[Revista PnP] Características do Windows 10 Versão Fall Creators Update (Redstone 3, build 1710) 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Características do Windows 10 Versão Fall Creators Update (Redstone 3, build 1710)

A próxima grande atualização do Windows 10 foi apelidada de “Redstone 3” pela Microsoft, que também chama a nova versão de “Creators Update”. Falando de forma técnica, o novo Windows também será chamado de Versão 1709 ou, ainda de build 16299. Lançada oficialmente em 17/10/2017, o nome da nova versão significa algo que foi direcionado para os criadores. Não de animais, mas sim de conteúdo. Filmes, fotos e outros trabalhos são o foco das novas facilidades. Para quem ainda não sabe, o termo “Redstone” é um mineral fictício no popular jogo Minecraft, da mesma empresa.

Se você não tem conexão de internet boa e quer testar o novo Windows, a Thecnica Sistemas oferece a mais recente versão do Windows 10, gravadas em DVD e pronta para uso, veja aqui


A variedade de atualizações do Windows já começou a confundir, por isso achamos interessante fazer um resumo do que já existe:

HISTÓRICO DAS VERSÕES E INSTALADORES DO WINDOWS 10
ApelidoVersãoBuildData
Threshold 1 (Lançamento)15071024029/07/2015
Threshold 215111058612/10/2015
Redstone 1
1st anniversary (1º aniversário)
16071439302/08/2016
Redstone 2
Creators Update
17031506311/04/2017
Redstone 3
Fall Creators Update
17091629917/10/2017

A nova versão traz novidades interessantes, como a melhora da segurança contra ransomwares, o novo painel de Emoji e pequenas melhorias visuais, além de novos recursos no Microsoft Edge. Reunimos abaixo o que há de novo.

Emojis — Se você adora emojis, com certeza isso vai ser super útil para você. Com a atualização, há o suporte para inserir emojis rapidamente pressionado as teclas Win + Ponto. Você pode até mesmo pesquisar pelo nome do emoji, mas há um porem: isso só funciona para a entrada de idioma dos Estados Unidos ou China. Também é possível utilizar os novos emojis da versão 5.0 (Unicode 10.0).

Novo teclado para tablets — Nesta versão a Microsoft reescreveu o teclado touch para tablets. Pode parecer o mesmo, mas foi reescrito a partir do zero, com base na plataforma universal do Windows. Entre as novidades estão as sugestões aprimoradas e a possibilidade de deslizar o dedo entre as letras para escrever, algo que estava presente no Windows Phone há um bom tempo. Outro fator importante é que as sugestões e a correção automática (usando o teclado para touch) funcionam com aplicativos clássicos agora. Há também a função ditado, mas disponível apenas para os idiomas inglês e chinês. Há ainda a opção de deixar o teclado literalmente do tamanho que seria em um celular, facilitando a digitação com apenas uma mão se estiver usando um tablet.

Menu Iniciar e Central de Ações — Tiveram o fundo alterado para o chamado efeito Acrylic, em vez do antigo translúcido que borrava o que estava por trás dos elementos. A mudança não é apenas visual, o funcionamento é diferente e o desempenho é melhor. O Acrylic é desativado quando o Windows entra no modo de economia de energia. A Central de Ações foi remodelada e agora usa cards. A primeira notificação de cada aplicativo fica sempre expandida

Minhas Pessoas — É uma função que permite fixar contatos na barra de tarefas e conversar entre diversos serviços rapidamente — tudo depende da integração por parte do desenvolvedor. Com o aplicativo de e-mail, é possível arrastar e soltar um anexo para enviá-lo a um contato rapidamente. Ficou mais prático enviar email, conversar pelo Skype e até mesmo pelo Telegram.

Compartilhamento aprimorado — Permite opcionalmente compartilhar com seus contatos o seu próprio menu de compartilhamento. Troca de informações de forma mais fácil com seus contatos em aplicativos como a Loja do Windows. No entanto, por enquanto, ela só funciona para e-mails. Há também a opção de copiar o link para a área de transferência.

