Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  

Você está aqui: Home » Edições impressas » Resumo de edição


Esta edição traz dois artigos extensos, fruto de muita pesquisa e que merecem um destaque especial

O primeiro destaque vai para o Windows Server 2016, que apresenta novos conceitos e aumenta o alcance deste sistema tradicional. Mostramos as idéias e objetivos por traz do projeto, as versões e a confusa questão do licenciamento. Colocando tudo isto em prática, mostramos passo-a-passo como instalar e configurar o Server 2016 para montar um excelente servidor de internet (“Web Server”) capaz de atender empresas de qualquer tamanho. E ele vem com ASP, PHP e MySQL, permitindo desenvolver sites e aplicativos Web (“Apps”), sem falar de outros serviços corporativos como email, firewall e muitos outros que pode-se, opcionalmente, ativar no nosso servidor Web.

O segundo destaque desta edição vai para o artigo “Instalações prediais de ar condicionado”. Muitos pensam que este “acessório” é só para os CPDs e para a diretoria, mas não é bem assim. O ar condicionado está cada vez mais presente na vida de todos e o técnico precisa ter bom conhecimento destes aparelhos, para servir bem seus clientes e para evitar que entre um outro profissional em seus serviços. Quem sabe não estaria aí um novo campo de trabalho, tão bom ou até melhor que a informática?

Ainda pelo lado prático, temos dois artigos relacionados diretamente à bancada. Em “Recuperação de dados através de software” discutimos o que pode (ou deve) ser feito quando os dados foram apagados de um disco, e no “Técnicas de solda na reparação de eletrônica” damos continuidade à série de artigos sobre manutenção dos notebooks e outros aparelhos portáteis que invadiram as oficinas de manutenção.

A carreira e o exercício profissional não foram esquecidos. No artigo “O novo técnico de informática: adaptando-se aos novos tempos” discutimos as mudanças que ocorreram nesta profissão ao longo dos anos, desde que os PCs surgiram, e a partir disto tentamos descortinar o que pode estar vindo por aí, com sugestões para orientar seu futuro.

Fechando este tema temos mais uma interessante discussão, no artigo “O que é um bom cliente? Como formar uma clientela?” onde tentamos responder estas questões não pelo lado técnico e formal, mas sim analisando filosoficamente o que está por trás da montagem de uma clientela a partir da relação entre o técnico, seu cliente e o mercado de trabalho.

Nossa tradicional seção “Correio Técnico” fecha este trabalho, como sempre mostrando as dúvidas mais freqüentes, curiosas ou interessantes enviadas pelos leitores.

Esta edição dá continuidade à fase da Revista PnP apelidada de “Série Bronze”. Para mais detalhes sobre esta série entre em nosso site na página www.revistapnp.com.br/bronze.

Boa leitura!

Conteúdo desta edição

Clique nos links para ver a primeira página de cada artigo:

Sistemas Operacionais

Windows Server 2016 conhecendo e entendendo

A linha de sistemas operacionais para servidor da Microsoft vem sendo desenvolvida e depurada há décadas. O Windows Server 2016 é o mais recente representante desta linhagem, trazendo inovações importantes que certamente serão incorporadas às versões futuras, por atenderem às novas demandas advindas do uso de “big data” (grande volume de dados), da computação em nuvem e da necessidade de obter segurança cada vez maior.
• Objetivos do Windows Server 2016
• Novidades e o que se pode esperar delas
• Requisitos de hardware. Será que basta um computador qualquer?
• Edições (versões) box e OEM
• Licenciamento e ativação: caro e complicado

