinas, para você baixar e adaptar às suas necessidades, tais como Ordens de Produção, Orçamentos, Propostas, Recibos de entrega e outros.

Na seqüência, o artigo “Porque as oficinas não conseguem crescer?” relata os diversos fatores que, segundo nossa observação, impedem o crescimento e o sucesso das empresas de prestação de serviço. Será que você não está cometendo estes mesmos erros? Será que é por isso que está sempre sem dinheiro?

No artigo “Manutenção avançada de impressoras com bulk ink” fazemos outra análise profunda de um dos trabalhos mais lucrativos interessantes que o técnico pode oferecer na atualidade. Começamos por uma análise do mercado de bulk ink e explicamos porque ele será lucrativo e importante ainda durante vários anos e, de quebra, vemos quais são os defeitos mais comuns e como resolvê-los, mesmo aqueles mais complicados.

O artigo “Operadoras de celular: porque elas cobram internet mesmo sem a gente usar?” analisa um caso que acontece com enorme constância. Inventaram uma forma de cobrar indevidamente pelo uso do 4G, de maneira supostamente legalizada mas que, pelo ponto de vista técnico, é uma enganação. Entenda o que é e o que fazer para não ser enganado e explorado.

O artigo “Discos SSD versus HD: uma análise comparativa” mostra as diferenças entre estes dois dispositivos de armazenamento dos PCs. As características de um e de outro os torna mais indicados em determinadas situações.

Para ver isso na prática, o artigo seguinte denominado “SSD com HD: acelerando o PC” explica como deixar um notebook (ou PC) sensivelmente mais rápido trocando o HD por um SSD ou, se possível, deixando o HD e adicionando um disco SSD.

A seção “Opinião” traz uma reflexão denominada “Será que o diploma universitário ajuda a ganhar mais ou conseguir emprego melhor?”. Analisamos a situação de quem faz faculdade, em comparação com os técnicos especializados. Quem será que leva a melhor? Quem tem mais chances e condições de ganhar mais? Será que o curso universitário realmente é um upgrade na carreira?

A tradicional seção “Correio Técnico” fecha esta edição, como sempre mostrando as dúvidas mais freqüentes e interessantes enviadas pelos leitores.

Conteúdo desta edição

Clique nos links para ver a primeira página de cada artigo:

Negócios

Administração da rotina interna de uma oficina

Oficinas de prestação de serviço são empresas como as outras. Além de fazer um serviço tecnicamente correto, requerem uma administração eficiente e capaz, para garantir seu desenvolvimento e uma remuneração decente a seus donos e a todos os que participam dela. No entanto, gerenciar uma empresa de prestação de serviços é diferente de dirigir uma indústria ou uma loja, porque a oficina trabalha sob encomenda. Entenda essas diferenças, saiba como determinar o preço justo e veja técnicas simples, porém que funcionam a contento no dia-a-dia de um prestador de serviços.
• Diferenças da empresa de prestação de serviços em relação a outros ramos
• Cálculo de preço do prestador de serviços
• O fluxo interno de produção. Análise de 3 casos:

  • 1ª seqüência de fornecimento – Cliente vai na oficina e leva equipamento
  • 2ª seqüência de fornecimento – Técnico vai no cliente e faz o serviço lá
  • 3ª seqüência de fornecimento – Técnico vai no cliente e retira o equipamento

• Análise e modelos dos documentos emitidos em cada etapa:

  • Solicitação de atendimento
  • Orçamento interno
  • Proposta comercial
  • Ordem de Serviço
  • Recibo de entrega e garantia
  • Nota fiscal
  • Ordem de Serviço multi-função
• Considerações importantes sobre o BDI


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Exercício profissional

Porque as oficinas não conseguem crescer?

Assim como acontece com as pessoas, o normal de toda empresa deveria ser crescer, desenvolver, contratar mais funcionários, aumentar seu campo de ação e dar tranqüilidade financeira para seus proprietários. No entanto, analisando-se o percurso de várias oficinas conhecidas, notou-se que existiram certos fatores que impediram esta trajetória de sucesso. São oficinas que acabam não crescendo, ficam pequenas e desaparecem quando seus donos se aposentam ou mudam de ramo. Porque isto acontece? Quais são os fatores que dificultam o crescimento dos prestadores de serviço? Acompanhe nossa análise, baseada em diversas oficinas conhecidas e acompanhadas pelo autor. Entre outros fatores, analisamos:
• Concorrência dos ex-colegas
• Repetir modelos
• Prejudicar-se com a legislação trabalhista
• Não delegar tarefas
• Instabilidade da economia
• Não ter capital de giro
• Misturar despesas pessoais com a da empresa
• Descontrole do fluxo de caixa
• Abandonar o dia-a-dia do negócio
• Não montar uma fonte de renda independente dos clientes/da oficina
• Falta de planejamento
• Mudanças de tecnologia
• Mudanças no mercado e na preferência dos clientes
• Falta de divulgação da marca / falta de empenho comercial
• Atender mal aos clientes
• A exceção à regra – as empresas nanicas


