Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  

Você está aqui: Home » Edições impressas » Resumo de edição

Downloads desta edição - Na seção “Correio Técnico” desta edição é citado um tutorial que poderia ser baixado deste site, abordando como refazer o DVD de instalação do Windows 7 para evitar o Erro 5 em micros antigos. Este arquivo pode ser baixado aqui

Esta edição vem cheirando a “sangue, suor e lágrimas”. É que procuramos escolher temas calcados na vida profissional de várias pessoas, com o que lidam, o que viveram, o que aprenderam, pelo que batalharam e o que podem passar para os leitores.

Começamos por um dos temas mais procurados em nosso site e que aliás, trata de uma situação em que ninguém gosta de estar. O artigo “o que fazer quando o micro não liga” analisa tudo o que acontece no computador desde que se aperta a chave liga-desliga até o instante em que o usuário assume o controle do micro. Mostramos os setores onde alguma coisa pode sair errado e damos várias dicas para a possível solução, inclusive para a famosa “tela preta de boot” que tanto assusta os novatos em manutenção.

Passamos para outro tema do momento, que é a virtualização. Tanto os servidores quanto as estações de trabalho estão cada vez mais passando do mundo real para o virtual, e um dos sistemas mais usados para fazer isto é o Vmware. Escolhemos a versão Server, mostramos para o que ela é boa, como usá-la e como preparar-se para o futuro, visto que a Vmware está substituindo essa sua popularíssima versão Server por outras.

Já que queremos falar de profissão, o artigo “Casos reais de manutenção” relata alguns atendimentos que acompanhamos desde quando o cliente trouxe seu micro na assistência técnica até o final da história. Veja como cada um tem um jeito de pensar...

Por falar nisto, o artigo seguinte trata da relação entre o técnico e seus colaboradores, mostrando como é difícil lidar com as pessoas e como nem sempre as coisas saem como planejamos ou como gostaríamos. Você pensou que isso só acontecia com você? Que nada, todo mundo tem lá seus problemas de relacionamento.

Ainda pelo lado prático, temos um relato com muitas dicas de um profissional que passou meses interligando estações de trabalho Linux a servidores Windows com Active Directory. No final das contas ele chegou num roteiro prático e rápido, que teve a gentileza de compartilhar com os leitores da PnP.

Da mesma forma, outro colega muito experiente resolveu explicar o bê-a-bá dos circuitos fechados de TV, o famoso CFTV, que tem aberto tantas oportunidades de trabalho para os técnicos de informática e também de eletrônica.

Continuando no enfoque profissional, a sessão “Opinião” discute a questão dos diplomas e certificações. Será que as empresas ainda valorizam estas coisas, ou o conhecimento e experiência do candidato a uma vaga é o que conta mais?

A tradicional sessão “Correio técnico” complementa com as dúvidas mais interessantes enviadas pelos leitores e, em suma é esse o conteúdo desta edição. Tomara que ela seja útil para você que está nos lendo agora.

Conteúdo desta edição

Clique nos links para ver a primeira página de cada artigo:

Sistemas Operacionais

Migração de Windows para Linux

O Windows é excelente e já foi útil durante muitos anos mas hoje é possível viver sem ele, principalmente nas empresas. Entenda como anda o mercado de sistemas operacionais e veja porque o Linux é uma boa alternativa.
• Sistemas operacionais: um mundo em ebulição
• Como anda o Linux, no Brasil e no mundo: participações de mercado (“market share”) de cada sistema operacional.
• Afinal, onde é que entra o Linux nisto tudo?
• Aplicações típicas para o Linux
• Conhecendo o Linux por dentro
• O que é uma distribuição Linux ?
• Principais distribuições Linux
• Onde conseguir os programas

(clique para ampliar

Manutenção

O que fazer quando o micro não liga?

