[Revista PnP] Windows 11 já está disponível para testes, mas pode ser que seu computador não rode a versão final 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições atuais  
Edições anteriores   DVDs e pendrives  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Windows 11 já está disponível para testes, mas pode ser que seu computador não rode a versão final

Por Iberê M. Campos e e equipe

A Microsoft anunciou que o Windows 10 terá suporte até 2025 e que o Windows 11 deve ser lançado ainda em 2021. A data ainda não foi divulgada, mas já se pode ver e testar o sucessor do Windows 10. Foi divulgada uma versão de testes do Windows 11 mas que rapidamente foi tirada do ar pela empresa. Contudo, diversos sites já tinham baixado e ainda continuam oferecendo a versão de testes para download, inclusive nós da Thecnica Sistemas. Acompanhe o que está acontecendo com o Windows e como já pode começar seus testes.

O Windows 11 chegará gratuitamente para os usuários do Windows 10 a partir do fim de 2021. A novidade mais visível é o novo menu Iniciar, muito parecido com o do Macintosh da Apple, com os comandos numa barra central (mas que pode ser alterada para ficar do lado esquerdo). Tem um novo Explorador de Arquivos repaginado, widgets, melhorias na multitarefa e mais. Alguns recursos ainda serão incorporados como, por exemplo, a compatibilidade com apps de Android e a integração ao Microsoft Teams, que permitirá fazer chamadas ao vivo da mesma forma que o Skype, só que passará a ser uma função integrada ao sistema operacional em si. Além disso, a Microsoft apresenta destaques inovadores para o público gamer, como o HDR automático, utilizado para realçar gráficos de jogos, e o DirectStorage, para realização de carregamentos mais rápidos via SSD.

O Windows 11 parece ser apenas uma continuação do Windows 10, mas não é bem assim. Além de colocar fim definitivamente à todas as versões anteriores (Windows Vista, 7 e 8.1), a maioria dos PCs existentes atualmente pode não ser compatível, devido à exigência do módulo TPM presente no hardware (vide a seguir).

Lembramos que as versões de Windows 7 e Windows 8.1 podem, por enquanto, serem atualizadas gratuitamente para receber uma versão oficial de Windows 10. O prazo dado para esta cortesia da Microsoft já terminou, oficialmente, mas na prática continua funcionando. Tentamos no dia 30/06/2021 atualizar um Windows 7 para o Windows 10 e fomos bem sucedidos: ganhamos uma versão oficial do Windows 10 para aquele PC e que, possivelmente, poderá também ser atualizado gratuitamente para o Windows 11 quando ele chegar. O provável é que esta generosidade toda termine definitivamente quando sair oficialmente o Windows 11.

Como baixar Windows 11 no PC

Antes de tudo, lembre-se de que esta é uma versão de testes do Windows 11: ou seja, ela ainda contém bugs e instabilidades, e foi divulgada justamente para que a Microsoft receba informações fornecida por milhões de PCs para conseguir fazer todos os ajustes no sistema. Por isso, recomendamos evitar instalar o Windows 11 no seu computador principal. Use um computador que não tenha informações valiosas e que possa ser formatado novamente, ou então instale em uma máquina virtual, criada com o VirtualBox ou similar.

Uma vez tendo cuidado deste ponto, existem portanto duas formas de instalar a prévia do Windows 11:

  1. • Atualizando uma instalação existente de Windows 10, ou
  2. • Formatando o HD e instalando o Windows 11 a partir de um DVD ou pendrive com o instalador.
Vejamos:

• Atualizando um PC com Windows 10: Para tanto é preciso lançar mão de um computador onde esteja rodando o Windows 10 devidamente ativado. Por enquanto, também é preciso ter uma conta no Microsoft Windows Insider, grupo que se cadastra para testar produtos Microsoft antes de serem lançados. Feito isto, basta seguir estes passos:

  1. Vá até Configurações > Privacidade > Diagnóstico e comentários e ative a opção Dados de diagnóstico opcionais;
  2. Entre em Configurações > Atualização e Segurança > Programa Windows Insider;
  3. Clique em Começar agora;
  4. Escolha uma conta Microsoft (ou faça login) e siga as instruções.

