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Você está aqui: Home » Edições impressas » Resumo de edição

O título desta obra é “A dura vida de um técnico de informática“ e o subtítulo é “Histórias reais ocorridas em 20 anos de profissão”. Com efeito, é disto o que trata esta compilação de textos que foram publicados em diversos órgãos da imprensa, em especial na Revista PnP mas também na extinta Revista PCs Redes e outras revistas e sites. O assunto aqui são os casos reais que foram acontecendo durante os mais de 20 anos em que trabalhei com manutenção e montagem de PCs e de Redes, desde meados dos anos 80 até bem recentemente. Fui tomando o cuidado de anotar na ficha de cada cliente não apenas os atendimentos que iam sendo feitos, mas registrava também os fatos pitorescos ou importantes referentes ao comportamento do cliente, com a minha empresa, com os funcionários da mesma e com o mundo em geral. O intuito era apenas ter um perfil o mais completo quanto possível do cliente, para nos orientar nas negociações e atendimentos futuros, mas em determinado momento percebi que estas informações podiam ser muito úteis para outros técnicos e para todo mundo que gosta de entender como as pessoas pensam e agem, além de dar algumas risadas. É como diz o segundo subtítulo que está na capa, Você pensava que isso só acontecia com você? Que nada...

Estes casos são todos relatos de fatos reais. O único cuidado que tomamos foi de trocar os nomes das pessoas envolvidas, para evitar constrangimentos e ofensas, porém tudo o mais é estritamente verdadeiro. Bem, ao menos é isso o que minhas anotações e lembranças o dizem... E é este o espírito desta obra, ou seja, coisas pitorescas acontecem todos os dias na vida de todo mundo, só que muitas vezes não estamos preparados para reparar nelas e muito menos para registrá-las. Quando se trata de informática, então,

A tarefa de consertar computadores, periféricos e redes pode até parecer fácil, mas na verdade é bem difícil. Além dos problemas técnicos inerentes á profissão é preciso lidar também com o ser humano, e esta é a parte mais complicada. O ser humano costuma ser imprevisível, volúvel e confuso, às vezes é mais fácil lidar com as máquinas do que com gente... Isto acaba gerando várias situações complicadas mas que, no fundo, até que são engraçadas, conforme você verá no desenrolar dos casos aqui relatados, fruto de décadas de atendimento de informática a clientes de todos os tipos.

Conteúdo desta edição

Coleção de relatos e análises de situações reais ocorridos em mais de 20 anos de atendimento na área de informática, contados com bom humor e sinceridade. Os casos foram separados por temas que estejam interligados. Longe de ser uma obra científica ou técnica, esta é uma leitura tranqüila para relaxar num fim de tarde.

Casos da vida real

Publicado originalmente na Revista PCs Redes nº 16 de abril de 2004

Uma das queixas mais comuns entre os prestadores de serviços é a questão do preço. Por mais barato que cobrem, sempre haverá alguém reclamando que está caro. Barganhar é um direito de todo mundo mas, por outro lado, existem situações em que os clientes são tão “chatos” que, por mais que o técnico cobre, sempre vai parecer que está cobrando pouco, e não muito...

  • Problemas com preço e pagamento
  • Nada de “serviço compartilhado”
  • HD estragava com freqüência
  • Consultoria gratuita
  • Cliente não deixava trabalhar
  • Tudo é caro!

Mais casos da vida real

Publicado originalmente na Revista PCs Redes nº 17 de julho de 2004

Quando foi publicado, o capítulo anterior sobre os “Casos da vida real” despertou o interesse de muitos leitores, por mostrar como o dia-a-dia de um técnico de manutenção de informática pode ser cheio de casos pitorescos, além de situações sérias e desagradáveis. Veja agora mais alguns casos reais que aconteceram com nossa equipe, talvez já tenha acontecido algo parecido com você...

  • Cliente novo, fontes queimadas e falta de aterramento
  • Cabeamento feito por amigo e a honestidade do técnico
  • Reajuste proibido
  • Depois que sai do aperto...
  • Consultoria “paralela” e política interna nas empresas
  • Curso gratuito

Histórias da vida real

Publicado originalmente na Revista PnP nº 11 de dezembro de 2008

Todo mundo que lida com o público acaba passando por situações engraçadas, pitorescas ou constrangedoras. Conheça estes casos reais que presenciei. Tenho certeza de que você já passou por alguma coisa parecida!

  • “Amigo” mau pagador
  • Quando é que uma bateria queimada é só uma bateria queimada?
  • Cliente duro na negociação
  • Mas que cliente bom!!!
  • “Colega” embrulhão
  • Quem é amigo de quem?
  • Negócio é negócio, prazer é prazer
  • Como os clientes sofrem...

