Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  

Você está aqui: Home » Edições impressas » Resumo de edição

Esta é a terceira edição da “Série Ouro” da Revista PnP, que comemora nossos 5 anos de publicação. Assim como na edição anterior, esta traz uma seleção dos melhores artigos já publicados, todos revisados e atualizados, e também tem material inédito.

Esta edição aborda um dos temas principais da Revista PnP, que é a manutenção de computadores. Como não poderia de ser, o tema foi estendido para “manutenção de equipamentos computadorizados”, pois hoje em dia os notebooks, tablets e smartphones já são realidade nas oficinas de informática. Aliás, todos esses podem ser descritos como “equipamentos computadorizados” e muitas técnicas usadas para lidar com os PCs (e seus clientes...) também se aplicam a eles, em especial aos notebooks que são computadores em miniatura.

Quero destacar a série especial de artigos sobre manutenção de PCs com Windows. Essa série explica uma técnica que estamos desenvolvendo há pelo menos 20 anos e que é capaz de recolocar em funcionamento qualquer tipo de computador, visto que lida com fatos básicos e importantes da manutenção como um todo.

Começa apresentando os “Conceitos básicos de manutenção” e na seqüência já temos o artigo “Atendendo um chamado e iniciando o conserto”, depois mostra como se virar “Fazendo as primeiras verificações”. Esta parte introdutória é muito importante, pois uma manutenção que começa segundo as boas normas tem muito mais chances de deixar todo mundo satisfeito, isto é, com o dono do computador satisfeito por ter seu equipamento de volta e o técnico contente porque recebeu um valor justo pelo seu trabalho.

O artigo seguinte, “Fazendo as primeiras verificações”, traz uma série de procedimentos necessários para quando o computador foi levado para a bancada, complementado pelo artigo seguinte, denominado “Manutenção básica”. Com essas medidas a maioria dos PCs com Windows voltará à funcionar normalmente, e se não voltar será necessário então partir para procedimentos mais demorados e caros, que demonstramos no artigo “Procedimentos de manutenção geral”.

Se nada disso resolveu, ou se você quer ir direto ao ponto na solução de um PC defeituoso, parta logo para o artigo “Os defeitos mais comuns dos PCs com Windows”, onde listamos 11 problemas típicos com suas respectivas possíveis soluções.

Como a bancada é o local de trabalho do técnico de informática, vem bem a calhar o próximo artigo, “Truques e macetes de bancada”, onde explicamos procedimentos típicos para pequenos reparos, que podem render algum dinheiro e poupar tempo para você.

Para os que querem ir mais a fundo na reparação, partindo para os notebooks e tablets, o artigo “Reparação de placa-mãe” dá muitas dicas para quem, com um pouco de conhecimento de eletrônica, pretende consertar as placas eletrônicas usadas em informática.

Aliás, em termos de carreira, o artigo “Manutenção de notebooks: o que é preciso para entrar nesse mercado?” fecha essa edição recheada de informações e dicas importantes para quem lida com informática, em especial na área de manutenção de equipamentos.

Veja abaixo mais uma explicação sobre a seqüência de artigos desta edição.

Conteúdo desta edição

Clique nos links para ver a primeira página de cada artigo:

Uma palavrinha do editor sobre esta série de artigos sobre manutenção:

Nesta edição da Revista PnP volto a apresentar um roteiro para manutenção em computadores que começou a ser desenvolvido em 1986, quando montei uma oficina de assistência técnica especializada em informática. O volume de trabalho era grande, a equipe passou a contar com vários técnicos e surgiu assim a necessidade de sermos mais produtivos, gastando apenas e tão somente o tempo necessário em cada atendimento. Além disso queríamos que, se alguém precisasse terminar um serviço começado pelo colega, que tudo fosse feito sempre da mesma forma e com o mesmo bom resultado, ou seja: aparelho consertado, cliente satisfeito e dinheiro em caixa. O desenvolvimento daqueles procedimentos foi gerando textos e formulários que já compartilhei em diversos órgãos da imprensa especializada. Os leitores que nos acompanham provavelmente já tiveram a oportunidade de conhecer este material.

O que trazemos aqui, desta vez, é uma nova seleção destes textos, devidamente atualizados, revisados e adaptados aos tempos atuais. Afinal de contas, hoje em dia quando se fala em “computador” não podemos pensar só nos PCs de mesa, que dominaram a cena durante décadas. Os PCs agora aparecem em diversos formatos como notebooks, netbooks, ultrabooks e tablets. Até mesmo os smartphones, em última instância, nada mais são do que um PC reduzido e simplificado, que roda outro sistema operacional que não o Windows e ao qual foram adicionadas as funções relativas à telefonia. Com tantas mudanças na tecnologia e no mercado, fico feliz ao ver que o roteiro de manutenção que ajudei a criar continua sendo útil e funcional, bastando apenas fazer essas pequenas adaptações. Não é à toa que muitas escolas pelo Brasil afora adotam este sistema de trabalho para ensinar manutenção de PCs para seus alunos, o que muito me envaidece.