• Instalando com DVD ou pendrive: Para fazer uma instalação limpa, é preciso baixar a imagem ISO do Windows 11 no site da Microsoft. Neste caso, também é necessário ser membro Insider.
Pode-se também baixar a imagem ISO em algum dos sites que oferecem a imagem ISO. Mas note-se que esta opção pode ser perigosa, existem muitos sites de download que são verdadeiras arapucas, montados exclusivamente para roubar dados pessoais e/ou inserir vírus nos PCs dos visitante.
Alternativamente, pode adquirir o download da imagem ISO do Windows 11 no site da Revista PnP ou da Thecnica Sistemas. Mais informações e link para compra podem ser encontradas na página do Windows 11 em nosso site.

Depois de obtida a imagem ISO, é preciso gravá-la em um pendrive (usando o software RUFUS) ou em um DVD (usando programas como o Nero ou similar). Configura-se o BIOS para inicializar a partir da mídia e depois é só ir respondendo as perguntas.

Prévia do Windows 11 roda no meu PC?

A Microsoft não informou a data do lançamento oficial do Windows 11. A empresa apenas indica que a chegada do sistema operacional deve ocorrer no final de 2021. A nova edição do Windows será gratuita para usuários que trabalham com o Windows 10 no PC, mas isso não significa que todo computador com Windows 10 irá aceitar o Windows 11. Existem requisitos mínimos no Windows 11 para que o sistema funcione nos computadores, principalmente a exigência do TPM 2.0 (vide adiante)

Para quem possui um PC incompatível, a Microsoft sugere continuar utilizando o Windows 10, que tem atualizações e suporte previsto até 2025. Outra opção é a realização de upgrades no PC ou investir em um novo computador que seja compatível com a nova versão do sistema.

Existem dois cenários diferentes para poder testar a atualização:

  1. Se você já fazia parte do programa Insider até 24 de junho de 2021, será possível instalar o Windows 11 mesmo em hardware incompatível;
  2. Se você estiver entrando agora no programa Insider, seu computador deverá ter processador compatível e com módulo TPM 2.0 (vide adiante).

Se você não era Insider antes e tiver um processador Intel ou AMD lançado antes de 2017, o sistema exibirá a seguinte mensagem:
“Seu computador não atende aos requisitos mínimos de hardware para o Windows 11. As opções de canal serão limitadas”.

Neste caso, você poderá instalar futuras prévias do Windows 10, que continuará a receber atualizações e suporte até outubro de 2025.

Se você já era Insider antes de 24 de junho, a Microsoft abrirá uma exceção. No entanto, a empresa “recomenda que os PCs atendam a todos os requisitos de hardware para a melhor experiência ao usar builds do Windows 11 no Insider Preview”. Veja aqui como saber se seu PC tem os requisitos mínimos para rodar o Windows 11.

O que é o Trusted Platform Module (TPM)?

De maneira resumida, o “Trusted Platform Module”, abreviado como TPM, é um chip de segurança utilizado em placas-mãe que garante mais segurança para o sistema operacional. Além de contar com criptografia de ponta, o componente também vem com melhorias a nível de hardware para garantir resistência contra adulterações. Segundo a Microsoft, uma das principais funções do TPM é gerenciar as chaves de criptografia do sistema de maneira mais robusta. Graças ao uso de soluções físicas, o chip garante segurança no uso do SO e pode evitar certos tipos de ataques de segurança que podem ser nocivos a um PC com soluções apenas em software, como antivírus.