A difícil relação entre técnico e cliente

Publicado originalmente na Revista PnP nº 14 de setembro de 2009

Pode ser complicado fazer um atendimento técnico, principalmente se houver desconfiança ou má intenção por uma das partes.

  • O micro que veio do frio
  • Quem avisa, amigo é
  • A rede que virou tarrafa
  • Fazer ou não fazer papel de bobo?
  • Micro de supermercado versus assistência técnica
  • O outro lado da moeda: como os clientes sofrem com os técnicos

Técnico se mete em cada uma... (ou “novos casos da vida real”)

Publicado originalmente na Revista PnP nº 17 de junho de 2010

Ninguém está livre de entrar numa fria, seja pelo destino ou por estar pouco atento no momento. O jeito é levar as coisas com bom humor e tentar sair da “saia justa” com o mínimo de complicações...

  • O Padre econômico
  • Como é duro ser um homem (no lugar errado)...
  • O advogado doidão
  • O cliente “sedutor”
  • O japonês encrenqueiro

Difícil relação entre o técnico e seus... colaboradores

Publicado originalmente na Revista PnP nº 19 de janeiro de 2011

Dependemos uns dos outros para fazer as coisas, porém nem sempre essa relação segue os rumos que planejamos ou que gostaríamos, afinal o ser humano não é uma máquina. O jeito é aprender com os fatos e sorrir do que for possível, conforme mostramos nestes casos reais ocorridos em nossa empresa. Mas será que é só conosco? Talvez não...

  • O técnico metido a esperto
  • O malandro otário
  • O inocente espertalhão (ou vice-versa)
  • A secretária enjaulada
  • O “mão-de-marreta”
  • O funcionário “trambiqueiro”

A difícil relação entre o técnico e seus... amigos.

Publicado originalmente na Revista PnP nº 21 de setembro de 2011

Todos nós precisamos de ajuda e devemos ajudar os outros, mas nem sempre a “ajuda” dos “amigos” é bem-vinda...

  • O “amigão” da família
  • O pescador que foi pescado
  • O fiscal de araque
  • O espertalhão bobo
  • O fornecedor gratuito de diagnósticos

Como é difícil receber... dos maus clientes.

Publicado originalmente na Revista PnP nº 22 de novembro de 2011

Bom cliente é aquele que valoriza nosso trabalho e nos paga corretamente. Conquistar clientes assim é uma arte e mantê-los é ainda mais difícil, mas existem situações em que os clientes abusam da nossa boa vontade e, quando chega uma hora dessas, talvez seja melhor deixar de atendê-los. Analise estes casos reais e depois diga se não tenho razão...

  • O “japonês” que consertava por telefone
  • Preferia comprar micro novo a pagar um técnico para consertar
  • Não tinha dinheiro para pagar os consertos, mas tinha para comprar imóveis e carros de luxo
  • Às vezes é melhor não receber para evitar dores de cabeça

De técnico e de louco... todo mundo tem um pouco

Publicado originalmente na Revista PnP nº 23 de janeiro de 2012

Lidar com máquinas e computadores até que é fácil. Eles são passivos e previsíveis, mas o ser humano é muito estranho...

  • O devorador de picanha e bacalhau
  • O pai-de-santo bom de papo
  • Cliente valente e fornecedor... moleque

Um cliente puxa outro... (ou “a longa jornada de um cliente”)

Publicado exclusivamente nesta edição

Administrar uma carreira requer persistência, sorte e habilidade. Quando se trabalha por conta, então, cada cliente deve ser visto não apenas como uma fonte imediata de renda mas também como uma forma de alavancar a vida profissional ganhando indicações que podem levar a outros clientes, talvez até melhores do que o primeiro que atendemos. É isto o que fica demonstrado nessa narrativa, onde são analisados fatos reais que foram se desenrolando ao longo dos anos e que resultaram num encadeamento de indicações que me permitiram subsistir da profissão durante vários anos.

  • A saga começa: o primeiro cliente
  • O quanto vale uma indicação: o segundo cliente
  • A volta do cliente
  • Uma nova indicação
  • Os horizontes se abrem... e tornam a se fechar.
Capa da Revista PnP nº 1
Clique para ampliar

COMENTÁRIOS
Nossos leitores já fizeram 2 comentários sobre esta edição:
De: LEONARDO (em 05/06/2013 - 23:44)
Casos da vida real
Muito bom e engraçados estes casos :), Existe alguma edição digital que reuna todos estes casos??
De: washingt (em 25/02/2012 - 22:44)
Ótimo
Realmente muito util. Pude me ver em vários dos casos relatados.
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