Quem tem “tudo” dentro do computador sabe como é ruim quando nosso micro, companheiro de todas as horas, não liga e nos deixa na mão. O jeito é aprender a fazer o diagnóstico correto da situação e determinar o conserto mais adequado para gastar o mínimo de tempo e de recursos para recolocar o equipamento em funcionamento.
• O processo de inicialização e o que pode dar errado
• O que são as memórias convencional, ROM e RAM?
• Códigos de erro do POST
• Identificando o setor onde está o defeito fatal
• Acessando o console de recuperação do Windows
• Como editar o registro do Windows se o micro não inicializa
• Defeitos típicos e suas soluções:
  1. Nada acontece ao ser pressionado o botão de liga-desliga
  2. Luzes, HD e ventoinhas ligam, e mais nada acontece
  3. Micro liga, dá uns bips e pára
  4. Tela totalmente preta e LED do monitor piscando
  5. A tela fica preta e com um cursor piscando
  6. Micro liga mas diz que não encontrou um disco de boot
  7. Micro pára e dá um “erro de tela azul”
  8. O Windows é carregado, mas não faz logon
  9. O Windows entra, faz logon e trava

(clique para ampliar

Sistemas operacionais

Virtualização profissional com o Vmware Server, gratuito, prático e eficiente. Mas... até quando?

A virtualização de computadores está por toda parte, sendo uma área que paga bem aos seus profissionais. Conheça o popular Vmware Server, veja como ele funciona, aprenda a se virar com ele. Tenha soluções mais econômicas para a implantação de servidores e de desktops, tanto para testes quanto para ambientes de produção, e veja como o Vmware está sendo substituído por versões ainda mais interessantes.
• Dois tipos principais de virtualização: baremetal e hosted
• Características do Vmware Server e requisitos do sistema hospedeiro
• Obtendo e instalando o Vmware Server, passo-a-passo
• O painel de gerenciamento
• Criando e usando uma máquina virtual
• A importância do Vmware Tools
• Possíveis problemas que você poderá encontrar

(clique para ampliar

Manutenção

Casos reais de manutenção

O artigo “Windows XP ou 7 nas manutenções” publicado na Revista PnP nº 18 motivou vários pedidos e comentários dos leitores para que mostrássemos mais casos assim, com computadores e clientes reais, destes que se encontra nas oficina de todo o país. Voltamos agora com este novo artigo, mostrando que a vida de um técnico de manutenção não é fácil. Além de conhecer a fundo a parte prática e teórica, precisa também aprender a lidar e a suportar diversas situações que podem revoltar ou causar espanto. Acompanhe estes 4 casos que nossa equipe acompanhou e diga se não temos razão...
• HP Pavillion PC (Pentium Dual core)
• Micro recente, montado, com Celeron D
• Micro antigo, montado, com Pentium 3
• Rede corporativa com micros antigos e infestada de vírus

(clique para ampliar

Exercício Profissional

A difícil relação entre o técnico e seus colaboradores

Dependemos uns dos outros para fazer as coisas, porém nem sempre essa relação segue os rumos que planejamos ou que gostaríamos, afinal o ser humano não é uma máquina. O jeito é aprender com os fatos e sorrir do que for possível, conforme mostramos nestes casos reais ocorridos em nossa empresa, envolvendo funcionários, colaboradores e clientes. Mas será que é só conosco que acontece este tipo de coisa? Talvez não...
• O técnico metido a esperto
• O malandro otário
• O inocente espertalhão (ou vice-versa)
• A secretária enjaulada
• O “mão-de-marreta”
• O funcionário “trambiqueiro”

(clique para ampliar

Redes

Conectando estações Linux no Active Directory do Windows Server

As redes mistas Linux com Windows são muito usadas, mas costuma ser difícil logar e montar os diretórios automaticamente. Acompanhe este tutorial que já foi aplicado e depurado pelo autor em centenas de estações.
• Premissas de funcionamento e instalação básica
• Autenticando usuários e montando os diretórios automaticamente
• Fazendo a lista de usuários ao logar

(clique para ampliar

Teoria

Introdução ao projeto de CFTV (Circuito Fechado de Televisão)

Os sistemas de CFTV estão entre os campos de trabalho que mais crescem para os técnicos de informática e de eletrônica, pois as câmeras estão por toda parte. Aprenda alguns conceitos básicos e comece a penetrar neste fascinante universo.
• O que é um “vídeo em rede”
• Tipos de vídeo em rede
• O que é “câmera de vídeo em rede” ou “câmera de vídeo IP”
• Vantagens da câmera de vídeo em rede
• Funções do servidor de vídeo IP
• O software para gerenciamento de vídeo
• Padrões de compressão de imagem e tipos de vídeo MPEG
• Parâmetros de projeto
• Dimensionamento do espaço em disco para armazenar imagens
• Tipos de rede utilizadas em CFTV
• Protocolos de transporte de dados
• Preços aproximados dos equipamentos e da mão-de-obra