Trata-se, portanto, de um componente físico com propósitos de segurança. A Microsoft explica que trata-se do seguinte:
“Um chip TPM é um processador de criptografia seguro projetado para desempenhar as operações de criptografia. O chip inclui vários mecanismos de segurança física para torná-lo resistente a adulterações nas funções de segurança do TPM por software mal-intencionado.”
Basicamente, é um componente que atesta integridade ao sistema e protege as chaves do Windows contra ataques maliciosos. Desde julho de 2016 o componente é exigido ao instalar o Windows 10, mas com algumas exceções (como desktops montados sob demanda). Com o Windows 11 a regra ficou mais rígida.

Para verificar se um PC tem o TPM 2.0e/ou se ele está ativado no BIOS é possível fazer o seguinte:

  1. Abra o menu Iniciar e digite “tpm”;
  2. Clique na opção “Processador de segurança”;
  3. No campo “Versão de especificação”, deve constar o valor “2.0”

Se nenhuma informação aparecer, é provável que o componente esteja desativado na BIOS e/ou que o computador não tem este recurso. Ainda não se sabe se será possível adicionar o TPM aos computadores antigos, mas provavelmente deve ser lançada alguma placa ou chip que faça esta função.

O que há de novo no Windows 11?

A primeira grande novidade do Windows 11 é o visual. A interface do sistema ficou mais moderna, colhendo trabalho desenvolvido para o cancelado Windows 10X. Segundo a Microsoft, o design é mais “emocional”, promovendo telas translúcidas, janelas com cantos arredondados, novos ícones e um aspecto mais limpo. O Menu Iniciar vem centralizado por padrão, assim como acontece com o macOS e diversas interfaces gráficas do Linux. Lá estão os aplicativos fixados e uma seção “Recomendado” com seus arquivos abertos recentemente – inclusive em outros dispositivos, caso eles estejam no OneDrive.

O novo Windows 11 também terá suporte a temas, oferecendo tanto versões escuras como claras para personalizar a visualização do sistema operacional, de acordo com as preferências do usuário. A figura abaixo mostra como ficou a nova interface.

A Central de Notificações e as Configurações Rápidas continuam no canto inferior direito da barra de tarefas, mas agora há atalhos de teclado para acessar cada uma – Win + N e Win + A, respectivamente. As Configurações Rápidas abrigam as opções de volume, brilho, Wi-Fi, Bluetooth e Assistente de foco, além dos controles de reprodução de música e vídeo.

O Explorador de Arquivos, também chamado de Windows Explorer, ganhou uma nova barra de comandos, além de uma repaginada nos menus de contexto que aparecem ao clicar com o botão direito do mouse.

O Windows 11 traz uma tema padrão nos modos claro e escuro, além de quatro opções adicionais, mais temas de contraste para pessoas com deficiência visual.

Ele também traz de volta o som de inicialização ao ligar o PC ou ativar a tela de bloqueio para fazer login. Além disso, os sons do sistema são ligeiramente diferentes dependendo se o tema está no modo claro ou escuro.

A loja de apps da Microsoft vai passar por uma grande mudança com o novo Windows 11. A Store terá uma nova interface gráfica, mais moderna e alinhada com o que o sistema promete oferecer. A loja também irá permitir que desenvolvedores coletem 100% das receitas geradas pelos seus apps na plataforma.

Do ponto de vista do usuário, a maior novidade da Windows Store do Windows 11 é a possibilidade de buscar e instalar aplicativos do Android. Segundo a Microsoft, esses apps serão executados de forma nativa no sistema, sem a necessidade de instalar emuladores do Android.

O Microsoft Teams será profundamente integrado ao Windows 11. Além da plataforma colaborativa para trabalho em grupo, o Windows 11 terá um novo painel de widgets completamente personalizável, em que o usuário poderá definir itens importantes para visualização rápida, como previsão do tempo, noticiário, cotações etc.

O novo Windows também promete aprimorar o suporte a desktops virtuais na plataforma, dando ao usuário um nível de controle mais granular sobre as áreas de trabalho virtuais, permitindo definição de pontos e padrões de fixação de janelas — recurso útil para quem precisa visualizar e manter abertos vários apps ao mesmo tempo.

