[Revista PnP] Windows não carrega e fica só no papel de parede 
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Artigo

Windows não carrega e fica só no papel de parede

Questão colocada pelo leitor

Estou com um sério problema em uns computadores aqui na minha oficina. Um cliente deixou uma máquina aqui na assistência dizendo que o Windows só aparecia o papel de parede e mais nada, segundo o cliente esse problema começou depois que a irmã dele estava navegando e baixou uns arquivos, até então estava tudo OK! Ela desligou o PC normalmente e foi dormir, quando foi no outro dia que o cliente foi ligar o PC só aparecia o papel de parede. Ele me explicou tudo isso e então pensei, “Ah só pode ter sido vírus!” e disse ao cliente que iria verificar a máquina e entraria em contato com ele mais tarde, o cliente foi para casa e eu fiquei fazendo os meus testes.

A primeira coisa que fiz foi fazer um escaneamento de vírus usando as ferramentas do Hirens Boot CD mas, para a minha surpresa, não foi detectado nenhum vírus. Então decidi passar um checkdisk, ele encontrou alguns erros e corrigiu, eu me animei pensando logo o problema era só isso e então reiniciei a máquina, e como alegria de pobre dura pouco quando o Windows iniciou continuava com o mesmo erro, então pensei que seria o EXPLORER.EXE que não conseguiu iniciar então dei aquele famoso comando no teclado CTRL+ALT+DEL. Não apareceu nada então dei o comando de novo, e de novo... nada aconteceu, nenhum dos comandos por teclado que eu conheço dava certo, então fui tentar entrar em modo segurança, e o Windows iniciou normalmente. Aproveitei da situação para tentar fazer um restauração do sistema, mas infelizmente não tinha nenhum ponto então lembrei de um outro aplicativo para remoção de Malware, o COMBOFIX. Rodei mas ele não encontrou nenhuma ameaça, já não sabia mais o que fazer ai pensando fui para a última tentativa que era fazer o reparo do sistema operacional, foi tudo em vão, pois o problema persistiu, liguei para o cliente e expliquei a situação e ele já foi logo dizendo que podia formatar.

Eu pessoalmente não dou muito valor esse negócio de formatação por qualquer besteira, mas como não queria mais quebrar a cabeça com esse problema decidi formatar. Então o telefone tocou e o cliente me ligou dizendo que tinha uma máquina que não estava ligando, deixei o que estava fazendo e fui lá no escritório dele. Chegando lá me deparei com o mesmo problema relatado acima a primeira coisa que fiz foi dar o CTRL+ALT+DEL e como já era de se esperar não aconteceu nada, mas iniciei em modo segurança e o Windows rolou normalmente. Fui tentar fazer a restauração do sistema mas não também não tinha nenhum ponto então levei a máquina para a oficina, fiz os mesmos procedimentos relatados acima e também não obtive êxito. Comecei a pensar que seria um novo tipo de vírus, fiz uma busca nos fóruns mas descartei a minha suspeita pois não encontrei nada relacionado, nesses fóruns tinham várias maneiras de resolver esse erro mas com nenhum deles obtive sucesso. Agora para mim só resta a formatação, o problema que essa segunda máquina que apareceu é de um escritório de contabilidade e nele existem vários programas dos quais eu desconheço o funcionamento, mas ele que que esteja todos instalados. Existe mais alguma opção para que eu possa testar ou restaurar sem seja preciso a formatação? A versão do sistema operacional é Windows XP SP3.


Nossa respostaExistem vários possíveis motivos para este tipo de problema, conforme explicado no artigo “O que fazer quando o micro não liga” publicado na Revista PnP 19.

O leitor já fez todos os procedimentos padrão, mas falta verificar um fato importante, que é o antivírus. Aconselhamos entrar em modo de segurança (se possível) e remover o antivírus. Se o sistema carregar, fazer uma limpeza no registro com o Ccleanear e depois reinstala o antivírus.

O Hirens Boot CD não detecta os malwares mais novos e nem detecta muitos malwares. Ele escaneia apenas aqueles mais óbvios. Para um escaneamento mais eficiente é preciso utilizar as ferramentas da própria Microsoft ou então o Kaspersky Virus Removal Tool (ambos presentes no DVD de Service Packs e Utilitários da Thecnica Sistemas.

Só que, para usar tanto a ferramenta da Microsoft como o Kaspersky, o micro deve estar funcionando. Se ele não estiver (como é o caso) retire o HD, coloque em outro micro como secundário, e rode o Kaspersky lá, escaneando a unidade sob suspeita.

Outra providencia que costuma dar resultados resultados em casos assim é fazer login com a conta de “Administrador” ou de outro usuário. Isto pode resolver porque, muitas vezes, é o perfil do usuário padrão que está corrompido, e quando se entra com outro operador consegue-se pelo menos entrar no sistema e fazer as correções necessárias, que podem incluir a retirada do perfil do usuário com problemas. Nesse caso, os arquivos e demais configurações desse usuário serão perdidas, portanto recomenda-se fazer um backup.


Publicado em 15/12/2011 às 00:00 hs


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NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 1 COMENTÁRIO sobre este artigo:
De: Daniel (em 17/12/2011 às 00:10 hs)
Windows não carrega e fica só no papel de parede
Com relação ao problema do Windows ficar só no papel de parede gostaria de acrescentar a seguinte possível solução: Após o boot pressionar CTRL+ALT+DEL e no gerenciador de tarefas clicar em Arquivo->Executar nova tarefa. Digitar EXPLORER.EXE e pressionar OK. Se os ícones carregarem então é preciso investigar porque foi preciso rodá-lo manualmente, ou então acrescentar ao menu inicializar.

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