(clique para ampliar

Infra-estrutura

Monte seu próprio Servidor Web com o Windows Server 2016

(Tutorial serve também para o Windows Server 2012)
Não seria bom ter um lugar onde você possa manter seus arquivos e acessá-los em qualquer lugar? Digamos que você possa ter sua biblioteca disponível para o caso de você querer copiar uma música ou um vídeo para um de seus amigos, ou talvez você queira deixar seus parentes baixar todas as fotos de suas férias, ou talvez você precise de um lugar para testar e hospedar os sites que você está fazendo. Que tal uma página da Web? Sempre quis ter sua própria página Web? Desenvolver aplicativos para celular e internet? Tudo isso pode ser conseguido com um servidor Web em casa... E mais!
• Sistemas de rede: servidor tradicional versus servidor remoto
• A importância do servidor de internet e como ele entra na rede local
• Escolhendo qual sistema operacional utilizar: Windows ou Linux?
• Escolhendo o hardware e adaptando às necessidades
• Conseguindo o instalador do Windows Server 2016 Essentials
• Instalando o Windows Server
• Configurando a rede e compartilhando arquivos
• Configurando endereços IP para hospedar sites e outros serviços
• Habilitando o servidor de internet (IIS)
• Instalando o ASP.net e o ASP clássico
• Instalando o PHP e o MySQL
• A questão das portas: 80 ou 8080?
• Direcionando o tráfego de internet para o servidor

(clique para ampliar

Infra-estrutura

Instalações prediais de ar condicionado

Vai longe o tempo em que ar condicionado predial era sinônimo de luxo e prestígio, e por isso só usado em locais de alto padrão ou onde fosse realmente necessário: centrais de computadores (CPDs), hospitais, laboratórios e outros ambientes especializados. Atualmente, até mesmo residências e escritórios simples podem dispor destes aparelhos. Contudo, é preciso entender como funcionam, quais são as alternativas e as técnicas para não gastar dinheiro à toa fazendo instalações incorretas.
• Muito além dos datacenters: aplicações do condicionamento de ar
• Como funciona. O que é BTU, CER e selo PROCEL
• Dimensionamento da capacidade térmica
• Exemplo típico: componentes de um ar condicionado de janela
• Ar condicionado do tipo “split”: como funcionam, tipos disponíveis
• Ar condicionado central ou dutado
• Cuidados ao especificar
• Recursos que os aparelhos podem ter

(clique para ampliar

Software

Recuperação de dados através de software

A recuperação de dados é considerada umas das atividades mais nobres e sofisticadas no ramo de tecnologia. É o último recurso das vítimas de falha no hardware ou que foram alvo da própria falta de atenção ou de sorte. Apresentaremos alguns detalhes acerca desse valoroso nicho de trabalho.
• A ética e outras considerações na recuperação de dados
• Práticas recomendáveis para aumentar as chances de sucesso
• Aprendendo a fazer o trabalho. Qual software utilizar?
• Possíveis cenários da recuperação de dados e suas chances de sucesso

(clique para ampliar

Ferramentas

Técnicas de solda na reparação de informática

O reparo avançado de notebooks, laptops, netbooks e dos badalados tablets requer bom conhecimento teórico e prático de eletrônica básica, dos dispositivos semicondutores e dos tipos de circuito, sem falar da intimidade com diversas ferramentas e instrumentos de bancada. Também é essencial que o técnico saiba fazer as dessoldagens e soldagens de componentes SMC e THT, que é o assunto que tratamos neste artigo.
• Cuidados com os componentes. A questão do tipo da solda
• Ferramentas e ambiente de trabalho
• Como trocar componentes THT
• Trocando componentes SMD com solda comum e com solda em pasta
• Encontrando componentes para substituir num reparo

(clique para ampliar

Prática profissional

O novo técnico de informática - Adaptando-se aos novos tempos!

Quando surgiu essa profissão, para ser técnico de informática bastava saber montar um computador, instalar o sistema operacional e os softwares, conectar periféricos e resolver alguns defeitos típicos. Mas os tempos mudaram e só isso não é mais suficiente. Diante dessa nova realidade, discutimos como o técnico de informática poderia enfrentar os novos tempos.
• As carreiras em paralelo do técnico de informática
• O técnico e os outros tipos de “computador”
• O novo perfil dos clientes

(clique para ampliar

Opinião

O que é um bom cliente? Como formar uma clientela?

O técnico de informática vive de prestar serviços sob encomenda, trazidos por seus clientes. Vem daí a importância de criar e manter uma clientela de qualidade, que lhe garanta renda suficiente para manter sua vida pessoal e profissional. Mesmo quem está empregado acaba um dia vivendo de sua clientela. Mas qual é o perfil do cliente do técnico? O que seria um bom cliente? Como formar uma clientela?

