Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  

Você está aqui: Home » Edições impressas » Resumo de edição

O artigo “Roteadores: configuração básica e avançada” publicado na edição anterior da PnP fez bastante sucesso e recebemos muitas mensagens com dúvidas e solicitações de mais detalhes sobre as redes e seus dispositivos. Atendendo a estes pedidos continuamos com o assunto nesta edição, que tem seus dois temas principais ligados às redes locais e à internet.

Começamos com o artigo “Rede doméstica passo-a-passo” onde mostramos como funciona uma pequena rede e as possíveis interligações entre esta, a internet e os diversos aparelhos que podem usufruir deste tipo de instalação, sempre presente nas empresas e também cada vez mais nas residências.

Diretamente ligado a este assunto temos o artigo “Acesso remoto no Windows”, onde mostramos como acessar e controlar à distância nossa estação de trabalho ou servidor, que podem ficar em nossa residência ou na sede da empresa. O acesso remoto pode ser feito a partir de outro computador de mesa, um micro portátil ou até mesmo de um tablet ou smartphone.

O lado prático da PnP continua com o artigo “Gravadores de CD e DVD: técnicas de recuperação” onde mostramos porque estes dispositivos falham e o que se pode fazer para recolocá-los em funcionamento, algo muito útil para as oficinas de manutenção que lidam com aparelhos antigos ou importados, para os quais nem sempre se encontra peças de reposição novas.

Ainda falando em coisas práticas, o artigo “Manutenção preditiva em informática” mostra uma forma diferente e sofisticada de manter os equipamentos em funcionamento, que é muito usada em equipamentos que desempenham funções críticas nas empresas e sobre a qual não se encontra muito material por aí.

Outro ponto forte desta edição é constituído pelos artigos sobre carreira e exercício profissional, começando pelo “Casos reais de atendimento mal sucedido”. Quem acompanhou nossas edições anteriores viu diversos artigos mostrando como foram resolvidos alguns casos reais trazidos por clientes nossos ou de nossos parceiros. Desta vez fizemos diferente, mostrando casos em que as coisas NÃO saíram bem, e analisamos o porquê disso para evitar que você entre numa “fria” assim como aconteceu conosco...

O segundo artigo na mesma direção fala da “Difícil relação entre o técnico e seus... amigos”. Relato várias situações igualmente reais acontecidas comigo mesmo, envolvendo parentes e amigos. Você pensava que era só com você? Que nada, você verá... Encerrando esta edição, temos a seção “Opinião” que traz uma reflexão sobre “A desvalorização do nosso trabalho”, que vem acontecendo, em parte, por um modo de pensar que está se espalhando que dá a entender que tudo o que precisamos deve ser fornecido de graça ou muito barato. Você verá como isto reflete nos nossos próprios ganhos, é algo para se pensar...

Conteúdo desta edição

Clique nos links para ver a primeira página de cada artigo:

Redes

Rede doméstica passo-a-passo

As pequenas redes são cada vez mais necessárias para conectar todo tipo de dispositivo: computadores, tablets, smartphones, games e televisores. Use este roteiro para entender melhor desta tecnologia, seja para você mesmo ou como um negócio:
• O que é uma rede local?
• O hardware de rede, softwares e protocolos
• Lidando com os endereços IP
• Esquemas de ligação
• As redes básicas da Microsoft para Windows XP, Vista e Seven
• Quantos computadores podem compartilhar uma rede wireless?
• O método clássico de compartilhamento de recursos na rede
• A autenticação dos usuários
• Compartilhando uma conexão de banda larga
• Compartilhando discos, pastas e impressoras

