[Revista PnP] Clonagem de HDs com o Ghost 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Clonagem de HDs com o Ghost

Questão colocada pelo leitor

Um computador de um cliente (Athlon 1050, 128Mb, 40 Gb HD) está apresentando em seu HD clusters defeituosos. O cliente me disse que um técnico havia mexido no computador anteriomente e formatou a máquina visando resolver o problema dos clusters, mas não resolveu. Resolvi então, junto com o cliente, trocar o HD. Pois bem. Tentei clonar o HD, (pois ele tem programas de contabilidade da Mastermaq e não posso formatar) usando o Ghost, mas este está apresentando um problema: A cópia é iniciada sem problemas mas, quando está próxima dos 75%, o computador é resetado automaticamente não completando a cópia. O que será que está havendo? Será um problema na máquina ou é o fato de o HD apresentar clusters defeituosos? Será que se eu tentar fazer a cópia em outro micro poderá dar certo? Posso usar o Ghost só iniciando o computador com “Somente Prompt”?


Nossa respostaA principio, você precisa:
1 • Usar uma versão recente do Ghost, pelo menos a que vem no pacote Norton Systemworks 2005/2006. Esta versão do Ghost prepara um disquete de boot completo com tudo o que é preciso para clonar o HD, mas é preciso instalar em um computador com Windows igual ou melhor que o 98 para então gerar o disquete.
2 • Antes de copiar, coloque o HD defeituoso como slave em outro micro com o Systemworks atualizado, cheque-o quanto a vírus e quanto a problemas no HD.
3 • Se houver problemas físicos no HD talvez seja impossível cloná-lo mas ainda será possível copiar de um HD para outro a partir do gerenciador de arquivos do Windows, mas neste caso o SO precisaria ser reinstalado pois provavelmente o boot seria perdido.

Réplica do leitor — Consegui uma outra versão do Ghost, é a 5.1d que instalei em meu próprio computador apenas para fazer testes. A outra versão que eu estava usando no computador problemático do cliente era uma que só tem o executável que copiei de um CD da placa Soyo. Pois bem, instalei a nova versão em meu computador e notei que se eu iniciar o Windows com “Somente Prompt” e indo ao diretório onde está instalado o Ghost ele abre normalmente. Será que se eu tirar o meu HD e instalar o HD do cliente (com os clusters defeituosos) na IDE Master e o HD novo na IDE Slave em meu computador, e instalando essa versão do Ghost(5.1d) dá pra fazer o clone?

Este Ghost que vinha com as Soyo não funciona bem nos micros com problemas, é preciso usar o que vem a partir do SystemWorks 2002, que deve ser instalado no HD para poder gerar um disquete de boot usando as ferramentas do próprio Ghost. Com este disquete em mãos, vá na máquina onde o HD vai ser clonado, instale o HD de destino e faça a cópia. É assim que fazemos em nosso laboratório, o original como master e o de destino na outra porta IDE, seja como slave ou como um master secundário.

A Revista PnP nº 14 tem um artigo extenso com tutoriais sobre a clonagem de HDs, não só com o Ghost mas também com o Acronis True Image e vários outros programas gratuitos


Publicado em 17/01/2006 às 00:00 hs, atualizado em 02/02/2006 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.