Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  

Você está aqui: Home » Edições impressas » Resumo de edição


DOWNLOADS DESTA EDIÇÃO

• Artigo “Monte sua própria oficina de informática” - Ficha de checagem e serviços

• Artigo “O que tem na maleta do técnico” - Ficha de checagem para serviços de campo

• Artigo “Montagem de tabelas de preço” - Planilha de cálculo de tabela de preços

É com muita satisfação e orgulho que apresento esta edição da Revista PnP, a qual dá início ao que chamamos de “Série Ouro” da nossa publicação, que comemora seus 5 anos de existência. Escolhemos a dedo os melhores artigos já publicados para que eles voltassem nesta série comemorativa, devidamente revisados e atualizados.

A “Série Ouro” trará só o melhor das edições 1 a 24 da PnP, organizadas por tema. Esta edição, em especial, é dedicada aos técnicos de computador, redes e programação que tiram seu sustento desta profissão fascinante, porém tão difícil se não soubermos quais são os melhores caminhos a trilhar.

Começamos por um tema óbvio e que delimita o rumo dos demais textos desta edição: no artigo “Monte sua própria oficina de assistência técnica” explicamos diversos detalhes da profissão e damos várias dicas para quem deseja trabalhar por conta ou que administra um estabelecimento assim, seja de informática ou outra área similar.

O artigo seguinte é intitulado “Montando uma bancada de trabalho” e explica como deve ser o local de trabalho de um técnico, o que ela precisa ter, o que evitar, e mostramos vários exemplos de bancadas reais, explicando o que achamos de bom e de ruim nelas.

Na seqüência mostramos “O que tem na maleta do técnico”. Discutimos a questão dos trabalhos feitos em campo, no endereço do cliente, e damos sugestões sobre as ferramentas, peças e formulários que o técnico deveria levar para ser mais produtivo e organizado.

Como de nada adianta ter uma bela oficina se não tivermos quem nos pague, o artigo “Como conquistar e manter clientes” mostra como divulgar nosso trabalho, de forma a atrair e montar a clientela, e como proceder para que estes clientes permaneçam conosco por muito tempo e, o melhor de tudo, que indiquem outros clientes.

Uma vez com o cliente “em casa”, tratamos de um tema controverso e mal compreendido: o artigo “Quanto cobrar um serviço” mostra quais são os itens que devemos levar em conta num orçamento e dá as fórmulas matemáticas para que você fuja dos “achismos” e saiba exatamente qual é o valor justo a ser cobrado de seus clientes.

Por falar em “valor justo”, o artigo “Quanto cobrar num contrato mensal de manutenção” coloca em prática o cálculo de preços, desta vez mostrando como avaliar o valor deste tipo de fornecimento de serviços, que achamos importante para quem deseja progredir e manter-se financeiramente no ramo da informática. Na seqüência, o artigo “Montagem de tabelas de preço” mostra como preparar uma relação com os trabalhos mais comuns que costumamos fazer, de modo a facilitar e agilizar o atendimento de balcão e dos trabalhos rotineiros.

Fechamos com o artigo “Traduzindo o Windows 7 para o português” que se faz presente nesta edição especial devido ao grande número de emails que continuam nos chegando a este respeito, por causa do grande número de computadores importados que vêm para o Brasil com Windows em inglês e outras línguas.

Na Série Ouro da PnP temos também conteúdo inédito. Nesta edição, a tradicional sessão Correio Técnico foi mantido e com dúvidas dos leitores respondidas pela nossa equipe, só com material inédito.

Enfim, acredito que esta edição será útil para quem, como nós, vivemos e respiramos informática – e que queremos viver disso!

Conteúdo desta edição

Clique nos links para ver a primeira página de cada artigo:

Administração

Monte e administre sua própria oficina de informática

Boa parte dos brasileiros quer ter seu próprio negócio e dizer adeus ao patrão. Com efeito, esse tipo de iniciativa pode ser uma boa saída para a falta de bons empregos, tão difíceis em nosso país, apesar de certos políticos garantirem estar tudo às mil maravilhas. Para quem deseja entrar no ramo, ou para quem já está nele mas quer melhorar, preparamos este roteiro com dicas e sugestões.
• Definição do público-alvo
• Escolha do local
• Abertura da firma
• Instalações da oficina
• Esquema de atendimento
• Questões sobre a Ordem de Serviço (O.S.)
• Profissionalismno e foco são a base do sucesso
• Compensa montar uma oficina autorizada?

(clique para ampliar

Prática

Montando uma bancada de trabalho

A instalação, montagem e reparação profissional de computadores e periféricos requer treinamento e condições adequadas para que o técnico atue com eficiência. Veja alguns cuidados básicos para montar e equipar sua bancada de trabalho e conheça alguns modelos reais, tirados da internet, com nossos comentários sobre eles.
• A importância da bancada
• O ambiente de trabalho (piso, paredes, iluminação, etc.)
• As ferramentas: o que é importante?
• Instrumentos de laboratório
• Softwares, placas e peças de reserva
• Micro auxiliar e acessórios

(clique para ampliar

Ferramentas

O que tem na maleta do técnico?

