Pensei em utilizar um roteador dedicado, por ser bem melhor do que um modem roteado, como vocês também afirmam na revista PnP de Edição Nº 20, pg.18. Nesta rede também pretendo realizar o controle de banda, fator que me chamou atenção nesta mesma edição da revista. Portanto, gostaria de saber o que vocês acham da minha opção e qual seria a melhor forma de instalação e de equipamentos a serem utilizados nessa pequena Rede Doméstica, considerando o fator custo-beneficio."> [Revista PnP] Instalação de rede em residência com vários computadores, qual é a melhor solução? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Instalação de rede em residência com vários computadores, qual é a melhor solução?

Questão colocada pelo leitor

Conheci e comecei a ler os artigos da Revista PnP no ano passado (2011). Achei interessantes os conteúdos abordados nas mesmas. Sempre que posso estou comprando esta revista nas bancas. Ano passado comprei duas edições (Nº 20 e 21) sendo que a primeira traz um artigo sobre Roteadores e a segunda tem o artigo "Rede Domésticas", achei muito bons esses artigos. Este mês estaremos de mudança para a casa nova e serei o responsável pela instalação da rede doméstica. Por conta disso estou relendo os artigos destas revistas, mas foi aí que surgiram dúvidas em relação à alguns equipamentos a utilizar na estrutura dessa rede. Onde moramos atualmente, nossa rede é interligada por um modem Intelbras (roteado) e um Switch D-Link de 8 portas. Nessa rede estão interligados 6 PCs, sendo 3 Desktop e 3 Notebooks. Esses equipamentos ficam distribuídos em três quartos próximo uns dos outros. Na nova casa esses computadores não ficarão tão próximos, uma vez que a casa é maior e tem altos e baixos. No andar de cima ficarão 3 computadores, em baixo os demais – um ficará em um dos quartos e os outros 2 em outro quarto. De acordo com meus conhecimentos técnicos, pesquisas na net e a leitura dos artigos da PnP, para a instalação e montagem dessa pequena rede estive pensando em utilizar um Modem, Roteador-wireless (com 4 portas) e um Switch.

Pensei em utilizar um roteador dedicado, por ser bem melhor do que um modem roteado, como vocês também afirmam na revista PnP de Edição Nº 20, pg.18. Nesta rede também pretendo realizar o controle de banda, fator que me chamou atenção nesta mesma edição da revista. Portanto, gostaria de saber o que vocês acham da minha opção e qual seria a melhor forma de instalação e de equipamentos a serem utilizados nessa pequena Rede Doméstica, considerando o fator custo-beneficio.


Nossa respostaEm instalações assim, onde os micros ficam meio espalhados, sugerimos que utilize um BOM access point para distribuir o sinal wireless. Um modelo de 300 Mbps com 3 antenas vai custar uns R$ 200 mas, em compensação, vai fazer o sinal wireless chegar em todos os cômodos. As placas de rede wireless estão baratas (entre 40 a 60 reais) e nos micros que não têm wireless use estas placas, é melhor do que ficar passando cabos pela casa e você ainda poderá colocar os micros onde bem entender, sem preocupar-se com o cabeamento de rede. Adquirindo um bom access point, o roteador pode ser um modelo simples, sem wireless, pois essa função ficará por conta do access point. Opcionalmente, poderá fazer ao contrário, ou seja, comprar um ótimo roteador porém sem wireless, talvez com entrada para mais de uma entrada de banda larga e com balanceamento de carga entre as duas conexões de internet.


Publicado em 08/03/2012 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.