O Windows 11 aposta fortemente em games com a oferta de algumas novidades importantes. A primeira delas é o mapeamento "Auto HDR", que tem feito sucesso nos recentes Xbox Series S/ X. Esse recurso aplica a tecnologia HDR em games que foram lançados no mercado sem o recurso, realçando cores e contraste de forma significativa em telas que suportam a reprodução com maior profundidade de cor.

O novo Windows 11 também terá acesso à tecnologia DirectStorage da Microsoft, presente nos seus novos consoles. Combinada a um SSD NVMe, essa tecnologia deve permitir carregamentos muito mais rápidos em games que tirem proveito do recurso. Além disso, o serviço de assinatura Xbox Game Pass está presente, com a possibilidade de integração dos jogos entre as duas plataformas, Xbox e PC.

Como faço para obter a mídia de instalação da prévia do Windows 11

Os cadastrados no programa Insider Preview da Microsoft podem ter acesso aos arquivos de teste. Mas não são todos, existem alguns requisitos adicionais, conforme explicado no site do programa.

Existem diversos sites que oferecem as versões de teste, mas é preciso tomar cuidado porque existem muitas versões modificadas para incluir vírus tanto no arquivo de download quanto nos próprios sites.

Você pode também utilizar a mesma versão de testes que estamos usando na Thecnica Sistemas e na Revista PnP. Ela está devidamente testada e aprovada. Por enquanto, temos apenas a mídia para download e no formato ISO. Mais informações e link para compra podem ser encontradas na página do Windows 11 em nosso site.



