[Revista PnP] Transformar Windows 7 de 64 bits em 32 bits. Como fazer? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Transformar Windows 7 de 64 bits em 32 bits. Como fazer?

Questão colocada pelo leitor


Faço manutenção numa empresa de construção civil, e lá como em todas as empresas existem computadores. Pediram-me para comprar outros computadores e eu, como confio na Dell, indiquei esta marca. Compraram o servidor e mais dois terminais, até aí tudo certo.

Posteriormente, compraram mais dois terminais, só que estes vieram com o Windows 7 de 64 bits, e aí começou minha dor de cabeça. A empresa usa alguns programas de banco que não reconhecem os 64 bits do Seven, em 32 bits eles instalam e rodam sem pestanejar, mas na máquina de 64... Liguei para a Dell perguntando se poderiam trocar os Windows 64 por 32 bits, disseram que não. Eu teria que comprar nova licença, e aí, puxa vida, fiquei numa situação difícil...

Explicada a situação, pergunto a vocês: há solução? A Caixa Econômica, o Bradesco e o Itaú disseram que seus softwares não atendem à plataforma 64 bits. A empresa em questão não quer que eu formate e reinstale o Seven de 32 bits, e meu contrato pode ser desfeito por esse detalhe... O que fazer para que o Windows 7 64 bits possa ser transformado em 32 bits, existe alguma fórmula mágica? Agradeço e espero que me ajudem.


Nossa respostaAo nosso ver, a informação que o leitor diz ter conseguido da Dell não procede, ao menos totalmente. As licenças do Windows 7 podem ser usadas tanto para a versão de 32 quanto de 64 bits. A única coisa que pode invalidar esta questão é alguma licença específica que a Dell possa ter adquirido da Microsoft, mas como o comprador não tem acesso aos detalhes, talvez se possa deixar esta questão legal de lado e partir para o lado prático.

O que o leitor precisa fazer é achar uma cópia do disco de instalação do Windows 7 completo (do tipo “box”) e instalar com esta exatamente a mesma versão de Windows 7 que veio no micro (Home Basic, Home premium, etc) optando pela versão de 32 bits e utilizando o mesmo número de série. O Windows deverá autenticar normalmente no site da Microsoft. O inconveniente desta opção é que será preciso formatar o computador, por isso é imprescindível antes de mais nada verificar no site do fabricante (no caso, a Dell) se existem os drivers do micro para 32 bits. Se não existirem será preciso identificar os fabricantes de cada dispositivo (som, vídeo, câmera, etc.) se existem efetivamente drivers de 32 bits para aqueles dispositivos, se não houver é melhor nem tentar instalar o de 32 bits pois as chances de sucesso serão pequenas.

Voltando à colocação do leitor, não achamos justo a empresa rescindir o contrato do técnico por causa deste tipo de problema. Afinal, não foi ele que fez a compra dos micros, muito menos é ele quem desenvolve o Windows ou os programas de banco que a empresa utiliza. Além do mais, devemos entender que a plataforma de 64 bits veio para ficar, é algo irreversível e é só uma questão de tempo até todo mundo ter que adaptar seus programas aos 64 bits. O uso forçado de versões de 32 bits do Windows vai apenas prorrogar a correção efetiva do problema.

Outra coisa a ser considerada é que o Windows 7 de 64 bits roda sem problemas a maior parte dos programas feitos para 32 bits. Só mesmo alguns drivers de dispositivo e alguns plugins para o Internet Explorer é que costumam dar problemas, mas talvez possam ser tentados os mesmos plugins em versão para o Firefox, Opera ou o Google Chrome. Mas nós usamos aqui na Thecnica Sistemas o Banco Itaú e apenas em micros com Windows 7 de 64 bits, e tudo roda sem problema algum, por isso talvez a informação dada do leitor de que os sites dos bancos não rodam em Windows 7 de 64 bits possa estar errada, só mesmo experimentando para saber, até porque o Internet Explorer padrão que roda no Windows 7 é de 32 bits, a versão de 64 bits do Explorer precisa ser habilitada opcionalmente pelo usuário, e isto é feito justamente para evitar estes problemas de incompatibilidade enquanto é feita a transição de 32 para 64 bits.

ATENÇÃO

Assuntos similares a este estão explicados em detalhes na Revista PnP nº 16 que traz esta resposta, com mais dicas, no artigo “Windows 7: instalação, ativação, problemas e soluções”.

Adquira seu exemplar ou procure em sua coleção.


Publicado em 12/07/2011 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 4 COMENTÁRIOS sobre este artigo:
De: JN (em 21/07/2011 às 10:00 hs)
Adequação
Em minha empresa possuo Windows 7 64bits e acesso sem problemas os sites da Caixa Federal, Banco do Brasil... Existe plugins para o Internet Explorer que podem ser baixados dos referidos sites. Os bancos tem que se adequar as novas tecnologias.
De: Paulo Lopes (em 22/07/2011 às 09:06 hs)
Quebra galho
Talvez uma boa saída para qualquer um que esteja passando pelo mesmo problema seja a virtualização. Eu rodo sistemas antigos, incompatíveis com o Windows 7 através deste recurso, utilizando o Windows 7 como host e o XP ou mesmo o 98 como Máquinas Virtuais.
De: jozé (em 26/07/2011 às 09:56 hs)
Quel tal duas partições
Neste caso em questão, o que o nosso colega poderia fazer - eu faria - é criar mais uma segundo partição e instalar o Windows 7 de 32 bits, porém, vem a questão da licença que, com certeza, a empresa não desejará comprá-la.
De: macpcsolution (em 23/05/2013 às 21:17 hs)
Insista
Em minha opinião, a melhor solução para isto é a de usar um VIRTUAL MACHINE (VMware, VirtualBox ou o Windows Virtual machine: http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=3702). Assim vc não perde o contrato e pode rodar qualquer coisa nele sem dificuldade. Todo mundo fica feliz. Muito embora a DELL tenha a obrigação de enviar o sistema q vc pediu se precisar de outro. Aqui nos USA é só ligar q ele mandam e não chiam.

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.