Quem costuma fazer manutenção em campo precisa ter seu kit de ferramentas e utilitários sempre à mão. Como nunca se sabe o que teremos pela frente, é bom estar preparado para as situações mais prováveis. Fizemos uma coletânea do que pode ser útil levar na mala quando você for fazer um conserto ou instalação fora de sua oficina.
• Problemas mais comuns e o que levar para resolver
• Sistemas operacionais: o que escolher?
• Programas de teste, ferramentas e utilitários
• Peças de reposição e de teste
• Conectores e adaptadores, produtos de limpeza...
• Onde alojar tudo isto
• Ficha de checagem para serviços de campo

(clique para ampliar

Profissão

Como conquistar e manter clientes

Você estudou e continua estudando muito, tem diploma, tem experiência, sabe tudo do seu trabalho mas... Os clientes não aparecem, e em alguns momentos chega até a pensar em desistir da profissão. O que será que está faltando? Será que o mercado é ruim, ou será que é você que não está sabendo encaminhar as coisas como deveria?
• A regra básica: cliente chama cliente
• Montando sua clientela
• Trabalhando com pessoas físicas e com pessoas jurídicas
• Divulgando seus serviços
• Técnicas de atendimento aos clientes

(clique para ampliar

Engenharia financeira

Quanto cobrar por um serviço?

Quem vive da instalação e manutenção de computadores, redes e periféricos precisa ficar atento aos seus preços. Cobrar caro afasta a clientela, cobrar barato compromete o futuro do negócio. Como chegar num preço justo e correto? A resposta é: sendo criterioso, eficiente e fazendo alguns cálculos, conforme mostramos neste artigo.
• Critérios: uma questão crucial
• Porque o preço justo depende do ramo
• Diferença entre custo, preço e lucro
• Mapa de Localização de Custos (sistema RKW)
• Mapa de custos de 3 oficinas: pequena, média e grande
• Ficha de cálculo – quantas horas úteis tem um mês?
• Fatores que alteram os preços

(clique para ampliar

Técnicas de venda

Montagem de tabelas de preço

atendimento de balcão nas oficinas de informática precisa ser ágil e confiável. Na hora de atender o cliente ajuda bastante ter uma tabela com os O serviços mais comuns juntamente com seus respectivos preços, exposta e divulgada claramente.
• Esclarecendo alguns conceitos básicos
• Calculando o preço de venda
• Cálculo do preço da hora-técnica e do valor do CEV
• Calculando os preços dos serviços e montaem da tabela
• Condições de fornecimento pré-estabelecidos
• Fazendo um orçamento com a tabela
• Discussão: será que é ruim divulgar os preços?
• Diversão: O lado cômico das tabelas de preço

(clique para ampliar

Relacionamento

Quanto cobrar num contrato mensal de manutenção?

Este tipo de acerto pode ser bom para ambas as partes, mas na hora de estabelecer o preço é que a coisa pode complicar. Para tentar resolver este impasse, mostramos aqui nosso método de cálculo para chegar num valor justo.
• O que é um “preço justo” ?
• Determinação do valor da hora-técnica
• Cálculo do valor dos serviços, despesas diretas e terceiros
• Cálculo do CEV, assunto tão controverso
• Fechamento do valor (Cálculo do valor final)
• Concedendo descontos (ou aumentos)

(clique para ampliar

Sistemas operacionais

Traduzindo o Windows 7 para o português

odos os computadores fabricados no Brasil já vêm com o Windows em português, mas também aparecem por aqui muitos aparelhos trazidos por diversas empresas ou comprados no exterior durante viagens. O problema destes aparelhos importados é que neles só ficam disponibilizadas as versões do Windows 7 em inglês ou em outras línguas. Felizmente é simples “traduzir” estas instalações para o português, até mesmo sem formatar o HD.
• Mudando o Windows 7 Ultimate de inglês para português
• Mudando as demais versões do VISTA E DO Windows 7 de inglês para português, formatando o HD
• Mudando a língua nas demais versões de Vista e Windows 7, sem formatar o HD

(clique para ampliar

Serviço

Correio Técnico

Seleção das dúvidas enviadas pelos leitores, devidamente respondidas por nossos especialistas. Nesta edição:
• Cliente quer que o técnico faça coisas impossíveis. Como fica?
• Trocar a placa-mãe sem ter que reinstalar o Windows
• Como hospedar um site em casa, ao invés de usar um provedor?
• Quanto vale um PC usado?
• Tela de notebook fica cheia de traços coloridos
• Micro não inicializa depois que trocou a bateria
• O que é o “ping” e quais são os problemas a ele relacionados?
• Placa-mãe não reconhece o HD. E agora?
• Como os fabricantes de antivírus armazenam os novos vírus?
• Micro liga de novo sozinho quando é desligado
• É seguro usar contas do Hotmail?
• Vírus não deixa acessar o hotmail. E agora?
• Computador muito lento... seria culpa do HD?

(clique para ampliar
Capa da Revista PnP nº 25
Clique para ampliar

Ver edição anterior
Este é o resumo da Revista PnP nº 25
Ver próxima edição

COMENTÁRIOS
Nossos leitores já fizeram 2 comentários sobre esta edição:
De: Tânho (em 24/09/2012 - 07:55)
Sistema operacional para os micros dos clientes
Bom dia,gostaria defazer uma pergunta:fiz curso por correspondecia de montagem e manutençao de pc.A duvida é:Se um sistema operacional é só para um pc,como vou formatar os pcs dos clientes,visto que o custo do sistema op.é alto?Tem como adquirir uma chave key ou registro para formatar varios computadores?
De: Jadir (em 07/09/2012 - 18:28)
PnP Edição nº25
Achei ótima esta edição do inicio ao fim, recomendo a todos que querem aprimorar seus conhecimentos nas condições de mercado de trabalho atuais da área de assistência técnica em informatica.
Comente você também:

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.