Publicado em 30/06/2021 às 11:04 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 0 ARTIGOS SOBRE :
Windows 10 atualização 21H1 inicia fase de grandes mudanças
Windows 8.1 finalmente será o sucessor do Windows 7
Windows 10 Redstone 5 de outubro de 2018: o que traz de novo e o que significa para nosso futuro
O que muda na Build 17134 do Windows 10 e o que virá depois
Características do Windows 10 Versão Fall Creators Update (Redstone 3, build 1710)
Lançada nova versão do Windows 10: Creators Update (build 15063)
Windows 10: as idéias por trás do projeto e o que vem por aí
Mudança no registro permite ao Windows XP continuar atualizando pelo Windows Update
O final do Windows XP também será o fim de muito do que entendíamos como informática. Mas existe saída!
Precisa reformatar quando aumenta a memória RAM de um PC?
12 enganos que a Microsoft cometeu com o Windows 8
Não consegue instalar o Windows 7 num notebook, mas o Windows XP instala normalmente
Trocou processador e placa-mãe e agora o Windows não inicializa
Trocou Windows 7 64 pelo de 32 bits e agora ficou sem som. O que fazer?
Trocou o Windows 8 pelo Windows 7 num notebook e agora não consegue instalar drivers
Instalador do Windows diz que não existe HD disponível no PC
Notebook trava ao tentar instalar o Windows
Como voltar o Windows para o disco C: e não em outra letra qualquer?
Windows 8: porque a falta do botão Iniciar é irrelevante
Windows 8: as novidades justificam o upgrade? O que mudou?
Será que um vídeo-aula vai ajudar na montagem de servidor com Windows Server 2008?
Windows não inicializa e dá mensagem de “TFGHT is compressed”
Micro está muito lento com o Windows 7, mesmo tendo hardware compatível
Problemas com monitor de 14“ de um micro Dell com o Windows 7
Micro está travando, retirou vírus mas continuou travando
Windows fica com o cursor de setinha a maior parte do tempo
Erros de tela azul logo depois da instalação do Windows XP
Vírus está travando o PC. Será mesmo isso?
Dual boot com XP e Seven. É possível e tem alguma vantagem?
Instalar Windows em HD externo. Será possível?
Som do Windows 7 não funciona em placa-mãe antiga Asus A8V-X ?
Teria alguma vantagem deixar o pagefile.sys do Windows numa partição em separado?
Micro com dual boot reconhece uma das partições apenas no Windows XP
Dificuldades para reinstalar Windows Starter em netbook
Micro trava ao término da instalação do Windows 7
Será pirataria se eu instalar um outro Windows num micro que veio com Windows de fábrica?
Quer mudar a versão do Windows 7 aproveitando o número de série original. Será possível?
Atualização de Windows Starter para Ultimate: se é viável ou interessante, e como fazer
Como rodar o Windows XP com Vmware Player no Windows 7 64 bits?
Windows não carrega e fica só no papel de parede
Será que o Windows 7 é realmente melhor do que o XP para um micro com Atom?
Formatou o HD com o Windows 98 e agora não consegue instalar o XP
Formatou o micro com XP e agora não encontra os drivers
Limpeza no registro do Windows: será que é mesmo necessário?
Transferência dos dados do Outlook Express do XP para o Windows 7
Windows XP não instala em HD de 500 GB da Samsung
Placa-mãe não liga mais depois de falha ao atualizar BIOS
Regularização de licenças do Windows XP. Deve o técnico “legalizar” um Windows pirata?
Reinstalou Windows em notebook e agora ele fica ressetando sozinho
Compartilhamento de arquivos com o Windows 7 Starter
Segurança para fazer transações bancárias pela internet, usando micro ou smartphone. Será possível?
Transformar Windows 7 de 64 bits em 32 bits. Como fazer?
Será mesmo necessário instalar Windows 7 de 32 bits num micro que veio com 64 bits?
Seria possível colocar Windows XP num netbook com HD flash de 2 GB da Positivo?
Windows 7 Starter pode entrar em rede e compartilhar pastas? Com quantos usuários?
Windows XP não permite que se instale o Windows 7 por cima?
Qual é o melhor Windows para instalar num determinado computador? Será que o mais novo é o melhor?
Como fazer uma instalação genérica de Windows e demais aplicativos para agilizar as manutenções
Liberado o Service Pack 1 para Windows 7 e Windows Server 2008 versão final
Apenas um dos usuários de uma máquina Windows não consegue fazer logon
Como lidar com um micro dominado pelos vírus, num atendimento em campo
Erro no Windows: “arquivo ksuser.dll não encontrado”
Erro ao retornar da hibernação (ou modo suspenso) do Windows 7
Windows “genérico” é tão seguro quanto o original ?
Problemas de ativação do Windows 7 num notebook onde foi feita reinstalação do sistema original
Instalar dois antivírus no mesmo micro aumenta ou diminui a segurança?
Windows 7 não reconhece dispositivo wireless ou periférico antigo, do tempo do XP
Remover vírus a partir do próprio computador infectado
Windows pirateado deixa a internet lenta? Ou seria outra coisa?
