[Revista PnP] Dúvidas comuns em relação às redes Windows: compartilhamento, direitos de acesso e outros 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Dúvidas comuns em relação às redes Windows: compartilhamento, direitos de acesso e outros

Questão colocada pelo leitor


Tenho um computador de mesa com Windows XP Professional e um notebook com Windows 7. O computador de mesa está ligado ao roteador por cabo e o notebook pela rede wireless. Consegui acessar as informações do notebook no computador de mesa da seguinte forma: fui em executar, digitei o ID e depois cliquei no ícone referente ao notebook que apareceu e pedi para mapear unidade de rede. Assim consegui acessar os dados. Mas não consigo realizar a operação inversa, ou seja, conseguir acessar os dados do computador de mesa (com XP) pelo notebook (com Windows 7). Poderiam me ajudar? Necessito prioritariamente que me ajudasse na pergunta acima. Entretanto, se puderem me ajudar com as perguntas abaixo ficaria melhor ainda, é o seguinte: Quero utilizar em comum o acesso aos dados entre computadores e ainda à impressora HP 4400 que está conectada no computador de mesa. Assim, pergunto:
• Como faço para compartilhar tudo isso?
• Qual a diferença de domínio e grupo de trabalho?
• Como utilizar estes recursos com segurança?
• Grupo doméstico é igual à grupo de trabalho?


Nossa respostaTanto no Windows XP como no Windows 7 os recursos devem ser compartilhados na máquina local para serem acessados na máquina remota. Além disso, deve-se dar permissão de uso para o usuário “Todos” tanto na pasta ou impressora que vai ser compartilhada como nos direitos de uso pela rede. Estas duas condições precisam ser atendidas, e é aí que muitos usuários iniciantes se atrapalham. Uma opção a isso é criar os mesmos usuários em todos os micros e dar a eles os direitos de uso tanto ao recurso compartilhado quanto ao uso daquele compartilhamento na rede. Atendidas estas condições, os micros devem aparecer um na rede do outro e acessarem os recursos normalmente.

Respondendo às demais perguntas:

Como faço para compartilhar tudo isso? — Da maneira descrita acima. Uma vez que os recursos estejam compartilhados e os direitos de uso estejam definidos, os recursos poderão ser acessados normalmente.

Qual a diferença de domínio e grupo de trabalho? — Um “grupo de trabalho” é o que o nome indica, ou seja, certos computadores que estão interligados pela rede local de maneira a poder compartilhar recursos. Isto já foi muito importante, hoje em dia o Windows 7 consegue acessar recursos em outros micros da rede local mesmo que estejam em grupos diferentes. O termo “domínio” é usado no Windows Server, designando um sistema mais complexo de grupos de trabalho. Quando se utiliza uma rede com domínio do Windows Server, você não faz logon no micro local, mas o faz em um servidor da rede que está lá especialmente para isso. Quando faz sua autenticação neste servidor de logon, este vai atribuir àquele usuário exatamente as permissões de uso que o administrador da rede lhe atribuiu. Com isso, pode-se ter milhares de usuários numa rede, e cada um deles só vai acessar aquilo que lhe for permitido, nada mais.

Como utilizar estes recursos com segurança? — Numa rede com domínio a segurança é prioritária, resta ao usuário tomar conta para não contar sua senha a mais ninguém. Nas redes com grupos de trabalho a segurança é menor, mas pode ser razoável desde que se crie os usuários adequadamente e se atribua as permissões para eles fazerem apenas e tão somente o que nos interessa. Não se deve ativar a conta do usuário “Convidado” e deve-se compartilhar apenas e tão somente o necessário.

Grupo doméstico é igual à grupo de trabalho? — Não. Grupo de Trabalho é o que foi explicado acima, ou seja, é a denominação do micro numa rede local com micros Windows, com a finalidade de compartilhar recursos pela rede. O Grupo Doméstico é um recurso que foi criado no Windows Vista e que continua no Windows 7, e a função é facilitar o uso dos grupos de trabalho, com opções pré-configuradas para facilitar que os usuários acessem arquivos, músicas e vídeos um do outro.

A Revista PnP nº 21 explica em detalhes todos estes conceitos, recomendamos a sua leitura para quem deseja se aprofundar no assunto.


Publicado em 08/01/2012 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.