(clique para ampliar


Para facilitar o entendimento desse conteúdo ele vem aqui separado por etapas, que descrevem os procedimentos de manutenção em sua seqüência lógica, e terminam com artigos que trazem informações complementares necessárias ao exercício da função, como as técnicas de bancada, de reparação de placas eletrônicas e, para quem deseja ir adiante, como entrar no mercado de reparação de computadores portáteis e smartphones. Recomenda-se a leitura nessa seqüência:
1 – Conceitos básicos de manutenção (pág. 11)
2 – Atendendo um chamado e começando o conserto (pág. 14)
3 – Fazendo as primeiras verificações (pág. 17)
4 – Manutenção básica (pág. 20)
5 – Procedimentos de manutenção geral (pág. 25)
6 – Os defeitos mais comuns dos PCs com Windows (pág. 31)
7 – Truques e macetes de bancada (pág. 40)
8 – Reparação de placa-mãe de PCs e notebooks (pág. 52)
9 – Manutenção de notebooks: o que precisa para ganhar dinheiro nesse mercado? (pág. 63)

Veja abaixo o resumo de cada parte desta edição tão especial da Revista PnP:

Teoria

Conceitos básicos de manutenção

Todo procedimento técnico de manutenção ou instalação tem uma seqüência de execução precisa e lógica. Quem deseja especializar-se em manutenção precisa ter sempre em mente certos conceitos e idéias fundamentais para nortear seu trabalho no presente e no futuro.
• Tipos de manutenção: preventiva, corretiva e preditiva
• Como enfrentar um PC defeituoso
• Princípios básicos de uma manutenção

(clique para ampliar

Administração

Atendendo um chamado e começando o conserto

Antes de começar a mexer em algo que entra para manutenção é preciso tomar algumas medidas iniciais e muito importantes, até porque o cliente ou o usuário é a parte mais importante de qualquer manutenção. Afinal, é ele que vai usar o equipamento ou pagar pelo conserto. É preciso seguir algumas etapas básicas e óbvias, porém sequenciais:
1 – Coletar informações
2 – Estabelecer o plano de ação
3 – Apresentar o orçamento
4 – Fazer o conserto

(clique para ampliar

Diagnóstico

Fazendo as primeiras verificações

Os primeiros momentos com um PC defeituoso requerem atenção, paciência e método. Por isso, sem afobação, para não piorar ainda mais a situação, siga este roteiro para fazer um diagnóstico preciso e, talvez, até resolver o problema sem apelar para técnicas mais complexas e demoradas. Analisamos os seguintes casos:
• O micro não liga e nem dá sinal algum,
• O micro liga, as luzes acendem mas nada acontece,
• O micro liga, dá alguns bips e pára,
• O micro liga, mas não inicializa,
• O micro carrega o sistema, porém apresenta defeitos de funcionamento.

(clique para ampliar

Manutenção

Manutenção básica de um PC

Depois que o micro estiver conseguindo carregar o Windows (ou outro sistema operacional) será então preciso fazer várias verificações e correções que, provavelmente, vão eliminar a maioria dos problemas de funcionamento de que os PCs costumam apresentar. A seqüência apresentada é:
• Fazer acontecer o defeito reclamado,
• Verificar as conexões e o sistema de refrigeração,
• Retirar poeira e umidade,
• Verificar a existência de vírus e de danos nos dados gravados no HD,
• Deletar arquivos temporários,
• Verificar o registro do Windows,
• Atualizar o Windows e demais programas.

(clique para ampliar

Manutenção

Procedimentos de manutenção geral

Se nada do que foi feito até aqui resolveu o problema, o jeito é partir logo para uma revisão geral, que inclui a desmontagem e reformatação do disco rígido, mas não sem antes tomar os devidos cuidados como:
• Fazer backup dos dados,
• Listar os programas instalados e seus números de série,
• Fazer backup dos drivers,
• Desmontar para fazer uma boa limpeza,
• Testar cada componente individualmente,
• Reinstalar o sistema e simular o defeito reclamado, e depois
• Retornar os dados do usuário.

