Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  

Você está aqui: Home » Edições impressas » Resumo de edição

Downloads desta edição: vide abaixo

Nesta edição da PnP apresentamos um roteiro que estamos desenvolvendo há muitos anos. Para ser mais exato, desde 1986, ano em que passei a trabalhar com microcomputadores e, pela vocação natural e pela formação de técnico industrial, comecei também a consertar e instalar estas máquinas fabulosas.

Acabei me especializando na manutenção de PCs e acredito que cheguei a ter, na época, uma das mais movimentadas oficinas de São Paulo, com centenas de atendimentos a cada mês. Bons tempos, que deixaram saudades e muitos amigos!

Com tamanho movimento era preciso organizar o serviço, de forma a seguir o mesmo roteiro em todos os equipamentos. Se o técnico pegasse um serviço em andamento precisaria saber exatamente por onde começar, sem perda de tempo. Estes procedimentos iam sendo escritos e traduzidos em alguns formulários e textos que já publicamos em diversos órgãos da imprensa especializada. Os leitores que nos acompanham há anos provavelmente já tiveram a oportunidade de conhecer alguns destes artigos em revistas e livros.

O que trazemos aqui, nesta edição tão especial da PnP, é um apanhado destes textos, atualizados e revisados, adaptados aos novos tempos. Para facilitar o entendimento dividimos o material em diversos artigos, que descrevem os procedimentos de manutenção em sua seqüência lógica.

Portanto, nesta edição temos esta série de artigos referentes a manutenção dos PC’s:
1 — Procedimentos gerais de manutenção
2 — Como atender um chamado e começar o conserto
3 — Primeiras verificações
4 — Manutenção geral
5 — Problemas típicos de manutenção

Recomendamos a leitura na seqüência, para um melhor entendimento dos procedimentos e técnicas.

PREFÁCIO DESTA EDIÇÃO:

Os micros estão ficando cada vez mais poderosos e baratos. Hoje é muito fácil comprar computadores, porém a grande questão é mantê-los funcionando. Além dos inevitáveis problemas com os vírus e spywares, existem as falhas de software e de hardware que atormentam os usuários dos PCs e alimentam as oficinas de milhares de técnicos de informática.

Preparamos esta edição pensando nesta situação, ou seja: é preciso manter os micros funcionando, mas qual é o procedimento correto para quando estivermos frente a frente com a máquina defeituosa?

Existe toda uma técnica que elaboramos e aperfeiçoamos há anos e que explicamos detalhadamente em diversos artigos nesta mesma edição. Estes artigos estão devidamente interligados e na seqüência propícia para liquidar qualquer tipo de problema dos PCs, dos mais simples aos mais complicados.

Ainda pensando nos técnicos de manutenção, preparamos o artigo “O que tem na maleta do técnico?” que vai ser bastante interessante para quem faz trabalhos de campo. Mostra em detalhes o que pode ser preciso levar na maleta de “primeiros socorros” de quem faz serviços fora da oficina. Listamos as ferramentas, os programas, os acessórios e as peças de reposição para tentar resolver o problema no local, inclusive com um prático check-list para facilitar a montagem de seu “kit de rua”.

Quem lida com informática nas empresas certamente já encontrou ou vai encontrar pela frente um servidor com Windows 2003 Server. Mostramos os conceitos básicos deste fantástico sistema, explicando como configurar seus serviços e contornar suas rígidas normas de segurança. Para exemplificar, mostramos como configurar os grupos de usuários, o compartilhamento de arquivos e o de impressoras.

Ainda pelo lado das redes, vemos em detalhes os cabos de par trançado, aqueles azuis, que são os mais usados atualmente nas redes locais cabeadas. Vemos como funcionam, os sinais, suas especificações, as categorias, e ensinamos a colocar os conectores de maneira padronizada.

Para quem gosta da parte teórica, temos um extenso artigo explicando como funciona o clássico chipset Intel 430, feito para os primeiros Pentium. A idéia é entender o que são componentes como northbridge, southbridge, barramentos e controladores de memória. Traz também uma extensa lista dos chipsets Intel até os mais recentes, mostrando como a tecnologia evoluiu desde os primórdios da linha Pentium.

