[Revista PnP] Modem de banda larga: é melhor comprar ou alugar da concessionária? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Modem de banda larga: é melhor comprar ou alugar da concessionária?

Questão colocada pelo leitor


Estou contratando uma conexão de banda larga para minha residência, e a concessionária que vai fornecer a conexão perguntou se eu ia utilizar o modem fornecido por eles ou se eu já tinha um modem. Ofereceu-me também a opção de comprar o modem deles, o que eu achei interessante porque não precisaria pagar a taxa mensal de locação. Assim, gostaria da opinião de vocês: quais as vantagens de usar modem ADSL homologado pela operadora de telefonia (OI Velox) em relação aos modems normais?


Nossa respostaA vantagem de utilizar modem fornecido pela própria operadora é que podemos ter certeza de que ele é compatível com a rede da empresa. Se pusermos qualquer outro modem, que não o da operadora, quando surgir qualquer problema esta sempre vai querer convencer o usuário de que o problema é do modem dele, e não da rede da operadora, e o usuário nada poderá fazer para provar ao contrário. Aliás, sempre que surgir algum problema, a primeira reação da concessionária vai ser em culpar o modem do usuário. Parece que, para as concessionárias, o problema de uma conexão defeituosa é, a princípio, do usuário, de seu micro e do seu modem, se este não pertencer à concessionária...

Entenda-se também que o modem fica ligado diretamente á rede externa, estando sujeito diretamente às intempéries. Um raio que atinja o cabeamento da operadora, mesmo que a quilômetros de distância, poderá gerar sinais elétricos que viajarão pelo cabeamento e queimar o modem. Se este for locado da operadora, esta vai trocá-lo sem custo algum, e se for do usuário este é que terá que arcar com o custo da troca e, o pior, é que não terá como fazer os testes para ter certeza absoluta de que o problema de falta de conexão é do modem em si, da rede externa da operadora ou de sua rede interna.

Assim, recomendamos que o modem de banda larga seja locado da concessionária. Não vemos vantagem em sermos proprietários deste tipo de equipamento, a não ser em situações muito específicas. Uma destas situações é quando o modem é para acesso em redes 3G (via rede dos celulares). Nestes casos, o melhor é adquirir seu próprio modem ou então adquirir da própria concessionária, mas neste caso exigir que o modem venha desbloqueado e que permite, portanto, que o modem possa ser usado com chips de outras concessionárias.


Publicado em 31/03/2011 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.