[Revista PnP] Como bloquear o Facebook e outras redes sociais numa rede local? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Como bloquear o Facebook e outras redes sociais numa rede local?

Questão colocada pelo leitor

Como bloquear a o Facebook nos PCs de uma rede? Tentei fazer esse bloqueio e não consegui, pois o Facebook sempre entra por uma porta diferente!!! Tenho também o mesmo problema com outras redes sociais como Orkut e Google+, como proceder?


Nossa respostaO bloqueio de sites numa rede é difícil, é como um jogo de gato e rato, onde o rato sempre está tentando escapar... O jeito que é ir bloqueando todas as portas e os URLs usados pelo site a ser bloqueado, e de tempos em tempos verificar se não foi criado um novo acesso. Os melhores roteadores permitem bloquear o nome do site (por exemplo, Facebook, Hotmail, etc) enquanto que outros bloqueiam apenas portas e endereços IP, mas o jeito é ir bloqueando. Nunca se tem sucesso total, mas vai dificultando a vida dos “espertinhos”, pois sempre haverá um usuário querendo furar o bloqueio.

O bloqueio mais eficiente é feito pela conjugação de endereço IP com nome do site. Para saber estes dados, basta entrar no Prompt de Comando do Windows (ou do Linux) e digitar o comando:

PING

No caso do Facebook, no momento, isto vai resultar na informação de que o Facebook usa o endereço IP 31.13.73.23. Mas o Facebook é uma rede grande demais para utilizar apenas um IP, por isso de tempos em tempos é preciso verificar quais outros IPs ele usa e ir bloqueando todos no roteador, juntamente com o nome FACEBOOK. Este procedimento é o mesmo para qualquer site que se queira bloquear.

Existem listas de bloqueio disponíveis na internet, resultado do trabalho de administradores de rede que foram pesquisando e bloqueando os sites mais comuns, no entanto estas listas precisam ser verificadas periodicamente, justamente para mantê-las atualizadas.

Há também outra possibilidades, que é fazer o caminho inverso a este bloqueio. Ao invés de liberar todos os sites no roteador e bloquear apenas aqueles indesejados, pode-se fazer o oposto, ou seja, bloquear todos os sites, menos aqueles que o usuário pode utilizar. Digamos que uma empresa deseja que seja funcionários acessem apenas e tão somente o site da empresa (onde roda o sistema administrativo da mesma), o site do Banco do Brasil e o Webmail da empresa. O administrador da rede deve, neste caso, bloquear todos os sites menos estes três.



Publicado em 18/01/2013 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.