(clique para ampliar

Manutenção

Os defeitos mais comuns dos PCs com Windows

Os PCs com Windows têm defeitos típicos, que aparecem na maioria dos aparelhos que estão nas assistências técnicas. Veja quais são os problemas mais comuns, entenda suas possíveis causas e use nossas sugestões para encaminhar o conserto de maneira a gastar o mínimo de tempo. Analisamos os seguintes casos:
• O micro não liga ou não inicializa
• O Windows nem começa a carregar
• O Windows começa a carregar, mas não termina o processo
• O Micro ficou lento
• O micro está travando
• O micro não entra na rede ou na internet
• Determinado programa não roda
• Micro está apresentando as telas azuis de erro do Windows
• Micro está esquentando demais
• Computador parece que liga, mas não aparece qualquer imagem

(clique para ampliar

Prática

Truques e macetes de bancada

Além do que se aprende na escola, quem se dispõe a consertar e instalar computadores e redes acaba tendo que aprender alguns pequenos truques para ser eficiente e ganhar mais. Acompanhe as dicas a seguir sobre o uso de multímetro e ferro de solda, coisas típicas do dia-a-dia dos profissionais do ramo.
• Quando é que compensa consertar alguma coisa?
• O que é preciso para fazer um reparo?
• Entendendo as soldas em eletrônica e aprendendo a soldar
• Qual é melhor: ferro, pistola ou estação de solda?
• Dicas práticas de consertos usando multímetro e ferro de solda:
  1. Aprendendo a soldar
  2. Aprendendo a emendar cabos
  3. Aprendendo a testar continuidade com o multímetro
  4. Testando as chaves dos computadores
  5. Conserto de fones de ouvido
  6. Consertando microfones
  7. Fazendo manutenção nos mouses
  8. Baixando a rotação da ventoinha do processador

(clique para ampliar

Componentes

Reparação de placa-mãe de PCs e Notebooks

Saiba como é possível “ressuscitar” as placas-mãe que estão com defeito, e quem sabe até ganhar dinheiro realizando esse tipo de serviço, muito procurado porém pouco oferecido. Essas mesmas técnicas servem também para placas de notebook, tablets e smartphones.
• Quando é que compensa consertar alguma coisa?
• Como saber se é melhor consertar ou trocar uma placa?
• Placas de diagnóstico – será que ajudam ou atrapalham?
• Problemas no BIOS e suas soluções
• Capacitores eletrolíticos e outros componentens – defeitos e troca
• Mau contato e oxidação, problemas freqüentes
• Um método radical: ressoldagem geral
• Casos reais de placas “defeituosas” (mas que não estavam...)
• Reparação de placas de notebooks, smartphones e tablets

(clique para ampliar

Exercício profissional

Manutenção de notebooks, tablets e smartphones: o que precisa para ganhar dinheiro nesse mercado?

Os notebooks já são maioria nas oficinas de informática, junto com os PCs e, mais recentemente, também com os tablets e smartphones. Nesse contexto, será que essa continua sendo uma área boa para trabalhar e ganhar dinheiro? O que é preciso saber para entrar no ramo? Será que um técnico acostumado a consertar micros de mesa tem chance nessa nova configuração do mercado?
• Um pouco da história da manutenção de aparelhos eletrônicos no Brasil
• A situação atual do mercado de reparação
• Qual é a diferença entre consertar um PC ou consertar um tablete, notebook ou smartphone?
• A questão da formação do técnico de informática nos anos 2010 em diante
• Em suma...

(clique para ampliar

Serviço

Correio Técnico

Seleção das dúvidas enviadas pelos leitores, devidamente respondidas por nossos especialistas. Nesta edição:
• Porque as pessoas ficam tão fascinadas pelos “tablets” ?
• Problemas ao fazer downgrade de Windows 8 para Windows 7
• Só alguns computadores de uma loja precisam acessar a internet.
• Muitos obstáculos, e a rede wireless não alcança todos os locais
• Interferências num mouse e teclado wireless. O que fazer?
• Como desmontar com segurança os coolers dos processadores?
• Trocou bateria do CMOS mas a hora do computador não atualiza

(clique para ampliar
Capa da Revista PnP nº 27
Clique para ampliar

Ver edição anterior
Este é o resumo da Revista PnP nº 27
Ver próxima edição

COMENTÁRIOS
Nossos leitores já fizeram 2 comentários sobre esta edição:
De: E_Alves (em 24/04/2013 - 12:41)
Esta edição está boa demais!!!!
Eu conheci a Revista PnP na edição 9, que trazia justamente esta sequencia de artigos sobre manutenção de PCs. Foi recomendação de um professor de hardware que eu tinha, daí em diante nunca mais perdi nenhuma edição. Fiquei muito feliz agora de ver que a edição 27 traz estes mesmos artigos mas só que atualizados, afinal de contas muita coisa deve ter mudado desde que a edição 9 saiu. E os outros artigos que estão nesta edição também são fantásticos e muito bem escolhidos pela equipe da PnP, parabéns a vocês todos!!!
De: juniorfs (em 22/04/2013 - 09:11)
Parabéns à equipe da Thecnica!
Muito legal o tema. Parabéns para todo equipe pelo excelente trabalho!
Comente você também:

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.