[Revista PnP] 2 redes e uma mesma conexão à internet 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

2 redes e uma mesma conexão à internet

Questão colocada pelo leitor

Estive lendo no livro Redes Windows como montar uma Intranet e sobre o uso da máscara de rede. Tenho uma rede ponto a ponto com 10 micros no grupo de trabalho “Rede 1”. Todos compartilham a Internet através do ICS com outro micro chamado “ADM”.

Os 10 micros estão configurados para obter endereço IP automaticamente e o servidor está em 192.168.01 como é de praxe no ICS. Pretendo montar outra rede (“Rede 2”) e fazer com que esta enxergue a “Rede 1” e use o compartilhamento de Internet do “ADM”. Minha dúvida é: Basta instalar uma nova placa de rede no ADM e configurar as máquinas da “Rede 2” para obter endereço IP automaticamente, ou preciso fazer alguma outra configuração no “ADM” para que ele forneça os endereços IP usando um servidor DHCP? Atualmente utilizo a máscara de rede padrão, ou seja, 255.255.255.0 e as máquinas utilizam Windows 98SE, tanto as que estão em rede quanto as que vou montar.

Para criar duas sub-redes terei que alterar para 255.255.255.128, certo? Como os micros estão configurados para obter automaticamente um IP essa alteração da máscara será automática? Outra coisa: e o grupo de trabalho poderá ser “Rede 2” ou, para os micros se “enxergarem”, terá que ser “Rede 1” como na outra rede? Mais outra pergunta: aí eu terei duas redes e um só grupo de trabalho, certo?


Nossa respostaO ICS do Windows não permite a conexão a duas redes distintas. Ao ativá-lo, também é iniciado um pequeno servidor DHCP para fornecer IPs para os clientes. Você ainda pode atribuir os IPs manualmente, mas sempre dentro da máscara 255.255.255.0 e com isto não conseguiria formar as sub-redes. Para tanto, é preciso fazer um roteamento NAT completo e não usar o ICS; apenas assim seria possível usar a máscara 255.255.255.128. Dentro da sub-rede o grupo de trabalho deve ser o mesmo. Se for diferente os micros que forem do mesmo grupo se enxergarão mas não verão os do outro grupo. No seu caso, acho melhor deixar tudo na mesma sub-rede e mudar apenas o grupo de trabalho; com isto se permite o acesso à internet mantendo a privacidade dentro de cada grupo. Alternativamente, poderia ser utilizado um servidor dedicado para fazer o roteamento.

Réplica do leitor – Ótimo! Mas não entendi uma coisa. Para ativar um roteamento NAT eu preciso ter um servidor NT/2000 ou posso usar o Windows 98? E se eu apenas expandir a rede, fazendo um “uplink” com outro hub e mantiver todos no mesmo grupo de trabalho. O DHCP vai servir os IPs automaticamente, certo? Aí eu continuo tendo uma só rede, só que maior, correto?

O 98 não atua como roteador NAT. O servidor dedicado a que nos referimos precisa usar um sistema operacional que disponha de roteamento NAT, ou seja, Linux ou Windows NT4, 2000, XP ou 2003. Uma alternativa barata é usar um roteador Linux, qualquer Pentium 100 serve... Usando o ICS e mantendo todos os IPs na mesma sub-rede (máscara 255.255.255.0) você pode ter até 253 máquinas interligadas, distribuídas em diversos grupos. A quantidade de hubs e switches não importa, desde que sejam compatíveis, de boa qualidade e que estejam interligados corretamente. Outro ponto importante para expandir fisicamente a rede é ter um BOM sistema de aterramento, caso contrário a rede ficará lenta ou alguns trechos poderão até ficar completamente isolados. Outra coisa: se forem utilizados programas administrativos, os bancos de dados devem estar no formato SQL. Formatos antigos como o DBF (Clipper, Foxpro, Delphi) ou o MDB (Access) aumentam demais o tráfego na rede que ficaria insuportavelmente lenta nos horários de maior demanda.


Publicado em 19/01/2006 às 00:00 hs, atualizado em 02/02/2006 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.