[Revista PnP] Como melhorar o desempenho do Windows NT 4 Server 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   DVDs e pendrives  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Como melhorar o desempenho do Windows NT 4 Server

Questão colocada pelo leitor

Trabalho em uma pequena empresa que possui atualmente três servidores Windows NT 4.0, cada um com tarefas específicas. Um é utilizado como servidor de arquivos e backup, outro como servidor de aplicativos e o último como servidor de Internet e correio eletrônico. Antes nós trabalhávamos com outro sistema operacional de rede e após a mudança, feita por uma consultoria de informática, tudo parece ter melhorado. Não temos um profissional exclusivo para administrar os servidores. Eu e mais um outro funcionário, que também é técnico, nos revezamos no gerenciamento destes servidores. Mesmo com a melhoria causada pela troca de sistema gostaria de saber se há algum recurso nativo do Windows NT para tentar aumentar o desempenho dos servidores.


Nossa respostaSim, existem alguns procedimentos no Windows NT 4.0 Server que podem melhorar o seu desempenho. Inicialmente pode-se otimizar o desempenho da memória virtual do sistema. Se o servidor possuir mais de um HD e mais de uma controladora de disco, deve-se mudar a localização do arquivo de swap para qualquer outro drive que não contenha os arquivos do sistema operacional. Deste modo o sistema poderá acessar simultaneamente o arquivo de swap (pagefile.sys) e os arquivos de sistema. Para mudar os parâmetros da memória virtual entre no control panel (painel de controle), ícone system (sistema), escolha a guia performance e o botão change (alterar).

Outro recurso é otimizar o serviço server (servidor) do NT. Através do ícone network (rede), abra a guia services (serviços), escolha da lista o serviço server e o botão properties. Pode-se então escolher quatro tipos de configuração de servidor. A primeira opção, Minimize Memory Used, deve ser escolhida se o servidor possuir dez clientes ou menos. A segunda é recomendada para ambientes NetBEUI com até 64 usuários. A terceira opção é ideal para servidores de arquivos e compartilhamentos. A opção seguinte direciona o uso da memória para aplicações distribuídas, como o SQL Server. Um último recurso é determinar manualmente a quantidade de memória alocada para aplicações ativas (foreground) e de fundo (background). Através do control panel, ícone system e guia performance, pode-se igualar o desempenho das aplicações de fundo e ativa, colocando o marcador no meio do curso .


Publicado em 17/01/2006 às 00:00 hs, atualizado em 02/02/2006 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.