Microsoft Edge — O browser padrão do Windows 10 agora lê em voz alta páginas, PDFs e EPUBs. permite também fzer anotações em EPUBs e PDFs, além de sincronizar livros entre dispositivos e editar PDFs. Mudanças no design, destacando a aba ativa, além do efeito Acrylic no topo. Os sites podem ser fixados na barra de tarefas e traz uma interface mais rápida, com destaque para a melhora em abrir e fechar abas, sem falar do recurso de migração de cookies e configurações do Chrome. Permite limitar em porcentagem a velocidade dos downloads e upload. Existem outros recursos novos:

  • Pequenas mudanças no design, destacando a aba ativa, além do efeito Acrylic no topo, bem suave;
  • Fixação de sites na barra de tarefas;
  • Edição de URL dos favoritos salvos;
  • Interface mais rápida, com destaque para a melhora em abrir e fechar abas;
  • Recurso de migração de cookies e configurações do Chrome;
  • Agora é possível resetar o Edge, na lista de aplicativos instalados nas Configurações;
  • Gerenciamento de favoritos aprimorado;
  • Gerenciamento aprimorado de permissões.

Configurações do sistema - Acrescentadas mais configurações para personalizar o comportamento do sistema:

  • Possibilidade de limitar em porcentagem de banda a velocidade de download das atualizações do Windows;
  • Monitor de Atividade nas Configurações permite ver estatísticas de download, upload e até mesmo a velocidade média;
  • Sensor de armazenamento oferece opção para deletar downloads após 30 dias;
  • Opção de Área de Trabalho Remota foi adicionada; agora é mais fácil ativar ou desativar a função;
  • Barra lateral com dicas, vídeos e sugestões relevantes;
  • Opção de Reprodução de Vídeo foi adicionada, permitindo ativar HDR em vídeos, aprimorar a imagem ou forçar exibição em resoluções inferiores;
  • As atualizações agora são mais detalhadas, e é exibida uma barra de progresso para cada atualização;
  • Nova opção de Rede de Jogos, que permite fazer uma análise da conexão com a Xbox Live e sugere correções automáticas em caso de portas bloqueadas;
  • Agora é possível trocar o IP, DNS e rede pública ou privada nas Configurações;
  • Uma pesquisa foi adicionada nas redes salvas nas Configurações, facilitando a busca por uma rede especifica.

Segurança - O Windows ganhou segurança contra exploits e ransomwares. A atualização dificulta a vida dos hackers que usam malwares para extorquir dinheiro. Por padrão, o Windows não contará com SMBv1, e está usando a versão mais recente do SMBv2. Além disso, agora é possível bloquear acesso a certas pastas ou todo o disco para aplicativos desconhecidos. Os arquivos do sistema são protegidos por padrão.

Há também o Windows Application Guard, que permite virtualizar (e isolar) aplicativos. Destas forma é possível, por exemplo, acessar sites de bancos sem contaminar o seu computador com os plugins que causam problemas.

A função Exploit Protection permite bloquear ou controlar acessos para todos os processos, e ver opções avançadas para processos individuais.

Integração com Android e iOS - Foi melhorada nos seguintes pontos:

  • Se a Cortana estiver instalada no Android e você receber alguma ligação, a notificação aparecerá no Windows;
  • Nova função permite continuar lendo notícias ou pesquisas de onde parou;
  • Continuar no PC permite enviar links do iOS ou Android para o Edge ou aplicativo compatível com “Aplicativos para websites”, fazendo com que um link compartilhado no Groove para Android ou iOS, por exemplo, abra diretamente no Groove do Windows.