(clique para ampliar

Serviço

Correio Técnico

Seleção das dúvidas enviadas pelos leitores, devidamente respondidas por nossos especialistas. Nesta edição:
• Como remover a mensagem de que o Office 2007 não é original
• Como testar o aterramento usando apenas uma lâmpada
• A barra de endereços do Internet Explorer sumiu!
• Transferindo dados de usuário do Windows XP para o Windows 7
• Backup de arquivos grandes em vários DVDs com o WinRAR
• Seria aconselhável colocar dois antivírus no mesmo micro?
• Freqüência máxima que uma memória RAM trabalha
• Código de erro 5 ao instalar o Windows 7

(clique para ampliar

Opinião

Diplomas e certificações tornaram-se desnecessários. Será mesmo?

Uma reflexão sobre o mercado de trabalho atual, onde sobram vagas não preenchidas por falta de qualificação, mas onde ao mesmo tempo as empresas estão dispensando os diplomas e procurando verificar o que é que os profissionais realmente sabem fazer e, em troca, pagam um salário irrisório.

(clique para ampliar
Capa da Revista PnP nº 19
Clique para ampliar

Ver edição anterior
Este é o resumo da Revista PnP nº 19
Ver próxima edição

COMENTÁRIOS
Nossos leitores já fizeram 4 comentários sobre esta edição:
De: jvcarlos (em 30/10/2011 - 10:09)
O cara da Informática (Edição nº 19)
Um dia desses cheguei do trabalho à noite e muito cansado,pois acordo às 4:30hs e vou trabalhar em outra cidade e retorno por volta da 19:00 hs e um vizinho que raramente conversa comigo estava em frente a minha casa me esperando e veio me cumprimentando como se fosse amigo íntimo, "... olá como você vai?..., pois é comprei um Notebook e o problema é que ele veio com Linux e eu não consigo entrar na internet e aí lembrei de um amigo (EU) que poderia me ajudar e me dar uns conselhos...". Disse para ele que no dia seguinte de manhã eu ia até a casa dele, mas ele insistiu tanto que acabei indo e qualquer coisinha ele vem na minha casa, às vezes 23:00 hs ("... eu vi a luz acesa, e não queria incomodar, mas dá pra você me ajudar?.."). Aí que eu li na revista o artigo O CARA DA INFORMÁTICA, vou imprimir e colocar numa moldura e divulgar entre amigos. Obrigado pela oportunidade e sou leitor assíduo da revista e a sessão VIDA DE TÉCNICO, quanto as demais matérias são de grande valia para nós técnicos, parabéns.
De: GilCato (em 04/01/2011 - 09:11)
Indispensável para quem lida na área
Esta edição da PnP está fora de série!!! Quem lida com manutenção de computadores ou mesmo aqueles que são sempre chamados a resolve os pepinos dos micros dos outros precisa ter esta edição sempre à mão, para dar dicas sobre as diversas situações que podem ocorrer quando o micro não liga. Fora isto, tem a seção Correio Técnico, que vive me tirando do sufoco com situações que volta e meia aparecem na minha oficina. Altamente recomendável!!!
De: Eu_Leite (em 29/12/2010 - 20:32)
Mais um gol de placa da PnP!!!
Conheci a PnP na edição 18, comprei e devorei toda a coleção e não vejo a hora de pegar a 19 para ler todinha. Adoro esta revista, é sem dúvida a melhor do Brasil para nós, técnicos que consertamos e montamos computadores e redes.
De: RNunes (em 29/12/2010 - 19:32)
Parabéns pela edição!
Sou fã de carteirinha da Revista PnP, e esta edição em especial está muito boa. Eu adoro os casos da vida real que vocês contam, eu como técnico de informática me vejo a todo momento retratado neles.
O artigo sobre o Vmware Server versão 2 realmente estava faltando, assim como todos os outros. Gosto muito também do Correio Técnico, sempre que me encontro em alguma situação difícil eu dou uma procurada na minha coleção da PnP para ver se encontro a solução e, quando não encontro, eu escrevo para vocês tirarem minha dúvida e me darem uma luz.
Comente você também:

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.