Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  

Você está aqui: Home » Edições impressas » Resumo de edição



ATENÇÃO
Mudou o acabamento gráfico da Revista PnP. — A novidade tem a intenção de facilitar a leitura e estudo do conteúdo, com material mais adequado para leitura, análise, anotações e grifos. A partir desta edição (36), portanto, a Revista PnP é encadernada com espiral plástica ao invés dos grampos usados desde o lançamento, com capa em cartão e acabamento fosco. O papel do miolo passou a ser sulfite 90 g/m².
Download dos arquivos autoexec e config.sys citados no artigo “Crie seu próprio pendrive com boot”: clique aqui

Esta edição é fruto de muita pesquisa, reflexão, estudo e de debates sobre vários aspectos, técnicos e administrativos, que envolvem a profissão do técnico de informática, sua clientela e o mundo dos negócios.

Pelo lado prático temos o artigo “Crie seu próprio pendrive com boot”, que responde uma das perguntas mais comuns que nos chegam. Ainda na mesma linha prática temos o artigo “Kit essencial do técnico de manutenção de informática”, onde discutimos o que é estritamente necessário o profissional levar sempre consigo, para atender oportunidades de última hora que sempre surgem para quem “mexe com estas coisas” e, porque não, faturar um dinheiro extra.

Aliás, para quem trabalha com manutenção de redes, o artigo “Melhorando as redes Wi-Fi” vem mesmo a calhar. Apresentamos medidas simples e práticas para distribuir melhor o sinal de rede wireless nas edificações e salas, gastando pouco ou quase nada.

Na mesma linha, o artigo “Tirando o máximo do roteador” mostra porque devemos substituir os modelos baratos (e fracos) por outros melhores e como, se for preciso, podemos montar nossos próprios roteadores personalizados – e poderosos.

Pelo lado teórico (e filosófico) temos o artigo “Melhorando os ciclos do atendimento a cliente”. Reputamos este texto como de extrema importância para quem deseja entender melhor seu negócio e sua carreira, analisando e corrigindo os pontos falhos.

Outro tema de importância está esmiuçado no artigo “Marcas e patentes: a necessidade de proteger seus negócios e realizações”. O nome é auto-explicativo e mostra um dos fatores mais constantemente esquecidos pelos empresários, que depois acabam se arrependendo. Em geral, tarde demais.

Como curiosidade da engenharia e também pelo lado teórico, o artigo “Manuseio de componentes na indústria, na oficina e no uso” mostra como funciona um processo industrial e quais os cuidados tomados para garantir e inspecionar a qualidade dos produtos.

Pelo lado da prática profissional, o artigo “Outras oportunidades de negócio para os técnicos” complementa os assuntos abordados na edição anterior, analisando ramos correlatos ao do técnico de informática e que não podem passar em branco para ele.

A seção “Opinião” traz uma reflexão denominada “O Windows 10 veio para ficar. E agora?” onde vemos a história do Windows e alinhamos fatos que nos permitem pensar no futuro.

A tradicional seção “Correio Técnico” fecha esta edição, como sempre mostrando as dúvidas mais freqüentes e interessantes enviadas pelos leitores.

Conteúdo desta edição

Clique nos links para ver a primeira página de cada artigo:

Software

Crie seu próprio pendrive com boot para manutenções e instalações

O pendrive é fundamental na maleta de ferramentas do técnico de manutenção e instalação de PCs, e fica ainda mais útil se pudermos instalar nele vários sistemas operacionais e respectivas ferramentas. Conheça várias formas de montar seu próprio pendrive de boot e escolha a que melhor atende suas necessidades.
• Um pouco da história dos discos de boot
• Disquete de boot DOS – para que serve?
• A invasão dos pendrives falsificados
• Criando uma imagem de boot
• Passando de CD/DVD para pendrive
• Windows 7 USB DVD Download Tool (WUDT)
• Universal USB Installer (UUI)
• Your Universal Multiboot Installer (YUMI)
• Imagem de disquete de boot
• Formatando com o Rufus
• Pendrive com Multiboot
• ISOs não listados

(clique para ampliar

Ferramentas

Kit essencial do técnico de manutenção de informática

Toda profissão exige um kit essencial de ferramentas, o mínimo necessário para iniciar alguma tarefa. O ideal é ter este conjunto sempre à mão, pois nunca se sabe quando as habilidades do técnico serão requisitadas, seja profissionalmente ou para atender algum parente ou amigo num fim de semana. Mas qual é o melhor kit para um técnico de manutenção? O que ele deveria ter sempre consigo, para atender as emergências?
• Um pouco da história dos discos de boot
• Qual é o essencial para um técnico de informática?
• Escolhendo e formatando o pendrive
• Os softwares de teste e reparação
• Conjunto mínimo de ferramentas
• Manutenção e (re)formatação do Pendrive

