Em relação ao HD: Se comprar um HD com maior capacidade, posso escolher um de 7200RPM ao invés de 5400RPM? Seria mais rápido??

Por quê aumentando ou diminuindo a memória RAM, o índice de experiência do Windows não muda?"> [Revista PnP] Dúvidas em relação a upgrade de notebook HP 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Dúvidas em relação a upgrade de notebook HP

Questão colocada pelo leitor

É a segunda vez que escrevo e agradeço pela resposta da primeira mas tenho outras dúvidas. Vamos lá, então. A situação é a seguinte: Tenho um notebook HP Pavilion Processador Intel Pentium Dual-Core T2080, HD SATA 80GB, 2GB RAM 667MHz DDR2. Estou querendo fazer um upgrade e preciso saber até onde posso ir ou até onde vale a pena ir ou se é melhor comprar um novo notebook? Em relação a memória RAM: é verdade que só posso chegar a 4GB de RAM? Não posso chegar até 8GB? A limitação é física (hardware) ou lógica (software)? Não existe pente de memória DDR2 667MHz de 4GB? (meu notebook só possui 2 slots). Posso colocar 2 pentes de 4GB de 800MHz?

Um técnico me disse que eu poderia trocar o processador, assim poderia "enxergar" um sistema operacional (Windows 7) de 64 bits e conseqüentemente 8GB de memória. É verdade?

Em relação ao HD: Se comprar um HD com maior capacidade, posso escolher um de 7200RPM ao invés de 5400RPM? Seria mais rápido??

Por quê aumentando ou diminuindo a memória RAM, o índice de experiência do Windows não muda?


Nossa respostaSeu micro já está meio defasado, sendo precisa avaliar bem se vale a pena dinheiro comisso, pois o que poderá fazer em termos de upgrade não vai se refletir no desempenho na mesma proporção.

Em relação a memória RAM, o leitor pergunta: “é verdade que só posso chegar a 4GB de RAM? Não posso chegar até 8GB? A limitação é física (hardware) ou lógica (software)?”.

A resposta deveria ser encontrada no manual do aparelho, mas lá esta informação não está claro. Entretanto, de qualquer forma não sei se valerá a pena, pois as memórias serão bem caras e não vão aumentar sensivelmente a performance.

Quanto a existir ou não pentes de memória DDR2 667MHz de 4GB, devemos dizer que eles existem, mas são bem caras e difíceis de encontrar.

O leitor também explica que “um técnico disse que poderia trocar o processador, assim poderia "enxergar" um sistema operacional (Windows 7) de 64 bits e consequentemente 8GB de memória” e pergunta se é verdade. A resposta é NÃO, isto é falso. O pentium Dual Core já é um processador de 64 bits, que funciona também em 32 bits. O sistema de 64 bits só se justifica, atualmente, se o micro tiver mais que 3 GB de RAM ou então se você precisar de algum software que só rode em 64 bits (raridade)

A dúvida em relação ao HD: “se comprar um HD com maior capacidade, posso escolher um de 7200RPM ao invés de 5400RPM? Seria mais rápido?”. A resposta é que poder, pode sim... Mas a diferença de performance será pequena e o consumo de energia será maior e, com isso, a bateria que já deve estar ficando esgotada, vai se gastar mais rapidamente e deve acelerar o final de sua vida útil.

A pergunta final é “por quê aumentando ou diminuindo a memória RAM, o índice de experiência do Windows não muda?”. A resposta é simples: não muda o índice de experiência porque performance não muda mesmo. Ela só mudará se você estiver rodando aplicativos que, em conjunto, precisem de mais RAM do que aquilo que estiver fisicamente no micro, caso contrário a diferença será mínima. Se a demanda por memória for maior do que o que existir fisicamente, será usado o SWAP de disco, isto é, o que exceder a capacidade das memórias RAM será colocado em um arquivo temporário no HD e, como o HD é bem mais lento que as memórias RAM, isto vai deixar o micro bem mais lento. Fora isso, se o que o usuário estiver fazendo necessita de, digamos, 2 GB, de nada vai adiantar o micro ter 4, 8 ou 16 GB de memória. Existe um pequeno ganho marginal, resultante da melhora de algumas funções do Windows, mas ele é bem pequeno mesmo. Assim, é preciso ter apenas e tão somente a quantidade de memória RAM que se precisa, o que vier a mais só vai servir para aumentar o preço do equipamento e, no caso de um portátil, para gastar a bateria mais rapidamente.

Precisamos pedir desculpas ao leitor por desapontá-lo com esse notebook... Mas este é um dos problemas dos portáteis, ou seja, sua vida útil é muito menor que de um micro de mesa, porque as possibilidades de upgrade são mínimas pois as peças são muito caras em relação ao preço de um equipamento novo.


Publicado em 26/01/2012 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.