Muita gente apreciaria utilizar apenas softwares livres e gratuitos, mas não consegue abrir mão de seu Windows e partir para o Linux. Para estes, mostramos ótimas alternativas para substituir softwares caros por seus concorrentes livres e gratuitos, dentro da legalidade e sem pirataria, mas mantendo o Windows. Afinal, este já vem mesmo instalado na maioria dos micros, a questão é complementá-lo com os programas necessários.

Conteúdo desta edição

Clique nos links para ver a primeira página de cada artigo:

Manutenção de PCs

Série especial de artigos: Técnicas de manutenção de PCs

Esta edição traz uma série especial de artigos, completa, contendo a descrição de técnicas que foram sendo aperfeiçoadas ao longo de décadas trabalhando com manutenção de PCs. Mais precisamente, é um roteiro que o autor está desenvolvendo desde 1986, ano em que passou a trabalhar com microcomputadores e começou a desenvolver procedimentos para organizar o serviço. Estes procedimentos iam sendo escritos e traduzidos em alguns formulários e textos já publicados anteriormente em diversos órgãos da imprensa especializada, e que foram reunidos nesta edição tão especial da PnP. Estes textos foram atualizados e revisados, adaptados aos novos tempos. Para facilitar o entendimento dividimos o material em diversos artigos, que descrevem os procedimentos de manutenção em sua seqüência lógica.

1 — Conceitos importantes de manutenção
Todo procedimento técnico tem uma seqüência de execução precisa e lógica. Os especialistas em manutenção precisam ter em mente alguns conceitos e idéias fundamentais para nortear seu trabalho, no presente e no futuro.
• Tipos de manutenção: preventiva, corretiva e preditiva
• Encarando um micro defeituoso
• Princípios básicos da manutenção: não se atrapalhe com isto!

2 — Atendendo um chamado e iniciando o conserto
Antes de começar a mexer num micro defeituoso é preciso tomar algumas medidas iniciais e muito importantes, principalmente porque o cliente ou o usuário do micro é a parte mais importante de qualquer manutenção.
• Coletando informações sobre o problema
• Estabelecendo um plano de ação – vá com calma!
• Apresentação do o orçamento dos serviço
• Inicia-se o conserto – finalmente!

3 — Fazendo as primeiras verificações
Os primeiros momentos com um PC defeituoso precisam de atenção e método. Veja o que fazer em situações específicas, para fazer um diagnóstico e, talvez, já resolver o problema.
• O micro não liga e nem dá sinal algum
• O micro liga, o HD gira, as luzes acendem mas nada acontece
• O micro liga, dá alguns bips e pára
• O micro liga, mas não chega a inicializar
• O micro liga, inicializa e carrega o sistema, porém apresenta defeitos enquanto está funcionando

4 — Manutenção básica
Depois que o micro está funcionando e carregando o Windows é preciso ter uma série de cuidados que, provavelmente, vão eliminar a maioria dos problemas que os micros costumam apresentar.
• Primeira coisa: faça acontecer o defeito reclamado
• Outras verificações: conexões, refrigeração, poeira, umidade, vírus, dados no HD, arquivos temporários e outras

5 — Procedimentos de manutenção geral
Se nada do que fizemos até aqui resolveu o problema, o jeito é partir logo para uma revisão geral, que inclui a desmontagem e reformatação do disco rígido, claro que tomando os devidos cuidados.
• Seqüência de operações:
• Backup dos dados e dos drivers
• Desmontagem e limpeza
• Testar cada componente
• Reinstalação do sistema
• Testando e terminando o serviço

(clique para ampliar

Sistemas operacionais

Entendendo o Windows Server 2003

Conheça o mais usado sistema operacional para servidores e que vai continuar sendo uma boa opção durante alguns anos, sendo obrigação de todo técnico saber lidar com ele.
• Histórias sobre o desenvolvimento do Windows 2003 Server
• Versões e requisitos de hardware
• Dicas de instalação e configuração, passo-a-passo
• Como ele se sai em máquinas virtuais
• Configuração dos usuários e direitos de acesso
• Montando um servidor de arquivos e impressoras
• A questão do preço e da pirataria do produto

(clique para ampliar

Teoria

O básico das motherboards

Northbridge, southbridge, barramento PCI, controlador de memória, AGP... você sabe o que isto tudo significa? Veja a análise do antigo, porém famoso e importante chipset Intel 430 para entender esta terminologia.
• A importância da MB num PC
• Princípio de funcionamento e partes teóricas principais
• A teoria na prática: northbridge, southbridge, PCI e AGP
• Barramentos, tradutores e controladores
• Lista da evolução dos chipsets Intel, do 430 até os mais atuais