(clique para ampliar

Redes

Melhorando as redes Wi-Fi

As redes sem fio são bem populares, a ponto das próprias operadoras de internet banda larga oferecerem modems integrados com roteadores sem fio. Embora práticos, alguns destes aparelhos não distribuem o sinal de rede WiFi por toda a área desejada. Aliás, até mesmo modelos dedicados podem apresentar limitações. E o que fazer quando a rede local já tem um access point, mas que não está dando conta? Apresentamos neste artigo algumas alternativas para contornar tais limites.
• Planejando a parte técnica da mudança
• Detalhes administrativos para a mudança
• Lidando com as limitações. Sem forro, sem furos.
• Quando fazer upgrade de roteador
• E se for preciso trocar as antenas?
• O que fazer quando o local do rotedor já é o ideal
• Os roteadores limitados das operadoras
• Lidando com a sobreposição de canais
• Criando uma rede para visitantes

(clique para ampliar

Roteadores

Tirando o máximo do roteador

Os roteadores ficaram tão populares que muita gente até esquece que eles têm funções importantes. Justamente por isso, nem sempre a melhor opção é usar o combinado modem/roteador fornecido pela concessionária de banda larga. Se for preciso uma boa conexão Wi-Fi ou melhores recursos de configuração da rede, o jeito é partir para um roteador externo e, se a necessidade for ainda mais avançada, pode ser preciso usar um roteador com firmware customizado. Veja o que é isso, como é feito e porque você eventualmente pode precisar preparar seu próprio roteador.
• Porque usar seu próprio roteador, e não aquele fornecido pela concessionária
• Porque e quando é possível modificar um roteador
• Troca de firmware e a adição de novos recursos
• O caso emblemático do Linksys WRT54G
• Porque preocupar-se com mudança de firmware?
• Como instalar um firmware de terceiros

(clique para ampliar

Teoria

Manuseio de componentes na indústria, na oficina e no uso

O manuseio apropriado dos diversos componentes de um computador ou do próprio aparelho ajuda para que não estraguem ou para que funcionem durante um tempo maior. Pelo lado oposto, uma pequena falha, aparentemente sem qualquer significado, pode ocasionar um “efeito bola de neve” catastrófico. Por isso é que se torna interessante conhecer algumas táticas simples, porém eficientes, para precaver, evitar e corrigir falhas.
• Cuidados adotados nas fábricas
• Cuidados a serem adotados na oficina
• Cuidados no uso diário dos computadores
• O que é DOA – “morto ao chegar”

(clique para ampliar

Relacionamento

Melhorando os ciclos do atendimento a cliente

Muitos prestadores de serviço acabam desenvolvendo uma noção empírica e intuitiva de como agradar seus clientes. Mas não basta apenas ser um bom técnico e saber resolver os defeitos, existem vários outros fatores que rodeiam o atendimento e que, no final, podem acabar pesando mais na avaliação que o cliente faz do profissional do que o serviço técnico que foi realizado. Para analisar o atendimento e realmente melhorar a avaliação do cliente é preciso conhecer algumas análises teóricas e fazer um estudo mais aprofundado.
• A “hora da verdade” no atendimento a clientes
• O ciclo do serviço ou ciclo de atendimento
• O ciclo interno de produção de um serviço
• O ciclo de vida interna de um cliente

(clique para ampliar

Divulgação

Marcas e patentes: a necessidade de proteger seus negócios e realizações

Parece que a grande maioria dos profissionais desconhece a necessidade de registrar suas marcas e patentes. No entanto, quem desenvolve uma carreira ou uma empresa sem preocupar-se com isto está cometendo um grave erro estratégico. A falta de registro pode fazê-lo perder o tempo e o dinheiro gastos com a construção de sua reputação e com a conquista de sua clientela. Basta que um concorrente registre a marca desprotegida e vai apropriar-se de todo seu trabalho de divulgação. Para precaver-se, entenda o que é o serviço de marcas e patentes, veja como registrar suas próprias marcas, o quanto custa e quais são os cuidados a tomar.
• O que é a marca de um negócio?
• Porque eu preciso ter uma marca?
• O que é o serviço de marcas e patentes
• Os quatro tipos de marca
• Formas de apresentação de um registro de marca
• Classificação de produtos e serviços
• Quem pode registrar
• Quem pode requerer uma marca?
• Como é e quanto custa o processo de registro
• Cuidados a tomar

(clique para ampliar

Exercício profissional

Outras oportunidades de negócio para os técnicos

Parece que a grande maioria dos profissionais desconhece a necessidade de registrar suas marcas e patentes. No entanto, quem desenvolve uma carreira ou uma empresa sem preocupar-se com isto está cometendo um grave erro estratégico. A falta de registro pode fazê-lo perder o tempo e o dinheiro gastos com a construção de sua reputação e com a conquista de sua clientela. Basta que um concorrente registre a marca desprotegida e vai apropriar-se de todo seu trabalho de divulgação. Para precaver-se, entenda o que é o serviço de marcas e patentes, veja como registrar suas próprias marcas, o quanto custa e quais são os cuidados a tomar.
• Integração do PC com a TV
• As Smart TVs e suas conexões
• Smartphones, seus aplicativos e backup
• Serviços online: um mundo de oportunidades
• Internet em casa – uma necessidade crescente

(clique para ampliar

Opinião

O Windows 10 veio para ficar. E agora?