(clique para ampliar

Serviço

Correio Técnico

Seleção das dúvidas enviadas pelos leitores, devidamente respondidas por nossos especialistas. Nesta edição:
• Upgrade de memória não funcionou. E agora?
• Qual é a quantidade certa de pasta térmica
• É possível usar uma TV como monitor?
• Memória virtual em partição separada adianta alguma coisa?
• Tela do vídeo ficou de ponta cabeça
• Qual é a melhor ventoinha para gabinete
• Como emendar cabo de rede
• Dividir ponto de rede para dois computadores
• Dock-station ou hub USB, qual é mais prático e barato?
• Não existem drivers para Windows 10. Tem jeito?
• Como mostrar situação do Caps Lock e Num Lock
• Mouses de alta resolução fazem diferença?
• Notebook barulhento
• Monitor “psicodélico”
• Tem como usar dois HDs num notebook?
• Cabos USB funcionam em smartphone?
• Monitoramento de cameras de vigilância por smartphone
• Cooler de suporte para notebook funciona?
• Como resolver roteador que está aquecendo
• Fonte liga, mas PC não funciona
• Windows em HD transferido perde a ativação?
• Cliente já tinha levado micro para outros técnicos
• Erro na instalação do Windows causado por problema da mídia?
• Microsoft Office pirateado não carrega mais

(clique para ampliar
Capa da Revista PnP nº 35
Clique para ampliar

Ver edição anterior
Este é o resumo da Revista PnP nº 35
Ver próxima edição

COMENTÁRIOS
Nossos leitores já fizeram 4 comentários sobre esta edição:
De: kombato (em 07/03/2017 - 10:28)
Saiu mais uma Revista PnP... Que alegria!
Confesso que sou viciado na PnP. Tenho a coleção completa e ficou lendo e relendo todos os exemplares, já até decorei mas mesmo assim a revista é tão bem feita que sempre aprendo algo novo ou me diverto com algum dos "casos" contados pelo Iberê. Pena é que demora tanto para sair as edições, mas sempre que sai sou um dos primeiros a comprar e devoro o exemplar assim que chega. por favor, nunca parem de publicar a PnP, se isto acontecer vou ter que me internar numa clinica para viciados hehehehe
De: palermonte (em 05/03/2017 - 08:42)
O melhor de tudo é o Correio Técnico
Eu compro a Revista PnP mais para ler o Correio Técnico, mas o desta edição está bem mais legal do que as outras. Por mim, a Revista PnP podia trazer só o Correio Técnico, mas tenho que admitir que esta edição está muito bom, principalmente pelos artigos sobre ar condicionado, as técnicas de solda e o atendimento a clientes, que são os assuntos que mais me interessam. Espero ter ajudado.
De: HabibS (em 05/03/2017 - 02:36)
Artigos profundos e bem estudados
Sempre compro a PnP, mas desta vez confesso que me surpreendeu. Os artigos sobre a carreira do profissional de informática vieram bem de encontro aos problemas que estou enfrentando, me deu novos horizontes e me fez pensar num monte de coisas que ainda não tinha sequer cogitado que existem. O artigo sobre o que é um BOM cliente também foi muito útil, hoje me pego pensando em quanto tempo perdi na minha vida tentando agradar aqueles que, conforme bem diz o artigo, não são nem de longe bons clientes. O resto da revista também está muito bom, o Correio Técnico está melhor do que nunca e é sempre a primeira seção que eu leio. Sempre que sai uma nova edição da PnP eu rezo para que Deus dê forças à Thecnica Sistemas, que nunca deixem de publicar este manual tão importante para todo mundo que lida conm informática. Um abraço a todos.
De: EBernardo (em 06/03/2017 - 04:30)
Edição ótima, parabéns!
Adorei esta edição, tirou muitas dúvidas e me ajudou bastante. O enorme artigo sobre ar condicionado juntou um monte de coisas que eu já sabia, mas está tudo organizado e posso planejar minhas instalações com muito mais segurança, certo de estar fazendo o melhor para meus clientes. O artigo sobre o Servidor Web me poupou muitas horas de pesquisa, pois vinha há meses tentando configurar um servidor com PHP e MySQL e não estava conseguindo. Valeu de longe o preço que paguei, parabéns a toda a equipe!!!!
Comente você também:

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.