(clique para ampliar

Redes locais

Cabos de par trançado para redes locais

O cabo de par trançado é o mais utilizado para a confecção de redes locais. Todo mundo que monta redes ou instala computadores precisa saber lidar com eles. Fique por dentro do assunto e aprenda a montar seus próprios cabos.
• Porque o cabo é trançado: as interferências eletromagnéticas
• A questão da blindagem: cabos UTP e STP
• Velocidades de transmissão e categorias (CAT5, CAT6...)
• Tipos de cabos par trançado sem blindagem (UTP)
• Sinais transmitidos e topologia de rede
• Montando seus próprios cabos
• Dicas práticas para o cabeamento

(clique para ampliar

Profissão

O que tem na maleta do técnico?

Quem costuma fazer serviços em campo precisa ter um kit de ferramentas e utilitários para estar preparado para as situações mais prováveis. Fizemos uma coletânea do que pode ser útil levar para um conserto ou instalação fora da oficina.
• Problemas mais comuns e o que levar para resolver
• Sistemas operacionais. Quais são fundamentais?
• Programas de teste, ferramentas e utilitários
• Peças de reposição e para teste
• Cabos, conectores e adaptadores
• Uma lista de checagem para você usar!

(clique para ampliar

Serviço

Correio Técnico

As dúvidas mais freqüentes ou interessantes dos leitores, respondidas e comentadas pela nossa equipe. Nesta edição:
• Como bloquear o acesso à internet só para alguns micros
• Como reformatar micros que vêm de fábrica com o Vista?
• Gerando CDs de boot sem usar o Nero Burning Rom
• Porque os HDs falham tanto?
• É melhor comprar processador e Windows de 32 ou 64 bits?
• Linux no Playstation 3. Há vantagens?
• Editando clipes de vídeo com O TMPGENC
• Juntando clipes de vídeo com o Ulead VideoStudio

(clique para ampliar

Opinião

Estaremos virando zumbis da informática?

As grandes empresas estão monopolizando a geração de softwares para todos os fins, e estão disponibilizando estas soluções gratuitamente ou muito barato. Como fica a criatividade e a personalização num ambiente que se tornou tão arriscado para as pequenas empresas de software? Estaremos todos condenados a virar meros consumidores do que as grandes empresas de software nos empurram?

(clique para ampliar

Usando seu PC

Software livre e gratuito mas... para Windows

Existem boas soluções gratuitas para usar seu PC com Windows sem apelar para a pirataria, absolutamente dentro da lei.
• Porque os programas são tão caros?
• Software livre é software ruim?
• Porque mudar para o software livre
• Análises de diversas opções pagas versus gratuitas.

(clique para ampliar

DOWNLOADS DESTA EDIÇÃO:
Ficha de checagem para serviços de campo: clique aqui
Programas citados no artigo “Software livre sim, mas... para Windows”:
Internet explorer, MSN, Media Player, MS-Office
Firefox
BrOffice
VLC Media Player
Pidgin (antigo Gain)
Nero Burning
CDBurnerXP
Photoshop
GIMP
Soundforge
Audacity
FoxIT
MySQL
PHP
PageMaker
InDesign
Scribus
CorelDRAW
InkScape
MVRegClean
Norton WinDoctor
Adobe Acrobat
Capa da Revista PnP nº 1
Clique para ampliar

COMENTÁRIOS
Nossos leitores já fizeram 3 comentários sobre esta edição:
De: Elena_nh (em 18/10/2010 - 14:42)
Leitura
Essa revista é show, recomendo!
De: cpmboot (em 21/01/2010 - 09:16)
software livre
já usei diversas vezes o linux tal como o ubuntu, kurumim,fenix todos instalei em minha maquina, mas o problema é que tornei a colocar o windows, por causa dos aplicativos que uso no windows não consegui instalar no linux dai prefiro usar o windows mesmo que seja pirata dou um jeito de validar o mesmo, mas sem desprezar o linux pois acho muito rápido...
De: airon (em 12/08/2008 - 18:03)
assinatura
To doido pra ler essa revista!!! Muito interessante e gostaria muito de fazer a assinatura!!!
Comente você também:

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.