Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  

Você está aqui: Home » Edições impressas » Resumo de edição


A reparação de impressoras é uma operação que pode ser bastante simples, no caso dos defeitos mais corriqueiros, ou bastante complicada, no caso de problemas mais sérios em Impressoras Laser. Os defeitos mais simples podem ser resolvidos por qualquer técnico em informática com boa vontade e as informações desta edição, mas os defeitos mais graves requerem um bom conhecimento não só do funcionamento das impressoras, mas também da construção, projeto e reparação de aparelhos eletrônicos, necessitando o uso de aparelhos de medição como os multímetros e os osciloscópios. Procuramos evitar ao máximo entrar na área da eletrônica propriamente dita, pois sabemos que muitos técnicos de informática não dominam esta área, mas em alguns tópicos realmente precisamos citar um pouco da teoria dos circuitos eletrônicos.

Nesta Edição Especial procuramos dar as informações básicas para que os interessados em aprender a reparar impressoras, seja amadora ou profissionalmente, consigam se situar no imenso universo das impressoras, conhecendo os diversos tipos, as tecnologias empregadas, e saber por onde começar um diagnóstico e chegar à solução dos problemas que chegam mais comumente às oficinas de reparação de eletrônica.

A primeira matéria é bem significativa, e já nos dá uma direção: Impressora tem conserto? Bem, nem sempre... muitas vezes, é melhor comprar uma impressora nova do que gastar tempo e dinheiro reparando uma impressora barata, do tipo descartável. Entretanto, impressoras mais caras ou especializadas como do tipo laser ou térmica normalmente compensam o esforço investido na sua recuperação. Cabe ao técnico de reparação saber se vale a pena ou não investir o esforço, e avisar seu cliente da sua opinião ou do que pretende fazer.

Em seguida, vemos uma matéria sobre as características das Impressoras, mostrando as quatro tecnologias básicas de impressão: impacto, térmica, jato de tinta, e eletrofotográfica. Este conhecimento é importante, pois para que consertemos algo, é fundamental entender seu funcionamento. As matérias seguintes detalham ainda mais as Técnicas Convencionais de Impressão, ou seja, impressão por impacto, por transferência térmica, ou por jateamento de tinta. Na matéria seguinte, vemos o funcionamento das impressoras Eletrofotográficas, chamadas genericamente de "Impressoras Laser".

Iniciando a manutenção propriamente dita, vemos a seguir os Procedimentos Gerais de Manutenção, roteiro que serve não só para a manutenção de impressoras mas também para qualquer aparelho eletro-eletrônico. Na seqüência, vemos como identificar e corrigir os problemas mecânicos mais comuns nas impressoras convencionais e nas EP bem como identificar os causadores dos problemas eletrônicos.

A grande dificuldade na execução desta publicação foi reunir material para ela devido à inexistência de publicações sobre impressoras no mercado. Assim, a maior parte das informações vieram da esperiência pessoal dos autores e de publicações em Inglês. Assim, para facilitar o aprendizado dos leitores que desejarem se aprofundar, a maioria dos termos técnicos foram traduzidos para o Português, mas não deixamos de citar também o nome técnico original em Inglês.

Boa leitura!

Conteúdo desta edição

Impressora tem Conserto?

• A cada dia que passa as impressoras ficam mais baratas e descartáveis, mas ainda há muito o que fazer para os técnicos devidamente qualificados na área, como manutenção, instalação, revenda e assistência técnica, sem que isto signifique necessariamente consertá-las.

Característica das Impressoras

• Existem modelos para os mais diversos usos, desde uma carta comercial, até uma grande imagem de alta resolução a cores, passando por etiquetas, rótulos, e listagens. Saiba o que torna uma impressora diferente da outra e como escolher o modelo mais adequado.

Técnicas Convencionais de Impressão

• Conheça como funcionam e quais são as vantagens e desvantagens das três técnicas de impressão convencionais - impacto, térmica, e a jato de tinta. Nestas, existe um cabeçote que é movido formando a imagem.

Técnicas de Impressão Eletrofotográfica

• As impressoras eletrofotográficas (EP) são diferentes das impressoras convencionais, pois imprimem num processo resultante da interação de luz, eletricidade estática, química, pressão e calor, tudo controlado por um sofisticado conjunto eletromecânico.

Procedimentos Gerais de Manutenção

• O conserto de equipamentos é uma atividade que necessita de conhecimentos técnicos, experiência informações, peças, instrumentos de medição e lógica, concentração e muita paciência. Podemos ter mais sucesso se tivermos os procedimentos corretos.

Problemas Mecânicos nas Impressoras Convencionais

• Nas impressoras convencionais é preciso movimentar coordenadamente o papel em frente ao cabeçote de impressão que também deve ser movido, acionando vários sistemas mecânicos. Nesta matéria, abordamos os diagnósticos de problemas nestes sistemas.

Problemas Mecânicos nas Impressoras EP

• A imagem criada nas impressoras EP é resultado de um complexo processo envolvendo diversos sistemas. Nesta matéria, abordamos a manutenção dos diversos sistemas mecânicos existentes nas impressoras EP, chamadas genericamente de “Impressoras Laser”

Problemas Eletrônicos nas Impressoras

• Os defeitos eletrônicos das impressoras normalmente são resolvidos trocando-se a placa ou módulo problemático pois são componentes de difícil conserto. Entretanto, é sempre interessante saber os sintomas apresentados para ir direto ao problema.

Capa da Revista PnP nº 1
Clique para ampliar

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário sobre esta publicação até o momento.
Seja o primeiro a comentar, participe!

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.