[Revista PnP] Dificuldades para reinstalar Windows Starter em netbook 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   DVDs e pendrives  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Dificuldades para reinstalar Windows Starter em netbook

Questão colocada pelo leitor

Um cliente chegou em minha oficina e deixou um netbook Asus Eee Family Eee PC 1001PX. O cliente alegou que o computador não estava reconhecendo o HD. Perguntei como e quando ocorreu o problema, ele me explicou que o seu irmão levou o micro para a escola e desde que voltou do colégio o PC estava com esse problema. Colocando o micro na bancada, verifiquei que o HD estava com defeito, devido ao barulho que ele fazia, então eu desmontei o netbook, retirei o disco rígido e fui testar em outra máquina, foi aí que tive a certeza que que o mesmo estava danificado. Liguei para o cliente e expliquei o problema, o mesmo autorizou a troca do disco rígido mas, o problema é que o sistema operacional que estava no HD que danificou era o Windows 7 Starter original de fábrica e como é um netbook não existe leitor de CD/DVD eu teria que usar um daqueles adaptadores SATA-IDE/USB ou fazer um pendrive botável a solução mais fácil pra mim foi usar o adaptador SATA-IDE/USB configurei no setup da placa a ordem de boot, e dai começou toda a minha dor de cabeça todo disco do windows 7 seja ORIGINAL OU GENÉRICO reinicia ao iniciar a instalação do Sistema na inicialização apareceu aquela barra de status indicando que o Windows esta carregando os arquivos e depois de alguns segundos carregando aparece o ponteiro do mouse e então o netbook reinicia e isto eu tentei com uns 5 discos do windows 7 entre eles um disco original da versão Starter pra vocês terem uma idéia do problema nem os lives cds iniciam foi ai que pensei na hipótese de problema na memória fiz um teste de memória mas, não foi detectado problema não sabendo mais o que fazer fui tentar instalar o windows XP p ra isso entrei no setup e coloquei para o do troquei modo AHCI para IDE o windows XP instalou normalmente, inclusive estou descrevendo o problema no próprio netbook até o momento ele não apresentou falhas muito menos travamentos no sistema, agora vou partir pra um pendrive bootável com windows 7 mas já estou achando que será só perca de tempo. O pior, é que o cliente que o windows 7; o que devo fazer numa hora dessas? Como que eu vou explicar para o cliente que não dá para instalar o windows 7, se o sistema operacional veio de fábrica? Segundo o manual que se encontra no site do fabricante antes de reparar ou reinstalar um sistema eu teria que desabilitar a opção "Boot Booster" do setup e ao término habilita-lo, mas, essa opção não existe. Como devo resolver esse problema, pois não sei mais o que fazer?


Nossa respostaRealmente, conforme o leitor comentou, o Windows versões Starter e Basic vem de fábrica. A Microsoft não vende a mídia de instalação “em caixa” como acontece com as versões Home Premium e superiores. Apesar disso, existem versões “genéricas” do Windows 7 que trazem todas as versões, inclusive as citadas Starter e Basic.

A falta de mídia de instalação já complica a reinstalação e no caso de um netbook a coisa fica ainda mais difícil, pois nem gravador ele tem... Mas ainda restam algumas alternativas como, por exemplo:

1 - Instalar a partir de um pendrive conforme explicado aqui aqui

2 - Colocar o HD em outro micro parecido e instalar o windows 7 lá. Antes de passar o HD para onetbook, rodar o utilitário Sysprep (que vem no próprio windows 7) para retirar drivers específicos daquele hardware deixar a instalação genérica. Quando esse HD for reinstalado no netbook, os drivers necessários serão configurados ou solicitados.

3 - Usar um leitor de DVD externo, com conexão USB.

Não acho que será fácil o leitor usar estes adaptadores de PCi para IDE, PCI para USB e coisa assim. Geralmente, estes adaptadores dão mais dor de cabeça do que usar um dos métodos acima.

E tem mais umdetalhe: o cliente precisa entender que o leitor está tentando “quebrar o galho” dele. Afinal um netbook é barato, entre outros motivos, justamente porque não tem a mídia de instalação do Windows e nem o leitor de DVDs.


Publicado em 02/02/2012 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.