(clique para ampliar

Redes

Acesso remoto no Windows

Os notebooks, tablets e smartphones estão por todo lado, mas para muitos o computador principal continua sendo aquele PC com Windows que fica em casa ou no escritório. Felizmente é fácil acessar e controlar esse PC à distância, usando outro computador ou até mesmo um tablet ou smartphone.
• Como funciona e para que serve o acesso remoto do Windows
• 2 maneiras de acessar: ferramentas nativas e softwares de terceiros
• Como habilitar o acesso remoto no XP, 7, Server 2003 e Server 2008
• Acessando à distância usando a Área de Trabalho Remota
• Acesso remoto alternativo usando o “sistema VNC”
• Criando um acesso remoto com o UltraVNC
• Acesso remoto com o Linux
• Acesso remoto com smartphones e tablets
• Configurando o roteador para permitir o acesso remoto

(clique para ampliar

Manutenção

Manutenção preditiva em informática

Parece que os equipamentos só quebram quando não poderiam quebrar, não é mesmo? Veja como a tecnologia da indústria mecânica pode ajudar-nos a montar um plano de manutenção que mantenha os sistemas em ordem, antecipando-se aos defeitos para evitar que os problemas nem apareçam.
• Os três tipos de manutenção
• Diferenças entre manutenção preventiva e preditiva
• Manutenção preditiva em informática
• Usos, critérios e conceitos.
• Planejando uma manutenção preditiva
• Determinando o MTBF e a vida útil dos componentes

(clique para ampliar

Manutenção

Gravadores de CD e DVD: técnicas de reparação

Nem sempre é necessário jogar fora um leitor ou gravador que não funciona. Existem algumas providências simples que qualquer pessoa com um pouco de paciência pode fazer e que conseguem recuperar boa parte das unidades defeituosas.
• Precauções e preparação do local de trabalho
• Fundamentos da reparação
• Manutenção básica passo-a-passo
• Dicas de manutenção avançada

(clique para ampliar

Manutenção

Casos reais de atendimento... mal sucedido

Ás vezes o técnico tem azar em seus atendimentos. Há ocasiões em que as coisas saem do controle e acabam resultando em prejuízo. Acompanhe estes casos reais, que são bons exemplos de manutenções que foram mal conduzidas.
• O (técnico) apressado come cru
• O vizinho chato e inconveniente
• O vizinho chato ataca novamente
• O filho maníaco do amigo
• A troca de peça mal feita

(clique para ampliar

Exercício profissional

A difícil relação entre o técnico e seus... “amigos”.

Este é mais um artigo da série “Casos da vida real”. Nesta edição, mostramos através de histórias reais como todos nós precisamos de ajuda e devemos ajudar os outros, mas nem sempre a “ajuda” dos “amigos” é bem-vinda...
• O “amigão” da família
• O pescador que foi pescado
• O fiscal de araque
• O espertalhão bobo
• O fornecedor gratuito de diagnósticos

(clique para ampliar

Opinião

A desvalorização do nosso trabalho

Você acha bom conseguir as coisas barato ou de graça, não é? Mas no final isto pode custar caro e prejudicar sua carreira. Bem, ao menos segundo as idéias aqui explicadas...

(clique para ampliar

Serviço

Correio Técnico

Seleção das dúvidas enviadas pelos leitores, devidamente respondidas por nossos especialistas. Nesta edição:
• Porque esse micro está tão lento?
• Como impedir o acesso ao Painel de Controle do Windows ?
• Windows ou Linux: qual é mais fácil de instalar e configurar ?
• Como calcular o controle de banda de internet compartilhada ?
• O que é um trojan de conexão reversa e como nos defendermos ?
• Como saber a resistência elétrica de um cabo de rede longo ?
• Comprar ou alugar modem de banda larga? O que é melhor ?
• Micro que roda Windows Vista pode usar o Windows 7 ?
• Qual é a melhor linguagem de programação ?
• Windows Server não instala em um servidor novo... o que fazer ?

(clique para ampliar
Capa da Revista PnP nº 1
Clique para ampliar

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário sobre esta publicação até o momento.
Seja o primeiro a comentar, participe!

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.