O Windows XP finalmente foi enterrado e o novo campeão de preferência é o Windows 10. E agora, o que virá? Quais serão as intenções da Microsoft?

(clique para ampliar

Serviço

Correio Técnico

Seleção das dúvidas enviadas pelos leitores, devidamente respondidas por nossos especialistas. Nesta edição:
• Windows 10 fica preso no loop de reparação automática
• Como apagar a pasta WIN.OLD ?
• Como dar sobrevida a notebook quebrado
• Computador vibrando e fazendo barulho
• Senha está correta, mas Windows não aceita
• Vídeo lento em notebook, mesmo tendo placa de vídeo poderosa
• HD fica solto no notebook depois de upgrade?
• Como resolver problema de LibreOffice instável
• Como tirar chiado das linhas telefônicas
• Impressora serial não funcionava no Windows
• Como mudar Windows de 32 bits para 64 bits
• Vazamento de água danificou computadores
• Rede Gigabit não é reconhecida em algumas estações de trabalho
• Colocou processador melhor mas micro piorou

(clique para ampliar
Capa da Revista PnP nº 36
Clique para ampliar

Ver edição anterior
Este é o resumo da Revista PnP nº 36

COMENTÁRIOS
Nossos leitores já fizeram 6 comentários sobre esta edição:
De: Alex Aroucha (em 01/08/2017 - 15:25)
Parabéns pelo excelente trabalho!
gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho que é a Revista PnP. Conheci a publicação acidentalmente na internet através de um download e logo vi a qualidade do material e o amor e carinho com que são feitos. Comprei todos os pacotes das edições que já tinham saído e a partir de então venho comprando regularmente sempre que sai uma nova edição, na certeza de que sempre serão assuntos de importância relevante para nós que trabalhamos em oficinas de informática e prestamos serviços na área. Além disso já comprei praticamente todos os DVDs de Services Packs, distribuições Linux e DVDs do Windows. Todos sempre com excelente qualidade.
Sobre o novo formato, ficou muito bom, agora há muito mais facilidade de ler a revista em qualquer lugar sem danificar a publicação, com a opção de encadernamento por espiral. Gostei da impressão em A4, pois o outro papel refletia a luz e o A4 é opaco, melhorando ainda mais a leitura. Sem falar que ficou com uma aparência mais didática.
Tenho orgulho de guardar todas as minhas edições intactas. Conteúdo super valioso para todo profissional da área. Pra finalizar parabenizo toda a equipe pelo excelente trabalho. Vida longa e próspera à Revista PnP.
De: juniorfs (em 05/08/2017 - 10:25)
Conteúdo excelente
Obrigado pelo atendimento, tenho varias edições da revista, muito bom todo o conteúdo, fico feliz sempre quando sai uma nova versão, com temas de grande importância e atualizados.
De: crob2009 (em 01/08/2017 - 07:30)
Novo acabamento da revista
Gostei muito pelo novo formato da revista mais prática para estudo e pesquisa, é o conteúdo que continua nota 10. Parabéns...
De: Ivanilson (em 01/08/2017 - 07:19)
Novo formato Revista PnP
Quero deixar aqui a minha grande satisfação, pelas ótimas matérias das edições da Revista PnP. Também aprovei o novo visual e formato da Revista PnP, ficou bem melhor para manusear e realizar uma boa leitura. Parabéns à todos os responsáveis, pela produção da Revista PnP. Obrigado!
De: Luiz (em 28/07/2017 - 12:11)
Cada edição da PnP é um presente
Eu fico emocionado cada vez que sai uma edição da Revista PnP. Imagino a luta que deve ser para o pessoal manter esta revista circulando. Mesmo que não esteja indo mais para as bancas, o simples fato da revista existir e estar disponível pela internet já me deixa mais tranquilo. Os técnicos de informática foram simplesmente esquecidos pelas grandes editoras, quem vai nas bancas hoje em dia só encontra revistas para a mulherada e para crianças, ou então para tentar vender coisas para a gente. De técnico mesmo, para quem trabalha, não tem nada nas bancas. Parabéns à Thecnica Sistemas por este esforço em manter a PnP circulando. Já encomendei esta edição, não vejo a hora de chegar para poder ler sossegado, afinal, uma nova edição da PnP é para ser apreciada lendo numa rede e na varanda de casa.
De: EBernardo (em 28/07/2017 - 10:00)
Edição excelente
Gostei dos temas escolhidos, veio bem a calhar. Já li a minha do começo ao fim, só posso parabenizar toda a equipe. Parabéns!
Comente você também:

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.