Sub sistema Linux melhorado - O subsistema do Linux para Windows agora está mais robusto. Além de desempenho aprimorado e suporte a COM, agora é possível instalar várias distribuições Linux, que estão disponíveis na Microsoft Store. Por trás, o gerenciamento foi melhorado, e cada distribuição fica dentro do contâiner do UWP, sendo possível atualizá-las pela própria loja. Não é mais necessário ativar o modo de desenvolvedor.

Visor de realidade virtual misturada - O aplicativo Mixed Reality Viewer permite inserir objetos do Remix 3D ou objetos 3D baixados no “mundo real” e capturar fotos. A função também é integrada com o Minecraft e Paint, permitindo que você visualize partes do Minecraft ou edições no Paint no mundo real.

Eye Tracker - O termo significa algo como “acompanhador dos olhos”. Essa função permite até mesmo escrever com os olhos, além de poder ignorar notificações. Para funcionar precisa ter hardware adequado, como o Tobii Eye Tracker 4C, que custa US$ 150 nos EUA e também vem com suporte ao Windows Hello.

Gerenciador de tarefas - Ganhou duas novidades: a possibilidade de agrupar processos e de ver o uso de GPU por processo. É possível consultar também o uso geral de GPU de forma detalhada, inclusive em grupos, como processamento de vídeo e muito mais.

Outras novidades - Existe uma infinidade de pequenas melhorias e novidades, como estas:

  • Agora é possível reiniciar, desligar e bloquear o sistema usando a Cortana;
  • Cortana permite desativar resultados do OneDrive na busca;
  • Após reiniciar, o Windows poderá abrir os aplicativos que estavam abertos na sessão anterior;
  • Agora é possível descartar uma notificação com o toque do meio do mouse (ou configurando touchpad de precisão);
  • Agora o Windows lembra o último momento em que a stylus esteve conectada via Bluetooth, e onde ela estava usando o GPS do tablet ou laptop;
  • Agora é possível rolar com a stylus em qualquer aplicativo, e há melhorias para a seleção de textos;
  • Windows irá achar as pastas com mídias que estão fora da biblioteca e perguntar se deseja adicioná-las;
  • Aplicativos UWP se integram corretamente com as bibliotecas adicionadas manualmente ou na nova função automática;
  • Não é preciso sair da conta e entrar novamente ao trocar o DPI para os aplicativos clássicos se adaptarem;
  • Adicionada opção de compartilhar arquivos com apps no Explorador de Arquivos no menu de contexto;
  • Com o Game DVR, é possível gravar apenas o áudio do jogo;
  • Game Bar tira screenshots de jogos no modo HDR;
  • Você pode configurar um filtro de cor (como inversão de cores, por exemplo) e ativá-lo manualmente ou com o atalho Win+Ctrl+C;
  • Agora o Narrador descreve imagens em qualquer aplicativo que tenha acessibilidade;
  • Aplicativos universais agora irão aparecer no Mixer de Volume, permitindo controlar o volume individualmente;

Conclusões sobre o Windows 10 Falls Creators Update

Em suma, portanto, esta versão não traz nada de revolucionário. Mas demonstra que a Microsoft vem trabalhando duro para manter o Windows 10 atualizado e cada vez mais em sintonia com as necessidades dos usuários, em especial os adeptos das novas tecnologias que abrangem outros tipos de dispositivo (celulares, realidade virtual, etc.). O nome da versão também faz jus às novidades, pois os criadores de conteúdo terão no Falls Update uma ferramenta poderosa para ficar a par e até mesmo adiante do que se faz hoje em especial nas mídias sociais e nas aplicações profissionais.

Veja também o artigo Lançada nova versão do Windows 10: Creators Update (build 15063) sobre a versão Build 15063, denominada “Creator Update”, que atualiza muitos dos conceitos mostrados aqui.



O Windows está mostrado discutido em profundidade na Revista PnP nº 34 nos artigos “Instalação profissional do Windows 10”. Sugerimos a leitura deste artigo para um melhor entendimento e análise do que o Windows 10 representa para os técnicos e seus clientes.



Publicado em 13/11/2017 às 17:51 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.