Porque o Windows 7 tem baixo Índice de Desempenho, mesmo quando está rodando bem?
Porque o Windows 7 fica processando sem parar, acessando o HD a todo instante?
Erro de tela azul com a mensagem BAD_POOL_HEADER ao ligar micro com Windows 7
Instalar muitos programas deixa o computador lento? E se eu desinstalar, fica mais rápido?
Micro ficou louco e abre janelas sem parar
Melhor caminho para regularizar Windows XP e Office piratas
Restaurando os PCs ao que eram antes: Deep Freeze, Windows SteadyState e Comodo Time Machine
8 razões para abandonar de vez seu Windows XP antigo e “cansado”
Partição do Windows XP foi danificada pelo fdisk do Windows 98
Como instalar o Windows 7 de 32 bits com sucesso num processador Celeron 2.66?
Quando é preciso desfragmentar o HD num micro Windows?
O que é melhor para rodar o XP no Windows 7: VirtualPC, XP Mode, Vmware ou VirtualBox?
Os novos recursos de usabilidade do Windows 7 acabam nos viciando...
Problema com pasta criptografada do Windows XP
Micro original com Office pirata passa a ser considerado pirata também?
Porque o Windows 98 não instala no Microsoft Virtual PC 2007 ?
Instalação nova do Windows 7 não permite acesso aos arquivos antigos do usuário
Dúvidas na instalação de drivers e sistema operacional em notebook
Windows 7 é lançado oficialmente, e deve marcar época
Instalando o Windows em netbooks e micros sem leitor de DVD, usando um pendrive
Trocar o Linux pelo Windows XP num micro Positivo Sim+
Windows XP executa chkdsk toda vez que o micro é ligado
Mudando o Windows 7 de inglês (ou outra língua) para português (adicionando suporte multilíngue)
Atualizou para o MSN 2009 e a lista de contatos sumiu
Windows XP saiu de linha. E agora, como é que eu fico?
Antivirus para Windows Server
Windows dá erro de “a unidade não está pronta”
Como usar dois monitores ou vários mouses e teclados no Windows
Como atualizar o Windows 98
CheckDisk e DiskDoctor não funcionam. Porque isto acontece, e o que fazer?
Como descobrir porque o micro trava?
Configurar a aba de Inicialização do MSCONFIG
Migrar ou não migrar para o Windows 7 que será lançado em Outubro de 2009?
Lançado o SP2 para Windows Vista e Server 2008
Qual é o melhor antivírus gratuito?
Como criar senhas fortes e colocá-las a salvo
Windows 7, primeiras (e boas) impressões
Por que o Windows 7 é a sétima versão, e não a oitava?
Melhor esperar pelo Windows 7, mudar para o Vista já ou continuar com o XP?
Participação de mercado do Windows caiu abaixo dos 90%
Participação de mercado do Windows caiu abaixo dos 90%
5 coisas que a Microsoft deveria levar em conta ao fazer o Windows 7, sucessor do Vista
Windows Vista 64 conquistou a preferência dos usuários e ganha mercado
Instalação do Windows apresenta conflito de hardware na controladora IDE
Tela Azul de erro do Windows
Impressoras comerciais são fundamentais nas lojas
O que provocou o apagão da internet em 2 de julho de 2008?
Qual é o melhor Windows para rodar numa rede?
Windows XP saiu de linha: se precisa dele, pegue um enquanto pode
Como poderia a Microsoft mudar a imagem ruim do Vista?
Microsoft lança o SP3 para o Windows XP
Leds ficam piscando depois que trocou o switch da rede
Microsoft revela detalhes sobre a ativação do Vista
Windows atualizado é vital para proteger contra vírus e bandidos da Internet
Micro com Windows Vista: será que é a hora de comprar, ou é melhor esperar pelo Windows 7 ?
Windows 98 pede arquivo msnp32.dll ao inicializar
Será que os novos MacIntosh rodam Windows também?
Modo de segurança do Windows 98 em dual boot
Vantagens e desvantagens de usar modem ADSL com conector USB
É possível limitar o acesso à Internet pelo ICS?
Estações 98 não acessam internet
2 redes e uma mesma conexão à internet
Como monitorar arquivos acessados via rede
Disco de boot para rede
Restringindo o acesso de alguns usuários à Internet
Ligando impressora em rede direto no switch, sem passar por outro micro
Windows 2000 em micro PCChips
100% de segurança contra invasões pela internet
Problemas com uma impressora matricial Epson na rede
Clientes da rede rede com Windows NT recebem aviso de que o domínio não existe
Micros do mesmo Grupo de Trabalho não aparecem numa rede Windows
Impressão em DOS fica lenta na rede
Como permitir acesso somente a alguns sites, sem usar proxy ou firewall?
Problemas para instalar o XP: ao reiniciar, a tela fica com riscos verdes
Como fazer uma ligação de switch a switch ou de hub a hub
Windows Vista foi projetado para dificultar a pirataria. Será que conseguiu?
Será possível obter 100% de segurança contra invasões pela internet?
Informática nos países de regime socialista
Microsoft termina suporte ao Windows 98
Microsoft consegue patente sofre o sistema FAT
Limpe seu HD após fazer o update do Windows

 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.