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Técnicas de bancada

Manutenção avançada de impressoras com bulk ink

Sistemas de bulk ink estão por toda parte. Já existem até impressoras que saem de fábrica com este recurso, mas ainda há grande procura pelas adaptações, para equipamentos antigos ou para serviços especiais. Como até mesmo os sistemas originais precisam de manutenção, o bulk ink virou um importante mercado para os prestadores de serviço na área de informática.
• Tendências no mercado de impressoras
• Bulk de fábrica versus bulk ink adaptado
• Vantagem do bulk ink adaptado: tintas especiais (pigmentada, sublimática e comestível)
• Porque o bulk ink dá defeito?
• Usando um arquivo de teste e avaliação
• Defeitos mais comuns nas impressoras com bulk ink:

  1. Falha depois que imprime um determinado número de cópias
  2. Impressão falha se a impressora fica parada de um dia para outro
  3. Impressão permanentemente com falhas
  4. Cores saem misturadas
  5. Mangueira fica batendo e/ou prende o carro de impressão e/ou está rachada
  6. Mensagem de erro no cabeçote ou nos cartuchos

• Possíveis causas e soluções destes defeitos
• Pressurização no circuito de tinta
• Desentupimento do cabeçote
• Porque fazer manutenção de rotina


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Atendimento ao cliente

Operadoras de celular: porque elas cobram internet mesmo sem a gente usar?

O caso analisado neste artigo ajuda a explicar certas cobranças “misteriosas” feitas nas nossas faturas do telefone celular. Este caso ocorreu com a TIM, mas é similar com as outras operadoras e, como se verá, resulta de uma mistura de questões técnicas com pitadas de desprezo pelo consumidor e de despreparo dos canais de comunicação das empresas. O fato é que, mais uma vez, é o consumidor quem sai prejudicado e, o pior, muitas vezes nem fica sabendo que está sendo cobrado indevidamente. Este é o relato de uma história real vivida por um dos nossos redatores, esperamos que ajude a mais pessoas.
• Como foi o problema com a TIM
• A maratona pelos serviços de “atendimento” ao cliente
• Como o problema foi resolvido
• A explicação técnica
• Como fazer a configuração para livrar-se da cobrança extra


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Tecnologia

SSD versus HDD: uma análise comparativa

Atualmente, ao encomendar um PC é possível escolher se queremos um HDD ou SDD para armazenar os dados. Em alguns casos podemos ter os dois. Mas qual devemos escolher? Qual é o melhor? Vamos analisar estes dispositivos e explicar as diferenças entre eles, analisando suas vantagens e desvantagens.
• Explicando o que é HDD e SSD
• Breve história dos HDDs e SSDs
• Vantagens e desvantagens de cada tipo
• Discos híbridos e sistemas com dois dispositivos
• Qual deles é melhor para você?


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Performance

SSD junto com HDD: acelerando o PC!

Os discos SSD competem com os HDs em vários aspectos. Devido à sua velocidade, em especial, podem ser a solução para acelerar os notebooks, geralmente mais lentos que seus equivalentes desktop. Mas porque não ficar com o melhor dos dois mundos, colocando SD e HD no mesmo notebook?
• Como acelerar um PC usando SSD
• Como os SSD podem acelerar o sistema?
• Instalação de dois discos na prática
• Alterando a localização da área de troca (SWAP) do Windows 10
• Alterando a localização dos arquivos temporários
• Alterando a localização das áreas de dados


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Opinião

Será que o diploma universitário ajuda a ganhar mais ou conseguir emprego melhor?

Analisamos a situação de quem faz faculdade, em comparação com os técnicos especializados. Quem será que leva a melhor? Quem tem mais chances e condições de ganhar mais? Será que o curso universitário realmente é um upgrade de carreira?


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Serviço

Correio Técnico

Seleção das dúvidas enviadas pelos leitores, devidamente respondidas por nossos especialistas. Nesta edição:
• Até quando poderei usar o Windows 7?
• Até quando vai ter upgrade gratuito para o Windows 10?
• Melhor forma de instalar Windows 10
• Como desativar o assistente Cortana?
• O que é Windows 10 versão “S” ?
• Porque não consigo apagar a fila de impressão?
• Como evitar que os usuários fiquem instalando programas perniciosos
• Micro portátil é mais lento que desktop?
• Notebook funciona bem na oficina, mas não na casa do cliente
• Quando cobrar para “dar uma olhada” ?
• Qual é o problema do técnico usar peças fornecidas pelo cliente?


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Ver edição anterior
Este é o resumo da Revista PnP nº 37

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