[Revista PnP] Perda de pacotes na rede pode causar discrepância nos dados de um aplicativo comercial? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Perda de pacotes na rede pode causar discrepância nos dados de um aplicativo comercial?

Questão colocada pelo leitor

Está dando muita diferença na consolidação do estoque de um cliente meu, que usa um aplicativo desenvolvido em Delphi acessando um banco de dados com o Firebird. Minha pergunta é se a perda de pacotes na infraestrutura de rede pode estar causando esta inconsistência no estoque, ou seja, o existente fisicamente no estoque não bate com que está sendo lançado e apurado no sistema informatizado.

Como detectar, medir e interpretar os resultados de perda de pacotes? O uso do comando ping -t (ip do servidor) é o bastante, ou existe algum programa que eu possa medir melhor?


Nossa respostaA perda de pacotes na rede ocorre quando uma ou mais informações viajando na rede não chegam até o seu destino. É considerada uma das 3 falhas mais graves nas comunicações digitais, junto com os erros nas contagens dos bits e os pacotes espúrios (ruído na transmissão).

A perda de pacotes pode ser causada por vários fatores, incluindo degradação do sinal ao percorrer a rede, ou então por congestionamento no sistema, ou pacotes rejeitados por estarem corrompidos, hardware defeituoso, drivers de rede problemáticos e erros no roteamento. A perda de pacotes é afetada diretamente pela relação sinal-ruído na infraestrutura de rede entre o transmissor e o receptor.

Um dos efeitos mais comuns da perda de pacotes é a diminuição de performance da rede, que pode causar problemas em sistemas de VoIP (voice over IP) assim como em jogos online e videoconferência. Entretanto, é preciso entender que a perda de pacotes não necessariamente indica um problema, porque sempre existirá. Se a latência e a perda de pacotes estiver dentro do aceitável e previsto, nenhum transtorno será causado.

Nas redes modernas, baseadas em switches e não em hubs, a perda de pacotes é pequena, principalmente se a rede for local e não muito extensa, como parece ser o caso do leitor. Apesar de teoricamente ser possível, a perda de pacotes na rede de acesso a um banco de dados provavelmente não é a causa da inconsistência de dados. Existem muitos outros fatores que são muito mais prováveis de estar causando a inconsistência no estoque, entre elas podemos citar:
  1. Erros no lançamento dos dados. Este é o fator mais comum que motiva a diferença entre o calculado num programa de estoque e o existente fisicamente. As pessoas retiram ou colocam os materiais e não fazem os devidos lançamentos no sistema.
  2. Erros nas quantidades dos materiais. Nem todas as embalagens contêm exatamente a quantidade de produto indicada em seu rótulo.
  3. Falha no programa ou na operação do mesmo. Os programas contêm erros, seja do programador ou da própria linguagem utilizada.
  4. Falha no bloqueio do banco de dados. Quando existem 2 ou mais usuários acessando um banco de dados simultaneamente, o arquivo deve ser momentaneamente travado para que alguém faça uma gravação, evitando dados conflitantes, sendo que imediatamente depois do usuário fazer sua gravação o sistema fica liberado para ser usado pelos outros usuários, é apenas uma fração de segundos. Entretanto, alguns sistemas de redes não casam bem com certos bancos de dados e este bloqueio pode não estar sendo feito a contento.
Assim, em resumo, não acreditamos que a perda de pacotes na rede, mesmo que esteja ocorrendo, seja a causadora da inconsistência. Os fatores humanos são, provavelmente, a causa principal. Isto, claro, supondo-se que a rede tenha um mínimo de qualidade.


Publicado em 01/08/2011 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.